Crime

Homem mata cachorro a marteladas e é preso

Homem confessou que usou martelo de ferro para cometer o crime (Foto: Divulgação / Delegacia de Meio Ambiente)

Homem confessou que usou martelo de ferro para
cometer o crime (Foto: Divulgação / Delegacia de
Meio Ambiente)

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente autuou, em flagrante, um homem por maus-tratos a um cachorro em São Luís. O caso aconteceu na última quinta-feira (11), no bairro do Cruzeiro do Anil: o acusado, A.B.F., de 50 anos, matou o animal com o martelo de ferro. O caso chegou à delegacia somente nessa sexta-feira (12).

“Chegou a denúncia aqui à delegacia desse caso, de um homem que utilizou uma barra de madeira, um martelo de ferro, para matar um cachorro na rua onde ele reside. Ele tomou umas cachaças, o cachorro latiu para ele e, então, ele deu várias marteladas na cabeça do animal”, explicou, ao G1, o delegado titular Sebastião Uchôa.

Agora, o acusado vai responder pelo crime de maus-tratos a animais. “Fizemos a condução dele e ele confessou o crime”, completa. Ele assinou um termo de compromisso e foi liberado, conforme determina a Lei nº 9.065/98.
De acordo com o delegado, ele deve prestar serviços à comunidade.

O dono do animal – um morador de rua – e uma testemunha vão comparecer à delegacia, na segunda-feira (15), para depor e auxiliar a Polícia Civil a reunir mais provas. O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) fica pronto até quarta-feira (17) e, com isso, a audiência no Juizado de Pequenas Causas já foi marcado para 20 de julho.

Outros casos
Delegacia de Meio Ambiente investiga outros dois casos de maus-tratos a animais acontecidos nesta semana, na Região Metropolitana de São Luís. No bairro do Bequimão, um suspeito é procurado após esfaquear um animal.
Já no Cohatrac, um policial militar, também, é investigado por maus-tratos. (Do G1MA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sebastião Uchôa entrega o cargo após crise em Pedrinhas

Sebastião é exonerado da Sejap.

Sebastião é exonerado da Sejap.

A governadora Roseana Sarney nomeou, na manhã desta quarta-feira (17), interinamente, o secretário de Segurança Pública, delegado Marcos Affonso Junior, para responder pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Sebastião Uchôa, que conduzia a Sejap há 1 ano e 6 meses, entregou o cargo na manhã desta quarta-feira (17), o que foi prontamente aceito pela governadora Roseana Sarney.

O afastamento de Uchôa se deu após detentos conseguirem cavar um túnel e fugir do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na madrugada de hoje. Só neste ano, 92 detentos conseguiram fugir.

Na semana passada, 36 presos conseguiram fugir da penitenciária depois que bandidos roubaram uma caçamba e derrubaram um moro na parte de trás da unidade.

Detentos tentam fugir.

Detentos tentam fugir.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Diretor de Pedrinhas é flagrado emprestando celular para detento

O diretor do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Salomão Mota, que é de alta confiança do secretário da Secretaria de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, foi flagrado em um vídeo emprestando celular para um detento.

Aparentemente amigável dos detentos, o diretor de Pedrinhas empresta o celular para um detento de camisa vermelha. Percebendo que estava sendo filmado, o detento desconfiado levanta e vai até Salomão devolver o aparelho.

Segundo outras denuncias que já chegaram ao blog Neto Ferreira, é que o diretor da Pedrinhas, sempre costuma facilitar algumas coisas para os detentos e familiares, porém estamos no aguardo de provas concretas para denunciarmos.

Sejap
Em uma conversa em um grupo de rede social WhatsApp, o secretário, Sebastião Uchôa, disse que tem feito várias mudanças na rotina funcional da unidade e eliminando vários vícios e que o detento estava com dificuldades de falar com os familiares, e possivelmente liberou o celular.

“O fato em si, seja lá pela divulgação tendenciosa das imagens por parte de quem as gravou, só não teve a moralidade para dizer que se tratou de um ato eminente moral correlato a impossibilidade de o apenado ter dificuldade de falar com familiar enferma, além de que, de forma transparente, o citado diretor assim procedeu perante as câmeras de vídeo do CFTV e demais servidores presente. O que, de forma clara, em momento algum estava cometendo ilicitude, seja lá de ordem legal, moral e ética. Para a tal situação ja determinamos a abertura de sindicância para apurar todo o ocorrido, assim como o mencionado diretor já procurou as instancias legais desde sexta para adoção das medidas, ja que diante do fato, chegou, segundo relato, ofensas graves ao serviço por parte de determinado servidor que possivelmente havia efetuado mencionada gravação. Somente como resultado da Sindicância e Inquérito Policial instaurado, que poderemos melhor nos pronunciarmos em torno do acontecimento”, concluiu.

Diante do pronunciamento do secretário, o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Cezar Bombeiro, deixou uma nota sobre o caso:

Afinal, quantas faces tem essa moeda? Então foi “tendenciosa” a gravação? E se fosse um agente, em vez do penetra, nesse caso, seria corrupto, facilitador ou coisa do gênero. E quanto à determinação, emanada pelo mesmo cidadão, para que monitores lavassem banheiros e fizessem compras para presos do lado de fora, acaso faz parte do processo de ressocialização? CHEGA de HIPOCRISIA, DE CINISMO, desse BALBUCIAR DE PALAVRAS QUE SÓ CONVENCEM AOS TOLOS E ALIENADOS. Vamos permitir que subestimem nossa inteligência, até quando?


