Entretenimento

Encontro de samba neste sábado na Casa das Dunas‏

Com a participação do sambista carioca Délcio Luiz e o cavaquinista paulista Royce do Cavaco, além dos principais compositores do samba maranhense, a Casa das Dunas recebe neste sábado (14), a partir das 16 horas, o Encontro Nacional de Samba e Compositores, uma festa que promete homenagear e exaltar o ritmo musical mais forte da cultura brasileira. Sob o pôr do sol da baía de São Marcos e a vista mais bonita da Avenida Litorânea que vai emoldurar o talento dos sambistas e compositores, a festa pretende promover um verdadeiro terreiro do samba em terras maranhenses, possibilitando a troca de experiências entre várias gerações de sambistas.

Délcio Luiz, por exemplo, tem quase 30 anos de experiência no samba e mais de 500 composições. Ele começou a carreira em 1987 no grupo Só Preto Sem Preconceito, mas foi como vocalista do Grupo Raça, onde permaneceu por oito anos, que Délcio Luiz consagrou-se como sambista na cena cultural brasileira, conquistando inclusive um prêmio de melhor compositor pela música “Eu e Ela”. Após a saída do Raça, ele ajudou a criar o Kiloucura, outro grupo onde fez bastante sucesso, além de ter participado ainda do Grupo Fundo de Quintal. No ano de 2000 Délcio lançou-se na carreira solo e continuou compondo muitos sambas de sucesso. Entre os artistas que já gravaram as composições do sambista carioca estão o Exaltasamba, Os Morenos, Grupo Molejo, Negritude Jr., Jeito Moleque, Pixote, Belo e Arlindo Cruz.

Outro sambista que vai desfilar o talento pelo palco da Casa das Dunas neste sábado é Royce do Cavaco, intérprete oficial da escola de samba X-9 Paulistana, sendo considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo do país. Royce passou a fazer parte do mundo do samba ainda jovem, tocando cavaco nas rodas de samba na capital paulista, onde conheceu muitos nomes consagrados nas escolas de samba Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. Em 1982, emplacou a primeira composição de samba-enredo na escola Águia de Ouro, sendo também o intérprete da agremiação naquele mesmo ano. No ano seguinte tornou-se intérprete oficial da Rosas de Ouro, onde permaneceu até 1994, sendo campeão com a escola 6 vezes nos desfiles paulistas (1983, 1984, 1990,1991, 1992, 1994). Depois foi para a X-9 Paulistana, e lá foi campeão mais duas vezes (1997 e 2000). Royce ganhou também o Prêmio Nota 10 de Melhor Intérprete, entregue pelo jornal Diário de São Paulo aos melhores do Carnaval Paulistano, nos anos de 2006, 2009 e 2011.

Programação

A Casa das Dunas abre alas para o samba a partir das 16 horas e contará também com as participações dos grupos maranhenses Sindicato do Samba, Compositores da Ilha, Argumento e Grupo Definição. Outra atração de destaque é a participação especial do intérprete Meio Dia, da escola carioca Imperatriz Leopoldinense.

Os ingressos e camisas para o Encontro Nacional de Samba e Compositores estão sendo comercializadas na Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) pelo preço único de R$ 60.

SERVIÇO

O quê: Encontro Nacional de Samba e Compositores

Quando: Sábado, dia 14, a partir das 16 horas

Onde: Casa das Dunas (Av. Litorânea)

Ingressos: R$ 60 (preço único)

Pontos de venda: Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel)

Informações: 3227-8695


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.