Política

Prefeito reeleito de São Mateus é diplomado

s

Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito e o vice reeleitos de São Mateus do Maranhão, Miltinho Aragão e Vice Rezende, respectivamente, foram diplomados pela Justiça Eleitoral. Na ocasião, 13 vereadores e suplentes também receberam os seus diplomas. A cerimônia foi realizada às 08h no Salão do Júri.

Conforme explicou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Em São Mateus, Miltinho Aragão foi reeleito com uma votação de 10.691 votos válidos contra 9.316 do segundo colocado Rovélio Pessoa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Miltinho Aragão será diplomado nesta terça-feira

A diplomação do prefeito Miltinho Aragão (PSB) e vice-prefeito Ivo Rezende (PCdoB), em São Mateus do Maranhão, ocorrerá no Fórum – Salão do Júri no dia 13 de dezembro de 2016, tendo sido aprovado a prestação de contas da “Coligação para São Mateus Consolidar e Avançar”, conforme sentença abaixo.

thumbnail_img-20161212-wa0023

Contudo, vale destacar que nesta semana que antecede a diplomação São Mateus demonstra deus avanças no que diz respeito à transparência, sendo um dos 33 municípios do Maranhão apenas que estão com Portal da Transparência Regular segundo o Tribunal de Contas do Estado – TCE.

Ainda, na gestão do prefeito reeleito Miltinho Aragão, o Projeto Salangô rejeitados por tantas gestões, mas que deste o primeiro dia de governo tendo sido tratado como prioridade avança com a ajuda do Governo do Estado do Maranhão, prova disso são as constantes publicações do governador do Estado Flávio Dino em suas redes sociais deste que é o segundo maior projeto de irrigação do nordeste, perdendo apenas para o de Petrolina no Pernambuco.

img-20161212-wa0024


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Miltinho Aragão é destaque em encontro de prefeitos e reafirma candidatura à Famem

img-20161202-wa0046

O prefeito reeleito de São Mateus, Miltinho Aragão, foi destaque no encontro de prefeito do Maranhão, realizado na noite da última quinta-feira (02), em São Luís.

A reunião contou com 20 gestores públicos e teve como objetivo o debate sobre a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Na ocasião, o prefeito Miltinho Aragão confirmou que será candidato a presidente do órgão e pediu o apoio dos demais colegas que estavam presentes, o que por sua vez foi dado.

Segundo o gestor de São Mateus, o encontro foi bastante positivo e satisfatório, uma vez que foram debatidas questões relacionadas à Federação dos Municípios e o papel dela dentro da sociedade maranhense, bem como as ideias de gerenciamento do órgão.

“Nós estamos muito satisfeitos com esse encontro. Temos a certeza que a nossa chapa sairá vencedora dessa eleição. Farei todo um trabalho de reestruturação da Famem, pois acredito que o órgão tem um papel fundamental dentro da sociedade maranhense”, afirmou Miltinho Aragão.

Participaram do encontros prefeitos de Presidente Dutra, Apicum-Açú, Afonso Cunha, Trizidela do Vale, entre outros.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Miltinho Aragão propõe debate entre candidatos à Famem

Blog do Domingos Costa

flavio-dino-miltinho-aragao-salango

Aliado de primeira hora do governador Flávio Dino, o prefeito reeleito do município de São Mateus, Miltinho Aragão, do PSB, pré-candidato à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM, afirmou ao titular do blog que irá propor à atual direção da entidade um debate entre todos os nomes que oficializarem chapas na disputa.

“O debate entre os candidatos precisa acontecer para que a classe saiba quem melhor possui as melhores condições de representar os prefeitos maranhense. Será o momento de se conhecer as propostas apresentadas por cada um”, disse o pré-candidato.

Para Miltinho, além da incessante busca por mais recursos federais em Brasília e auxilio técnico aos prefeitos, a Famem precisa – na próxima gestão – atuar em quatro frentes: Maior diálogo com o Ministério Público do Maranhão; Mais proximidade com o Tribunal de Contas e o Governo do Estado, além de uma relação de parceria com todos os setores da imprensa maranhense.

De acordo com Miltinho, esses são os temas principais que a Federação precisa nortear na próxima gestão. O prefeito contou ainda, que recebeu aval do governador Flávio Dino para viabilizar sua candidatura como nome à sucessão de Gil Cutrim na instituição maior dos prefeitos do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Miltinho diz que vai disputar comando da Famem por ‘pacto pelo Maranhão’

miltinho-e-flavi-dino

Aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), o prefeito de São Mateus do Maranhão, Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), entrou na disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Ele fez o anúncio através de entrevista à imprensa e afirmou que vai visitar pessoalmente os demais prefeitos, em que promete um ‘pacto pelo Maranhão’ através do Governo com Prefeituras para poder avançar de forma mais rápida num estado com grande potencial de crescimento.