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Juíza critica atuação de Sebastião Uchoa na Sejap

Secretário da Sejap.

Secretário da Sejap.

“A reivindicação dos presos é justa”. As palavras são da titular da Comarca de Rosário, juíza Rosângela Prazeres, referindo-se às reivindicações dos presos durante a rebelião ocorrida nessa segunda-feira (18), na Delegacia Regional de Rosário.

Segundo a magistrada, os presos exigem “direitos básicos estabelecidos em lei e que não estão sendo observados”. Entre esses direitos, Rosângela cita o aumento do horário de visitas, qualidade da alimentação fornecida e no abastecimento de água não potável, principais reclamações dos rebelados.

A superlotação nas celas da delegacia também é ressaltada pela juíza. Segundo ela, são 83 presos nas sete celas da unidade.

“A Secretaria de Administração Penitenciária demorou quase um ano para assumir a unidade, que ficou praticamente abandonada”, diz a juíza ressaltando “a ausência total do Estado. É uma questão de gestão”, conclui.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fugas obriga Uchôa a reformar presídio São Luís I

As 26 celas do bloco B do Presídio São Luís I, que passavam por reforma, serão entregues na próxima sexta-feira (20), um espaço arejado e bem iluminado e com grades reforçadas, proporcionando mais segurança. A obra, que busca garantir um ambiente mais humano aos internos, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

O diretor do presídio São Luís I, Raimundo Teixeira Filho, disse que a reforma garante a aplicabilidade da Lei de Execuções Penais (LEP). “A LEP exige que os internos cumpram a pena em um ambiente carcerário digno e essa reforma visa proporcionar isso a eles”, destacou.

O engenheiro técnico da Sejap, Manoel Gervásio, informou que a obra de restauração, reforma e revitalização das celas se estenderá em todo aquele estabelecimento carcerário. “A proposta é que essa reforma de estenda em todas as celas da unidade, inclusive no bloco A”, afirmou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Uchoa visita Centro Provisória de Pedrinhas

O novo titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa, visitou, no sábado (2), o Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas. A unidade foi apresentada ao secretário pelo adjunto de Administração Penitenciária, João Bispo Serejo, e pelos superintendentes de Estabelecimentos Penais da Capital e do Interior, respectivamente, Fredson Maciel e Alfrânio Feitosa.

Durante a visita, o secretário conheceu o anexo administrativo, a situação da unidade quanto ao número de vagas e de funcionários. Em conversa com familiares dos internos da unidade, Uchoa explicou que será realizada uma reunião para criação de um canal de comunicação entre a família do preso e a Sejap. “Por intermédio das assistentes sociais, faremos um trabalho voltado para a família do interno. Vamos humanizar ainda mais essa relação”, salientou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sebastião Uchoa assume a Sejap

O delegado Sebastião Uchoa foi empossado, nesta sexta-feira (1º), no comando da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Uchoa assumiu o comando da Sejap.

Uchoa assumiu o comando da Sejap.

Ao assumir a Sejap, Uchoa afirmou que a sua gestão trabalhará tendo como base três eixos: segurança, ressocialização de detentos e valorização dos agentes penitenciários.

Para Uchoa, o que será um diferencial é a vivência dele dentro do sistema penitenciário. “A minha experiência vem somar para que dê continuidade no bom trabalho que já vinha sendo feito pela antiga gestão”, destacou.

Sebastião Uchoa não escondeu a real situação que se encontra o sistema carcerário, não só do Maranhão, mas de todo o Brasil. Ele reforçou que trabalhos serão realizados para que problemas vividos hoje sejam amenizados ou até solucionados. “Existe muito trabalho pela frente, vamos buscar prevenir os problemas. Temos todo apoio do Governo do Estado para realização de um bom trabalho”, enfatizou o secretário.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Agentes ameaçam entrar em greve caso Uchôa seja nomeado na Sejap

Caso venha a ser confirmada a exoneração de Sérgio Tamer e a nomeação de Sebastião Uchôa, novos problemas, além dos já existentes surgirão para o governo.

Os agentes penitenciários prometem fazer greve de protesto. A direção do Sindspen ( Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado),   deverá entrar em contato com o vice-governador Washington Luis, inclusive levando muitas informações sobre a passagem de Sebastião Uchôa, como Secretário Adjunto de Administração Penitenciária e os problemas que poderão advir, caso ele retorne.

Uchôa já foi adjunto da Sejap e na época travou uma crise com os agentes penitenciários, que desde então passaram a não simpatizar o nome de Uchôa.

E desta vez os agentes prometem se impor, mostrar autoritarismo e promover  grande manifesto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Secretaria de Segurança Pública fará coletiva onde divulgará retrato falado dos assassinos

Aluisío Mendes

Aluisío Mendes

Ás 13:00 hrs, a SSP fará uma coletiva para começar as investigações da morte do Jornalista Décio Sá.

Delegados da capital Maymone Barros, Jeffrey Furtado, Guilherme Sousa Filho, Augusto Barros, Marcos Affonso Júnior e Sebastião Uchoa irão se reunir,o caso necessita ser elucidado o mais rápido possivel.

O maior Jornalista do Maranhão foi brutalmente assassinado na segunda-feira,(23), com 6 tiros na avenida litorânea.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.