Poder

Delegado federal apoia emenda que pune juízes e procuradores por abuso de autoridade

Delegado federal aposentado e hoje deputado estadual pelo Maranhão, Raimundo Cutrim, se mostrou favoravel, inclusive, solidário ao deputado federal Weverton Rocha (PDT), autor da emenda que prevê punição por abuso de autoridade de juízes e procuradores.

Para Cutrim, bandido não tem somente no legislativo ou executivo, mas também em outras classes. “Eu analisei com cuidado e digo que, pessoalmente, não vejo nada demais nessa emenda do deputado Weverton Rocha. Quer dizer que bandido só tem no Executivo e no Legislativo? A outra classe, na divisão dos Poderes, é toda só de deuses?”, questionou Cutrim.

A emenda apresentada pelo deputado Weverton Rocha tipifica o abuso de autoridade para juízes e procuradores.

O delegado frisou que a Operação Lava Jato é importante para o Brasil. “Agora, porque a lei não saiu do jeito que o Ministério Público quer, então agora vamos abandonar a Lava Jato? Não, nada disso. Vamos em frente, porque acho que vamos dividir os problemas. Se tiver a lei para A e para B, que seja de forma igualitária e não só para o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, mas de maneira igualitária para esses três Poderes”, afirmou Cutrim.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Procuradoria abre investigação ‘criminal’ contra deputado do PCdoB

A Procuradoria-Geral de Justiça abriu uma investigação criminal para apurar supostas práticas irregulares do deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), segundo documento obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira.

O caso está sob a responsabilidade da procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha e corre sigilosamente.

“Senhor deputado estadual, informo Vossa Excelência que está em curso nesta Procuradoria-Geral de Justiça o Procedimento Investigatório Criminal-PIC Nº 028105-500/2015 (SIGILOSO), instaurado para apurar supostas irregularidades envolvendo Vossa Excelência. Dessa forma, notifico-o para que, querendo, requeira o acesso aos autos do Procedimento Investigatório Criminal – PIC epigrafado e/ou preste as informações que julgar necessárias”, despachou a procuradora Regina Lúcia de Almeida.

Expedido no dia 17 de maio, o ofício foi protocolado na Assembleia Legislativa para que o parlamentar tenha conhecimento acerca das investigações e possa ter acesso aos autos do processo.

Veja abaixo o documento:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Raimundo Cutrim reforça apoio a Mesaque do povo

mesaque

O deputado estadual Raimundo Cutrim confirmou o seu apoio à pré-candidatura de Mesaque do Povo à prefeitura de Penalva. O parlamentar destacou que Mesaque tem condições de administrar o Município, e que o pré-candidato conhece muito bem as dificuldades e necessidades da população.

“Tenho absoluta certeza que ele está preparado para enfrentar esse novo desafio e dá sua contribuição ao Município”, frisou o deputado estadual.

Raimundo Cutrim também ressaltou  o apoio que recebeu do pré-candidato nas eleições de 2014. “Temos uma responsabilidade muito grande em apoiá-lo. Mesaque foi o único político a votar na chapa fechada do governador Flávio Dino. Chegou a hora de dar nossa parcela de contribuição”, pontuou.

Além do deputado Raimundo Cutrim, Mesaque do Povo também conta com o forte apoio do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandrão (Reveja). Com todas essas parcerias importantes, Mesaque acredita que pode conseguir chegar à Prefeitura de Penalva e desenvolver um bom mandato.

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Mesaque do Povo garante obras de pavimentação em Penalva

cca8105a06159b68699debf65418fe43

O vereador Mesaque do Povo (PSDB) não tem poupado esforços para levar benefícios a Penalva. A dedicação e determinação do parlamentar tem gerado frutos muito positivos ao Município. A mais nova conquista é a pavimentação de 4 km, que devem ser distribuídos entre o povoado Jacaré e a sede da cidade.

O feito foi garantido pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto Silva, durante reunião com o vereador Mesaque e demais lideranças. O encontro foi promovido pelo deputado Raimundo Cutrim, que também marcou presença.

As obras de pavimentação serão iniciadas no início do mês de junho. Essa é mais uma vitória do povo de Penalva. Recentemente, o vereador Mesaque conseguiu três novos poços artesianos para o Município, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder / Política

Em Penalva, Edmilson Viegas tem reeleição ameaçada por Mesaque

O prefeito do Município de Penalva, Edmilson Viegas, vai ter um grande concorrente na disputa pela cadeira da Prefeitura nas eleições de outubro, o vereador Meseque do Povo (PSDB). O parlamentar e pré-candidato tem realizado parcerias importantes com nomes fortes na região, além de se destacar no parlamento municipal com um trabalho sério e comprometido com a população.

Mesaque do Povo entre o deputado Raimundo Cutrim e o secretário Felipe Camarão

Mesaque do Povo entre o deputado Raimundo Cutrim e o secretário Felipe Camarão

Na última semana, Mesaque do Povo recebeu mais um importantíssimo apoio na sua caminhada para a disputa eleitoral, o do deputado estadual Raimundo Cutrim, grande liderança do PCdoB na Baixada Maranhense. Cutrim declarou que Mesaque pode contar com o seu total apoio. O deputado disse ainda que está articulando com outras lideranças partidárias, visando o fortalecimento da candidatura de Mesaque.

