Maranhão

Cerca elétrica é recolocada em presídio

A cerca elétrica que protege o muro do Centro de Detenção Provisória (CDP) no Complexo de Pedrinhas foi recolocada.

Nesta sexta-feira (17)o G1 voltou ao local para verificar a situação (Foto: João Ricardo/G1)

Nesta sexta-feira (17)o G1 voltou ao local para verificar a situação (Foto: João Ricardo/G1)

O trecho estava sem segurança desde o ano passado quando um caminhão com bandidos derrubou parte do muro do Complexo e fugiu levando vários presos. No último dia 5, quatro presos fugiram pelo mesmo local com a ajuda de um grupo armado.

O secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, havia informado no dia 10 que os reparos seriam realizados imediatamente. Na ocasião, ele também informou que o Complexo entrará em reforma até o fim do ano e que o governo estuda a hipótese de colocar os próprios detentos para trabalhar na reforma.

Na madrugada do dia 5 de Abril, oito bandidos atiraram com fuzis nas guaritas de segurança do CDP de Pedrinhas. Eles colocaram uma escada no muro e usaram uma corda para ajudar na fuga de quatro detentos. Estes por sua vez, já haviam serrado as grades de suas celas e aguardavam a ação de seus comparsas no pátio do Complexo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), o sucesso do resgate foi uma falha na intervenção policial no momento da operação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Detento faz filmagem dentro da Penitenciária de Pedrinhas

O blog teve acesso a um vídeo inusitado filmado por um preso diretamente da cela de um dos presídios da capital de São Luís.

As imagens mostram o presidiário “denunciando” dado momento que, segundo ele, se trata de uma safadeza por parte dos carcereiros ao demorarem em recolher algumas sacolas que molhavam na chuva. As mercadorias pertenciam aos presos.

A demora em tirar o material que estragava na chuva provoca a revolta dos encarcerados que, de trás das celas, passam a xingar e gritar com os funcionários. No registro também aparece muito lixo espalhado pelo pátio.

O vídeo retrata bem a facilidade dos presos em possuir, mesmo dentro do xadrez, aparelhos de celular. As tradicionais vistorias nunca serão suficientes para resolver este problema que virou uma realidade cada vez mais crescente nas penitenciárias.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Preso um dos suspeitos de roubar caçamba que derrubou muro de Pedrinhas

Ele foi identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos.

image

Foi preso na madrugada desta quinta-feira (11), em São José de Ribamar, um suspeitos de roubar caminhão caçamba para derrubar muro dos fundos do Centro de Detenção Provisória (CDP). Ele foi identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos.

Os outros três conseguiram fugir e continuam foragidos. O veículo já foi apreendido.

Ontem (10), quatro bandidos armados tomaram uma caçamba de um motorista na Cidade Operário. Ele, ainda, foi obrigado a dirigir o carro. A esposa do condutor do veículo registrou o boletim de ocorrência. (Do Imirante).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Confronto e morte na Penitenciária de Pedrinhas

Sejap confirma três mortes após confronto entre facções rivais. Um dos mortos teria sido decapitado, segundo a polícia.

A Delegacia de Homicídios abriu inquérito para investigar a ocorrência de um motim de presos, na manhã desta terça-feira (1º), na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. No momento, a situação no presídio está controlada, o que ocorreu com apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar.

De acordo com as primeiras informações, três detentos foram mortos por outros presos. Dois foram feridos e transferidos para hospital de São Luís. Os nomes dos mortos e dos envolvidos no motim ainda não foram divulgados.

O tumulto teria sido iniciado após um procedimento de transferência de grupo de detentos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil para a unidade de Pedrinhas. A transferência foi feita em cumprimento à determinação da 2ª Vara de Execução Penal (VEP).

Policiais estão no local para tentar controlar o tumulto entre os presos. (Foto: Biaman Prado/O Estado)

Policiais estão no local para tentar controlar o tumulto entre os presos. (Foto: Biaman Prado/O Estado)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.