Cidade

Em 2013, praia do Calhau também foi afetada com derrame de esgoto

Foto tirada em fevereiro de 2013 por Gabriel Gazolla

Foto tirada em fevereiro de 2013 por Gabriel Gazolla

Na última terça-feira (11), um flagrante na praia do Calhau chamou a atenção da população para um problema grave, que por incrível que pareça é recorrente no local. O vazamento de esgoto escorrendo pela praia e contaminando o mar já havia acontecido em fevereiro de 2013 (como mostra as imagens abaixo).

A agressão ao meio ambiente é também um risco para a saúde humana, pois diversos banhistas frequentam o local diariamente, inclusive crianças que brincam próximo dali no parquinho da Avenida Litorânea.

Uma investigação começou a ser feita desde então para identificar as principais causas de vazamento do esgotamento sanitário da cidade. A Caema informou que uma pane na estação elevatória de esgoto do bairro do Cohajap havia causado o problema derramando os coliformes para o Rio Calhau, que está completamente poluído e em situação de abando por parte das autoridades, que desemborca na Praia do Calhau. Segundo eles, a pane foi solucionada.

A policia civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA e ICRIM), foram até o local com órgãos municipais e estaduais – SEMAN e SEMA, para identificar tanto a origem do que causou o vazamento, quanto os responsáveis por este. Um inquérito policial foi instaurado e o Ministério Público Estadual será acionado para mover uma ação civil pública, para solucionar o problema de uma vez.

Foto 2 - Gabriel Gazolla

Foto 2 – Gabriel Gazolla

Foto 3 - Gabriel Gazolla

Foto 3 – Gabriel Gazolla


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.