Crime

Bandidos voltam a queimar ônibus na grande São Luís

A Polícia Militar do Maranhão trabalha para prender bandidos que promoveram terror na noite deste domingo (22), na grande São Luís, segundo informações repassadas ao Blog do Neto Ferreira.

Cinco bandidos teriam ateado fogo contra um ônibus no bairro Alto do Turu, São José de Ribamar, quando o veículo estava estacionado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo.

Procon

Duarte Júnior, Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Maranhão, informou aos empresários do sistema de transporte coletivo que vai aplicar sanções aqueles que suspenderem a circulação de ônibus na capital.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Pai e filho tentam assaltar e são baleados em São Luís

Dois criminosos tentaram assaltar um cliente em frente a loja City Lar, no bairro do Bequimão. Segundo informações policiais, a dupla era pai e filho, que foram identificados como Francisco da Silva Burgos, 45 anos, conhecido como “Kiko” e Gabriel Sales Brandão de Lima foram surpreendidos por um policial militar que estava à paisana.

Na ocasião, o PM efetuou vários tiros, no intuito de impedir a ação criminosa, que atingiram regiões da perna e do abdômen dos bandidos.

Eles foram socorridos e levados para um hospital da cidade. Ambos são moradores da Vila Sarney, região do Maiobão, em Paço do Lumiar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime / Judiciário

Prisão é decretada de cinco pessoas por quebradeira em delegacia de Urbano Santos

Foi decretado, nesta quinta-feira (26), a prisão preventiva de cinco pessoas suspeitas de participar de atos de vandalismo durante manifestação realizada pela população de Urbano Santos. De acordo com o processo investigatório, conduzido pela Polícia Civil, os suspeitos teriam atentado contra os prédios públicos com motivos alheios aos da manifestação e teriam a finalidade de destruir processos e libertar criminosos. Quatro pessoas já foram detidas e encaminhadas para a Unidade Prisional de Chapadinha, a quinta continua foragida.

A manifestação que levou centenas de pessoas à delegacia decorreu da prisão e possibilidade de transferência de um acusado de ter estuprado e assassinado uma criança de seis anos naquele município. A menina teria desaparecido no último sábado (21) e só foi encontrada no dia seguinte, em um matagal próximo da residência dos pais, ainda com vida. Apesar dos esforços para salvar a criança, ela faleceu a caminho do hospital. O crime teve grande repercussão e comoveu todo o Estado.

A prisão do suspeito aconteceu nessa terça-feira (25) e ele foi levado, juntamente com testemunhas, para depor na delegacia da cidade. Sabendo da prisão, a população se deslocou para a porta da unidade policial, onde passou a reivindicar a entrega do suspeito do crime.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Urbano Santos vira terra sem lei

O vídeo acima faz parte da intensa movimentação de moradores da cidade de Urbano Santos, que tentaram invadir a delegacia para fazer justiça com as próprias mãos.

A população está transtornada com a morte de uma criança de 6 anos de idade vítima de estupro. Ela foi encontrada ainda em vida, mas não resistiu quando foi levada para o hospital.

O medo é o reflexo da insegurança que afeta não somente Urbano Santos, mas todas as cidades do Maranhão com o número inexpressivo do efetivo das Polícias Civil e Militar.

Embora não seja de sua responsabilidade, Iracema Cristina Lima Vale, prefeita da cidade, deveria orientar os órgãos competentes, inclusive, cobrar do secretário de Segurança Pública a transferência imediata dos estupradores para São Luís ou presidio mais próximo.

Faltou, sem sombra de duvidas, o papel institucional do poder executivo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Mais um fugitivo da Delegacia de Zé Doca é capturado

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, capturou, no noite de ontem (15), no Povoado Monte Lírio, em Araguanã, Aquila Rodrigo Silva Sousa, fugitivo da Delegacia Regional de Zé Doca.

O elemento é um dos 22 detentos que foi resgatado da delegacia. A prisão se deu após os policiais receberem a informação por volta das 21h que havia uma pessoa estranha no povoado e que possivelmente seria um dos fugitivos.

Foi feito o deslocamento e, ao avistar o meliante, logo foi identificado, recolhido e apresentado na Distrito Policial de Zé Doca para as devidas providências.

Ele ainda tentou fuga, mas sem êxito. Ele responde pelo crime de homicídio cometido na cidade de Santa Luzia do Parua a poucos meses.

Ao todo, a Polícia Civil juntamente com a Militar já conseguiram capturar três detentos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Escola Municipal de São Luís é obrigada a suspender aulas por falta de segurança

Portões da UEB fechados.

Portões da UEB fechados.

Sem segurança, a Unidade de Educação Básica (UEB) Jornalista Neiva Moreira, localizada no Bequimão, em São Lúis, continua de portas fechadas.

O motivo é falta de vigilantes no local. De acordo com informações, a medida partiu de pais de alunos e professores, pois todos estão receosos pela falta de segurança nas dependências da escola.

O clima na UEB é de insegurança. Pais e funcionários da unidade de ensino estão tentando conseguir vigilância para a escola, uma vez que até o momento a Prefeitura de São Luís não providenciou um vigilante para a instituição.

As aulas só deverão retornar na próxima quinta-feira (12).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Bandidos matam segurança do Socorrinho para roubar arma

Um segurança da empresa Clasi Segurança Privada LTDA, que prestava serviços para o Hospital Socorrinho, no bairro São Francisco, em São Luís, foi assassinado durante um assalto na noite desta terça-feira (10).

