Poder

Júnior Verde defende produção na VII Reunião do Parlamento Amazônico

IMG_3164
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) foi um dos destaques no primeiro dia da VII Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, iniciada nesta quinta (19) em Belém, Pará. O parlamentar defendeu parcerias que garantam desenvolvimento da produção aliado à sustentabilidade.

Durante seu pronunciamento, Júnior ressaltou a necessidade de interação entre as instituições financeiras, governos e órgãos de assistência técnica. “Precisamos incentivar termos de cooperação técnica com universidades para o desenvolvimento do setor produtivo dos estados amazônicos. São regiões com imenso potencial, cada uma com sua particularidade, aptas a crescer. Mas o crescimento deve ser acompanhado de responsabilidade social e ambiental”, explicou.

O parlamentar aproveitou a participação do presidente do Banco da Amazônia (BASA), Marivaldo Gonçalves, e da coordenadora da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Marta Dopazo, para apresentar projetos que proporcionam maior interação entre os órgãos, no sentido de ampliar os projetos exitosos e ainda, renegociar as dívidas dos municípios nas aplicações das linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

O Parlamento Amazônico é uma entidade formada por nove Estados que compõem a Amazônia Legal. Dela, fazem parte os sete Estados da Região Norte, além do Maranhão e do Mato Grosso. O objetivo é deliberar sobre políticas públicas para a macro-região.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Parlamento Amazônico reforça apoio ao Projeto do deputado Wellington

O Parlamento Amazônico aprovou requerimento, na última quinta-feira (22), reforçando o apoio ao Projeto de Lei que cria a Zona Franca de São Luís, de autoria do deputado federal Sarney Filho (PV).

O requerimento N°005/2015 foi um dos encaminhamentos da III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico/2015, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão, e foi assinado pelo presidente do Parlamento, deputado Sinésio Campos (PT); pelo Secretário de Direitos Humanos do Parlamento, deputado Wellington do Curso (PPS) e por demais deputados que integram o Parlamento Amazônico.

No requerimento, o Parlamento Amazônico manifesta apoio ao Projeto de Lei 1139/2015, do deputado federal Sarney Filho (PV), solicitando a aprovação do referido Projeto que tramita na Câmara dos Deputados. Tal projeto de lei é resultado da indicação N°46/2015, de autoria do deputado Wellington do Curso (PPS), que apresentou a proposição no dia 11 de fevereiro de 2015, solicitando que a Câmara elaborasse um projeto para implantação da Zona Franca de São Luís, já que a competência não pertencia ao Legislativo estadual.

Ao destacar o requerimento N°005/2015, Wellington enfatizou a relevância do projeto, bem como a implantação da Zona Franca de São Luís, além de enfatizar a posição do Parlamento Amazônico.

“Logo nos meses iniciais do mandato, destacamos as consequências positivas que a implantação da Zona Franca em São Luís ocasionaria. No entanto, por não ser competência estadual, apresentamos, no dia 11 de fevereiro, proposição que solicitava que a Bancada Federal apresentasse um projeto de implantação da Zona Franca de São Luís. Indo ao encontro de tal solicitação, o deputado Sarney Filho apresentou o Projeto de Lei 1139/2015 e o Parlamento Amazônico, por compreender a importância da implantação da Zona Franca, aprovou o requerimento manifestando o apoio ao Projeto”, frisou o parlamentar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Júnior Verde se destaca no Parlamento Amazônico

O deputado estadual Júnior Verde (PRB), Coordenador da Juventude do Parlamento Amazônico, destacou em seu pronunciamento nesta quinta (22) a importância de investimentos em energias renováveis durante a III Reunião Colegiada da entidade, realizada durante todo o dia na Assembleia Legislativa. O Parlamento reúne os nove estados da Amazônia Legal, e conta com 16 deputados visitantes participando da programação.

O parlamentar discursou durante a abertura do evento, que começou a 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa. O objetivo do encontro é buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia. “Temos muitos problemas em comum e estamos unidos em busca de soluções. Será um dia de importantes discussões, como os investimentos em energia limpa. Tenho um projeto de energia solar, e acredito que seja o caminho para aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou Júnior Verde.

O presidente do Parlamento, deputado estadual Sinésio Campos (AM), presidiu os trabalhos e foi o primeiro palestrante do dia, destacando a necessidade da unidade política da Entidade. “Mais de 20 milhões pessoas vivem nessa região, que não vem recebendo a devida atenção do Governo Federal. Estamos juntos e aprofundaremos cada vez mais essas discussões, em busca de respostas efetivas que garantam o desenvolvimento dos nossos Estados”, destacou Sinésio.

Além de Verde, mais três deputados estaduais do Maranhão fazem parte do Parlamento Amazônico. O deputado Hemetério Weba (PV) é o Segundo Vice-Presidente e o deputado Wellington do Curso (PPS), o Coordenador de Direitos Humanos. Os nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira são Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Júnior Verde solicita projetos para o Maranhão no Parlamento Amazônico

O coordenador da Juventude do Parlamento Amazônico, deputado Júnior Verde (PRB-MA), cumpre agenda desde ontem (02) na primeira Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico, em Manaus (AM), onde está sendo definida a pauta da primeira assembleia do grupo, a ser realizada no dia 26 de agosto, em Boa Vista (RR). O parlamentar representa o Maranhão com o deputado estadual Wellington do Curso, que é coordenador de Direitos Humanos do Parlamento. O Maranhão sediará o 3º Seminário da Instituição, na Assembleia Legislativa, no dia 22 de outubro.

