Política

Rigo Teles volta a defender criação de novos municípios no Maranhão

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir que a Comissão de Assuntos Municipais da Casa retome os trabalhos em torno da criação de novos municípios no Estado do Maranhão.

Deputado Rigo Teles.

Deputado Rigo Teles.

Rigo Teles afirmou que a medida é oportuna, pois o Congresso Nacional já colocou em pauta de votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que devolve às assembleias legislativas o poder de legislar sobre a emancipação de novos municípios brasileiros.

O parlamentar lembra que durante 15 anos de mandato na Assembleia Legislativa ocupou diversas vezes a presidência da Comissão de Assuntos Municipais, e sempre defendeu a criação de novos municípios no Maranhão, principalmente na região Centro-Sul do Estado.

Para Rigo, como 2013 é um ano neutro (sem eleição) é oportuno que a Assembleia Legislativa trabalhe no sentido de emancipar os povoados, como aconteceu em 2011 e 2012. “A Comissão de Assuntos Municipais deve ser unir, mais uma vez, para tratar do assunto”, apelou.

A Comissão de Assuntos Municipais recebeu diversos projetos de emancipação de povoados. Foi feita, inclusive, uma minuciosa triagem por uma comissão de membros da Assembleia, do Governo do Estado, do IBGE, do Imesq e dos municípios envolvidos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.