Política

Prefeitura faz entrega de kits de irrigação a povoados de São José de Ribamar

Luis Fernando durante entregajpg

A Prefeitura de São José de Ribamar realizou no ultimo sábado (11), a entrega de kits de irrigação nos povoados Dr. Julinho, Roseana, São Lourenço, São Paulo e Santa Maria. O material que é fruto de parceria com o Governo do Maranhão vai beneficiar diretamente mais de 300 famílias da zona rural.

Cada kit de irrigação possui mais de 20 itens, como canos, conectores, acessórios e tubos para distribuição nos canteiros por meio de gotejamento localizado. Depois de montado, o sistema libera a água sem desperdício e na quantidade necessária para o plantio se desenvolver.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Isaac Buarque, os equipamentos além de profissionalizar a operação também deverão fomentar ainda mais a produção local.

“Não estamos entregando apenas kits de irrigação, estamos também oferecendo capacitação profissional e todo o suporte necessário para o desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável na zona rural”, explicou.

Recentemente no mês de janeiro, a Prefeitura ribamarense assinou termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para o desenvolvimento de ações de assistência técnica, capacitação e organização da agricultura familiar para efetivação dos programas de matrizes voltados a agricultura e pesca. Cerca de 300 agricultores serão contemplados.

Para o prefeito, Luis Fernando, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Eudes Sampaio e vereadores durante as entregas, esta é uma ação de resgaste, fomento e incremento, da atividade agrícola no município.

“Estamos resgatando a dignidade e vontade de produzir do homem do campo. Além de dar as ferramentas necessárias, vamos também, qualificar o agricultor para que o seu plantio, cultivo e colheita, alcancem o resultado devido, inclusive no que diz respeito a compra do produto, uma vez que a Prefeitura vai adquiri-los para a merenda nas escolas municipais”, pontuou o prefeito que em 2007 ganhou o prêmio nacional de melhor gestão na área da agricultura pela valorização e implantação da compra direta da produção da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Mãos à obra

Para o agricultor Ednaldo Pereira que trabalha no cultivo de frutas e hortaliças na Vila Dr. Julinho, a chegada dos equipamentos vai ajudar no aumento da produção. “Antes era tudo manual, agora com os kits vamos poder aumentar a produção em pelo menos 50% e garantir uma boa colheita”, destacou.

A produtora Sâmara Rodrigues que trabalha há mais de 10 anos no cultivo de hortaliças, a chegada dos equipamentos vai ajudar a expandir a plantação. “Agradecemos ao prefeito que veio ate aqui entregar os kits para as famílias. Além de servir de incentivo também vai ajudar a produzir mais, ter emprego e gerar renda”, disse a agricultora da localidade Santa Maria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gil Cutrim autoriza construção de UBS e sistema de abastecimento de água

Prefeito Gil Cutrim

Prefeito Gil Cutrim

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) autorizou nesta segunda-feira (22) o início das obras de construção da Unidade Básica de Saúde do Pindaí e implantação do sistema de abastecimento de água do bairro Trizidela da Maioba.

Cutrim, que participou das cerimônias acompanhado de lideranças políticas e comunitárias de São José de Ribamar – dentre elas o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B) e o ex-prefeito Luis Fernando Silva – também entregou à classe estudantil a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Liceu Ribamarense I.

As ações fizeram parte do primeiro dia de programação festiva em homenagem aos 62 anos de emancipação política e administrativa do município. Até o próximo sábado (27), o prefeito presenteará os ribamarenses com a entrega de diversas outras obras e autorização de novas. A programação completa está disponível no www.sjr.ma.gov.br

“A exemplo do que acontece desde 2005, estamos comemorando o aniversário da cidade implantando novas e importantes ações nos mais variados setores da administração pública. E até o fim do ano, iremos inaugurar dezenas de outras obras sempre com o objetivo de fazer com que São José de Ribamar continue trilhando o caminho certo do desenvolvimento”, afirmou Gil Cutrim.

A UBS do Pindaí está sendo construída com recursos federais e municipais e oferecerá saúde de qualidade a centenas de moradores desta região de São José de Ribamar. Já o sistema de abastecimento da Trizidela da Maioba, que será composto de reservatório elevado, poço, rede de distribuição e ligações domiciliares, está sendo custeado com recursos de convênio firmado com o Governo do Estado.

