Maranhão

433 novos policiais militares no MA

“Esse é um momento muito especial para todos nós. Em menos de um ano de Governo vemos a materialização de importantes conquistas, como o início do grande objetivo de ter as forças policiais maranhenses mais motivadas, mais fortes e com melhores condições de servir a sociedade do nosso estado”, disse o governador Flávio Dino na solenidade de formatura dos 433 primeiros novos policiais militares do Maranhão da turma de 2015.

Em janeiro de 2016, o Maranhão terá 1.500 novos policiais militares e civis em todo o estado. Nesta sexta-feira (18) aconteceu a solenidade de formatura da primeira turma de soldados de 2015, até o final do ano serão formados novos militares que atuarão na capital e no interior do estado.

“Fomos transformados no melhor de nós e estamos prontos, dispostos a dar o melhor para o nosso estado. Lutamos desde o início, passamos por obstáculos e vencemos barreiras. Nós, antes, esquecidos excedentes, fomos escolhidos para cumprir essa nobre missão”, disse Nathana Kalina, disse uma das formandas de 2015.

Na estrutura curricular, os formandos tiveram aulas teóricas e práticas com conteúdos relativos ao exercício da atividade policial e direcionados a uma filosofia voltada ao respeito à vida e à integridade física.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Geral

Pajero da militar pega fogo

A guarnição composta pelo sargento Malheiros, cabos Azevedo e Pilar se deslocava na viatura Parejo, placa NND 0323 (a que estava sendo empregada em Bacabeira) para atender uma ocorrência na Rua Benedito Leite, próximo à Colonia de Pescadores quando a guarnição chegava próximo ao local solicitado, a viatura começou a fumaçar abaixo da direção.

As portas travaram e começou a pegar fogo queimando o coturno do sargento que dirigia no momento. Os policiais conseguiram sair da viatura pela janela, sendo que o cabo Azevedo lesionou a cabeça.

O fogo se alastrou rapidamente queimando totalmente os materiais (dois ht’s, um carregador de carabina com 25 munições cal.5,56, o bornal contendo cinco granadas. Outra guarnição utilizando um palio se deslocou para apoiar, mas o extintor estava vazio, impossibilitando apagar o fogo. Houve perda total da viatura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Policial é atacado com golpes de facão

O sargento J Carlos e o soldado Miranda atenderam uma solicitação do Ministério Público de recolher um cidadão que estava muito violento no povoado Vila dos Cachos.

Ao chegar no local o indivíduo estava com dois facões e quando o sargento tentou desarma-lo com um pau ele desferiu um golpe de facão. Ele foi levado para Santa Helena.

O sargento foi levado ao hospital com lesão grave. Os tendões cotados e ele perdeu muito sangue, mas já está estabilizado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Esportes

Promotor de Justiça xinga e agride PM durante confusão no Castelão

Do Imirante

Xingamentos e agressões viraram caso de polícia. Os envolvidos: um promotor de Justiça do Pará e uma policial militar do Maranhão. Este foi o resultado de uma confusão ocorrida no último sábado (24) durante a partida entre Sampaio Corrêa e Paysandu pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O incidente foi motivo para que a
Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem) e Polícia Militar (PM-MA) emitissem notas de esclarecimento. Confira as notas da Ampem e da PM-MA na íntegra.

Mas o que exatamente houve no Estádio Castelão no sábado? De acordo com a PM, policiais militares foram acionados a intervir na torcida do Paysandu quando alguns torcedores começaram a realizar ofensas verbais e a arremessar objetos. No entanto, a participação policial teria resultado em mais bate-boca. A confusão ficou mais séria quando o promotor de Justiça Nilton Gurjão das Chagas, membro do Ministério Público do Estado do Pará, “utilizou palavras de calão ofensivas à integridade moral” de uma policial militar.

Em nota, a PM garante que, após xingar a policial, o promotor foi além. Nilton Gurjão das Chagas teria agredido a PM no rosto. A agressão foi constatada em Exame de Corpo de Delito realizado pelo Instituto Médico Legal (IML).
No entanto, a Ampem divulgou nota onde não confirma qualquer tipo de agressão à policial. Na verdade, o órgão se solidariza com o promotor de Justiça afirmando que houve uso de força excessiva por parte dos policiais no incidente. Segundo a nota, teria sido o promotor paraense a vítima no caso, uma vez que ele teve até um ferimento na cabeça.

“Os policiais, que deveriam estar ali para garantir a segurança de todos e assegurar a ordem pública, adentraram na área reservada para a torcida do time paraense e passaram a agir com extrema violência e de forma indistinta contra aqueles torcedores, ocasião na qual também foi agredido fortemente com cassetete o Promotor de Justiça, sobre o qual resultaram lesões nos braços e um ferimento na cabeça”, diz nota divulgada pela Ampem.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Em Zé Doca, homem mata porco da vizinha e é preso

Um fato chamou atenção no Povoado Nova Conquista, município de Zé Doca Ma. No sábado dia 17, a Polícia Militar foi acionada por Simone da Conceição dos Anjos, residente na Rua Boa Esperança, que denunciou o indivíduo conhecido por Maguila, de ter matado um porco dela no quintal, com um tiro de arma de fogo, não sabendo a mesma especificar que arma de fogo era.

Os Pms foram até a residência do acusado no intuito de tomar as providências. Chegando na casa do acusado o mesmo não estava pois já havia jogado o porco fora e chegou a ser localizada nas proximidades.

