Maranhão

Roseana se pronuncia e se diz “revoltada” com ataques

roseeA governadora do Maranhão, Roseana Sarney resolveu finalmente se pronunciar sobre a onda de violência que tem dominado a capital São Luis.

A governadora lamenta a morte da pequena Ana Clara e fala sobre as atitudes que pretende tomar para melhorar a situação carcerária no estado.

Assista:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Governo entrega ambulâncias e inaugura leitos de alta complexidade no HCM

leitos-300x225A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (6), mais 81 leitos clínicos do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (Ipem). Atualmente, 91 já funcionam na unidade.

“Estamos praticamente dobrando o número de leitos e aumentando para 57 o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Isso significa melhorar o atendimento não só de São Luís, mas também do interior do Maranhão. Com esse grau de atendimento e de tecnologia implantados aqui, o HCM, com certeza, será um hospital de referência para o Brasil”, afirmou a governadora.

Ao todo, serão 172 leitos de internação e 39 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) totalmente climatizados. De acordo com o secretário Ricardo Murad, a iniciativa vai reduzir o tempo de espera nas filas dos hospitais. “Estes novos leitos farão uma diferença muito grande para quem está aguardando uma vaga na especialidade médica de alta complexidade. A dobra dessa capacidade movimentará toda a rede de saúde do estado, seja ela municipal, estadual ou federal”, pontuou o secretário Ricardo Murad.

Na ocasião, também foram entregues 50 ambulâncias, das quais 33 atuarão em São Luís e 17 no interior do estado. “Não se trata de substituição da frota, mas da sua ampliação. É a necessidade de mais ambulâncias para melhor servir a população. São ambulâncias preparadas, muito bem equipadas com o que há de melhor no transporte móvel para pacientes”, explicou.

Integrando as ações do programa Saúde é Vida, já foram inaugurados 200 leitos de UTI móvel, 6 hospitais regionais (50 leitos), 28 hospitais (20 leitos), 1 hospital macrorregional (100 leitos), 2 hospitais de alta complexidade e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Reforma

Esta é a primeira vez em 30 anos que o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira passa por uma reforma completa. Com cinco andares, as obras foram planejadas em etapas, sendo que parte do térreo, segundo,  terceiro, quarto e quinto andares já foram entregues.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Ministra Ideli Salvatti e Roseana têm encontro com prefeitos do Maranhão nesta quinta

ideliO Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, nesta quinta-feira (7), no Espaço Renascença.

O evento tem presença confirmada da governadora Roseana Sarney; da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; dos ministros do Turismo, Gastão Vieira; e de Minas e Energia, Edison Lobão, entre outras autoridades. A expectativa é que prefeitos, vices e secretários municipais participem do Encontro.

O objetivo é intensificar as orientações aos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para os municípios. Durante o evento, técnicos de diversos Ministérios, além de representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Controladoria-Geral da União (CGU), Caixa Econômica, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil estarão à disposição para esclarecer dúvidas dos gestores.

Além disso, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participam de palestras e recebem atendimento individual de técnicos de ministérios nas Salas de Atendimento.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o Encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal, que foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros de Estado.

“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli.

Os encontros estão sendo realizados em todos os estados do país. O primeiro foi em Sergipe, seguido por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Acre, Rondônia, Goiânia, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul.

Na programação do Encontro no Maranhão, estão previstas palestras sobre políticas para a Saúde e a Educação. Os prefeitos e suas equipes ainda terão acesso aos Espaços de Atendimento, onde os técnicos dos principais ministérios do governo federal darão informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município.

 

PROGRAMAÇÃO

 

QUINTA-FEIRA (7)

 

8h – Credenciamento

9h – Cerimônia de abertura

10h30 às 17h – Salas de Atendimento Individualizado

Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério da Educação; Ministério das Cidades; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Pesca e Aquicultura; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Integração Nacional; Ministério do Turismo; Ministério da Cultura; Ministério de Minas e Energia; Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Controladoria-Geral da União (CGU); Caixa Econômica Federal / Sebrae / Banco do Brasil

14h30 – Palestra: Políticas Públicas de Saúde

15h30 – Palestra: Políticas Púbicas de Educação

17h – Encerramento


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.