Política

PT foi o grande derrotado nas eleições municipais

Os recentes escândalos de corrupção protagonizados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) saíram caro nesta última eleição municipal. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que o partido de Lula e Dilma Rousseff perdeu mais da metade das prefeituras que possuía ao redor do país.

Para se ter uma ideia mais exata do encolhimento do partido, até o último pleito, o PT possuía 630 prefeituras. Em 2017, esse número despencará para 256. E o que é pior: o partido só conseguiu garantir a prefeitura de uma capital – a de Rio Branco (AC).

Por outro lado, o PSDB, partido de oposição mais declarada ao PT, terminou a última eleição com saldo positivo. Em 2012, o partido elegeu 686 prefeitos. Agora esse número subiu para 793. O PMDB, partido do presidente Michel Temer, conseguiu eleger 1028 prefeitos. Número que garante, mais uma vez, que o partido seja o com mais prefeituras no país.

A queda brusca do PT no último pleito, de certo modo, apenas confirma o que já era esperado. Nos últimos anos, apesar das diversas tentativas, o PT não conseguiu se livrar da imagem de partido corrupto, capaz de tudo para permanecer no poder. A missão de salvar o PT agora, novamente, está nas mãos de Lula. Isso se, antes, ele não for preso pelo juiz Sérgio Moro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.