Política

Marina Silva declara apoio a Aécio Neves no segundo turno

Do G1

image

Após uma semana de negociações com o PSDB, a candidata derrotada à Presidência pelo PSB, Marina Silva, anunciou neste domingo (12) que apoiará o candidato tucano Aécio Neves no segundo turno. A decisão foi divulgada, em São Paulo, um dia depois de o presidenciável do PSDB assumir, por meio de uma carta aberta, uma série de compromissos para a área social, entre os quais parte das condições impostas pela ex-senadora para apoiá-lo na reta final da corrida pelo Palácio do Planalto.

“Tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro meu voto e o meu apoio a sua candidatura. Votarei em Aécio e o apoiarei. Votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos”, disse Marina, ao final de um pronunciamento de cerca de meia hora, ao lado de seu candidato a vice na eleição presidencial, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

“Não estou com isso fazendo nenhum acordo ou aliança para governar. O que me move é a minha consciência, e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas”, complementou.

Entre as promessas assumidas pelo tucano no sábado, em resposta às condições apresentadas pela ex-senadora, está, caso seja eleito, adotar uma política ambiental sustentável, priorizar o ensino integral no país e a criar um fundo para tentar solucionar os conflitos entre índios e produtores rurais, além do compromisso de que irá trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o fim da reeleição para cargos executivos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

TRE disponibiliza relatório geral de apuração para exame de partidos

Em atendimento aos artigos 200 do Código Eleitoral e 194 da Resolução 23.399/2013 do Tribunal Superior Eleitoral, o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, presidente da Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, informa que nesta quinta-feira, 9 de outubro, foi publicado na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral o Relatório Geral de Apuração das Eleições 2014, relativo ao 1º turno.

A partir da data de publicação do Relatório, o documento está disponível para exame por 3 dias pelos partidos políticos e coligações interessados e, finalizado este prazo, abre-se 2 dias para que eles apresentem reclamações que serão submetidas a parecer da Comissão Apuradora que, em até 3 dias, apresentará aditamento ao relatório com a proposta das modificações que julgar procedentes ou com a justificação da improcedência das argüições.

Conteúdo

O Relatório Geral de Apuração contem os seguintes dados: seções apuradas; quantidade de votos apurados diretamente pelas urnas; seções apuradas pelo sistema de apuração; os motivos da utilização do sistema de apuração e a respectiva quantidade de votos; seções anuladas e as não apuradas; os motivos e a quantidade de votos anulados ou não apurados; seções onde não houve votação e os motivos; votação de cada partido político, coligação e candidato nas eleições majoritária e proporcional; quociente eleitoral, os quocientes partidários e a distribuição das sobras; votação dos candidatos a deputado federal, estadual e distrital, na ordem da votação recebida; votação dos candidatos a presidente da República, governador e senador, na ordem da votação recebida; impugnações apresentadas às juntas eleitorais e como foram resolvidas, assim como os recursos que tenham sido interpostos.

Consultando o Relatório é possível acessar a votação de candidatos por município e seção em todo o Estado do Maranhão. Para tanto, basta entrar na página eletrônica www.tre-ma.jus.br, guias Eleições / Repositório de Dados Eleitorais / Resultados / 2014 e preencher os campos e aguardar a geração de relatório em arquivo de formato PDF.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo tem prerrogativa de comandar a sessão de abertura da Assembleia

Deputado Rigo Teles.

Deputado Rigo Teles.

O deputado Rigo Teles (PV) agradeceu nesta quarta-feira (8) ao povo, pelos 41.016 votos conquistados nas eleições de outubro, para exercer o quinto mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa, e continuar trabalhando pelo Maranhão.

Com o resultado das urnas e a sua aprovação mais uma vez pelos seus eleitores, Rigo assumiu o compromisso de honrar e qualificar mais um mandato dado pelo povo. “Serão quatro anos de muito trabalho e de coragem para defender os reais interesses do povo”, prometeu.

Na oportunidade, Rigo Teles fez um agradecimento especial ao povo as regiões Central, Sul, Tocantina e do Mearim, onde a população abraçou sua reeleição Em Barra do Corda, Rigo conquistou 9.775 votos e se destacou como o mais votado no município.

DECANO DA ASEMBLEIA

Depois da reeleição proclamada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), o deputado Rigo Teles agora é um dos mais antigos parlamentares eleitos, pois conquistou cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Com a reeleição, o deputado Rigo Teles agora é decano e tem a prerrogativa de comandar a sessão de abertura dos trabalhos, e a eleição do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, cujas articulações começaram depois do cinco de outubro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Edinho Lobão termina campanha devendo Deus, o mundo e Raimundo

Edinho Lobão: o candidato derrotado.

Edinho Lobão: o candidato derrotado.

O candidato do PMDB ao Governo do Maranhão, suplente de senador Lobão Filho, além de perder a eleição deixou em eira e nem beira uma série de empresas, como gráficas produtoras de TV, locadora de carro, jornalistas e Blogueiros.

Duas gráficas reclamam que não receberam dinheiro do ultimo mês de campanha que seria paga pela construtora Franere.

A produtora que fez o programa de televisão e radio ficou sem receber a metade que seria referente ao mês de setembro. Um posto de combustível em são Luiz ficou a ver navios.

Os comitês de campanha da cidade de Imperatriz, o da Batuque Brasil, do Olho D’água, estão em débito com os “cabos eleitorais”. Além disso, jornalistas e Blogueiros que tiveram seus espaços contratados para divulgação foram vítimas do calote.

O débito de campanha deixado pelo filho do ministro de Minas e Energia é aproximadamente R$ 4 milhões de reais. E lembrem que ele diz ser milionário e bem sucedido como empresario, mas não paga suas dívidas.

