Crime

Autoria do assassinato do ex-prefeito Nenzim ainda é desconhecida

A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do assassinato do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como “Nenzim”, o qual foi morto a tiros no início da manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Barra do Corda.

Segundo informações do delegado Dicival Gonçalves, superintendente de Polícia Civil do Interior, o crime aconteceu por volta das 6h30, quando o ex-prefeito estava com o seu lho, Mariano Júnior, dentro de um carro, na parte do carona. “Nenzim” foi alvejado com dois tiros na nuca.

Assim como a autoria, as motivações do crime ainda são desconhecidas. Ainda de acordo com o delegado Dicival Gonçalves, após tomar conhecimento do fato, a Superintendência de Polícia Civil do Interior enviou equipes de investigadores para Barra do Corda, para ajudar nas investigações. A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa também enviou uma equipe, além disso, o secretário de Segurança Pública, o delegado Jefferson Portela,
viajou ao local para dar apoio.

“Todos os esforços estão sendo realizados no intuito de esclarecer esse crime. Estamos investigando a motivação, mas não há, ainda, informações nesse sentindo. Esse foi um crime que abalou a região de Barra do Corda e nós estamos trabalhando para identificar e prender os autores”, declarou o delegado.

Do Imirante


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ex-prefeito de Barra do Corda declara apoio a Roseana Sarney

Um dos maiores líderes políticos da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, esteve reunido na terça-feira (17), com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Na ocasião, que também se fazia presente o ex-candidato a prefeito de Barra do Corda, Júnior do Nenzim, Roseana ouviu de ambos que ter apoio total da família nas eleições do próximo ano para o governo.

A ex-governadora agradeceu a parceria e disse: “eu sempre fui muito bem tratada pelo povo de Barra do Corda, sempre tive maioria esmagadora de votos naquela cidade, agradeço ao Nenzin e ao Júnior todo o carinho e apoio, como também a todo o povo dessa cidade que tanto amo”.

Nenzim já foi prefeito de Barra do Corda por dois mandatos e é pai do deputado estadual Rigo Teles (PV).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Reviravolta em Barra do Corda: aliado de Eric Costa pode ser preso a qualquer momento

Aldo Andrade foi assassinado após comício.

Aldo Andrade foi assassinado após comício.

Ao contrário do que foi amplamente divulgado, a família Teles não tem nenhuma participação no assassinato do vereador Aldo Andrade (PSDC) – executado com dois tiros.

Conforme informações enviadas ao blog por fontes fidedignas da polícia, o vereador teria sido assassinado por um aliado de campanha do candidato a prefeito Eric Costa.

Raimundo da Rodoviária é o principal suspeito do assassinato. Ele teve uma discussão na noite anterior do crime do vereador.

Um dos pistoleiros encontra-se hospitalizado numa cidade próxima a Barra do Corda, e já teria confessado o nome do autor.

O assassinato do vereador Aldo Andrade vai atingir em cheio a campanha de Eric Costa, que não tem nada haver com o crime, mas que pode ter sido encomendado por um aliado seu, na tentativa de incriminar a família Teles.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim é novamente empossado prefeito de Barra do Corda

Nenzim na porta da Câmara dos Vereadores (foto: barradocordanoticia)

Nenzim na porta da Câmara dos Vereadores (foto: barradocordanoticia)

A Câmara Municipal de Barra do Corda, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (22), empossou pela segunda vez o Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), como prefeito da cidade.

Após idas e vindas, esta é a terceira vez que o Nenzim assume a prefeitura local. Com as sucessivas decisões judiciais, o gestor tem se revezado na administração do município com o vice-prefeito Aristides Milhomem (PSD).

Manoel Mariado de Sousa foi reconduzido ao cargo após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que deferiu no final da tarde de ontem (21), liminar suspendendo a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) que determinou, na terça-feira (19), o afastamento imediato do prefeito de Barra do Corda (reveja).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Candidato à sucessão de Nenzim só agrada a Pedro Teles

Pedro Teles será agraciado com a Secretaria de Finanças.

Pedro Teles será agraciado com a Secretaria de Finanças.

