Política

Rigo Teles pede instalação de unidade da Hemomar na cidade Barra do Corda.

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou na quarta-feira (25), durante pronunciamento na Assembleia, que protocolou indicação encaminhada ao governador Dr. Flávio Dino e ao secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco, pedindo a instalação de uma unidade da Hemomar na cidade de Barra do Corda.

Deputado Rigo Teles.

Deputado Rigo Teles.

O parlamentar esclareceu que a instalação da Hemomar (Hemoterapia e Hematologia do Maranhão) é uma antiga reivindicação de cerca de 600 mil pessoas de Barra do Corda e dos demais municípios das regiões Central e Sul do Maranhão, que precisam urgentemente dos serviços prestados pela importante unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Para Rigo Teles, a unidade da Hemomar vai atender as necessidades de milhares de pessoas que precisam do serviço do banco de sangue da SES, que atenderá as necessidades primordiais dos serviços de urgência dos hospitais de Barra do Corda e de cerca de 15 municípios das regiões Central e Centro Sul.

Não ocasião, Rigo disse que confia na sensibilidade do governador, Flávio Dino, e do secretário, Marcos Pacheco, no atendimento ao pleito, que na verdade é um anseio da população das regiões Central e Centro Sul do Estado do Maranhão, que acreditam no projeto de mudança do governo do Estado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Roberto Costa cobra reativação do Hemomar de Bacabal

Preocupado com a saúde pública no município de Bacabal, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) cobrou, na sessão desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa, a reativação do Hemomar na cidade. O parlamentar entrou com uma indicação solicitando da Secretaria de Saúde informações a respeito da falta de funcionamento da unidade.

“Nós queremos que o Secretário possa atender as nossas reivindicações, porque não é uma reivindicação do deputado Roberto Costa apenas, é uma reivindicação de toda uma população que necessita do apoio e da estrutura do Hemomar implantado na cidade de Bacabal”, disse o parlamentar.

Roberto Costa destacou que a situação é alarmante, já que no caso de uma necessidade, a população precisa recorrer a unidades distantes para conseguir bolsas de sangue. “Na hora de uma necessidade, na hora de uma cirurgia de urgência, na hora de qualquer procedimento necessário e que precise de sangue na cidade de Bacabal, a população tem que percorrer mais de 150 km para ter uma bolsa de sangue, e isso tem criado complicações, inclusive na questão de óbitos, de pacientes que necessitam desse apoio urgente e não se tem”, apontou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Criança necessita de doação de sangue O –

Heitor Mykael tem 9 meses.

Heitor Mykael tem 9 meses.

Uma criança de São Luís necessita com urgência de seis bolsas de sangue tipo ‘O -‘. Heitor Mykael tem apenas 9 meses e luta para fazer uma cirurgia do coração. As pessoas interessadas podem se dirigir até o Hemomar e fazer a sua doação apresentando o nome completo do Heitor.

Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde com 16 a 67 anos que queira prestar um ato de solidariedade a uma criança, pode comparecer ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e doar. O setor de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e nos sábados de 8h às 12h.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação, válido em todo território nacional. É preciso ainda, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais, a exemplo da pressão, pulso e temperatura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Campanha de doação de sangue acontece sábado em Ribamar

A administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizam, neste sábado (19), a primeira campanha de doação de sangue do município de São José de Ribamar.

A campanha será realizada durante todo o dia (das 9h às 16h) nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), localizado na sede do município, e o objetivo é arrecadar, no mínimo, 70 bolsas de sangue que serão direcionadas para o estoque do Hemomar com vistas ao atendimento da demanda transfusional durante o período carnavalesco.

“É de extrema importância a participação da população ribamarense nesta campanha de doação de sangue para que o estoque seja garantido especialmente neste período de Carnaval, onde há uma diminuição da coleta devido às viagens e período de férias”, afirmou Renata Miranda, gerente do SAMU de Ribamar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.