Saúde

Relatório aponta problemática em Hospital de Pastos Bons

a

A ausência de equipamentos e materiais médico-hospitalares essenciais ao desenvolvimento das atividades e quantitativo insuficiente de médicos e enfermeiros comprometem a qualidade dos serviços prestados no Hospital Municipal Dr. Theoplistes Teixeira Filho à população de Pastos Bons. Foi o que detectou o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS).

A auditoria, demandada pelo Ministério Público Estadual, teve por finalidade apurar irregularidades no atendimento prestado aos usuários da unidade hospitalar. O DENASUS concluiu que o hospital em questão apresenta não conformidades quanto à falta de manutenção corretiva e preventiva em suas edificações, equipamentos e mobiliários.

Segundo o Relatório, foram verificadas: ausência de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais; irregularidades nos processos de trabalho do laboratório, lavanderia, nutrição e dietética; problemas no fornecimento de energia elétrica, deixando a urgência e emergência da unidade descoberta no período noturno e comprometendo a oferta de atendimento 24h do setor de radiologia clínica.

O Relatório também evidenciou, que nos meses de novembro de 2013 e janeiro de 2014, análises microbiológicas realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto indicavam não potabilidade da água que abastece o hospital para o consumo humano.

Diante das distorções verificadas no Hospital Dr. Theoplistes Teixeira Filho, o DENASUS recomendou à gestão municipal que as correções fossem implementadas com urgência, utilizando como apoio as orientações feitas na auditoria.

b

c


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.