Maranhão

MA recebe mais de 80 médicos estrangeiros

Desembarcaram na tarde desta terça-feira (29), no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, 81 dos 162 médicos estrangeiros da segunda etapa do programa federal Mais Médicos, que vão atender a população em municípios maranhenses. Nesta quarta-feira (30), à tarde, chegará mais um grupo de 81 médicos.

Médico desembarcando em São Luís.

Médico desembarcando em São Luís.

Antes de se dirigirem aos municípios, estes profissionais participarão da Semana de Acolhimento realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de explicar a atual situação da saúde no Maranhão. O treinamento começa nesta quarta-feira, às 9h, no hotel Praia Mar (Ponta d’Areia) e prossegue até a sexta-feira.

Os médicos chegaram a São Luís em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e são, em sua maioria, de Cuba. Eles atenderão em 69 cidades maranhenses. Os 162 profissionais se juntarão a outros 37 médicos que já estão atendendo 12 municípios do estado. Com a segunda etapa, sobe para 199 o número de profissionais do programa Mais Médicos atendendo no Maranhão.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu os médicos e destacou a importância do programa do Governo Federal. “São profissionais que têm vasta experiência em vários países e estão aptos a atender nossa população, que sempre amargou dificuldades para ter acesso ao Sistema Único de Saúde. O programa Mais Médicos é uma revolução na saúde do Brasil”, disse.

Um dos médicos que integram a segunda etapa do programa é o cubano Jamon Alfredo. Com 20 anos de experiência, ele disse estar preparado para enfrentar a realidade local. “Vamos fazer um bom trabalho no Brasil, como fizemos em outros países do mundo. Temos experiência para atuar de forma a desenvolver um bom trabalho”, destacou o médico, que já atendeu em países como Haiti e Colômbia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Ministério concede registros a médicos estrangeiros selecionados para o Maranhão

mais-medicos1O Ministério da Saúde emitiu os primeiros 656 registros dos profissionais com diplomas do exterior participantes do Programa Mais Médicos, conforme prevê a Medida Provisória sancionada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 22.

A lista, divulgada nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), inclui os 37 médicos estrangeiros (35 cubanos, um mexicano e um venezuelano) selecionados para atuar no Maranhão. Ao todo, a medida contempla 180 profissionais que estavam impedidos de iniciar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde devido à falta do registro. Hoje, foram publicados mais 24 nomes. (iMirante)

Clique aqui e saiba mais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Dois médicos desistem de trabalhar no Maranhão

mais-medicos1Dois dos dez médicos disponibilizados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, não se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) nesta segunda-feira (02).

Segundo informações da Semus, os dois profissionais alegaram motivos pessoais. Os oito médicos entregaram documentação para inserção dos dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. As duas vagas não-preenchidas serão comunicadas ao Governo Federal para que sejam tomadas as devidas providências.

Nesta terça-feira (03) o secretário da Semus, César Felix, participa de reunião com os profissionais. Em seguida eles serão encaminhados para as Unidades de Saúde onde serão lotados.

 

Abaixo relação das Unidades de Saúde contempladas:

Centro de Saúde Salomão Fiquene

Centro de Saúde Tibiri

Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleoteria Martins

Centro de Saúde Jailson Alves Viana

Centro de Saúde Santa Barbara

Centro de Saúde Coqueiro

Centro de Saúde Coquilho

Centro de Saúde Gapara


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Brasil

Inscrições para a segunda chamada do Mais Médicos começaram hoje

Do R7

mais-medicos1As inscrições para a segunda chamada do programa Mais Médicos começam nesta segunda-feira (19) às 20h. Os candidatos que não aderiram ou que não completaram a inscrição na primeira fase do programa têm até o dia 30 de agosto para se inscreverem pelo site.

Para médicos, o edital será reaberto mensalmente durante três anos ou até que a demanda apresentada pelos municípios seja atendida. Já para os municípios, após essa chamada, a previsão da abertura do novo edital é para o final do ano.

O programa — aberto a todos os municípios do País — tem a prioridade de atender as regiões de maior vulnerabilidade social, ou seja, áreas com maiores percentuais de população em extrema pobreza e distritos especiais indígenas.

Em relação aos candidatos, é aceita a participação de médicos formados no Brasil e também dos que têm registro profissional em outros países. Já os estrangeiros podem participar se tiverem o tempo de formação equivalente ao brasileiro. Além disso, é necessário ter conhecimentos na língua portuguesa e autorização para livre exercício da profissão em seu país de origem. Estes cursarão especialização em Atenção Básica e serão supervisionados por instituições de ensino que participam do programa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Brasil

Membro do clã Sarney presidirá comissão do “Mais Médicos”

Senador João Alberto.

Senador João Alberto.

A comissão especial mista, que vai analisar a medida provisória que cria o Programa “Mais Médicos”, (MP 621/2013) elegeu, nesta quarta-feira (14), os parlamentares que ocuparão os cargos de relator e presidente.

Eleito por unanimidade, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) vai presidir o grupo e terá como relator o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que vai conduzir a discussão da matéria no Congresso Nacional.

Ficam nos postos de vice-presidente e relator-revisor, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) e o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR), respectivamente. O deputado Rogério Carvalho, relator da comissão, aponta que a falta de médicos é um problema que afeta centenas de municípios do país.(As informações são da Agência Saúde)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.