Poder

Barra do Corda firma parceria com Caema para solucionar problema no município

A prefeitura de Barra do Corda firmou, nesta segunda-feira (7), uma parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com o intuito de regularizar o fornecimento de água nos bairros situados na parte alta do Município, que tiveram o abastecimento interrompido na última quinta-feira.

De acordo com a Prefeitura, o problema foi ocasionado pela queima de um motor, devido a oscilação de energia elétrica, provocada pelas fortes chuvas. Com a interrupção do abastecimento, o sistema passou a operar com apenas 70% da sua produtividade.

O prefeito Eric Costa esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal e representantes da Caema para solucionar o problema o mais rápido possível e evitar maiores transtornos à população. Na ocasião, o prefeito autorizou o rebobinamento dos motores de captação de água bruta e de água tratada.

9c675303caf693d8d0d2c424c7fbdca4


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito de Barra do Corda orienta professores a pleitear benefícios de aposentadorias

O prefeito Eric Costa reuniu-se com mais de 50 professores que já podem pleitear, junto à Previdência Social, o benefício de suas aposentadorias, em condições atualmente mais favoráveis.

O prefeito ressaltou que isso somente foi possível hoje porque o município vem pagando, ao INSS, uma dívida previdenciária herdada de mais de R$ 38 milhões período compreendido entre 2004 a 2012. Desse montante, a administração atual já reembolsou R$ 19,4 em pouco mais de 30 meses.

Além de garantir uma aposentadoria mais tranquila para os servidores atuais e futuros, vem se corrigindo uma injustiça financeira por conta de prejuízo causado aos servidores que estavam se aposentando com valores inferiores a que tinha direito, justamente por conta dos repasses que deixaram de ser feitos, pelas administrações passadas, no período acima.

O prefeito Eric Costa ainda tranquilizou que serão analisados, pela área competente, de forma individual, todos os demais casos passíveis de enquadramento para solicitar o benefício.

Essa situação foi bastante comemorada pelos professores presentes na reunião.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Novos servidores são empossados em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, os novos funcionários empossados por força do último concurso público começam a assumir seus postos de trabalho.

Por terem vinculo temporário, os funcionários contratados terão seus contratos rescindidos na forma prevista da Lei Municipal 08/2011 e para estrito cumprimento do que determina o Artigo 37 da Constituição Federal.

Ressalte-se que esta é a última etapa de um concurso que foi realizado, pela atual administração, obedecendo todos os critérios de lisura, transparência e compromisso com a meritocracia, não tendo sido medido esforços para que se pudesse realizar um certame sério que ao mesmo tempo atendesse as necessidades do município e concretizasse o sonho de muitas pessoas em conseguir sua independência financeira aliada a uma estabilidade profissional, evitando-se com isso que muitos saíssem do seio familiar em busca de oportunidades em outras localidades.

Por fim, a Prefeitura Municipal parabeniza os novos servidores pela conquista, ao tempo em que agradece de público aos contratados pelo compromisso e dedicação para com a administração pública pelo período em que a ela estiveram vinculados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ordem de serviço para recuperação de estradas vicinais‏ é assinada pelo prefeito Eric Costa

Prefeito Eric Costa com comitiva do estado

Prefeito Eric Costa com comitiva do estado

O Prefeito de Barra do Corda, Eric Costa esteve na localidade de Santa Vitória, com parte da sua equipe de governo formada por uma grande comitiva, assinando a ordem de serviço para recuperação e manutenção das estradas vicinais que ligam Santa Vitória a Canafístula e de Santa Vitória ao Estreito.

De acordo com o prefeito, as estradas vicinais têm uma grande importância tanto econômica quanto social, pois representam o principal acesso das comunidades rurais aos mais diversos serviços, além de ser a via essencial de escoamento da produção agrícola.

No povoado, o gestor, a Primeira Dama Bruna Costa e toda comitiva participaram de um grande almoço, oferecido pelo suplente de vereador e principal representante da comunidade de Santa Vitória, Rafael Villi e família.