Conhecido como mal pagador, Edinho Lobão pelo visto amarrou a gorda cobrança no rabo do jumento.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Edilázio consolida reeleição e é mais votado no PV

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) alcançou votação expressiva ontem e consolidou a sua reeleição para a Assembleia Legislativa para mais quatro anos de mandato.

Com 56.239 votos, Edilázio foi o quinto mais votado pela coligação proporcional “Pra Frente Maranhão 2”, que elegeu ao todo 16 parlamentares.

Ontem, logo após a confirmação da reeleição, Edilázio reuniu familiares, amigos e lideranças políticas, principalmente os de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, para a comemoração de mais uma vitória. As homenagens foram feitas na casa de eventos Palácio Luis XIII, no Cohafuma.

Lá, Edilázio agradeceu o empenho dos apoiadores de sua candidatura, e afirmou que dará continuidade com o mesmo afinco ao seu trabalho, honrando a confiança depositada pelo eleitorado em seu nome.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Flávio Dino é eleito a governador

Este é um domingo histórico. O candidato Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão, de acordo com a apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral. A apuração ainda não está encerrada, mas Flávio já está matematicamente eleito, com uma ampla vantagem. Até agora, foram apurados 74% dos votos. Flávio tem 64,30%, contra 32% do segundo colocado.

A eleição de Flávio Dino marca o início de um novo tempo no Maranhão e também tem impacto em todo o Brasil. Ela representa o fim de um dos mais antigos ciclos políticos do país.
Durante a campanha, Flávio percorreu o Maranhão e recebeu o carinho e a esperança de incontáveis moradores.

Quem é Flávio Dino

Aos 46 anos, Flávio Dino é o primeiro governador eleito pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Advogado e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Flávio nasceu, cresceu e estudou em São Luís, onde atuou no movimento estudantil e, depois, assessorou sindicatos de trabalhadores. Passou em 1º lugar no concurso para juiz federal, atuando primeiramente no Maranhão e depois em Brasília.
Presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Renunciou à carreira de juiz aos 38 anos para se dedicar à política.

Foi eleito deputado federal pelo PCdoB, sendo o primeiro parlamentar a ser escolhido quatro anos seguidos para a lista de mais influentes do Congresso em Foco, ainda no primeiro mandato. Também entrou na lista de Cabeças do Congresso, do Diap. Em 2011, assumiu a presidência da Embratur, órgão responsável pela promoção turística do Brasil no exterior, período em que o turismo gerou 1 milhão de empregos. Sua eleição põe fim a 50 anos de domínio do mais antigo grupo político do país.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Irmão de prefeito é preso levando eleitores para votar em Bacuri

image

Foi preso na tarde deste domingo (05) o irmão prefeito de Bacuri, José Baldoino da Silva Nery, por cometer crime eleitoral naquele município.

Segundo informações da Polícia Militar, ele estava carregando eleitores com um veiculo sem o adesivo “A Serviço da Justiça Eleitoral”.

Para piorar a situação, o veiculo de modelo Frontier utilizado é de propriedade do prefeito e está adesivo com o candidato a deputado federal, Cláudio Trinchão.

Além de apoiar Trinchão, o prefeito Baldoino apoia os candidatos do Palácio dos Leões, Edinho Lobão (governo) e Gastão Vieira (senado).

O irmão do gestor foi detido em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado para o Cartório Eleitoral.

Há pouco o blog do Neto Ferreira cometeu um equívoco ao colocar o nome de Angélica Nery, filha do prefeito de Bacuri, como sendo uma das presas em cometer crime eleitoral. O que de fato não foi.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

582 urnas são substituidas no Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou na manha deste domingo (05) a substituição de um numero elevado de urnas das quais foram substituídas.

Segundo o TSE, 428.894 urnas utilizadas para votação, o número das que foram trocadas representa 0,12%.

De acordo com informações, 4 candidatos e 226 eleitores já foram presos no Brasil, sendo duas 144 por boca de urna, cinco por transportar eleitores de forma ilicita.

Além disso, foram presos 11 pessoas por corrupção eleitoral com registro de 598 ocorrências.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Flávio Dino vota no bairro Olhos D’água

Flávio Dino em entrevista antes da votação.

Flávio Dino em entrevista antes da votação.

Candidato a governador pela coligação ‘Todos Pelo Maranhão’, Flávio Dino, registrou seu voto na manhã deste sábado, em São Luís.

O comunista chegou acompanhado do deputado estadual Marcelo Tavares, o presidente do PCdoB maranhense, Márcio Jerry, na escola Clarindo Santiago, localizado no bairro do Olhos D’água.

Flávio Dino segue liderando as pesquisas de intenção de votos. Por esse motivo, diversos prefeitos e ex-prefeitos aderiram ao projeto da oposição como – por exemplo -, o prefeito de Monção.

João de Fátima Pereira, o Queiroz, confirmou apoio a Dino na cidade de São Mateus, onde ele participou de um comício.

Prefeito de Monção abraçado com coordenadores da campanha de Dino.

Prefeito de Monção abraçado com coordenadores da campanha de Dino.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

No Maranhão, 4,4 milhões de eleitores vão às urnas hoje

Neste domingo (5), entre as 8h e 17h, quatro milhões, 495 mil e 864 eleitores aptos a votar no Estado se deslocarão até os cinco mil 609 locais de votação para escolher seus candidatos a presidente, senador, governador, deputado estadual e federal.

Nesta eleição geral, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) conta com 15 mil 465 urnas distribuídas pelas 217 cidades do estado, onde funcionam 162 juízes, 162 promotores, 61 mil 860 mesários, 616 profissionais de apoio às eleições e ainda 103 postos avançados de transmissão. (Imirante).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.