Poder

Gil Cutrim dialoga com moradores da Aurora

O ex-prefeito de São José de Ribamar e candidato a deputado federal, Gil Cutrim (PDT), participou, na noite da última segunda-feira (20), de uma produtiva reunião com moradores do bairro da Aurora, em São Luís.

O encontro, promovido pelo vereador Paulo Victor (PROS), funcionou como importante foram de debates acerca de melhorias para a localidade.

Gil, na oportunidade, recebeu o carinho e apoio dos populares, que reconheceram o seu trabalho desenvolvido, ao longo de seis anos, na terceira maior cidade do estado em número de habitantes.

“Tenho parentes em São José de Ribamar e todos afirmaram que o Gil foi um bom prefeito, que valorizou os servidores e investiu em várias áreas, construindo mais de 500 obras. Em Brasília, como deputado federal, ele irá defender o interesse dos municípios maranhenses e de seus moradores, Estamos com o 1234”, disse o estudante Alisson Ribeiro.

Paulo Victor destacou o perfil municipalista do candidato a deputado federal, que presidiou, por dois mandatos, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

“O Gil, apesar de jovem, acumulou uma considerável experiência administrativa como prefeito e como líder municipalista. Em Brasília, na condição de deputado federal, fará muito pelas cidades do nosso estado”, avaliou o vereador.

Da reunião, também participaram o secretário municipal de Saúde, Lula Filho, e o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), que também conta com o apoio de Paulo Victor para sua reeleição.

Ao agradecer o apoio dos moradores, Gil destacou, mais uma vez, a forma participativa com a qual o projeto 1234 está sendo construído em todas as regiões do Maranhão.

“Desde a pré-campanha, estamos dialogando com o cidadão maranhense. Estamos ouvindo suas reivindicações, discutindo e formulando, juntos, ações que possam torna-las realidade a partir do ano que vem. E desta forma que iremos executar nosso mandato”, garantiu o candidato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gil Cutrim recebe apoio de lideranças políticas em Arame e Buriticupu

O ex-prefeito de São José de Ribamar e candidato a deputado federal, Gil Cutrim (PDT), recebeu, neste último fim de semana, importantes apoios políticos nos municípios de Arame e Buriticupu.

Atendendo convite da prefeita Jully Menezes e do seu pai, João Menezes, ex-prefeito da cidade, Gil esteve em Arame no sábado.

Primeiramente, visitou os povoados Lagoa do Cocô e Lagoa Grande.

Em seguida, na região da sede do município, participou de uma grande caminhada que contou com a participação de centenas de pessoas. O encerramento aconteceu na Praça do Povo, onde ocorreu um comício.

“Fizemos a escolha certa e Arame dará a sua parcela de contribuição para levar Gil Cutrim para Câmara Federal, onde defenderá todos nós, maranhenses. Eu, meu pai e todo povo da cidade votamos no 1234”, afirmou a prefeita.

Já no domingo, em Buriticupu, Gil Cutrim participou de encontro promovido pela liderança Grande.

O candidato a deputado federal conversou diretamente com os moradores, ouviu suas reivindicações e garantiu trabalhar para, a partir do ano que vem, torna-las realidade em Brasília.

Grande destacou o perfil municipalista do pedetista, que também já foi presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

“O Gil conhece a realidade das cidades maranhenses. Ele será um deputado federal verdadeiramente municipalista. Nós, de Buriticupu, estamos com Gil 1234”, disse Grande.

Gil agradeceu o carinho e apoio recebido. Ele destacou, mais uma vez, a construção de um projeto coletivo que tem a participação fundamental do povo maranhense.

“Nossa candidatura está sendo construída pelo cidadão, aquele com o qual eu converso diretamente, ouço sua reivindicação e a coloco no nosso plano de atuação. Assim seguiremos e, com fé em Deus, obteremos êxito em outubro”, comentou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gil Cutrim arrasta multidão em São José de Ribamar

O ex-prefeito Gil Cutrim (PDT) arrastou uma multidão, na noite da última sexta-feira (17), durante o lançamento da sua candidatura a deputado federal em São José de Ribamar, município administrado por ele durante seis anos.

Intitulada de “Caminhada da Paz”, o ato reuniu ribamarenses de todas as regiões da cidade do Santo Padroeiro do Maranhão, que fizeram questão de dizer SIM para Gil Cutrim.