“Conheço o vereador Mesaque. É um jovem batalhador, humilde, preparado e que pode desenvolver um trabalho que venha ao encontro do que a população procura nos agentes políticos; por esse motivo tem o meu apoio. Eu confio em Mesaque. Ele é o mais preparado e é meu pré -candidato”, frisou o deputado Raimundo Cutrim.

O vereador Mesaque do Povo ficou muito feliz com o apoio do amigo deputado ao seu plano de candidatura. Na ocasião, o pré-candidato falou dos seus projetos nessa trajetória eleitoral. “Sou pré-candidato. Estou andando e ouvindo os amigos. Sempre coloquei meus projetos nas mãos de Deus, pois sei que Ele dará uma direção; e lá na frente junto com meus amigos e familiares tomaremos a melhor decisão possível. Se for da vontade da população,  estarei à disposição para servir”, finalizou o vereador Mesaque do Povo.

O encontro marcante e importante com o deputado Raimundo Cutrim foi um grande presente, e aconteceu na festa de aniversário de Mesaque do Povo. Na ocasião, também estavam os presidentes dos partidos REDE, Solidariedade, PTS e PRTB; além de vários aliados de Mesaque do Povo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Waldir Maranhão e Cutrim emplacam cargos no Cintra

O deputado federal Waldir Maranhão e o estadual Raimundo Cutrim não podem se reclamar do governador Flávio Dino. Cada qual conseguiu emplacar um número expressivo de cargos na Fundação Nice Lobão (CINTRA).

Maranhão, por exemplo, conseguiu nomear na última sexta-feira (06), no cargo de Coordenadoria de Ensino a ex-vereadora de Vargem Grande, Eranildes Coelho. Ela pertence ao PP mulher.

Já o deputado Raimundo Cutrim (PCdoB), também conseguiu através do Governo colocar no Cintra Valmir Abreu. Além de Valmir, o parlamentar emplacou outros aliados no governo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Edilázio troca farpas com Cutrim na Assembleia

Deputado estadual Edilázio Júnior.

Deputado estadual Edilázio Júnior.

O líder do Bloco Democrático Edilázio Júnior (PV) saiu em defesa na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, do Ministério Público do Maranhão. O oposicionista Raimundo Cutrim (PCdoB) havia atacado a instituição e utilizado palavras de baixo calão para se reportar à procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha.

Edilázio repreendeu o comunista e pediu respeito à procuradora, figura máxima do Ministério Público no estado. O pronunciamento de Cutrim repercutiu negativamente entre os seus colegas de parlamento.
O comunista citava uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, quando se exaltou e acabou classificando a procuradora-geral de “pau mandado do Governo”. A reação no plenário foi de espanto diante do palavreado chulo utilizado pelo parlamentar.

Além do respeito à procuradora, Edilázio pediu para que o comunista mude o discurso, considerado pelos deputados já cansado e desgastado.
“É uma ladainha. Toda vez que o deputado Raimundo Cutrim sobre na tribuna, fica repetindo salteado. É mesma coisa o tempo todo, parece vitrola quando engata. É Ministério Público, negócio de agiota, negócio do caso Décio Sá”, afirmou.

Ele pediu intervenção regimental do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), pelo fato de Cutrim ter desrespeitado mais uma vez a procuradora-geral de Justiça.

“Senhor presidente, esta Casa não pode aceitar esse tipo de coisa, esse tipo de palavreado contra a procuradora-geral de Justiça do estado”, resumiu.

Insatisfeito com a repreensão, Cutrim também atacou e fez ameaças a Edilázio, que não recuou. Arnaldo Melo repreendeu novamente o comunista, pediu respeito ao colega dentro do parlamento e encerrou a discussão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Edilázio Júnior repudia ataques de Cutrim contra família Sarney

O líder do Bloco Democrático na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), repudiou na tribuna da Casa, os ataques do deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) à governadora Roseana Sarney (PMDB) e sua família. Cutrim chegou a acusar a chefe do Executivo de favorecer, com o uso da máquina, pré-candidatos ao Legislativo Estadual. Edilázio repreendeu e lamentou a postura de Cutrim.

O parlamentar havia subido na tribuna para cobrar o pagamento das emendas aos deputados que compõem a oposição na Casa. Mas, ao fazer o protesto, Cutrim acabou atacando a governadora e sua família – ao sugerir suposto uso de dinheiro público na pré-candidatura de Adriano Sarney -, a procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha e o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

Edilázio considerou legítima a defesa pelo pagamento das emendas parlamentares – que são definidas pelo Executivo –, mas criticou a forma com a qual o comunista expôs às suas reivindicações.