Miltinho anuncia que comunicou ao correligionário Flávio Dino de quem recebeu total apoio para disputar o comando da entidade que representa os municípios maranhenses. O prefeito mateusense reclamou do modelo de arrecadação em favor dos governos federais e estaduais, mas em contrapartida, segundo ele, as responsabilidades ficam para os municípios.

— É no município que o cidadão precisa dos serviços e das obras públicas. O poder local é o único dos entes federativos capaz de melhorar a vida das pessoas e o governador Flávio Dino, sabe disso, por isso, sempre que pode busca parcerias com os prefeitos. Nossa proposta é lutar por um ‘pacto pelo Maranhão’ através de Governo com Prefeituras para poder avançar de forma mais rápida num estado com grande potencial de crescimento — diz em trecho da carta.

Miltinho informou que a chapa completa deverá ser anunciada nos próximos dias com o compromisso de promover uma nova relação entre os entes federados. Ele se diz preparado e que espera contar com o apoio de vários partidos.

Advogado, com 52 anos, Miltinho foi reeleito para segundo mandato de prefeito de São Mateus do Maranhão, com 10.691 votos válidos, o que representa 49,85 % do colégio eleitoral do município.

Além de Miltinho, já declararam interesse em concorrer à presidência da Famem para biênio 2017/18, os prefeitos reeleitos Luciano Leitoa (Timon), Djalma Melo (Arari), Cleomar Tema (Tuntum) e Erick Costa (Barra do Corda). O pleito acontece na primeira quinzena de janeiro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito cobra medidas para reforçar segurança em São Mateus

O prefeito de São Mateus, Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), esteve reunido na última terça-feira (10), com o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ocasião em que manifestou preocupação com relação aos índices de violência que atingem a cidade nos últimos dias. O prefeito estava como uma comitiva bem representativa, como vereadores, padre, pastor, Associação Comercial, familiares de vitimas.

Prefeito Miltinho ao lado do secretário de Segurança Pública.

Prefeito Miltinho ao lado do secretário de Segurança Pública.

O chefe do executivo são-mateuense reforçou ao secretário de Segurança a importância de fortalecer a estrutura das polícias Civil e Militar e, com isso, garantir um pouco mais de tranquilidade à população, que anda assustada com a incidência de crimes praticados atualmente.

— É preciso que tenhamos nossas polícias cada vez mais fortes e atuantes e para que isso ocorra, é de fundamental importância equiparmos os policiais [civis e militares] e darmos condições dignas de trabalho a esses bravos guerreiros, que no dia a dia enfrentam diversas situações de risco para proteger a população, — disse Miltinho, durante o encontro com Portela.

Um dos pontos abordados pelo prefeito foi com relação a instalação de uma Companhia Independente para aquele município.

— Uma das propostas que estamos sugerindo para ajudar no combate à violência é a instalação de uma Companhia Independente em São Mateus, pois já estamos chegando a 50 mil habitantes e, juntando com a população do município vizinho, temos cerca de 80 mil pessoas nas duas cidades — declarou o prefeito, informando que nos últimos dias foram cinco assassinatos em 48 horas. Ou seja, uma situação que, segundo ele, abalou os moradores daquela região.

O secretário Jefferson Portela classificou o encontro com o prefeito de São Mateus como positivo e afirmou que às reivindicações para a região serão prontamente atendidas já que o governador Flavio Dino autorizou a nomeação de delegados e a compra de novas viaturas para atender as necessidades da população da capital e do interior.

— O governo está empenhado no sentido de promover a paz e reduzir os índices de violência no Maranhão. O objetivo do encontro de hoje é buscar a redução dos índices de criminalidade no Estado, — explicou o secretário Jefferson Portela, que também anunciou a realização de uma audiência pública em até 30 dias para debater as ações realizadas na cidade de São Mateus.

MAIS SEGURANÇA

Ainda durante o encontro com o secretário de Segurança do Maranhão, o prefeito Miltinho Aragão defendeu um combate veemente à criminalidade e afirmou que saiu convicto de que o governador Flávio Dino vai ampliar as ações na segurança que a curto, médio e longo prazo, estará alcançando não só a capital, mas o interior do estado.