Engana-se quem pensa que a candidatura do vereador Carlito Santos á sucessão do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), seria bem recebida pelos cabos eleitorais, lideranças e vereadores da base aliada.

Na manhã deste sábado (26), o prefeito promoveu um café da manhã em especial para divulgar o nome de Carlito Santos como seu sucessor em Barra do Corda. Na ocasião, era esperada a presença do deputado estadual Rigo Teles (PV), do cabo Alderodo, do empresário Inamar Medeiras, Sandra Teles (filha do prefeito), dos sete vereadores, lideranças e correligionários. Sem sucesso!

Após o café da manhã que contou apenas com a participação de Pedro Teles e da presidente da Câmara dos Vereadores de Barra do Corda, Nilba Barbalho, foi oficialmente anunciado na porta da casa de Nenzim, no bairro da Trizidela, que será o vereador Carlito Santos quem disputará á sucessão no município. Decisão que desagradou ao grupo!

Pedro Teles, o candidato Carlito Santos e o prefeito de Barra do Corda.

Pedro Teles, o candidato Carlito Santos e o prefeito de Barra do Corda.

Carlito ao discursar, agradeceu o apoiou depositado de Pedro Teles e mais: caso consiga se eleger, “será o grande retorno de Teles á Secretaria de Finanças”, disse. Segundo fonte fidedigna, uma pessoa que acompanhava o anunciado ironizou a volta do empresário e disparou. “É realmente vai ser mesmo é a volta da Polícia Federal em Barra do Corda”.

Já o filho do candidato, andou espalhando que Teles não terá vez na gestão de seu pai. Seria isso verdade?

Uma coisa é certa, o acordão selado entre o vereador e Pedro Teles não agradou aos aliados do prefeito, que hoje ameaçam em romper caso Nenzim permaneça alimentando a inexpressiva candidatura do decano.

A decisão de Nenzim e Pedro Teles poderá acarretar sérios problemas políticos no pleito deste ano. Aguardem!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim vai anunciar amanhã vereador Carlito como seu sucessor em Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda

O prefeito da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), vai anunciar amanhã, às 08h, o nome do seu candidato à sucessão na Prefeitura da cidade.

Será durante o café da manhã promovido na residência de Nenzim, que o nome do vereador de Barra do Corda, Carlito Santos vai ser anunciado para as lideranças, cabos eleitores e vereadores da base aliada ao prefeito.

De acordo informações, a indicação do vereador para sucessão, será recebida de forma negativa pelos aliados da família Teles

O anuncio do nome de Carlitos, como candidato a sucessor para Prefeitura de Barra do Corda, é diferente do que se esperava. Até então, o nome cogitado e trabalhado por setores do grupo, seria de Antônio do Cartório.

A indicação do vereador para disputar o pleito de outubro deste ano, se deu pelo forte apoio do empresário Pedro Alberto Teles de Sousa, que terá novamente o comando da Secretaria de Finanças e de quebra, o credenciamento da clinica odontológica de suas filhas Mariana Barbalho Teles e Manoella Barbalho Teles.

Além de Pedro Teles, o empresário Inamar Medeiros, casado com Sandra Teles, ambos os proprietário da Usina Asfáltica de Barra do Corda, firmaram compromisso com o vereador Carlito Santos

Já o cabo Alderodo, permanecerá como segurança de Carlito Santos, ou então, como forma de consolo será agraciado com uma inexpressiva Secretaria.

O deputado estadual Rigo Teles (PV) também declarou apoio a candidatura do decano Carlito Santos.

O clima promete ser tenso durante o café da manhã na casa do prefeito, que fica na Avenida Governadora Roseana Sarney, no bairro da Trizidela. Aguardem!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim divulgará nome do seu sucessor em Barra do Corda no dia 26

Prefeito Nenzim vai relevar nome do candidato ainda nessa semana

Prefeito Nenzim vai relevar nome do candidato ainda nessa semana

Tem data, nome e hora a divulgação oficial do novo candidato pelo grupo do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV).

A confirmação será no sábado dia (26) deste mês, logo após o café da manhã que reunirá lideranças, correligionários e vereadores na casa do prefeito, e será apresentado cinco nomes de pré-candidatos para votação.