“As ações que vem sendo desenvolvidas em Santa Vitória representa um grande avanço para nosso povoado, temos tido todo apoio sempre que procuramos a gestão em busca de benefícios para nossa região e isso tem sido gratificante”, declarou Rafael Villi.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Batista Nunes, a Secretária Municipal de Educação, Professora Janete Cavalcante, o Presidente da Câmara de Vereadores, Gil Lopes, Vereadores Raimundo Inácio, Rivelino do Alim, Paulim Bandeira, suplente de Vereador Rafael Villi, Wilson Silva, Leocádio Cunha representante do Governo, Aristides Milhomem e várias lideranças locais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Possíveis irregularidades faz Rigo Teles e Eric Costa travarem discussão em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

A Comissão de Obras a Barra do Corda, representada também pelos deputados Rogério Cafeteira e Júnior Verde, vistoriou obras públicas em Bacabal, Timon e Barra do Corda. Ao verificar as obras públicas conveniadas com o Governo, a Comissão da Assembleia constatou algumas irregularidades.

A Comissão seguiu para os povoados Três Lagoas do Manduca, São José do Mearim, Montevidéu e Cajazeiras BR. “Em Três Lagoas, constatamos que depois de 30 dias da inauguração do calçamento, o engenheiro da SINFRA não recebeu a obra porque está malfeita.

A situação semelhante estão as estradas vicinais, que deveriam estar prontas e servindo para escoar a produção.

Durante a audiência pública foi apresentado extratos bancários que seriam recursos dos convênios, datados dos meses de abril e maio. O prefeito disse que o governo aconselhou a não realizar as obras.

O relatório da visita será encaminhado, a pedido do governador Flávio Dino, a Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Infraestrutura e ao Ministério Público Estadual.

Na ocasião, o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, e o deputado estadual Rigo Teles, travaram uma discussão sobre possíveis irregularidades, resultando no fim da audiência pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Eric Costa apresenta projeto na Câmara de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

O Prefeito Eric Costa esteve na tarde de terça-feira (07), na Câmara de Vereadores acompanhando os trabalhos do Legislativo Municipal, ocasião em que apresentou o projeto para reforma e ampliação do Aeroporto Municipal, um dos seis do Maranhão que serão contemplados com reformas e adequações.

Eric Costa citou ainda a construção de novas mil residências que estão em fase de conclusão e que muito em breve será entregue a população com uma grande festa.

Na mesma Sessão o prefeito apresentou aos parlamentares e a população presente a maquete do Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que será construído no Bairro Altamira, Eric Costa respondeu questões sobre a Ponte do Juá e obras do Tamarindo afirmando que dentro de 45 dias entregará a Ponte à população, e em poucos dias uma grande inauguração marcará a entrega das obras no Tamarindo.

O Prefeito Eric Costa anunciou que dia 18 estará inaugurando o Sistema de Abastecimento de Água do Povoado Lagoa Grande e encerrou suas palavras agradecendo a atenção dos vereadores e convidando a todos para as comemorações pelo dia do Evangélico que será dia 11 de julho com uma grande programação e show da Cantora Bruna Karla.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito assina ordem de serviço que beneficiará Barra do Corda

Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda.

Prefeito de Barra do Corda.

Com o objetivo de continuar alavancando o ensino educacional de Barra do Corda o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, assinou mais duas ordens de serviço, uma na Aldeia Mainumy e outra na Aldeia 3 irmãos.

O objetivo é facilitar mais ainda a aproximação das culturas indígenas com o restante da população barra-cordense e, assim, garantir um maior espaço da comunidade indígena no setor educacional.

“A construção dessas unidades escolares faz parte de um sonho antigo, que esse povo espera há muito tempo. Agora, ganham uma escola e ela será tratada como patrimônio do povo e desta terra. Foi dado o início das obras e vamos trabalhar com afinco, com toda dedicação, para que fique pronta no menor espaço de tempo possível”, finalizou o prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Luis Fernando confirma a prefeito de Barra do Corda ordem de serviço da MA 012

Secretário Luis Fernando.

Secretário Luis Fernando.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, confirmou por telefone ao prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PSC), a ordem de serviço da obra de pavimentação asfáltica da MA 012.

Segundo Luis Fernando, de 30 a 40 dias fará presente em Barra do Corda para que seja iniciado a execução das obras de pavimentação do trecho de Barra do Corda à cidade de São Raimundo do Doca Bezerra e também o trecho que liga Barra do Corda a cidade de Fernando Falcão, o que levará benefícios na região do sertão.

O prefeito Eric Costa ressaltou a parceria com Governo do Estado. “Quero agradecer por essa obra que o povo de Barra do Corda irá recebe e estou muito feliz porque todos os meus pedidos são atendidos pelo Governo do Estado, isso é motivo de muita alegria para mim e para a população de Barra do Corda e região, e representa desenvolvimento para cidade”, observou.