— Saio convicto juntamente com o grupo que está representando a cidade, que o estado está atendendo o clamor da população e que os resultados virão nos próximos dias, que a população pode ficar certa de que tem um prefeito preocupado, pois houve uma inquietação pessoal desde que soube destes acontecimentos violentos na cidade. Nós não vamos arredar na cobrança da punição dos culpados pela violência em nossa cidade, pois estamos em parceria com a Secretaria de Segurança e com o Governo, para que tome todas as medidas necessárias. O Poder Judiciário está envolvido nesta ação, com o promotor e juiz da cidade. São estas parcerias que vão nos ajudar a tomar decisões enérgicas para que a população se sinta mais segura, — concluiu Aragão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Miltinho Aragão reivindica criação da Companhia da PM em São Mateus‏

Instalação da Companhia Independente da Polícia Militar no município de São Mateus. Essa foi à pauta do prefeito Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), na última quinta-feira (15), durante um encontro em São Luís, com Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Marco Antônio Alves da Silva. Na reunião, o prefeito saomateuense informou que encaminhou uma proposta com esse pleito ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

— Além de garantir a segurança dos cidadãos, uma Companhia Independente da Polícia Militar, no município de São Mateus, se somará aos esforços que o Estado tem empreendido no sentido de reduzir a criminalidade — argumentou o prefeito ao fazer a sugestão do pedido ao Comando Geral da PM.

Com uma população estimada em 50 mil habitantes, São Mateus que fica a 180 quilômetros de São Luís, tem um destacamento subordinado a Bacabal juntamente com mais 13 municípios com um efetivo de 13 policiais. O número, segundo o prefeito, é insuficiente para atender a demanda do município.

— Embora o Município esteja chegando a 50 mil habitantes, a reivindicação servirá para descentralizar as ações da PM na região, uma vez que Bacabal precisa atender mais 13 municípios ficando sobrecarregado, pois posição geográfica de São Mateus e o número crescente da população justifica a reivindicação para atender as diversas demandas — disse Miltinho.

Durante a reunião, o Coronel Alves ouviu atentamente a reivindicação e fixou de dá uma resposta o mais breve ao prefeito Miltinho Aragão. Ciente da parceria, a prefeitura se comprometeu a doar um terreno para construção da companhia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

São Mateus realiza desfile em homenagem ao Dia da Independência

Dia da Independência

Dia da Independência

A população de São Mateus do Maranhão comemorou, no dia 6, a Independência do Brasil, realizada por todas as escolas do município. O desfile em comemoração ao tradicional 7 de setembro, teve como tema “Semeando Paz, para colher cidadania” e foi realizado através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, juntamente com as escolas municipais e estaduais do município.

Temas como natureza, cultura, esporte, combate às drogas e a violência, além de homenagens a personalidades mateusense, como o ex-prefeito Vicente Martins (falecido no último dia 2) e o professor Manoel Vieira (falecido no dia 26 de junho de 2015) que fizeram e fazem parte da história do município, foram expostos no desfile que contou com a participação de centenas de alunos que se engajaram, juntamente com os diretores e professores, na confecção de fantasias e adereços.

Realizado na Avenida Antônio Pereira Aragão, o evento que marcou o encerramento da Semana da Pátria na cidade mateusense, segundo a Polícia Militar, contou com um público estimado de seis mil pessoas.

O prefeito Miltinho Aragão (PSB), assistiu ao desfile e destacou a importância ato cívico na cidade. “É um momento importante, pois a Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. O fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia política”, declarou.

Também prestigiaram o evento, a primeira-dama Millete Aragão, todo o secretariado municipal, os vereadores e diversas autoridades do município.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

São Mateus com obras a todo vapor

Obras no município estão a todo vapor

Obras no município estão a todo vapor

Investimentos maciços em infraestrutura têm feito de São Mateus um verdadeiro canteiro de obras. Em pouco menos de um mês, o prefeito Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB) deu início a uma série de grandes obras que irão beneficiar a urbanização da cidade: recapeamento, pavimentação, limpeza pública, construção de diversos equipamentos públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Praças, dentre outros empreendimentos.

Além de oferecer qualidade de vida à população de diversas comunidades, o início dessas obras complementa um ciclo de emprego e renda gerado pelas políticas públicas municipais.

Visitando Obras

Nesta semana, o prefeito Miltinho visitou diversas obras que seguem em ritmo acelerado. Ele afirmou que todas essas intervenções transformaram a cidade mateusense num grande canteiro de obras, que estão sendo executadas com recursos próprios ou através de convênios junto aos governos Estadual e Federal. No entanto, segundo o gestor, todos esses investimentos, só foram possíveis depois que conseguiu tirar o Município da inadimplência.

