Cidade

Estudantes do IFMA prometem fechar BR 135 nesta quinta-feira

O Campus Maracanã estão organizando uma manifestação para a manhã desta quinta-feira (27), a partir das 8h. Eles reclamam das péssimas condições de transporte público. Para chegar ao campus, os alunos precisam enfrentar uma verdadeira disputa, no Terminal de Integração do São Cristóvão, até que consigam entrar no ônibus. O deslocamento é feito sempre com superlotação dos veículos.

Além disso, os estudantes são vítimas constantes de assaltos dentro dos ônibus.

Os estudantes prometem interditar o trecho da BR 135 que fica próximo ao Campus Maracanã.

Em 2011, alunos da instituição fizeram manifestação semelhante, interditando a rodovia. No dia seguinte, a Direção Geral do Campus Maracanã, representantes do Grêmio Estudantil e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) se reuniram para avaliar as condições do serviço e buscar soluções. Dois anos depois, a situação permanece precária.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Campus do IFMA será implantado em Ribamar

A reitoria do Instituto Federal do Maranhão confirmou que as obras de construção de uma unidade do IFMA no município terão início ainda este ano.

A implantação de um campus do Instituto em São José de Ribamar é fruto de uma articulação do prefeito Gil Cutrim (PMDB) iniciada em 2011.

“A construção do campus do IFMA em Ribamar fortalece o sistema educacional do município e o processo de capacitação dos moradores que,
além da rede municipal, contarão com um Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão”, afirmou Gil Cutrim.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vale entrega núcleo de ensino do Anjo da Guarda ao IFMA

A Vale realiza amanhã, 03 de janeiro, a entrega do prédio do Núcleo Avançado do Anjo da Guarda ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O novo espaço atenderá cerca de 480 alunos, oferecendo cursos técnicos nas áreas de Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Metalurgia, Mecânica, entre outros. A cerimônia acontece às 15h, na rua Boa Esperança, s/n, Vila Embratel.

As obras do núcleo foram iniciadas em janeiro de 2011. Durante o evento, os convidados conhecerão a estrutura que conta com salas de aula, laboratório, salas para apoio administrativo e cantina. O inicio das aulas no IFMA – Núcleo Avançado do Anjo da Guarda está prevista para acontecer em março deste ano.

A parceria da Vale com o IFMA pretende fornecer à comunidade da área Itaqui-Bacanga oportunidades de desenvolvimento profissional por meio de uma formação de qualidade, com vista a atender às demandas do mercado de trabalho. Por meio de parcerias com instituições de ensino de todo mundo, a Vale oferece ações de desenvolvimento pessoal e profissional nos segmentos de educação básica, formação técnica, desenvolvimento gerencial, cidadania corporativa, cultura e arte.

Vários cursos oferecidos pelo mercado foram estruturados pioneiramente pela empresa em parceria com as instituições de ensino para a capacitação de profissionais. A Vale aposta em educação como mecanismo fundamental para perpetuar a competitividade e a excelência de desempenho como estratégia de atração, desenvolvimento e retenção de profissionais qualificados. Como parte da filosofia da empresa, nas comunidades em que atua, a Vale oferece oportuniddes de acesso a empregos, a treinamentos e a renda, que movimentam as economias locais, criando bases para o desenvolvimento sustentável.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Seletivo de cursos técnicos do IFMA ocorre neste domingo

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) aplica neste domingo (11), o seletivo de cursos técnicos. Este ano, 48.502 candidatos se inscreveram nas provas. Foram oferecidas 4.430 vagas em 18 campida instituição em todo o Estado, o que garantiu uma média de 10,94 concorrentes por vaga. As provas serão aplicadas das 13h30 às 17h30. Os inscritos devem chegar com uma hora de antecedência portando um documento de oficial de identidade.

O seletivo é composto por 40 questões (20 de Português e 20 de Matemática) e será aplicado em 21 cidades. Em São Luís serão 60 locais de prova, incluindo os campi Monte Castelo, Maracanã e Centro Histórico, além de escolas da rede pública estadual e municipal. No interior do Estado, serão 68 locais de prova espalhados por 20 municípios, incluindo os outros 15 campi do IFMA em funcionamento e escolas da rede pública de ensino. Cerca de 3,9 mil pessoas irão trabalhar no seletivo.

Cotas – Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 25% das vagas foram destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 20% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.

Gabarito – O gabarito com as respostas da prova será divulgado a partir das 19h do domingo, 11 de dezembro. O resultado final deve ser conhecido no dia 13 de janeiro.

Do Imirante


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.