Judiciário

TRE diploma Alberto Filho deputado federal e Julião Amim volta para suplência

Desembargador Guerreiro Júnior diplomando Alberto Filho.

Desembargador Guerreiro Júnior diplomando Alberto Filho.

Cumprindo decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou na tarde desta quarta-feira, 11 de março, às 14h, o reprocessamento do resultado do 1º turno das Eleições 2014 para o cargo de deputado federal, em ato acompanhado pelos desembargadores eleitorais Guerreiro Júnior (presidente), Lourival Serejo (corregedor) e Clodomir Reis, membros da Comissão Apuradora.

Antes de efetivar o reprocessamento, a Comissão Apuradora analisou petição dos advogados de Julião Amim Castro que requeria o adiamento do ato por falta de intimação pessoal do interessado, como forma de oportunizar sua participação nele.

Os membros decidiram que o edital de convocação cumpriu a formalidade prevista no artigo 237 da Resolução TSE 23.399/2013 que prescreve que os partidos políticos e o Ministério Público deverão ser convocados por edital para o acompanhamento do reprocessamento, dando como antecedência mínima de 2 dias para publicação da peça editalícia, não mencionando nada sobre notificação pessoal de qualquer interessado.

A publicação do edital para este ato deu-se no Diário da Justiça Eletrônico nº. 41/2015, página 2, em 6 de março de 2015. Com o reprocessamento, José Alberto Oliveira Veloso Filho foi diplomado no cargo de deputado federal.

Entenda

No dia 3 de março, o plenário do TSE julgou, por unanimidade, improcedente a Ação Cautelar n.º 1935-81.2014.6.00.0000 apresentada por Deoclides Santos Neto Macedo, suplente de deputado federal pelo Maranhão nas eleições de 2014, que teve seu registro de candidatura indeferido e tentava reverter a decisão.

Relator do processo, o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli, votou pela improcedência do pedido, revogando liminar anteriormente concedida por ele que destinava os votos obtidos pelo candidato ao seu partido (PDT).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

TSE devolve mandato de federal para Alberto Filho

image

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o mérito de um emblemático processo sobre a validação dos votos obtidos do candidato a federal Deoclides Macedo (PDT).

Deoclides conseguiu liminar permitindo a validação dos votos que beneficiaram o amigo de legenda, Julião Amim, atualmente secretário de Estado do Trabalho.

Julião assumiu o cargo de deputado federal em fevereiro, após a decisão do ministro Dias Toffoli que validou os votos de Macedo.

Por 6 votos a 1, os ministros da Corte invalidaram os votos de Deoclides, devolvendo o mandato de deputaddo federal para Alberto Filho (PMDB).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Flávio Dino empossa Julião Amin como secretário de Trabalho

O deputado federal Julião Amim (PDT), foi empossado secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) ontem sexta-feira (27).

A solenidade de posse foi realizada no Palácio dos Leões e presidida pelo governador Flávio Dino. O senador Roberto Rocha (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), entre outros deputados estaduais e integrantes da bancada maranhense no Congresso Nacional, além de amigos e familiares do secretário, prestigiaram a posse.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereadores denunciam “máfia” da pesca em Santa Rita

Os vereadores do município de Santa Rita, denunciaram ao Blog do Neto Ferreira que está havendo um abuso de poder político de certas autoridades do estado para prejudicar presidentes de Colinas, o que anda causando grande revolta nos pescadores.

De acordo com a denúncia do vereador João Victor (PRB), o colega de parlamento Patrício Aparecido Muniz que também preside a Colônia de Pescadores de Santa Rita – teve seu mandato de presidente atropelado pelos interesses obscuros do deputado estadual Edson Araújo, em conluio com o ex-deputado federal e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Julião Amin Castro (PDT).

A intervenção das autoridades que foram denunciadas pelos vereadores, resume-se apenas em empossar no cargo de presidente de colônia e conselho deliberativo, cabos eleitorais que favoreçam suas pretensões políticas nas eleições de outubro deste ano.

Ocorre que o ato foi repudiado de imediato pelos vereadores e ocasionou uma manifestação violenta dos pescadores que por pouco não incendiaram a sede da colonia daquele município. A manifestação só não resultou em um desastre devido a forma prudente e apaziguadora do Superintendente de Pesca e Aquicultura do Governo Federal, Júnior Verde, que prontamente informou aos pescadores sobre o papel fundamental da Justiça em reparar a ilegalidade cometida.