“Venho repudiar as palavras do deputado, ex-secretário, delegado federal Raimundo Cutrim. Seu posicionamento foi extremamente infeliz. Se ele tem opinião pessoal contra quem quer que seja do governo, devemos respeitar. Agora, falar da família Sarney, que não tem medo da família Sarney, venho sem preocupação defender, uma vez que jamais ouvimos falar de ameaça, ou de qualquer ato repressor por parte da família”, disse.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputados pedem intervenção federal no sistema de segurança

1720561212-1475985724noticiaOs deputados Rubens Júnior (PC do B), líder do Bloco de Oposição, Raimundo Cutrim (PC do B), Othelino Neto (PC do B) e Bira do Pindaré (PSB) voltaram a criticar duramente o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, na sessão desta terça-feira (12), e anunciaram que vão pedir intervenção federal no sistema de segurança estadual. “O Ministério Público requereu a intervenção no sistema carcerário, nós faremos um aditamento a fim de estender a todo o Sistema de Segurança do Estado do Maranhão”, afirmou Rubens Júnior.

Segundo Rubens Júnior, trocar o comando da Polícia Militar não vai resolver a situação da segurança, pois o problema é de todo o sistema, que está falido e não traz resultado, e do secretário de Segurança, Aluísio Mendes, que não tem apoio popular e nem da corporação. “Fracassou porque foi incompetente e, agora, porque não tem sustentação da base”, argumentou.

Raimundo Cutrim, mais uma vez, voltou a responsabilizar o secretário de Segurança pelo caos no Sistema de Segurança Pública, acrescentando que pode colocar o comandante do Brasil todo, que não vai ter jeito, pois o problema é a cabeça do sistema que está fragilizada. “Desafio um deputado aqui que venha me dizer que a segurança está boa, desafio”, observou.

Para o deputado Othelino Neto, o caos na Segurança Pública do Maranhão é a materialização do desgoverno que vive o Estado, destacando o fato de o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio Protásio dos Santos, ter afirmado recentemente que a violência em São Luís está tomando proporção alarmante e que isso é fruto da falta de investimentos.

Othelino Neto enfatizou o descontentamento dos policiais militares que, ontem (11), fizeram uma manifestação na Praça Deodoro, na qual denunciaram e reclamaram da falta de Segurança Pública no Estado do Maranhão. “Os policiais disseram que se não demitir o secretário, se não trocar o secretário, eles vão parar. Aí, com a Polícia Militar em greve, vamos experimentar o absoluto caos”, revelou.

Na opinião de Othelino, não adianta exonerar o comandante da Polícia Militar e que é preciso que a governadora assuma a situação, ou pelo menos tente, para ter, minimamente, condições de sair desse estado grave de insegurança e descontrole por que passa o Maranhão.

Bira do Pindaré, por sua vez, afirmou que o Sistema de Segurança está falido e não consegue mais responder a nada e que sua incapacidade está comprovada. Ele indagou por que a governadora não pede a Força Nacional para ajudar no enfrentamento à criminalidade, e não só ao sistema prisional, bem como a razão por que não devolve os recursos do Orçamento Estadual, que foi reduzido em R$ 8 milhões.

“O que resolve é a gente ter dinheiro para investir, é a gente pedir auxílio do Governo Federal através da Força Nacional, e a gente ter um Comando renovado na Secretaria de Segurança que possa cumprir com essas medidas, com todo o gerenciamento da inteligência e da tropa da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, de todo o Sistema. Aí talvez a gente comece a ter um alívio e mais tranquilidade para enfrentar a situação”, defendeu Bira.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ao detonar Aluísio, Cutrim cita caso envolvendo Fernando Sarney

Ao lado da esposa, Fernando Sarney aparece em foto curtindo marafolia.

Ao lado da esposa, Fernando Sarney aparece em foto curtindo marafolia.

“Querendo contribuir com a isenção, fui dizer a ele que diante da ligação dele a um fato controvertido, onde ele não soube guardar sigilo de uma investigação que se processava na Polícia Federal com a autorização do Judiciário, esse fato poderia trazer repercussão negativa para o Governo do Estado, para a própria Secretaria de Segurança e para as Instituições. E fui à governadora e indiquei o nome do delegado Nordman Ribeiro”. Foi assim que o deputado Raimundo Cutrim (PSD) voltou detonar o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, e ainda aproveitou a aportunidade para citar o caso envolvendo o empresário dono do Sistema Mirante de Comunicação, Fernando Sarney, irmão da governadora Roseana Sarney..

No pronunciamento na sessão desta segunda-feira (10), o parlamentar também disse que estaria acontecendo “uma campanha sórdida, criminosa, espúria” e direcionada especificamente a atingir a sua honra e a sua dignidade.

Cutrim disse que a honra e a dignidade pessoal dele não foram atingidas, mas atingiu a própria família, os amigos e a Casa, porque muitos dos colegas de plenário “têm dúvidas da minha participação no crime de homicídio de Décio Sá, na agiotagem e na grilagem de terras”.

Raimundo Cutrim confessou que, se as acusações não forem esclarecidas, não tem condições de continuar na vida política.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.