A caminhada serviu para constatar que, mesmo diante de uma campanha baixa e difamatória promovida por alguns políticos com o objetivo de manchar a imagem do ex-prefeito, Gil Cutrim continua sendo muito querido pela população, que reconhece o trabalho desenvolvido por ele entre os anos de 2011 e 2016.

“Gil governou ouvindo o povo, sem perseguição, sem espalhar raiva. Trabalhou muito em todos os setores e por isso, hoje, sua gestão é reconhecida e ele detém o carinho do povo. Gil será o primeiro deputado federal verdadeiramente ribamarense. Hoje, São José de Ribamar vive um clima de perseguição. Mas isso irá passar”, afirmou o vereador Negão (PDT).

A “Caminhada da Paz” saiu do bairro da Campina e percorreu várias ruas da sede do município, sendo encerrada na área do Cais.

Gil estava acompanhado do irmão, o deputado estadual e candidato a reeleição, Glalbert Cutrim (PDT); lideranças políticas e comunitárias; apoiadores e amigos; além da sua esposa, Juliana, e dos filhos, Guilherme e Júlia.

Para Glalbert Cutrim, a receptividade dos moradores ratificou, mais uma vez, o reconhecimento que a população tem pelo ex-prefeito e, hoje, candidato a deputado federal.

“O cidadão ribamarense é esclarecido, conhece a verdade. Sabe que o Gil administrou para todos, investiu em todos os segmentos e nunca perseguiu ninguém. E esse reconhecimento será chancelado, mais uma vez, nas urnas”, disse.

Para Nonato Lima, vereador de seis mandatos, Gil Cutrim tem perfil municipalista e representará muito bem em Brasília não apenas São José de Ribamar, mas todos os municípios do estado.

Gil agradeceu o apoio e as manifestações de carinho. Garantiu que, na Câmara Federal, trabalhará incansavelmente para oferecer novos benefícios para a população ribamarense.

“Não poderia ser diferente. Tínhamos que iniciar a campanha propriamente dita aqui, em Ribamar, terra que amo e onde iniciei minha carreira política. Como prefeito, fiz muito. Construímos, em seis anos, mais de 500 obras em todos os setores. Valorizamos o servidor público, oferecendo a ele melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Como deputado federal, não medirei esforços para contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade e de todas as outras do nosso querido Maranhão”, garantiu o pedetista.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gil Cutrim e Glalbert reúnem multidão em São José de Ribamar

Chamado pela população ribamarense de “Grupo do Bem”, o ex-prefeito Gil Cutrim (PDT) e seu irmão, o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), reuniram nesta quinta-feira, 02, centenas de lideranças políticas de todas as regiões de São José de Ribamar. O encontro ratificou as pré-candidaturas a deputado federal e estadual da dupla e consolidou a força política dos irmãos Cutrim no município.

Prefeito durante o período de 2011 à 2016, Gil Cutrim fez um balanço da sua administração, considerou o período de crise enfrentado durante o tempo que foi prefeito e relembrou o tempo de paz vivido na cidade. “Foram mais de 500 obras feitas mesmo diante da crise vivida pelos municípios maranhenses. Nesse período, valorizamos o trabalhador ribamarense e mesmo quando assumi a prefeitura, não houve uma demissão sequer, porque nós respeitamos os pais de famílias ribamarenses. A paz e liberdade que existia com a gente, foi substituída em janeiro de 2017 por esse clima de perseguição e infelizmente, sem coração, a gestão atual demitiu mais de mil ribamarenses. Mas hoje o que vejo aqui é um grupo do bem, determinado a mudar isso, e que terá a minha dedicação exclusiva em favor dos trabalhadores ribamarenses”. Destacou Gil Cutrim, que disputará uma vaga na Câmara Federal.