Representantes no Parlamento Amazônico em Manaus (AM)

Representantes no Parlamento Amazônico em Manaus (AM)

No primeiro dia de atividades, os integrantes definiram o calendário para o exercício 2015/2016 e os temas a serem debatidos no Seminário que será realizado em Roraima. Também foram definidos os coordenadores das nove sedes das Assembleias Legislativas e apresentadas as prestações de contas da Entidade.

“Como coordenadores e membros desta importante Instituição, nos empenhamos para representar bem nosso Estado de modo a trazer efetivamente, através das deliberações do Parlamento, benefícios para nossa juventude e para nosso povo”, ressaltou Júnior Verde.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo é buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Participam do encontro o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD/AM); o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Sinésio Campos (PT/AM), deputados estaduais Cel Chagas (PRTB/RR), Antônio Furlan (PTB/AP), Olynto Neto (PSDB/TO), Jory Oeira (PRB/AP), Edna Auzier (PROS/AP), Heitor Junior (PDT/AC), Aurelina Medeiros (PSDB/RR), Lenir Rodrigues (PPS/RR), Gabriel Figueira (PRB/RR), além de membros da mesa diretora e conselho fiscal do Parlamento Amazônico.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Em Manaus, Deputado Wellington participa de 1ª reunião do Parlamento Amazônico

Deputado Wellington participa da 1ª Reunião do Parlamento Amazônico, em Manaus

Deputado Wellington participa da 1ª Reunião do Parlamento Amazônico, em Manaus

 

Com o objetivo de discutir o calendário de atividades para o biênio 2015/2016, além de discorrer sobre a exploração mineral e demarcação em terras indígenas e políticas públicas para o desenvolvimento da região Amazônica, o Secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, deputado Wellington do Curso (PPS-MA), participa hoje (3), da primeira Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico, em Manaus (AM).

O evento está acontecendo na Assembleia Legislativa do Amazonas, aonde será definida a pauta da primeira assembleia do grupo. Para o deputado esta é a oportunidade de colocar o Maranhão  no centro das discussões de preservação e conservação da Amazônia maranhense, além de desenvolver políticas públicas voltadas para nossa área de abrangência.

Também estão participando do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD/AM); o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Sinésio Campos (PT/AM), deputados estaduais Cel Chagas (PRTB/RR), Antônio Furlan (PTB/AP), Olynto Neto (PSDB/TO), Jory Oeira (PRB/AP), Edna Auzier (PROS/AP), Heitor Junior (PDT/AC), Aurelina Medeiros (PSDB/RR), Lenir Rodrigues (PPS/RR), Junior Verde (PRB/MA), Gabriel Figueira (PRB/RR), além de membros da mesa diretora e conselho fiscal do Parlamento Amazônico.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Durante a realização do evento, ficou definido, após solicitação do deputado Wellington, que o Maranhão sediará o 3º Seminário do Parlamento Amazônico, a ser realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão, no dia 22 de outubro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Júnior Verde é eleito coordenador do Parlamento Amazônico e conselheiro da Astral

Deputado Júnior Verde.

Deputado Júnior Verde.

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) foi eleito esta semana coodenador da Juventude do Parlamento Amazônico, entidade que congrega parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal. A escolha dos novos membros foi realizada durante a XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que reuniu deputados e diretores do Legislativo de todo o país de quarta a sexta, em Vitória, no Espírito Santo. Na oportunidade, o parlamentar também foi escolhido conselheiro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL).

Além de Verde, mais três deputados estaduais do Maranhão farão parte do Parlamento Amazônico. O deputado Hemetério Weba (PV) será o Segundo Vice-Presidente e o deputado Wellington do Curso (PPS), o Coordenador de Direitos Humanos. Os nove Estados que compõem a Amazônia Legal fazem parte da Bacia Amazônica. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Estado do Maranhão.

Astral – A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) também realizou programação simultânea na XIX Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Na ocasião, parlamentares com representatividade no cenário nacional foram escolhidos para compor os quadros da entidade. Os deputados Júnior Verde e Paulo Neto (PSDC) serão conselheiros politicos, e o deputado federal Cléber Verde (PRB), que é Secretário de Comunicação da Câmara Federal, será o novo presidente.

“Muito me orgulha ver o Maranhão em posição de destaque no cenário nacional. São atribuições que demandam novas e importantes resposabilidades, que assumiremos com compromisso e seriedade”, destacou Júnior Verde.

O tema da XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais deste ano foi “Mudanças Globais e os Novos Rumos”. O encontro anual é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e permitiu a troca de experiências e o debate entre parlamentares de todos os estados e do Distrito Federal. Foram discutidas a aprovação do Pacto Federativo, infraestrutura e logística de portos, aeroportos e estradas brasileiras, além do atual cenário econômico do país.

Palestrantes como Ministros da República, Ministros do Supremo Tribunal Federal, deputados federais, ex-governadores levaram suas contribuições ao encontro, que encerrou na última sexta (12).

Representando o Legislativo maranhense, participaram os deputados Júnior Verde(PRB), Paulo Neto (PSDC), César Pires (DEM), Levi Pontes (SD), Rigo Teles(PV), Edilázio Júnior(PV), Wellington do Curso(PPS), Hemetério Weba(PV) e Rafael Leitoa (PDT).

Também participaram da programação o Diretor-Geral, Carlos Alberto Martins, e os Diretores de Comunicação da Casa, Carlos Alberto Oliveira, e de Recursos Humanos, Carlos Eduardo Ribeiro, além da Chefe de Cerimonial, Aristéia Machado, e do Diretor da Mesa, Bráulio Martins.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.