Saúde

Ribamar realizará campanha de vacinação contra Sarampo

A Prefeitura de São José de Ribamar realizará, no período compreendido entre os dias 24 deste mês (segunda-feira) a 14 de março, a campanha emergencial de vacinação contra o Sarampo.

A vacinação acontece em toda a Grande Ilha de São Luís e foi uma determinação do Ministério da Saúde, visto que, este ano, foram confirmados 61 casos da doença no Ceará e quatro em Pernambuco.

Em São José de Ribamar, as doses da vacina estarão disponíveis em todos os Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde. Devem receber a dose da vacina crianças entre seis meses e cinco anos de idade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Gil Cutrim autoriza construção do Liceu Ribamarense III

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) autorizou nesta terça-feira (24), dia no qual o município de São José de Ribamar comemora 61 anos de emancipação política e administrativa, a construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III, a terceira unidade de ensino público em tempo integral de Ribamar e do Maranhão.

Luis Fernando ao lado de Gil autorizando outra escola.

Luis Fernando ao lado de Gil autorizando outra escola.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu à tarde no terreno onde o Liceu III será construído (localizado na Vila Sarney Filho II) e contou com as presenças de diversas autoridades, dentre elas o ex-prefeito e atual secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

O Liceu Ribamarense III, a exemplo das Escolas Municipais Liceu I (Sede) e Liceu II (Parque Jair), será construído com recursos próprios do município (cerca de R$ 3 milhões) e a obra terá duração de 01 ano. Possuirá dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento. A unidade pública de ensino em tempo integral terá capacidade para atender 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Prefeitura executa recuperação da malha asfáltica de Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou na última quarta-feira (05) mais uma etapa do trabalho de recuperação de trechos da malha asfáltica de ruas e avenidas do município. O serviço, neste momento, está sendo realizado na Avenida Paraíso, principal via do bairro Jardim Tropical, onde vários trechos foram danificados pelas fortes chuvas que caíram neste primeiro semestre.

Avenida Paraíso está recebendo os serviços de recuperação.

Avenida Paraíso está recebendo os serviços de recuperação.

Paralelo ao trabalho de recuperação da malha asfáltica, a administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) está executando serviços de melhoramento, com o objetivo de beneficiar os moradores e garantir a trafegabilidade na área, de vias de bairros de várias regiões da cidade. Neste momento, estão sendo alvos deste serviço ruas do bairro Parque Araçagi.

O trabalho de recuperação da malha asfaltica já foi concluído na Avenida Tancredo Neves (Estrada que dá acesso ao Socorrão II), no trecho pertencente ao território do município de São José de Ribamar. Estes serviços, tão logo sejam concluídos na Avenida Paraíso – o que deverá ocorrer na próxima semana, dependendo das chuvas – serão levados para outras grandes vias da cidade, tais como Avenida Mascarenhas de Moraes e Estrada do Miritiua (trecho pertencente ao território de Ribamar), por exemplo.

É importante ressaltar que a prefeitura continua buscando parcerias, junto aos Governos do Estado e Federal, no sentido de obter os recursos necessários para levar o asfaltamento para as localidades de São José de Ribamar que ainda necessitam do benefício.

Trecho da Tancredo Neves, pertencente a São José de Ribamar, foi recuperado pela prefeitura.

Trecho da Tancredo Neves, pertencente a São José de Ribamar, foi recuperado pela prefeitura.

Só para se ter uma ideia, de 2005 a 2012, nas gestões Luis Fernando Silva (atual secretário estadual de Infraestrutura) e Gil Cutrim, foram asfaltados mais de 200 km de ruas e avenidas de diversas regiões da cidade, como é o caso das Vilas de São José de Ribamar, região mais populosa do município e, cujos bairros, pela primeira vez na história, receberam obras de pavimentação a partir de 2005.