Na última sexta-feira (18), Pedro Alberto Teles de Sousa que foi ex-secretário de Finanças de Barra do Corda e braço direito da administração de Nenzim, promoveu um banquete em especial na sua residência e recebeu varios membros da base do prefeito. Durante o almoço, Teles não escondeu seu entusiasmo com a possível candidatura do ex-secretário do juiz da Segunda Vara, Antônio Filho, mais conhecido como Antônio do Cartório.

Ao ex-secretário de Finanças foi lhe dado a responsabilidade de coordenar a campanha do próximo sucessor de Manoel Mariano de Sousa. Mas, para isso mesmo que ele opte pela candidatura de Antônio Filho, a decisão será mesmo tomada após aceitação de todo grupo que rodeia á administração de Nenzim, em Barra do Corda.

Para alguns aliados do grupo Teles, o nome de Antônio do Cartório é bem visto apenas para contribuir durante a campanha eleitoral, pois sua possível candidatura poderá acarretar prejuízos imensuráveis na sucessão ao prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Retorno de Nenzim é comemorado na Assembleia

O deputado e filho do prefeito recém-afastado de Barrra do Corda, Rigo Teles (PV), comemorou o bastante na Assembleia Legislativa, o retorno de Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, a cargo.

A volta de Nenzim foi comemorada, também, pelo grupo político ligado a ele, que ficou na frente do prédio da Câmara Municipal de Barra do Corda para assistir a  posse.

Segundo o parlamentar, a volta de do seu pai, foi decidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, que suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), afastando o prefeito do cargo.

De acordo com ele, Nenzim volta ao comando da Prefeitura dando prosseguimento ao restante do mandato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Liminar garante retorno de prefeito de Barra do Corda ao cargo

Manoel Mariano de Sousa

Manoel Mariano de Sousa

Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), reassume a prefeitura da cidade maranhense de Barra do Corda. Liminar concedida pelo ministro Gilson Langaro Dipp, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), permite o retorno do prefeito ao cargo.

Ele estava afastado do cargo após ser condenado por crime de responsabilidade dos prefeitos previsto no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº. 201/67, que define como crime “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”. De acordo com a ação penal movida pelo Ministério Público estadual – baseada em relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) – o município de Barra do Corda pagou aluguel de casas para dois delegados de polícia e um comandante da PM no município, em administração anterior do prefeito, no ano de 1999.

O habeas-corpus foi apresentado no STJ pela defesa de Nenzim contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão tomada nos autos de uma ação penal originária na qual foi recebida a denúncia oferecida em seu desfavor pelo suposto ato ilícito.

Ao apreciar o pedido, o relator do habeas-corpus no STJ, ministro Gilson Langaro Dipp, entendeu que, seria preciso solicitar informações do motivo que levou o prefeito a ser afastado. Abaixo a decisão:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim permanece no cargo de prefeito de Barra do Corda

Nenzim ainda permanece como prefeito

Nenzim ainda permanece como prefeito

Manoel Mariano de Sousa, o “Neniz” (PV), permanece no cargo de prefeito de Barra do Corda, independente da decisão proferida pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão que o condenou, na tarde de ontem, 03, a oito anos e três meses de reclusão e o inabilitou a exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Nesta mesma sentença, caberá ainda recurso da decisão tomada por maioria dos desembargadores. Além disto, o tribunal determinou o seu imediato afastamento do cargo.

Nenzim poderá recorrer desta condenação ainda mesmo ocupando o cargo, por dois motivos. O TJ terá que analisar ainda dois embargos, resultando na sua permanência no comando de Barra do Corda.

Com isso, opositores ao prefeito que ontem estavam festejando com a decisão dos magistrados, acordaram nesta sexta-feira, 04, e perceberam que tudo não passou de um sonho.

O gestor chegou a ser condenado após os desembargadores Raimundo Nonato de Souza (revisor) e Raimundo Melo, que haviam pedido mais tempo para analisar o processo (pedido de vista), votarem pela condenação, por considerarem que Nenzim desviou verba pública.

Com isso, os dois embargos dará mais tempo ao gestor em sua defesa no Tribunal de Justiça.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.