— Melhorar a qualidade de vida da população com investimentos em saneamento e infraestrutura é o objetivo das obras que a Prefeitura está realizando, em diversas localidades do município. Mas, isso só foi possível, depois que conseguimos tirar o município da inadimplência. Agora com organização e planejamento estamos conseguindo realizar grandes obras, que antes nunca havia sido construída em nossa cidade — ressaltou Miltinho, afirmando, inclusive, que existem várias obras acontecendo simultaneamente e muitas ainda irão ser iniciadas ainda este semestre.

Mais Asfalto

Hoje quem passa por São Mateus percebe a movimentação de máquinas realizando serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica na principal avenida da cidade. As ações são realizadas a partir de convênio com o Governo do Estado, através do Programa “Mais Asfalto”, desenvolvido via Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra).
A revitalização de vias, com drenagem, terraplenagem e abertura de novas estradas, é realizada também na zona rural pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Água para todos

Outras intervenções que visam resolver problemas de abastecimento de água são realizadas por toda a cidade, através de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No bairro Alto da Vitória, por exemplo, a inauguração do sistema de abastecimento entregue no mês passado beneficia diversas famílias da localidade. Outros três sistemas de com distribuição de rede também estão previstos para serem inaugurados na zona rural nos próximos dias, beneficiando a população dessa região.

A obra que vai refletir diretamente na qualidade da saúde da população também vai beneficiar outras quatro comunidades da zona urbana da cidade que sofre com abastecimento d’água. Neste caso, os investimentos serão feitos a partir de convênio com o Governo do Estado, através do Programa por meio do Programa “Água para Todos”, desenvolvido via Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Mais investimentos

No mesmo período, a população de São Mateus será contemplada com outros investimentos que já estão programados para os próximos meses como a construção de duas creches; do Centro Vocacional Tecnológico; do IEMA; da construção do Cais no Rio Mearim e a pavimentação de ruas, entre outras obras.

Segundo Miltinho, o objetivo da prefeitura é zelar pelo bem-estar e a qualidade de vida da população de São Mateus.

– A administração municipal não mede esforços para realizar obras em todas as localidades. O volume em andamento é muito grande e em breve vamos iniciar novas obras no município. O trabalho não vai parar e mais obras veem aí. É tempo de reconstruir nossa cidade que ficou estagnada no atraso por várias décadas e o meu compromisso é de fazer o melhor governo da história desta cidade – concluiu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Jovens de São Mateus são selecionados para o CNH Jovem

Encontro de divulgação dos jovens selecionados

Encontro de divulgação dos jovens selecionados

O Governo do Estado divulgou a relação dos dois mil candidatos selecionados no programa CNH Jovem, em uma cerimônia no palácio dos Leões, que contou com a presença do Governador Flávio Dino, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, dos prefeitos de Timon, Luciano Leitoa (PSB) e de São Mateus do Maranhão Miltinho Aragão (PSB), dos secretários de Estado, Marcio Jerry (Articulação Política), Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia) e Tatiana Pereira (Juventude) além do diretor do Dentran Antonio Nunes e vários outros deputados estaduais.

CNH JOVEM

22.505 jovens se inscreveram para participar da primeira edição do CNH Jovem, programa que concede, gratuitamente, 2.000 novas Carteiras de Habilitação a alunos egressos de escolas públicas e que se submeteram ao Enem em 2014.

Aptos para participar do Programa, mais de 22.000 jovens concorreram às vagas, com participantes de 213 municípios maranhenses. Mil vagas foram destinadas aos candidatos que tiveram as maiores notas no Enem 2014 e as outras mil foram sorteadas através da Loteria Federal. Os 2 mil candidatos selecionados são de 130 municípios do Maranhão.

Confira a relação dos jovens são-mateuenses selecionados no programa:

Selecionados por sorteio, via loteria federal

DEANE DA SILVA BARBOSA 141044704651 SAO MATEUS

DANIELLA DA CRUZ PEREIRA 141026631516 SAO MATEUS

JAQUELINE ARAUJO IRENEU 141031127049 SAO MATEUS

NADSON AZEVEDO PORTELA 141073754092 SAO MATEUS

Relação de selecionados por nota

3116.90 WALLACE NASCIMENTO DOS SANTOS 141033849602 SAO MATEUS


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.