Maguila confessou que matou o porco com uma espingarda cartucheira calibre 28.

Na ocasião, ele disse que não entregaria a arma e nem se entregaria a guarnição de serviço. Onde, o mesmo desceu da moto puxou um canivete da cintura e foi de encontro a guarnição. Foi necessário fazer um disparo como advertência, para que depois de muita conversa, Maguila se rendesse.

Foi dado voz de prisão e apreendida a arma de fogo em cima de uma palhoça no fundo do quintal de casa do acusado. Ele conduzido para Delegacia para serem tomadas as providências necessárias.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Mais de 100 são detidos em festa de facção criminosa no Maranhão

prisao2
Mais de 100 suspeitos por integrar uma facção criminosa foram detidos no início da noite desse domingo (18) pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) em São Luís (MA). Eles estavam em uma festa, em uma casa na avenida Santos Dumont, bairro do São Cristóvão.
A polícia não informou qual o motivo das prisões e se alguns dos detidos respondiam por algum crime, assim como armas ou drogas apreendidas na festa. Crianças e adolescentes também frequentavam o evento.

A PM-MA precisou usar três micro-ônibus para encaminhar todos os suspeitos para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.

Festas de facções
Em outubro de 2013, a polícia deteve 40 supostos integrantes de uma facção criminosa em uma casa de eventos no Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís. Eles participavam da festa de aniversário de uma mulher, suspeita de praticar tráfico de drogas.

No fim de 2014, a PM-MA havia feito operação semelhante na mesma região do São Cristóvão: à época, quase 100 pessoas foram detidas suspeitas de tráfico de drogas e de pertencerem a uma facção criminosa.

Já no início de 2015, pelo menos 80 pessoas foram detidas também suspeitas de integrar uma facção criminosa. A festa ocorria na região do Parque Timbiras. Do G1-MA


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

PM efetua disparo em cavalgada na cidade de Açailândia

O Policial Militar conhecido como Sd. Douglas, recém contratado e lotado na cidade de Açailândia entrou em uma confusão para reprimir, mas acabou promovendo um festival de tiros. O fato ocorreu na 18º Cavalgada do Sindicato dos Produtores Rurais (Simpra).

De acordo com o vídeo acima, o militar estava de folga e aparece efetuando dois disparos no sábado dia (08), quando participantes da cavalgada iniciaram uma briga.

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

PM vai torrar quase meio milhão com equipamentos de proteção

A Polícia Militar do Maranhão celebrou contratou no mês de agosto com a empresa Off Road SLZ Comércio e Serviços Ltda., aquisição de material de consumo.

Cel Franklin Pacheco.

Cel Franklin Pacheco.

De acordo com o contrato, a PM vai gastar de uma vez, quase meio milhão de reais. A Off Road abocanhou as cifras que refere-se a aquisição de equipamentos de proteção individual: botas, luvas, joelheiras, cotoveleiras, protetores de coluna e capacete para motociclistas da PM.

Na cláusula contratual aparece em destaque a assinatura do coronel da Polícia Militar, Franklin Pacheco Silva, com autorização do tenente/coronel Esequiel Melo presidente da CSL/PM.

Em pesquisa feita pelo Blog do Neto Ferreira, o material de consumo adquirido com a empresa contratada e regida pelo empresário Márcio Ribeiro de Jesus Sousa, estariam com valores acima do oferecido por outras empresas que atuam no mesmo ramo.

Outro caso que chamou atenção dos órgãos fiscalizadores foi o volume firmado no mês de abril entre PM e a empresa Expernet Telemática Ltda., que arrematou R$ 12, 2 milhões para prestar serviços em manutenção de sistema de videomonitoramento em São Luís.

Publicação feita no dia 21 de agosto.

Publicação feita no dia 21 de agosto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Receptador de automóvel em Açailândia é preso

Militares da 5º Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Açailândia, recuperaram um veículo roubado nesta terça-feira (11). Na ação, o condutor do automóvel Sonata, Claudean Cruz da Silva, 33 anos, foi detido durante em uma barreira policial montada na avenida principal da Vila Ildemar, naquele município.

Segundo informações policiais, o suspeito não obedeceu à ordem policial e ultrapassou o bloqueio. Nesse momento, os militares deram início à perseguição ao suspeito. Claudean abandonou o carro em uma estrada da cidade e empreendeu fuga por um matagal, mas foi capturado pela polícia e encaminhado para a 9a Delegacia Regional em Açailândia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Baralho, dominós e globo para pingo são apreendidos em Bacabal

Policiais Militares do 15º Batalhão de Bacabal, apreenderam na manhã de hoje (06) no Terminal Rodoviário, vários jogos de baralho, dominós, globos para bingo, cartões de benefícios sociais e outros objetos em casas de jogos de azar no Centro de Bacabal.

Foram conduzidos ao Distrito Policial Sandro Moreth do Nscimento Silva, 45 anos, Madre Rosa; Martinho Cardoso CutrimM, e Luis Henrique Cantanhede, 50 anos, ambos da cidade de Bacabal.

Além dos objetos acima citados ainda foram encontrados em poder dos mesmos vários cartões de benefícios como bolsa-escola, bolsa-família e auxílio ao idoso; documentos pessoais; 03 aparelhos celulares; chaves; 02 carteiras portas-cédula e R$ 494,00 (quatrocentos e noventa e quatro) reais em espécie. Todo o material como os proprietários dessas casas de jogos foram apresentados no 1º Distrito Policial para as medidas que o caso requer.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.