Poder

Hildo Rocha assegura máquina agrícola para produtores de São Domingos do Maranhão

Produtores de milho, abacaxi e amendoim de São Domingos do Maranhão, receberam uma patrulha mecanizada, composta por trator, grade aradora e carreta/reboque. O equipamento foi adquirido pela Codevasf com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha.

A entrega aconteceu no último final de semana em evento que foi prestigiado pelo prefeito Zé da Folha; pelo vice-prefeito Clodomirzinho, vereadores Irislane Avelar, Astolfo Seabra e Antônio Cipó. Também participaram do ato o Superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga e José Francisco Silva, Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Mata Verde, entidade beneficiada com a doação.

“Aqui é o Maranhão que dá certo. É o Maranhão da produção, é o Maranhão da riqueza gerada pela terra. Entretanto, para que possamos aumentar a produção e a produtividade é necessário tecnologia. Aqui os trabalhadores ainda produzem nos braços, imagine esse trabalho sendo todo mecanizado? Nós demos a nossa contribuição com uma patrulha mecanizada que vai melhorar a vida de todos os produtores e produtoras desta região”, destacou Hildo Rocha.

“Estamos de parabéns graças ao deputado Hildo Rocha que juntamente com os vereadores lutaram por essa patrulha mecanizada que agora vai nos ajudar a melhorar a nossa produção”, afirmou o Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Mata Verde, José Francisco.

Produção e preservação

O vereador Astolfo Seabra ressaltou a consciência ecológica dos integrantes da Associação da Mata Verde. “Sem produção nós não podemos pensar no avanço desse país, do nosso estado, do nosso município. Mas é preciso preservar. Aqui há uma consciência muito grande. Os integrantes da Associação da Mata Verde estão respeitando os morros, as áreas de matas virgem e estão cultivando de acordo com o que estabelece o Código Florestal Nacional. Esse nível de conscientização é importante para a preservação de solo porque eles estão plantando sementes para a vida, não é só para uma safra”, destacou Seabra.

Ação municipalista

A vereadora Irislane Avelas disse que a chegada da máquina, viabilizada pelo deputado Hildo Rocha, é mais um exemplo de ação municipalista do parlamentar. “Além dessa patrulha mecanizada, o deputado Hildo Rocha já trouxe outros benefícios para o nosso município. É por isso que eu sempre digo que Hildo Rocha é um deputado municipalista, ele se preocupa com os municípios”, disse a vereadora.

“Ver um deputado dentro da roça, desse jeito, é muito difícil. Eu só tenho que agradecer ao deputado Hildo Rocha”, declarou o vereador Antônio Cipó.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Promotoria pede que prefeitos anule contratações ilegais

page

Da esquerda para direita: prefeitos de São Domingos, José Mendes Ferreira; Governador Luiz Rocha, José de Ribamar Silva Santos; e Fortuna, Arlindo Barbosa dos Santos Filho

A Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos do Maranhão emitiu, em 9 de janeiro, Recomendações aos prefeitos dos três municípios sob sua atribuição. Foram notificados os prefeitos de São Domingos, José Mendes Ferreira; Governador Luiz Rocha, José de Ribamar Silva Santos; e Fortuna, Arlindo Barbosa dos Santos Filho.

Os documentos, assinados pelo promotor de justiça Rogernilson Ericeira Chaves, titular da comarca, tratam da questão do nepotismo nas administrações municipais. De acordo com a Súmula Vinculante n° 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), cônjuges, companheiros ou pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau com a autoridade nomeante, detentor de mandato eletivo ou servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento configuram situação de nepotismo.

Na Recomendação, o Ministério Público do Maranhão dá prazo de 10 dias úteis para a exoneração de ocupantes de cargos em comissão, de confiança ou funções gratificadas em situação que configure nepotismo. O mesmo prazo se aplica a ocupantes de cargos políticos em que não haja a comprovação da qualificação técnica para o desempenho eficiente do cargo.

A partir do recebimento da Recomendação, os prefeitos também deverão se abster de nomear pessoas que se enquadrem nos casos previstos na legislação, além de não contratar, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, empresa cujos sócios ou empregados tenham parentesco com os ocupantes de quaisquer dos cargos em que fique configurado o nepotismo. Os contratos já existentes, nas quais haja esse tipo de ligação familiar, não deverão ser aditados ou prorrogados.

As prefeituras de São Domingos do Maranhão, Governador Luiz Rocha e Fortuna têm 10 dias úteis após o término dos prazos previstos para encaminhar ao Ministério Público as cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual de servidores que estiverem em situação irregular.

Caso a Recomendação não seja acatada, o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias para o seu cumprimento, inclusive com a possibilidade de acionar o gestor por improbidade administrativa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Mãe é presa acusada de torturar filha de 3 anos até a morte

1479143435-97499114

Uma mulher, identificada como Deilandia dos Santos Assunção, foi presa, nesse domingo (13), em flagrante delito pela Polícia Civi, suspeita do crime de tortura seguida de morte, praticado contra a sua filha de três anos, no povoado Baixão Grande, no município de São Domingos do Maranhão.

Segundo informações do delegado Rildo Portela, a suspeita teria torturado sua filha até morte introduzido um cano no seu órgão genital e também quebrando uma de suas pernas da criança.

A motivação do crime seria porque a vítima fez as suas necessidade fisiológicas na roupa.

A acusada foi apresentada na tarde desta segunda-feira (14), na sede da Secretaria de Segurança Pública, em São Luís. Em seguida, foi recambiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

1479144963-97499114


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ônibus escolar é usado para passeio na Litorânea

Um ônibus escolar do município de São Domingos do Maranhão foi flagrado sendo utilizado para passeio na Avenida Litorânea.

O uso indevido de ônibus escolares pode desencadear em investigação do Ministério Público da Educação, pois o ato afronta as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proíbe a utilização do ônibus em qualquer forma de uso que não seja voltado ao sistema educacional do município.

O FNDE é responsável pelo Programa Caminho da Escola que fez parceria com o Governo do Maranhão em 2014 e gastou R$ 44, 6 milhões doando 203 ônibus para as prefeituras.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Subgerente do Banco do Brasil é assassinado em São Domingos do Maranhão

A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o homicídio que vitimou, na noite de terça-feira (23), o subgerente do Banco do Brasil do município de São Domingos do Maranhão, Jimmy Wanderson Oliveira de Moura Sousa, 29 anos. O crime ocorreu na BR 135, próximo a entrada da cidade.

Segundo informações policiais, o crime teria ocorrido quando a vítima se deslocava a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde costumava jogar futebol. Ainda de acordo com a polícia, dois homens pilotando uma moto, teriam se aproximado do subgerente e efetuado quatro disparos em direção a vítima.

Jimmy foi atingido na região da axila, peito e do lado direito da barriga. Ele chegou ainda a ser socorrido, mas veio a óbito antes de dar entrada no hospital.

O delegado Sebastião Wagner Bezerra, titular de São Domingos do Maranhão, informou que nenhuma linha de investigação será descartada. “Estamos trabalhando com todas as linhas de investigação, porém como nada foi subtraído da vítima, isso já descarta, inicialmente, a possibilidade de latrocínio, onde o criminoso rouba para matar. Há indícios que levam a de um crime passional”, contou o delegado.

Ainda de acordo com titular de São Domingos do Maranhão, familiares da vítima e testemunhas serão convocadas nos próximos dias à delegacia para dar informações que ajudem na identificação dos autores dos homicídios.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.