Poder

Instituto Acqua realiza Encontro de Gestores 2016

img_0060-copy

O Instituto Acqua realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, o Encontro de Gestores 2016 – Unidades Maranhão com a presença de representantes das sete unidades de Saúde que faz gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Cada unidade terá uma apresentação feita por seus coordenadores e os dois de evento ainda contarão com palestras do ex-ministro da Saúde e secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Sob o tema “Experiências Exitosas – Avanços e desafios para uma nova perspectiva na Gestão Hospitalar e Especializada”, o encontro terá apresentação de um balanço das ações de cada unidade ao longo de 2016 e as perspectivas para 2017. O evento ainda servirá para a capacitação dos profissionais e troca de experiências, inclusive, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde.

As palestras foram escolhidas para capacitar ainda mais os profissionais. A abertura do evento, no dia 6, será feita, às 10h, pela consultora do Ministério da Saúde em São Luís, Maria das Graças Lima Espíndola. Em seguida será a vez do coordenador da Central de Regulação da SES, Egídio de Carvalho Ribeiro, que falará sobre “Regulação dos Serviços de Saúde”. Às 11h30, a coordenadora de Controle e Avaliação da SES, Marina Nascimento Souza, ministrará a palestra Controle e Avaliação da SES. O ex-ministro e secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, fará a abertura do segundo dia do encontro falando sobre o tema “Os desafios do SUS no financiamento do Serviço Público Hospitalar”.

Ao longo dos dois dias, as palestras serão intercaladas com apresentações das unidades sob gestão da parceria Instituto Acqua/SES. Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e as maternidades Benedito Leite, Nossa Senhora da Penha e Marly Sarney terão apresentação dos resultados de atendimento de 2016 e os avanços realizados neste ano.

“O evento será uma ótima oportunidade para troca de experiências e para qualificar ainda mais o atendimento realizado à população maranhense por essa parceria entre Instituto Acqua e SES”, estima o diretor-presidente do Instituto, Ronaldo Querodia.

O Encontro de Gestores 2016 – Unidades Maranhão será realizado no Hotel Luzeiros e as vagas são restritas aos colaboradores do Instituto Acqua previamente cadastrados pelas unidades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Instituto Acqua realiza ação social na Semana da Criança em São Luís

thumbnail_img_4146

O Instituto Acqua vai dar início à Semana da Criança com diversas atividades gratuitas para a população em ação social programada para o sábado (8/10), a partir das 8h na Praça Deodoro, no Centro de São Luís (MA). A programação contará com a participação dos profissionais das unidades que estão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e terá como referência o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

A abertura do evento, denominado Instituto Acqua em Ação, contará com a apresentação da banda do Parque Bom Menino. Ao longo da manhã o Instituto terá tendas no local para a realização de atendimentos de saúde, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, bem como distribuição de material informativo para quem passar pela região.

Haverá ações específicas para as crianças, como consultas médicas pediátricas, vacinação, oficina de cuidados com equipe de enfermagem, brinquedos e brincadeiras com palhaços, além de ações de higiene bucal, com aplicação de flúor supervisionado e entrega de kits de limpeza dental.

A programação de ações para a população inclui uma campanha de arrecadação de brinquedos, que terá início nesse mesmo dia, para distribuição em 11 de outubro entre as crianças atendidas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O Acqua também levará para a Praça Deodoro o tapete da dengue (jogo que ensina, de maneira lúdica, como combater o mosquito transmissor da doença) e uma ação de compartilhamento de livros conhecida como Bookcrossing. O escritório do Instituto, em São Luís, aceitará doações de livros, que serão cadastrados no site www.bookcrossing.com.br, etiquetados e libertados em locais públicos para ganhar novos leitores.

Estarão envolvidos os funcionários das Maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

Orientações sobre serviços – Profissionais das unidades de saúde irão orientar o público sobre o serviço de agendamento de consultas, disponibilizado pela unidade por meio de uma Central de Atendimento telefônico para pacientes com encaminhamento de um pediatra para uma das especialidades oferecidas pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

A população também será orientada e poderá fazer o cadastro para utilizar o serviço Travessia – Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, criado pelo Governo do Estado e que oferece aos cadeirantes e crianças com microcefalia vans adaptadas e climatizadas para deslocamento. Os interessados em se cadastrar nesse dia devem ter como destino o Hospital Juvêncio Mattos. Todas as atividades serão gratuitas. Mais informações sobre a ação social podem ser obtidas com o Instituto Acqua pelo telefone (98) 3190-5188.

thumbnail_cartaz-a3


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Instituto Acqua prorroga inscrições para preparatório gratuito ao Enem

Enem-1

O Instituto Acqua, em parceria com a Noctuam Ensino e a Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Maranhão, lança no próximo dia 22 de agosto, o projeto Universidade Cidadã, curso preparatório gratuito para o Enem.

A iniciativa, que já é realizada em comunidade de Santo André (SP) desde maio deste ano, está com inscrições abertas até as 23h59 da próxima segunda-feira (15/8) e vai oferecer 40 vagas para moradores de São Luís e outras 40 para profissionais de unidades de saúde sob gerenciamento do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

As aulas serão ministradas três vezes por semana em dois horários: das 14h às 18h e das 18h15 às 22h15. A capacitação para o público em geral será feita na Maternidade Nossa Senhora da Penha, que fica na Rua Dinamarca, Quadra 39A, s/n, no bairro Anjo da Guarda, enquanto as aulas para os profissionais das unidades de saúde acontecerão no auditório da Maternidade Marly Sarney, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, bairro Cohab Anil I.

A iniciativa possibilita que pessoas de todas as idades participem de aulas preparatórias para o Enem que irão capacitá-las para o exame. Além disso, o Universidade Cidadã tem como proposta principal oferecer acesso a uma capacitação de qualidade para uma parcela da população maranhense que não teria como investir em um curso particular desse tipo.

