Política

Prefeito Luis Fernando prestigia posse de Pedro Lucas na Agência Metropolitana

Foto 1 - Luis Fernando com Pedro Lucas

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), prestigiou a posse do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) para a Presidência da Agência Executiva Metropolitana. A solenidade aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, na tarde desta quinta-feira, dia 02. Também foi empossado para a Secretaria de Estado de Relacionamentos Institucionais o Pastor Luiz Carlos Porto.

Para o prefeito Luis Fernando, a posse de Pedro Lucas é mais um passo institucional importante para a efetivação da Gestão Metropolitana. “O governador Flávio Dino coloca à disposição da população da região uma estrutura orgânica comandada por um grande político e um técnico de alta categoria, que conhece os problemas da Ilha de São Luís e da região como um todo. Com certeza ele fará um grande trabalho pela região”, declarou.

Na mesma linha, o governador Flávio Dino também elogiou os atributos do vereador Pedro Lucas, agora presidente da Agência Executiva Metropolitana. “[Ele] tem alguns atrativos que me levaram a formular esse convite. O Pedro supera a dicotomia falsa entre político e o técnico. Está aqui o Luis Fernando, prefeito de São José de Ribamar, um dos homens públicos mais experientes que temos aqui presente, que sabe que é impossível governar bem apenas tecnicamente”, ressaltou o governador.

Metropolização – A política de metropolização, já implementada pelo Governo do Estado com os quatro municípios que compõe a Grande Ilha de São Luís, será expandida para todos os 13 municípios que compõe a região.

Outro passo importante para o processo de implementação do projeto será a criação do Colegiado Metropolitano, gerando grandes expectativas entre as administrações municipais envolvidas, como São José de Ribamar.

“A expectativa é a melhor possível, o entusiasmo, o otimismo, porque esse é o passo institucional mais importante para a efetivação da gestão metropolitana”, disse o prefeito Luis Fernando, um dos primeiros gestores do Maranhão a defender a ideia ainda em 2004, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito ribamarense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Pedro Lucas assume Agência Metropolitana

PedroLucas

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) será o presidente da Agência Metropolitana e assume o novo posto no Governo do Estado do Maranhão.

A confirmação foi feita pelo governador Flávio Dino no twitter.

A posse dos dois novos dirigentes será na quinta‐feira (2), às 15h, no Palácio La Rocque. Pedro Lucas será o titular da fusão da Agência de Serviços Públicos (Arsema) com a Agência de Mobilidade Urbana (MOB), que resultará na instalação da Agência Metropolitana.

A agência será composta pelo Colegiado Metropolitano, com caráter executivo e deliberativo; Conferência e pelo Conselho Participativo Metropolitanos, que terão caráter consultivo e deliberativo; pela Agência Executiva Metropolitana, que terá especificações consultivas e de apoio técnico e operacional ao Colegiado e ao Conselho Metropolitano; e pelo Fundo de Desenvolvimento Metropolitano.

Além disso, Flávio Dino confirmou o ex‐vice governador e ex‐vice prefeito de Imperatriz, Pastor Porto, como novo Secretário de Relações Institucionais do Maranhão.

As novas pastas fazem parte da reforma administrativa que visa dar maior eficácia e economia de gastos para o Governo do Estado, e que conta ainda com a fusão da Secretaria de Minas e Energia à Secretária de Indústria e Comércio, além da fusão do Viva com o Procon.

Do Imparcial


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Vereador Pedro Lucas destaca redução no valor das tarifas de ônibus

Pedro Lucas, vereador de São Luís.

Pedro Lucas, vereador de São Luís.

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) destacou a redução no valor das tarifas de ônibus a ser praticada nesta segunda-feira (6), em São Luís. As tarifas serão reduzidas em R$ 0,20. Para o vereador, que sugeriu a redução do ICMS para a prática dos novos valores, esta é uma decisão que mostra maturidade e integração política.

“Foi com alegria que recebi a notícia da redução nas tarifas com base em nossa proposta. Entendemos que política se faz dessa forma, com maturidade visando integrar o parlamento, Prefeitura e Governo do Estado em benefício de todos”, afirmou o vereador Pedro Lucas Fernandes.

Atendendo ao pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o governador Flávio Dino reduziu o ICMS do combustível de 7 porcento para 2 porcento. Inicialmente, o vereador Pedro Lucas Fernandes sugeriu essa redução além de outros insumos que acarretam a tarifa dos ônibus. No Maranhão, já existia uma portaria e um decreto publicados que previam a desoneração das empresas de transporte público, para facilitar a negociação no preço das tarifas.

“Vimos que menos da metade das empresas que já operam no sistema de transporte público são beneficiadas com essa desoneração. Por isso, defendemos a flexibilização da portaria, para que os valores fossem revistos”, explicou o vereador.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Criação da CPI do Bom Peixe é publicada no Diário Oficial

O Diário Oficial do Município, edição da última sexta-feira (19 de abril), trás publicada a resolução 004/2013 que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar “vícios e irregularidades” no programa “Bom Peixe”. A primeira reunião será realizada nesta quarta-feira (24), após a Ordem do Dia, para definir um cronograma de trabalho.

A CPI terá como presidente o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB). Os vereadores Francisco Chaguinhas (PRP), Rose Sales (PCdoB), Marquinhos (PRB) e Chico Carvalho (PPS) são membros titulares.

Trecho do Diario Oficial


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.