Deputado Estadual mais bem votado da história de São José de Ribamar com mais de 7 mil votos em 2014, Glalbert Cutrim (PDT) falou em gratidão e agradeceu as centenas de lideranças que fizeram questão de declarar apoio a sua pré-candidatura a deputado estadual. “Mesmo enfrentando uma das maiores crises, Gil conseguiu entregar mais de 500 obras e até o último minuto que permaneceu na prefeitura, deixou obras em ritmo acelerado e recurso em caixa para conclusão. Como deputado estadual, destinei emenda parlamentar que ajudou a manter a Saúde do município. Essa foi a forma que encontrei para reconhecer a grande votação que tive em nossa cidade. Ver centenas de pessoas reunidas hoje aqui, é a certeza que estamos prontos para começar um novo momento, que resultará em vitória e em breve, devolveremos a paz aos ribamarenses”. Concluiu o deputado estadual.

Protesto em frente a prefeitura – Uma situação inusitável aconteceu momentos antes da reunião. O ex-prefeito Gil Cutrim foi fazer uma visita ao Cais, completamente reformado pelo Governador Flávio Dino (PCdoB), ainda em 2016, durante o período que Cutrim comandou o município, no percurso de volta, passou em frente a prefeitura municipal e se deparou com um grupo de Guardas Municipais que protestavam contra a atual gestão que teria mandado retirar cerca de R$ 650 reais do salário da categoria. O presidente do SIndGuarda ao avistar Gil, gritou? “Volta Gil, tira esse ditador daqui!”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gil Cutrim desmente informação sobre atentado no interior do Maranhão

O prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Gil Cutrim, desmentiu, na manhã desta quinta-feira (30), informação de que o mesmo teria sido vítima de atentando no interior do Estado.

Utilizando suas redes sociais, Cutrim classificou de boato a referida informação, que começou a circular na noite de ontem.

“Não passa de boato a informação, que circulou na noite de ontem, dando conta de que eu teria sido vítima de um atentado no interior do Maranhão. Estou muito bem, graças ao bom Deus, e logo mais, a partir das 17h, estarei inaugurando a Unidade Básica de Saúde do Residencial Pitangueiras, localizada na região da sede de São José de Ribamar”, afirmou o gestor em um dos trechos da nota.

comunicado gil


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito Gil Cutrim entrega prestação de contas ao TCE

????????????????????????????????????

O prefeito e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Gil Cutrim, entregou nesta quarta-feira (30), ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, conselheiro Jorge Pavão, a prestação de contas da Prefeitura de São José de Ribamar referente ao exercício financeiro de 2015.

A exemplo do que aconteceu ano passado e seguindo o que determina as Instruções Normativas nº 25 e nº 26, do próprio TCE, o documento foi entregue totalmente digitalizado.

Mais uma vez, Gil Cutrim foi um dos primeiros gestores públicos maranhenses a encaminhar o documento à Corte de Contas. O prazo para entrega da prestação expira em abril.

“Estamos cumprindo, mais uma vez, o que determina a lei. Nossa administração é pautada no compromisso com a coisa pública. Nestes quase seis anos, fomos diversas vezes à Câmara Municipal de São José de Ribamar, durante audiência pública, prestar contas ao povo ribamarense sobre como e onde o dinheiro público está sendo empregado. Mesmo diante das dificuldades financeiras, ocasionadas pela queda constante de recursos do FPM, pagamos em dia o funcionalismo; mantemos em funcionamento os serviços públicos e estamos investindo em novas ações em diversas áreas”, afirmou o prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Gil Cutrim vistoria obra de pavimentação da Estrada do Turíuba

O prefeito Gil Cutrim (PDT) vistoriou nesta terça-feira (03) a obra de pavimentação da Estrada do Turiúba, conjunto habitacional localizado na região da sede de São José de Ribamar e onde residem mais de dez mil pessoas.

O asfaltamento da via, interligando o conjunto até a MA – 201 (Estrada de Ribamar), era uma reivindicação dos moradores e só foi possível graças ao empenho do gestor que conseguiu, recentemente, liberação de recursos de convênio firmado ano passado.

“Além dos moradores do Turiúba, conjunto construído pelo Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida, essa obra beneficiará milhares de outras pessoas que diariamente se deslocam de outras localidades situadas nesta região da cidade em direção a rodovia estadual MA – 201. É um sonho que, finalmente, tornou-se realidade”, afirmou Gil Cutrim.

O prefeito participou da visita acompanhado de lideranças políticas e comunitárias do município.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Flávio Dino é obrigado a se desculpar por declaração equivocada do vice-governador

Governador Flávio Dino durante evento da Famem.