Luis Fernando elogiou o empenho e trabalho do prefeito e disse estar confiante de que o município continuará crescendo e se desenvolvendo. “Em menos de dez anos, nosso grupo político modificou a realidade de São José de Ribamar e do seu povo. Este trabalho teve início na minha gestão e está tendo continuidade com o prefeito Gil. O povo ribamarense pode ficar confiante e na certeza de que muito ainda será feito na nossa querida cidade”, disse o ex-prefeito.

Mais ações – Nesta terça-feira (23), a maratona de trabalho tem continuidade com as seguintes ações: pela manhã, será autorizada a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Quinta. À tarde, a partir das 15h, será entregue à população o novo sistema de abastecimento de água do Residencial Olímpico. Às 17h, será inaugurada a nova Unidade Básica de Saúde Raimundo Balbino, na Sede da cidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

São José de Ribamar terá escola de ensino médio em tempo integral, confirma Gil Cutrim

gilcutrimnova-298x300

O município de São José de Ribamar será contemplado pelo Governo do Estado com uma escola pública de ensino médio em tempo integral. A informação foi confirmada na terça-feira (12) pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) durante entrevista concedida a Rádio Mirante AM, ao Programa Abrindo o Verbo.

“Recebemos, no início da semana, a confirmação, por parte do governo estadual, de que a cidade e o seu povo serão contemplados com uma unidade pública de ensino médio em tempo integral. Esse trabalho faz parte de uma grande ação do Governo, que também implantará escolas de ensino médio em tempo integral em outros municípios. Para nós, ribamarenses, é uma grande alegria, visto que, essa unidade irá somar-se à nossa rede municipal de ensino em tempo integral, formada pelos Liceus I e II, além do Liceu Ribamarense III, que está sendo construída na região das Vilas. Ou seja, o jovem ribamarense sairá do ensino fundamental em tempo integral e terá a oportunidade de continuar neste mesmo regime, desta vez no ensino médio”, avaliou o prefeito.

Gil Cutrim explicou que, a pedido da Secretaria de Estado da Educação, a Prefeitura doará ao Estado um terreno, localizado no bairro J. Câmara, na Sede da cidade, onde será construída a unidade especializada de ensino médio.

São José de Ribamar é a única cidade maranhense que possui uma rede municipal de ensino em tempo integral. As Escolas Municipais Liceu Ribamarense I (situada na Sede) e Liceu Ribamarense II (Parque Jair) foram construídas e são mantidas com recursos próprios da Prefeitura. Cada uma atende 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80). Possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

No mês de setembro, o prefeito Gil Cutrim autorizou a obra de construção da E.M Liceu Ribamarense III, que está sendo implantada, também com recursos próprios do município, na chamada região das Vilas de São José de Ribamar. Ela terá a mesma infraestrutura e capacidade de atendimento dos Liceus I e II.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Prefeitura promove campanha de vacinação contra gripe Influenza

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promove, no período de 05 a 25 do próximo mês, a campanha municipal de vacinação contra a gripe Influenza, infecção viral que afeta o sistema respiratório, mas precisamente o nariz, garganta e brônquios.

Doses da vacina estarão sendo oferecidas gratuitamente em todo o município.

Doses da vacina estarão sendo oferecidas gratuitamente em todo o município.

Os detalhes da organização da campanha, que chega, este ano, a sua 14º edição no município, foram discutidos durante reunião realizada entre a secretária municipal de Saúde de São José de Ribamar, Maria Cristina Moreira Lima, e chefes e profissionais das unidades de saúde da cidade.

A vacina estará disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, nos Centros Municipais de Saúde Honório Gomes (sede) e Kiola Costa (região das Vilas), no Hospital Municipal e também em postos alternativos instalados em diversas regiões de São Jose de Ribamar. Os locais dos postos alternativos, bem como os horários de funcionamento, serão divulgados ainda este mês.

A campanha prosseguirá até o dia 25 de maio, tendo o dia 05 de maio (sábado) como o dia de Mobilização Municipal. 

O público alvo são os idosos a partir dos 60 anos, crianças com idade variando entre 06 meses a 02 anos (incompletos), trabalhadores de saúde, mulheres em qualquer período gestacional e indígenas.

A vacinação destes grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença.

A meta da administração municipal é atingir, até o dia 25 de maio, o numero de 16.698 pessoas vacinadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.