Poder

Viana é a última cidade no ranking da transparência

A Prefeitura de Viana ficou em último lugar entre os municípios do Maranhão no Ranking Nacional dos Portais de Transparência divulgado na última quarta-feira (08) pelo Ministério Público Federal (MPF).

A cidade vianense que conta com 50 mil habitantes tirou nota 0,0 na segunda avaliação feita pelo MPF. Na primeira avaliação, Viana também não alcançou uma boa colocação, pois teve nota de 0,2. Essa posição deixa o município como um dos piores em relação às cidades brasileiras.

Conforme o MPF, entre os itens avaliados estão as ferramentas e informações disponibilizadas pelos portais de transparência. Além de dados sobre receitas, despesas, licitações, contratos e relatórios de prestação de contas.

O projeto analisa a clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. Ainda conforme o órgão, foram analisados 100% dos 5.568 municípios brasileiros, os 26 estados e o Distrito Federal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Caxias é 1º lugar no ranking de transparência no MA

A Prefeitura de Caxias, administrada por Léo Coutinho, ocupa a 1º colocação entre os municípios do Maranhão no índice de transparência das contas públicas ficando com nota 9,5, segundo foi divulgado no novo ranking do Ministério Público Federal (MPF), na última quarta-feira (08).

Caxias conta com 160.291 mil habitantes e já está entre as melhores cidades do Brasil no quesito transparência. Na 1ª Avaliação do MPF, o município tirou a nota 3,10, que fez com que ficasse na 30ª posição do ranking entre as cidades do Maranhão. Já na 2ª, Caxias deu up-grade e já parece na 1ª colocação.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Raking as 20 melhores


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.