Crime

Mulher é morta a pauladas pelo ex-marido em Miranda do Norte

Um crime bárbaro chocou os moradores do povoado Pindoval, em Miranda do Norte, na manhã de quarta-feira (31).

Segundo informações policiais, um homem identificado como José Domingos Lopes, 26 anos, assassinou a ex-mulher a pauladas na cabeça

O suspeito, segundo investigações, não aceitava o término do relacionamento. Após o crime, Zé Domingos fugiu, mas foi capturado e preso.

A vítima tinha dois filhos com o acusado que foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru-Mirim. Ele já tinha passagem pela polícia por vários crimes, inclusive por roubo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Negão assume Prefeitura de Miranda do Norte

possenegao1

O prefeito eleito de Miranda do Norte, Eduardo Belfort (PSDB), o Negão, tomou posse no início da noite de domingo (1º). A solenidade foi realizada no Clube Cressom e reuniu milhares de pessoas.

O comando da Prefeitura de Miranda foi passado por Júnior Lourenço (PSDB), que foi prefeito do município por 8 anos. Na ocasião, os vereadores também foram empossados.

“Pretendemos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido em Miranda do Norte, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Iremos investir cada vez mais em vários setores, mas com foco na educação, infraestrutura e na saúde”, ressaltou Negão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Homem morre após ser atropelado por trem em Miranda do Norte

Foto ilustrativa_acidente com trem

Foto ilustrativa_acidente com trem

Um homem não identificado morreu na madrugada de domingo (9), após ser atropelado por um trem da Vale, na estrada de ferro Carajás, em Miranda do Norte.

Segundo informações, ele esteva deitado sobre os trilhos, não se sabe sobre quais circunstâncias, se estava alcoolizado ou não. A vítima foi encaminhada para o hospital de Arari, mas não resistiu aos ferimentos.

A Vale informou que prestou assistência e que investe constantemente na conscientização das comunidades para uma segurança segura com a ferrovia.

Durante toda a manhã de ontem a via foi interditada por populares e parte da estrutura de ferro foi danificada. Os manifestantes ainda atearam fogo no local onde o homem morreu. Na manhã desta segunda-feira (10), o trecho foi liberado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Ex-prefeita de Miranda do Norte é denunciada na Justiça Federal

MPF-MA

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil por ato de improbidade administrativa em face de Áurea Maria Pereira Bomfim, ex-prefeita de Miranda do Norte (MA), por diversas irregularidades na administração do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), a ex-gestora não apresentou diversos procedimentos licitatórios completos, deixando de enviar documentos necessários para atestar a regularidade dos gastos, além da ausência de notas de empenho e notas fiscais enviadas sem data de emissão. Foram constatadas ainda outras irregularidades, como a fragmentação de despesas, o que indica fraude à obrigatoriedade da realização de processos licitatórios, inconsistências no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) das empresas fornecedoras de combustíveis e pagamentos feitos em duplicidade.

No exercício financeiro de 2005, durante o mandato de Áurea Maria Pereira Bomfim, foram repassados ao Município de Miranda do Norte/MA a quantia de R$ 4.029.560,96 (quatro milhões, vinte e nove mil, quinhentos e sessenta reais e noventa e seis centavos), referente a verbas do Fundef.

Na ação proposta, o MPF requer a condenação da ex-prefeita nas penas da Lei de Improbidade Administrativa, que incluem perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento integral dos danos causados ao erário, além da aplicação de multa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Vixe Maria! Prefeito Júnior Lourenço renega a filha e mãe pede teste de DNA

Prefeito-Júnior-Lourenço-e-a-jovem-Tarcila-Bezerra1

 

O prefeito de Miranda do Norte, Júnior Lourenço, renegou a própria filha que tem com a jovem Tarcila Bezerra. Ela era menor de idade quando engravidou.

Para o sustento da filha, Lourenço dava uma pensão alimentícia irrisória no valor de mil reais, que vez outra atrasava, e ultimamente não estava mais sendo repassada.

Inconformada com o tratamento recebido, a mãe da criança resolveu buscar a justiça para receber a pensão atrasada. Os dois compareceram hoje para sessão.

Para a surpresa de Tarcila, Júnior Lourenço simplesmente renegou a filha e afirmou não ser o pai da criança. Ela solicitou á justiça o teste de DNA.

A avó materna, Josélia Bezerra, está indignada com a atitude covarde do prefeito. Ela declarou que Lourenço sempre foi pai ausente e pouco dado à filha.

O prefeito Júnior Lourenço tem fama de mulherengo e um dos maiores frequentadores de cabarés de luxo. Anos atrás ele foi flagrado numa farra com um grupo de amigos numa casa  noturna, onde a conta teria ultrapassado a quanta de 10 mil reais. O caso foi noticiado pela imprensa e quase atrapalhou sua reeleição para prefeito.

Com informações do Blog do Marcelo Vieira.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gestão de Júnior Lourenço deve passar por auditoria federal

Júnior Lourenço, prefeito de Miranda do Norte-MA

Júnior Lourenço, prefeito de Miranda do Norte-MA

O promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, titular da Comarca de Vargem Grande e respondendo pela 1ª Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim, encaminhou ofícios a diversos órgãos federais nos quais requer a designação de auditorias sobre os recursos transferidos aos municípios de Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Miranda do Norte e Presidente Vargas.

Ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi solicitada auditoria sobre os recursos transferidos por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) desde 1° de janeiro de 2009. De acordo com o promotor, as denúncias de irregularidades na gestão dos recursos são constantes e englobam problemas como o desvio de recursos, falta de reajuste nos salários dos professores, servidores ilegais recebendo vencimentos indevidos e conselhos do Fundeb desativados.

Ainda no âmbito da educação, ofícios foram enviados também ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas. São solicitadas auditorias desde janeiro de 2009 sobre todos os programas e projetos desenvolvidos como parte da Política Nacional de Educação e os convênios executados nos municípios. A averiguação é necessária diante das constantes denúncias de irregularidades na execução dos programas e convênios e desvios de recursos, que levam à precariedade ou mesmo a falta de atendimento à população.

O rol de serviços para os quais o Ministério Público requer auditorias no âmbito da saúde é amplo. Os ofícios encaminhados ao diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Paulo Ernesto, solicitam a designação de auditoria em todos os programas e projetos desenvolvidos no âmbito da Política Nacional de Saúde, como o Programa Estratégias de Saúde da Família, os relativos a serviços odontológicos, atenção básica, oftalmológicos, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, entre outros. Mais uma vez, entre as irregularidades denunciadas ao MPMA estão o desvio de recursos e irregularidades na execução que levam a precariedade no atendimento.

Também foram enviados ofícios à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Foram solicitadas auditorias nos Fundos Municipais de Assistência Social e em todos os programas e projetos desenvolvidos como parte da Política Nacional de Assitência Social, como o Bolsa Família. Mais uma vez, Benedito Nascimento Neto aponta as constantes denúncias de irregularidades na execução da política de assistência social. Novamente, foram solicitadas  auditorias de 1° de janeiro de 2009 aos dias atuais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Cadeias de Pedreiras e Trizidela do Vale são interditadas

A pedido do Ministério Público, a Justiça de Pedreiras deferiu liminar em Ação Civil Pública, nesta segunda-feira, 28, para determinar a interdição total das cadeias públicas dos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale.

A decisão do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras,  prevê ainda que o Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária, transfira os presos das delegacias interditadas, no prazo de 72 horas, a contar da notificação, para outros estabelecimentos prisionais da região que ofereçam melhores condições de higiene e segurança.

cadeia interditada em Miranda do Norte

cadeia interditada em Miranda do Norte

No ato, o juiz adverte que a transferência não poderá ser feita para o Centro de Detenção de Pedreiras, já interditado pela 2ª Vara da comarca. Marco Adriano Ramos Fonseca determinou também que o Estado apresente nos autos, no prazo de 30 dias, projeto e cronograma de reforma das delegacias de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Em caso de atraso no cumprimento da ordem judicial ou de descumprimento injustificado,, total ou parcial, o Estado terá que pagar multa diária no valor de R$ 10 mil

A promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa, autora da ação, justificou o seu pedido devido às péssimas condições de salubridade das cadeias públicas de Pedreiras e Trizidela do Vale, além da superlotação de presos, situação que confronta a Lei de Execuções Penais e a legislação sanitária vigente.

A Ação Civil Pública tomou como base apuração realizada pela Vigilância Sanitária das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.

 

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Agora a oposição morre! Júnior Lourenço lidera pesquisa em Miranda do Norte

Blog do Luís Pablo

Prefeito Júnior Lourenço

Prefeito Júnior Lourenço

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião Pública Brasileira confirma a vitória de Júnior Lourenço, candidato a reeleição em Miranda do Norte.

Em todos os cenários, o prefeito de Miranda do Norte confirma seu favoritismo com ampla vantagem dos adversários.

Nos dados da pesquisa, Júnior Lourenço aparece com 55,7% contra 24,1% de Antonio da Prestação, na estimulada.

Na espontânea, um segundo cenário, a vantagem de Lourenço é bem maior, ele chega a 57,8% das intenções de votos contra apenas 24% de Antonio da Prestação.

O resultado desta última pesquisa realizada no município, só confirma o favoritismo de Júnior Lourenço em Miranda do Norte.

A pesquisa ouviu 379 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 00474/2012.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Lourenço abandona Miranda do Norte

O prefeito de Miranda do Norte, Júnior Lourenço (PTB), foi agraciado pelo Ministério do Turismo com um convenio para pavimentação asfáltica no valor de mais de R$ 8 milhões, o segundo maior convênio destinado ao Maranhão, perdendo apenas para a Via expressa.

Caos nas ruas de Miranda do Norte

Caos nas ruas de Miranda do Norte

Até o presente momento nada foi realizada, as vias de Miranda do Norte estão intrafegáveis, buracos tomam conta das ruas como se observa na foto.

Porém, a estratégia de Lourenço foi tentar passar a população que a pavimentação asfáltica não tinha sido realizada devido às fortes chuvas. Mentira!

A gestão de Júnior Lourenço é duramente criticada por moradores por quase não comparecer a cidade, só é visto em periodos festivos.

Há indícios de malversação de recursos, onde aponta o prefeito como um dos principais alvos da investigação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O blog constatou que a verba destinada ao município, não foi utilizada para a pavimentação asfáltica como mostra abaixo o objetivo do convenio:

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.