Poder

Lixo toma de conta de avenida que carrega nome de um dos fundadores do PDT

A atuação de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no comando da Prefeitura de São Luís é tão negligente, que não dá atenção nem para a avenida que homenageia um dos grandes nomes do seu atual partido: Mauro Bezerra.

Na Avenida Deputado Mauro Bezerra, no Bairro Caratatiua, o asfalto está cedendo e em um ponto do canteiro, o lixo está se amontoando. Um verdadeiro incômodo e desconforto para quem mora e transita no local. Os moradores solicitam do prefeito, uma atitude rápida e eficiente na localidade.

Enquanto Edivaldo se gaba, nos programas eleitorais, de grandes avanços em São Luís, a verdade vem à tona e evidencia o descaso do prefeito com a cidade, com a população e com a memória dos grandes homens que já se foram.

A avenida em questão homenageia Mauro Bezerra, um membro histórico do PDT. Exerceu mandato de deputado estadual; atuou como secretario de Esportes, na gestão do governador Jackson Lago; e como membro da Associação dos Cronistas e Locutores do estado Maranhão (ACLEM). Foi cronista esportivo e atuou durante muitos anos como jornalista e comentarista de esporte. O pedetista faleceu no dia 16 de novembro de 2007, aos 67 anos.

img-20160923-wa0007


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Secretários prestam contas na Câmara de São Luís

Os secretários municipais de Fazenda, José Mário Bittencourt; de Saúde, Gutemberg Araújo; e de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz; e o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, participaram, na manhã de ontem, 13, de uma audiência pública, na Câmara Municipal de São Luís, que discutiu a execução das metas propostas pelo prefeito João Castelo para o terceiro quadrimestre do ano de 2011.

Na presença de vereadores e de representantes da sociedade civil, cada secretário fez uma detalhada explanação sobre os trabalhos realizados em suas respectivas pastas. O secretário municipal de Fazenda apresentou os resultados fiscais pautados em dois quadros demonstrativos: o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal.

José Mário Bittencourt acrescentou que, seguindo orientações do prefeito João Castelo, a administração municipal tem procurado melhorar, cada vez mais, a qualificação dos gastos públicos e a ampliação dos recursos para garantir o equilíbrio fiscal e a transparência das ações do poder público, pensando sempre nas aspirações da sociedade.

Em seu pronunciamento, o secretário de Fazenda foi enfático ao destacar a importância da gestão fazendária, empenhada no aprimoramento da arrecadação. Segundo ele, a arrecadação dos tributos municipais alcançou 16% de incremento real em 2011, se comparada à de 2010.

“Para isso”, assinalou José Mário Bittencourt, “foram formuladas e implementadas políticas tributárias e importantes atividades como as de inteligência fiscal e investimentos em tecnologia de informação e comunicação”. Neste contexto, ele destacou algumas ações fazendárias e disse que uma delas foi o lançamento da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe), que “vem contribuindo significativamente para o crescimento da receita municipal e, consequentemente, sendo decisiva para ações de governo em prol da população”.

José Mário Bittencourt citou, ainda, a instituição do Programa Especial de Parcelamento (Proesp) e a implantação do Sistema de Informações Gerenciais (SIG), voltado para o acompanhamento da arrecadação própria.

Explanação detalhada – Durante a audiência pública, que contou também com a presença dos secretários de Governo, Albertino Leal de Barros Filho, e de Turismo, Liviomar Macatrão, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, fez uma detalha explanação sobre a reforma dos Terminais de Integração, sobre a licitação do sistema de transporte coletivo e sobre o Plano Diretor de Mobilidade e Acessibilidade Urbana da área central de São Luís.

Já o presidente da Func fez um detalhado relato sobre a ampliação e melhoria da infraestrutura dos serviços prestados por todos os órgãos do sistema municipal de cultura. Ele respondeu a todas as perguntas sobre o processo de organização do Carnaval de 2012 e informou que está quase concluído o Inventário dos Blocos Tradicionais de São Luís, realizado com o objetivo de transformar estas manifestações culturais em patrimônio imaterial do Brasil.

Ao final da audiência pública, o secretário de Saúde fez uma explanação global sobre os investimentos voltados para a melhoria e ampliação do sistema de assistência médica da rede municipal.

Gutemberg Araújo salientou que, no que tange às ações e serviços públicos de saúde, para os quais devem ser assegurados, no mínimo, 15%, a Prefeitura quase dobrou o volume de recursos, chegando a 26%. “Isto demonstra a significativa contribuição da atual gestão para a melhoria do sistema de saúde pública do nosso município”, ressaltou.

Depois da manifestação de representantes de entidades da sociedade civil, o presidente da Câmara Municipal, Isaias Pereirinha, informou que a próxima audiência pública sobre a execução de obras referentes ao terceiro quadrimestre de 2011 já tem data marcada. Será realizada no dia 23 de maio e servirá para o relato das realizações da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.