“Mesmo trabalhando com recursos escassos, em oito anos conseguimos avançar no setor de pavimentação. No entanto, temos a consciência de que muito mais precisa ser feito, tendo em vista que, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Obras, cerca de 1.700 vias, de diversos bairros da cidade, ainda necessitam deste benefício. Infelizmente, este número é reflexo puro da inoperância de ex-gestores que, até 2004, pouco ou nada fizeram neste setor. Mas não estamos medindo esforços e com os apoios dos Governos do Estado e Federal, muito em breve, levaremos o asfaltamento para todas as localidades que ainda necessitam”, afirmou Gil Cutrim.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Prefeitura de Ribamar antecipa pagamento de cachês para brincadeiras juninas

As agremiações folclóricas que irão se apresentar no São João 2013 do município de São José de Ribamar receberão, no próximo dia 10, a primeira parcela dos seus cachês.

Gil Cutrim fez o anúncio do pagamento da primeira parcela dos cachês.

Gil Cutrim fez o anúncio do pagamento da primeira parcela dos cachês.

O anúncio do pagamento foi feito pelo prefeito Gil Cutrim durante reunião de trabalho com os representantes dos grupos folclóricos na noite da última segunda-feira (03). Na ocasião, Cutrim, que estava acompanhado do vice-prefeito Eudes Sampaio, adiantou algumas informações sobre o festejo que, a exemplo de anos anteriores, está focado na valorização das brincadeiras genuinamente ribamarenses.

“A antecipação do pagamento dos cachês visa oferecer as brincadeiras fôlego financeiro para que elas possam se preparar bem para o período junino. A segunda parcela será paga após a festa. Estamos, mais uma vez, valorizando a cultura local e tenho certeza que esse será um dos melhores festejos juninos da história de São José de Ribamar”, afirmou o prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeituras de São Luís e Ribamar pagam servidores nesta terça-feira

As Prefeitura de São Luís e Ribamar vão efetuar o pagamento do salário dos servidores referente ao mês de abril na próxima terça-feira, dia 30. Servidores da ativa, aposentados e pensionistas receberão os salários na mesma data.

Na administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), a data está contida no calendário anual de pagamento do funcionalismo lançado no início do ano.

O calendário anual de pagamento do funcionalismo público de São José de Ribamar está inserido no rol de ações, desenvolvidas pelo governo municipal, de valorização dos servidores da prefeitura. Tem como principais objetivos beneficiar os funcionários públicos, auxiliá-los em suas programações financeiras e contribuir, ainda, com a movimentação da economia da cidade. Confira abaixo o calendário de pagamento de Ribamar.

ABRIL – 30/04

MAIO – 31/05

1ª PARCELA 13° – 14/06

JUNHO – 28/06

JULHO – 31/07

AGOSTO – 30/08

SETEMBRO – 30/09

OUTUBRO – 31/10

NOVEMBRO – 29/11

2ª PARCELA 13° – 13/12

DEZEMBRO – 30/12


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Serviços da Justiça Eleitoral continuam à disposição dos ribamarenses

Continuam à disposição dos moradores do município de São José de Ribamar os serviços variados e gratuitos do projeto TRE Móvel, iniciativa desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) e que tem como objetivo descentralizar os serviços da Justiça Eleitoral, proporcionando um atendimento rápido e cômodo ao cidadão.

A unidade do TRE Móvel continua instalada na Avenida Contorno Oeste, no bairro Villagio do Cohatrac (próximo a Igreja Batista Missionária), oferecendo aos ribamarenses serviços de emissão de título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão e segunda via do título eleitoral, dentre outros.

O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e estará sendo feito até o próximo dia 20.

Além do Villagio do Cohatrac, o projeto beneficia moradores de outros bairros desta região de São José de Ribamar, como Alvorada, Itaguará, Cohatrac V, Jardim Araçagy, Novo Cohatrac e Trizidela da Maioba, por exemplo.

O eleitor deve comparecer ao local de atendimento com os seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, comprovante de residência, certificado de reservista (para homens de 18 a 45 anos) e o título de eleitor (para caso de transferência e revisão


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.