O vereador João Victor, declarou que está preocupado com a prática de intervenções que tem sido comum em várias colônias do Estado. Os parlamentares locais cobram também providências do Ministério Público do Trabalho e do Poder Judiciário, no sentido de repreender qualquer ato que viole a democracia dentro dos sindicatos e colônias.

Em breve, o Blog do Neto Ferreira publicará a moção de repudio dos vereadores.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Julião Amim é reeleito presidente do PTD; Weverton secretário-geral

Weverton e Flavio acenando para foto.

Weverton e Flavio acenando para foto.

A convenção estadual do PDT terminou agora há pouco no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão. Líderes da juventude da legenda iniciaram o evento que reelegeu Julião Amim para a presidência e o deputado federal Weverton Rocha para a secretaria-geral. O ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo é o novo vice-presidente.

Na mesa durante o ato político, do PDT: o presidente estadual da sigla e superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Julião Amin; o secretário-geral, deputado federal Weverton Rocha; o vice-presidente Deoclides Macedo; e ainda os dirigentes Chico Leitoa (ex-prefeito de Timon) e Márcio Honaiser. Os deputados estaduais, Carlinhos Amorim e Valéria Macedo. O ministro aposentado do STF, Edson Vidigal e o casal Maria Lúcia e Reginaldo Teles, fundadores da sigla no estado.

Do PSB, os prefeito de Timon, Luciano Leitoa e de Balsas, Rochinha; o ex-governador José Reinaldo Tavares e o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha. Do PT, o deputado estadual Bira do Pindaré. Os deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Simplício Araújo (Sem Partido). Do PCdoB, o presidente da Embratur, Flávio Dino; o deputado estadual ubens Pereira Júnior e o presidente licenciado do PCdoB de São Luís, Márcio Jerry.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Encontro do PDT em Imperatriz discutirá eleições de 2014

Weverton Rocha pretende junta lideranças visando a campanha de 2014.

Weverton Rocha pretende junta lideranças visando a campanha de 2014.

Sob o comando do ex-deputado Julião Amim, presidente da Comissão Estadual Provisória, o PDT realiza em Imperatriz o II Encontro Estadual de Planejamento Estratégico e Gestão Partidária – PDT/ Região Tocantina e Sul do Maranhão.

Esse será o primeiro de vários encontros regionais, que visam definições em relação ao partido, a avaliação de seu desempenho nas eleições de 2012 e debates sob a conjuntura política estadual e nacional.

O objetivo do Encontro é que sejam apresentados pelas lideranças o momento político que o partido vive em cada município e ainda quais rumos o partido deverá seguir nas eleições de 2014. “Vamos convocar o máximo de lideranças e fortalecer nossa nominata e buscar um número cada vez maior de candidatos a deputados estaduais e federais. Assim caminharemos rumo a 2014 ainda mais fortes”, ressalta o deputado federal Weverton Rocha.

O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Imperatriz- MA, dia 23 de fevereiro (sábado) das 8h às 13h. E contará com as principais lideranças do partido na região.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Após polêmica, Julião Amim é empossado como presidente do PDT

Julião é empossado como presidente estadual do PDT

Julião é empossado como presidente estadual do PDT

A polemica e confusão formada no Partido Democrático Trabalhista (PDT) não foi suficiente para desbaratar a posse do ex-deputado federal Julião Amin na Comissão Provisória da Executiva Estadual do PDT, realizada na sede do partido na noite desta segunda-feira (27).

Durante a posse, o pedetista evitou todos os meios não polemizar com suas declarações contra a viúva e o filho do ex-governador falecido, Jackson Lago (PDT).

Amim destacou os tramites da escolha do novo presidente do partido como um momento de disputa interna pelo comando da sigla.

“Tenho visto com tranquilidade essas atitudes, pois dentro de um partido plural como é o nosso, isso é normal, mas entendo que é o momento da disputa. Todos nós temos um carinho imenso pela Dra Clay, ela é a figura do Dr. Jackson aqui, espero que depois possamos sentar e dialogar e acabar com essas diferenças” enfatizou o ex-deputado federal Julião Amim.

Com isso, ocorreu a inédita formação da Comissão Provisória que terá como o presidente do partido o ex-deputado federal Julião Amin (PDT), como vice Jean Carlo, vice-prefeito de Imperatriz, na secretaria-geral o deputado federal Weverton Rocha e completando a chapa no cargo de tesoureiro o ex-vereador de São Luís Renato Dionísio.

Isso que é chapa…


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.