Governador Flávio Dino durante evento da Famem.

O prefeito Gil Curim, presidente da Famem, respondeu a declaração equivocada do vice-governador Carlos Brandão.

Em discurso no evento da I Marcha Municipalista do Maranhão, Cutrim disse que a Marcha não era Marchinha e sim o maior evento municipalista já realizado no Estado e que contou com a participação massiva dos prefeitos. Mais de 200 se fizeram presentes nos dois dias.

O governador Flávio Dino chegou a pedir desculpas em nome do governo, colocando um ponto na polêmica iniciada após Carlos Brandão chamar o evento de “marchinha”.

Dino também garantiu pagamento do restante dos convênios firmados ano passado. “No entanto, temos um planejamento a ser seguido e iremos, sim, atender as reivindicações dentro do possível”, afirmou o governador.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Gil Cutrim consegue diminuição das contas de água em Ribamar

Os moradores de São José de Ribamar obtiveram uma grande conquista. Atendendo provocação do prefeito Gil Cutrim (PDT), a Câmara de Regulação do Consórcio Intermunicipal Pró-Cidade fixou novos valores para as contas de água de imóveis residenciais e pequenos comércios sem hidrômetro do município.

A medida beneficia, ainda, moradores da cidade de Paço de Lumiar, cujo sistema de água também é gerido pela empresa Odebrecht Ambiental.

Os novos valores serão praticados a partir do dia 01 de dezembro, uma vez que a empresa concessionária precisa de um prazo para efetuar as adequações necessárias.

Os moradores de imóveis sem hidrômetro, localizados nos conjuntos habitacionais implantados em São José de Ribamar através do programa federal Minha Casa, Minha Vida, pagarão apenas o valor de R$ 21,60 de conta de água.

Imóveis residenciais sem hidrômetro acima de 80m² terão tarifa fixa, na faixa de consumo de 20m³, de R$ 65,40.

Já os proprietários de pequenos negócios sem hidrômetro pagarão como conta fixa o valor de R$ 44,80 – uma economia de R$ 22,40, uma vez que o valor pago atualmente é de R$ 67,20.

“Nossa luta objetivou atender uma reivindicação dos moradores de São José de Ribamar, que já há alguns meses vinham reclamando dos valores das contas de água. Sem dúvida, foi uma grande conquista que, em muito, beneficiará os consumidores de nossa cidade”, afirmou o prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito de Ribamar diz não ter sido notificado sobre afastamento do cargo

Prefeito Gil Cutrim.

Prefeito Gil Cutrim.

Sobre notícia divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Ministério Público Estadual, cujo título é “Prefeito é condenado à perda do cargo”, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, presta os seguintes esclarecimentos necessários:

O prefeito ainda não foi notificado oficialmente sobre a referida decisão do juiz Jamil Aguiar da Silva. Assim que o for, tomará as medidas judiciais necessárias e cabíveis visando restabelecer a verdade.

Causou estranheza tal decisão, uma vez que a mesma contraria o que reza a Lei nº 8.429/92, no seu Artigo 20, que determina que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

No início deste mês, o Tribunal de Justiça do Maranhão, através da sua 1ª Câmara Criminal, rejeitou denúncia, também formulada pelo MPE, que versava sobre os mesmos objetos expostos contra o prefeito na ação acatada pelo juiz Jamil Aguiar da Silva.

O prefeito provou que não houve descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (todas as nomeações estão respaldadas na Lei n. 962/2012, devidamente analisada e aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, inexistindo qualquer questionamento judicial sobre a mesma), mostrando que a administração municipal já nomeou 378 aprovados no último concurso público, faltando apenas menos de 10% para serem chamados.

O referido concurso, é importante salientar, está em plena vigência de prazo.

“A conduta do gestor não se enquadra na descrição da denúncia ofertada e se entende pelo não recebimento da mesma”, afirmou, na ocasião, o desembargador Bayma Araújo, cujo voto, foi acompanhado pela maioria dos membros da 1ª Câmara.

Desta forma, percebesse claramente que a decisão do juiz Jamil Aguiar só terá seus efeitos concretizados caso seja confirmada pelas instâncias superiores, que em processo análogo julgou improcedentes os fatos narrados pelo magistrado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.