Segundo informações preliminares, dois bandidos aproximaram do vigilante e efetuaram dois disparos no peito, não dando oportunidade sequer de defesa para o vigilante.

De acordo com a Polícia Civil, o latrocínio aconteceu no horário de expediente e teve como vitima Roberto Cesar Leandro Bulhoes, de 26 anos. Os bandidos levaram do vigilante revolver calibre 38 tauros contendo 5 munições intactas.

Roberto Cesar foi ainda levado para o Centro Cirúrgico do Hospital Socorro, mas não resistiu e faleceu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Região Metropolitana de São Luís registra 12 mortes no fim de semana

Doze homicídios foram registrados nesse fim de semana na Região Metropolitana de São Luís (MA). De acordo com dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), no mês de novembro, já são 23 casos.

Já na sexta-feira (6), foram três casos. No bairro da Forquilha, em São Luís, um homem ainda não identificado foi morto a tiros. No bairro de Fátima, região central da capital maranhense, Luís Henrique Silva Feitosa, de 24 anos, foi vítima de arma de fogo. Josinaldo Nascimento Nunes, de 39 anos, foi a terceira vítima do dia, morto a facadas no bairro Cruzeiro, município de São José de Ribamar (MA).

O sábado (7) foi o dia com maior número de mortes no fim de semana: seis ao todo. Na madrugada, Maria José Coelho Campos, de 27 anos, foi vítima de arma branca, no conjunto São Raimundo, em São Luís. Também em São Luís, na Vila Luizão, já pela manhã, Messias Ramos da Silva (28), foi vítima de arma de fogo.

Na tarde de sábado, mais dois casos: Reinaldo Paulo Correa Fernandes, de 30 anos, foi morto a tiros na Vila Janaína, em São Luís; e Denilson Melo Gonçalves, de 20, foi vítima de arma de fogo na Vila Bom Viver, município de Raposa (MA).

Pela noite, mais dois casos: José Carlos Lopes dos Santos, de 37 anos, foi morto a tiros na Vila Kiola, em São José de Ribamar; e Carlos Eduardo da Silva de Jesus, de 19, foi vítima de arma de fogo no bairro Santa Efigênia, em São Luís.

No domingo (8), outros dois homicídios foram registrados em São Luís. No bairro Jardim América, Denilson da Luz Silva, de 21 anos, foi morto com três tiros na cabeça. Um dos tiros acertou de raspão uma criança de apenas três anos de idade quando passeava de mãos dadas com a mãe. E no bairro do Jaracati, Renato Alexandre Silva Ribeiro, de idade não divulgada, foi assassinado.

Na madrugada desta segunda-feira (9), um homem sem identificação foi morto a tiros no bairro Vila Itamar, em São Luís, sendo a vítima mais recente da violência urbana na Região Metropolitana. (Do G1 MA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Flávio Dino terá ainda muito trabalho pela frente

Apesar de afirmar em sua página oficial nas redes sociais que nomeou novos delegados de Polícia Civil para assumirem diversas unidades policiais em todo o Estado, Flávio Dino parece que tem tido problemas quando o assunto é segurança pública.

Governador Flávio Dino.

Governador Flávio Dino.

Nesses 11 meses de mandato, o governador já enfrentou duas greves da Polícia Civil; ações malsucedidas da Polícia Militar em reintegração de posse, que geraram muitos transtornos; manifestações em prol de mais segurança nas regiões da Zona Rural de São Luís.

Além disso, não é raro ouvir pessoas afirmarem que foram roubadas dentro dos ônibus coletivos. Atualmente, a média de assaltos realizados no interior desses veículos é de 3 por dia. Sem falar, da taxa de homicídios e dos roubos às escolas municipais e estaduais, que tem deixado alunos, pais e professores vulneráveis à toda essa insegurança.

É necessário agir com mais eficiência e rigor, planejar e executar ações que realmente tenham resultados positivos para a população e não para o ego dos gestores. A sociedade maranhense clama por mais segurança em todo o estado. Essa sensação de insegurança ocorre, não somente na capital, mas no interior do estado, onde o efetivo é menor e a criminalidade a cada dia aumenta.

Por outro lado, o Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho magnífico por meio do Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (PROCON-MA). A população está mais ciente dos seus direitos e deveres como consumidora. Isso é resultado de um conjunto de ações que estão sendo executadas de maneira efetiva e assertiva, para que o indivíduo não seja mais enganado ou ludibriado pelas empresas prestadoras de serviços.

Por exemplo, recentemente as operadoras de telefonia que atuam no Maranhão foram multadas por não prestarem um serviço de qualidade aos maranhenses.
Flávio Dino acertou também ao criar a frota de ônibus metropolitano, que faz linha São José de Ribamar-São Luís; essa medida tem facilitado a vida da população, que sofria com a falta de coletivos para àquela região.

No entanto, o atual gestor do Maranhão tem muito o que fazer pelo Estado, principalmente nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, que ainda estão carentes de recursos e medidas para que possam melhorar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Armados, bandidos assaltam duas vezes no mesmo local em São Luís

Quem mora no Edifício Dubai, no Renascença, tem registrado cenas aterrorizantes da ousadia de bandidos que praticam assaltos armados a condutores de veículos que transitam nas proximidades.

Na noite de sábado (03), marginais agiram próximo ao Uniceuma e assaltaram dois carros que passavam pelo local (veja o vídeo acima). Não satisfeitos, bandidos voltaram a assaltar na noite de ontem domingo (04), no mesmo local, conforme mostra o vídeo abaixo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.