O programa prioriza vagas para pessoas de baixa renda e mulheres chefes de família sem trabalho, além de considerar critérios de raça e gênero na seleção dos alunos. Ao abrir espaço para que as pessoas tenham condições de se preparar para o Enem, o Instituto Acqua e a Noctuam Ensino aumentam a autoestima dos alunos e o interesse pela escola, orientam sobre a importância dos estudos para ampliar a condição socioeconômica da família e entregam para a sociedade, ao final do curso, agentes de mudança social.

Enem-2

Benefícios do curso – Entre outras vantagens do projeto, destacam-se os recursos oferecidos para o ensino durante as aulas: todos os participantes receberão apostilas exclusivas, com as questões das últimas cinco provas do Enem comentadas por professores, e terão acesso à plataforma digital Geekie, que contém vídeos, simulados, exercícios e aulas curtas e expositivas das matérias do Ensino Médio cobradas no exame.

O sistema também gera relatórios de desempenho e pode ser acessado por meio de um aplicativo para celular. “Com essa proposta de projeto pedagógico híbrido nós aprovamos em vestibulares seis entre 10 alunos de escolas públicas por meio do Enem e do Prouni, com apenas dois meses de curso em 2015”, contou Diego Zuculin, um dos fundadores da Noctuam Ensino, ao destacar a possibilidade de os alunos obterem descontos em cursos do Ensino Superior por meio de programas de incentivo do governo federal que exigem bons resultados na edição deste ano do Enem.

Os professores do Universidade Cidadã também ministrarão palestras mensalmente sobre temas que incluem apresentação de casos de ex-alunos já atuantes no mercado de trabalho e que tiveram história de vida semelhante à dos participantes do curso. Outro ponto forte do projeto serão as visitas a universidades em São Luís, para possibilitar aos alunos conhecer o ambiente acadêmico que os espera, e os simulados abertos, que proporcionam a todos os interessados em participar do Enem a chance de testar seus conhecimentos nas disciplinas exigidas pela prova.
Inscrições – Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo Universidade Cidadã é necessário preencher um questionário socioeconômico pela internet. Por meio do link goo.gl/FJ8Dt9, qualquer pessoa responde às perguntas e envia seus dados pessoais para análise. Uma comissão formada por profissionais do Instituto Acqua receberá as informações de todos os inscritos e formará as quatro turmas do curso.

“Queremos proporcionar uma oportunidade para aqueles que sempre sonharam em ingressar em uma faculdade, como por exemplo, mulheres que deixaram o estudo pelo trabalho e educação dos filhos, jovens que trocaram a escola para ajudar a família ou ainda tantas outras pessoas que gostariam de estudar, mas foram impedidas, seja por algum preconceito ou por uma questão socioeconômica”, explicou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Entre 22 de agosto e 4 de novembro serão ministradas 150 horas presenciais de curso, além de palestras motivacionais, visitas a universidades, simulados e 300 horas de conteúdo online. “A projeção é que já em 2016 consigamos entre 20 e 30% de aprovação em universidades públicas e até 40% considerando as vagas do ProUni, Fies, universidades federais, estaduais e diplomas de conclusão do Ensino Médio”, avaliou Zuculin.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Instituto Acqua, pelo telefone (98) 3190-5188.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Saúde

Pagamento de benefícios já foi regularizado, afirma Instituto Acqua

Diante da denúncia feita pelos funcionários do Hospital Juvêncio Matos que envolve o Instituto Acqua divulgada neste Blog (Reveja), ontem (14), a empresa se pronunciou, por meio de nota, e afirmou que todos os pagamentos relacionados ao adicional noturno já foram regularizados.

Disse, ainda, que o recolhimento do FGTS foi recolhido dentro do prazo estabelecido por lei.

Veja a nota na íntegra:


O Instituto Acqua vem a público informar que regularizou, em dezembro de 2015, o pagamento do adicional noturno de todos os profissionais que atuam em unidades sob sua gestão no Estado do Maranhão. Um processamento não realizado pelo sistema da folha de pagamentos gerou esse fato em outubro e novembro, já corrigido pelo Instituto para esse benefício.

Quanto à parcela do FGTS de novembro, o Acqua realizou o recolhimento dentro do prazo estabelecido por lei, em dezembro. Com isso, o pagamento dos funcionários está em dia em todas as unidades.

acqua 1

acqua


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Saúde

Instituto Acqua não paga direitos trabalhistas de funcionários

images (1)

Mais uma denúncia chega a este Blog envolvendo empresas que prestam serviços para o sistema de Saúde do Maranhão.

Segundo funcionários do hospital Juvêncio Matos, o Instituto Acqua, que gerencia a unidade de saúde, não está repassando o benefício do adicional noturno aos servidores desde o mês outubro de 2015.

Ainda de acordo com a denúncia, a parcela de novembro do FGTS ainda não foi depositada. Além disso, os funcionários reclamam que o SUS ainda não foi pago. “Se reclamarmos seremos demitidos” ressaltou o funcionário indignado.

Em nota o Instituto Acqua se pronunciou sobre o caso:

O Instituto Acqua informa que os profissionais que atuam em unidades sob sua gestão recebem todos os benefícios trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tais como adicional noturno e adicional de insalubridade, durante o período de contratação. Desde sua fundação, o Instituto garante aos seus profissionais as garantias exigidas pela CLT para o exercício de suas atividades nos projetos em que atua.

Em relação à gratificação oferecida aos profissionais que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde), somente os funcionários públicos têm direito a recebê-la. Os funcionários contratados pelo Acqua, por não se enquadrarem nessa categoria, são impedidos por lei de obter a gratificação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.