Judiciário

Prefeito de Presidente Dutra é levado na Justiça

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra, ingressou no dia 5 de novembro, com uma Ação Civil Pública (ACP) de obrigação de fazer contra o Município de Presidente Dutra, representado pelo prefeito Juran Carvalho de Sousa.

​Na ACP, o Ministério Público pede à justiça que o Município de Presidente Dutra se abstenha, imediatamente, de transportar alunos da rede pública municipal em veículos irregulares, inapropriados para o transporte escolar ou dirigidos por motoristas sem habilitação especializada.

A Promotoria de Justiça de Presidente Dutra recebeu e apurou denúncias de que o prefeito havia contratado veículos particulares para o transporte público sem o cumprimento das exigências legais e administrativas que garantiriam a adequação e segurança para o transporte de alunos.

A manifestação foi assinada pelo promotor de justiça Rosalvo Lima Filho, que pede à Justiça a condenação do Município para que forneça aos alunos da rede municipal de ensino, principalmente os que residem na zona rural do município, a efetiva e regular prestação do serviço de transporte escolar seguro e adequado. Em caso de descumprimento, foi determinada multa diária de R$ 5 mil.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Prefeito é acusado de cometer irregularidades em Presidente Dutra

Prefeito Juran Carvalho.

Prefeito Juran Carvalho.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra ajuizou uma série de Ações Civis Públicas contra o prefeito do município, Juran Carvalho, além de secretários, empresários e membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL), por conta de irregularidades em diversos processos licitatórios nos meses de março e abril de 2013.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) detectou, entre as ilegalidades, a não disponibilização e publicação dos editais em jornal diário de grande circulação no estado e indícios de montagem na fase externa da licitação.

Foram ajuizadas Ações de improbidade e Ações de obrigação de fazer, com pedido liminar de suspensão de vigência dos contratos decorrentes dos processos licitatórios. A promotora de justiça Ilma de Paiva Pereira, autora das ações, também encaminhou cópias dos autos para a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para que haja a responsabilização criminal do prefeito e dos demais implicados pelos crimes previstos na Lei 8.666/93.

A investigação teve início após representantes de empresas interessadas em participar do certame comparecerem ao MPMA para denunciar a não disponibilização do edital pela CPL, sendo negada, inclusive, a consulta ao edital na própria prefeitura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

A liderança de Juran Carvalho em Presidente Dutra

Juran lidera pesquisa em Presidente Dutra.

Juran lidera pesquisa em Presidente Dutra.

A comprovada liderança do pré-candidato a prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, associada à alta rejeição de políticos no município, favorecem ainda mais a vitória do candidato do PV à Prefeitura.

De acordo com pesquisa realizada pela Escutec, o pré-candidato Juran Carvalho (PV) – colocado no confronto direito com seus principais opositores políticos – pontuou 49,3% contra 32,8 do pré-candidato Raimundinho da Audiolar (PTB).

No embate com a suplente de deputada Priscylla Sá (PT do B), Juran atropela com 52% contra apenas 21,5 da pré-candidata. Quanto ao quesito rejeição, Juran Carvalho (PV) apresenta o menor índice, ficando no patamar dos 15,8%. Priscylla Sá aparece com 16,8% e Raimundinho da Audiolar com o maior número de rejeição 17,3%.

Observa-se outro dado curioso da pesquisa da Escutec: aliados do pré-candidato Raimundinho da Audiolar são apontados com número de desaprovação estrondoso.

Com esse resultado, a política em Presidente Dutra promete esquentar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Juran Carvalho lidera pesquisa para Prefeitura de Presidente Dutra

Juran Carvalho 41,5% / Raimundinho da Audiolar 28,8% / Pricylla Sá  9,3%.

Juran Carvalho 41,5% / Raimundinho da Audiolar 28,8% / Pricylla Sá 9,3%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec em Monsenhor Gil aponta uma vantagem nas sondagens estimulada e espontânea para o pré-candidato Juran Carvalho (PV) no município de Presidente Dutra, na região Central do Maranhão. Na pesquisa, Juram aparece na frente de todos os candidatos com 41,5% dos votos.

De acordo com o Instituto Escutec, os demais pré-candidatos a prefeito, o empresário Raimundo Alves Carvalho, o Raimundinho da Audiolar (PTB), aparece em segundo com 28,8%; Pricylla Sá em terceiro com 9,3, em quarto lugar Pastor Raimundo Gomes da Terceira Via 3,3% e em último Orfileno Gomes 0,8%.

A pesquisa do Instituto Escutec foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1º de junho de 2012 – sobre o protocolo número MA- 00028/2012 – e liberada para divulgação a partir de seis de junho de 2012. O pré-candidato a vice de Juran Carvalho é Biné Soares (PTB).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.