São aproximadamente 160 quilômetros de asfalto que beneficiará os povoados Centro dos Ramos, Barro Branco, Monte Vidéu, Cacau, Lagoa do Socorro, Capim e Sumaúma da Mata.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

A cavalo, deputado anuncia obras para Barra do Corda e Buritirana

O deputado Antônio Pereira participou – acompanhado do prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão (PR) da 10ª Cavalgada do Trabalhador, que teve o apoio da Câmara Municipal e das demais autoridades.

Na oportunidade, o parlamentar anunciou a execução de obras de importantes obras, conseguidas por meio de projeto de indicação de sua autoria, número 108/2013, apresentado na Assembleia Legislativa, pedindo a inclusão de Buritirana no Programa Pró-Transporte. Segundo ele, Buritirana será contemplada com importantes obras de asfaltamento e construção de meios-fios, sarjetas e calçadas nas principais ruas.

Para cidade de Barra do Corda, o Governo Federal e o Governo do Estado acabam de liberar a execução de importantes obras nos setores de saúde pública e de infra-estrutura, idealizados para beneficiar milhares de pessoas residentes os municípios de Barra do Corda e Buritirana, localizados nas regiões Central e Tocantina do Maranhão.

Na sexta-feira (3), Antônio Pereira participou do aniversário dos 178 anos de Barra do Corda, acompanhado do prefeito Erick Costa (PSC), do secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, vereadores, lideranças política e de populares. O deputado percebeu que a nova administração municipal de Barra do Corda vai atender os desejos de mudança e prosperidade da população, que confiou e votou no prefeito Erick Costa.

O democrata informou que o povo será contemplado – por meio de suas emendas parlamentares e de recursos do Programa Pró-Transporte – com importantes obras de abastecimento d’água, asfaltamento, sarjetas, meio-fios e calçadas. “Todos esses benefícios são um presente ao povo de Barra do Corda. Mas o principal é fazer diferente da administração anterior, que contemplou apenas os bairros centrais e abandonou a periferia”, afirmou.

De acordo com Antônio Pereira, os bairros periféricos beneficiados com as obra serão as vilas Mariana, Sampaio e Alvorada, cada um com cerca de 2.500 casas, que nos últimos doze anos foram abandonados pela administração municipal, porque não receberam obras de infra-estrutura muito menos de saneamento básico. “Com todo respeito aos demais membros população, mas são as pessoas humildes da periferia que realmente necessitam da proteção do poder público”, comentou.

Para o setor de saúde, Antônio Pereira informou que está sendo implantado dentro da maternidade pública de Barra do Corda uma central de imagens, equipada com aparelhos de tomografia computadorizada, mamografia, raio-x e ultra sonografia. “Não podemos admitir que um município com quase 100 mil habitantes ainda não ter recursos para fazer um simples exame de prevenção de câncer de mama, e o povo se deslocar para São Luís, Teresina ou Imperatriz para conseguir o serviço”, assinalou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Sem Rigo Teles, secretário de Roseana Sarney entrega Agência do Sine em Barra do Corda

O secretário do governo Roseana, Antônio Hiluy deixou de convidar o deputado Rigo Teles na entrega da Agência do Sine.

O secretário do governo Roseana, Antônio Hiluy deixou de convidar o deputado Rigo Teles na entrega da Agência do Sine.

Numa parceria entre a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a Prefeitura de Barra do Corda, foi entregue, na sexta-feira (3), a Agência Municipal do Sine de Barra do Corda, sem a presença do deputado Rigo Teles que é filho da cidade. A solenidade aconteceu no dia em que foi comemorado o aniversário de fundação do município. A Agência foi a primeira a ser completamente reformulada por meio do programa de revitalização das agências do Sine.

A Agência do Trabalho no município já existia, mas passou por uma ampla reforma e adaptação de espaço e serviços. A partir de agora, além da agência oferecer todos os serviços do Sine – intermediação para o emprego, captação de vagas, etc – passa a emitir documentos como a Carteira de Trabalho e Previdência Social e a Carteira de Identidade.

O secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy, causou uma situação delicada para o governo Roseana que tem Rigo Teles como deputado da base governista.

Mesmo sem a presença do parlamentar, o prefeito Eric Costa avaliou a Agência do Sine como a Casa do Trabalhador, onde o nosso cidadão pode comprovar sua cidadania retirando documentos importantes dentro de nosso município.

Secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, prefeito Eric Costa e autoridades visitaram a agência revitalizada

Secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, prefeito Eric Costa e autoridades visitaram a agência revitalizada


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.