Política

Antônio Pereira é aclamado em quatro municípios

O deputado Antônio Pereira (DEM) – candidato à reeleição para o quarto mandato na Assembleia Legislativa – cumpriu, no último final de semana, uma extensa agenda política, visitando aliados políticos em Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene e Barra do Corda.

Em Porto Franco, o deputado Antônio Pereira inaugurou seu comitê de campanha, e recebeu declarações de apoio de vereadores, lideranças políticas, comunitárias e de centenas de eleitores.

Em Campestre, o deputado Antônio Pereira prestigiou a tradicional Cavalgada, que todos os anos reúne milhares de cavaleiros e amazonas do Maranhão e do Brasil.

Apoio

Em Ribamar Fiquene, o parlamentar participou de almoço na casa do ex-prefeito Dione, acompanhado de vereadores, lideranças e eleitores.

Acompanhado da esposa Caroline Pereira e do prefeito Eric Costa, o democrata participou em Barra do Corda da Caminhada da Sagrada Família e de missa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Crise: Guerreiro Júnior derruba decisão favorável ao TCE/MA

Do Atual7

O juiz Mazurkievicz Saraiva de Sousa (à dir.) realizou solenidade de diplomação de Ubiratan Jucá. Foto: Reprodução/Atual7

O juiz Mazurkievicz Saraiva de Sousa (à dir.) realizou solenidade de diplomação de Ubiratan Jucá. Foto: Reprodução/Atual7

A crise entre os tribunais do Estado do Maranhão promete ser feia. Não durou uma semana a ‘importante vitória’ do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), ao conseguir que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) reformasse a decisão do juiz da Comarca de Carolina, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, que havia garantido o direito ao ficha-suja Ubiratan da Costa Jucá (PMDB) disputar a eleição de prefeito neste ano, mesmo tendo contas julgadas irregulares pelo órgão de controle externo, quando foi presidente da Câmara Municipal daquele município.

Na última quinta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), desembargador Antonio Guerreiro Júnior, suspendeu a liminar, concedendo à Ubiratan Jucá, eleito prefeito em Carolina nas eleições de outubro deste ano, o direito de ser diplomado. Guerreiro Júnior determinou a suspensão da liminar Nº 41.496/2012, que havia restaurado os efeitos condenatórios da decisão Tribunal de Contas do Maranhão.

O juiz Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, responsável pela comarca do município, diplomou o prefeito eleito e seu vice, Ubiratan Jucá e Arney Noleto (PSB), respectivamente, na última sexta-feira (14).

Quando o Tribunal de Justiça do Maranhão derrubou a liminar que garantia a candidatura do prefeito eleito de Carolina, o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, chegou a comentar publicamente que a decisão do judiciário maranhense reforçava a efetividade das decisões dos Tribunais de Contas em geral e, em especial, no que diz respeito à Lei da Ficha Limpa, porém, com a decisão do presidente do TJ/MA, parece que não é bem assim que pensa o judiciário do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Data M volta a apontar para vitória de Edivaldo Holanda Júnior

O Data M divulgou neste sábado (27) a última rodada de pesquisas sobre as intenções de voto para prefeito em São Luís.

O Data M divulgou neste sábado (27) a última rodada de pesquisas sobre as intenções de voto para prefeito em São Luís.

Pesquisa Data M, divulgada neste sábado (27), indica que se as eleições deste segundo turno em São Luís fossem realizadas hoje, o candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior, venceria o pleito com 52% das intenções de voto, contra 40,1% do tucano João Castelo, considerando os votos totais.

Em votos válidos – excluídos os entrevistados que dizem pretender votar nulo ou branco – o placar a favor de Edivaldo seria de 56,4% à 43,6% de Castelo. Foram ouvidos 800 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro, em São Luís.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-547/2012. A margem de erro é de de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos e nulos somaram 4,1%. Não souberam ou não quiseram responder 3,8% dos entrevistados.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Imparcial.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Edivaldo Holanda empatado tecnicamente com João Castelo

Arte: jornal O Estado do Maranhão.

Arte: jornal O Estado do Maranhão.

O atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue estagnado na casa dos 30% e já enxerga o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, bem próximo dele na disputa da capital. Além disso, o candidato petista Washington Luiz dobrou as intenções de voto e já está em terceiro lugar, com 12,1%. Foi o que revelou a quarta pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto em São Luís.

Segundo o novo levantamento, o candidato tucano passaria ao segundo turno na liderança, com 30,6% das intenções de voto. Agora, ele é seguido de muito perto pelo deputado federal petecista, que aparece com 27,8%, tecnicamente empatado com o prefeito.

O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), fez valer o maior tempo de exposição nos programas eleitorais da TV e já aparece em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto. O petista superou o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, que continua em queda livre e, atualmente, é apenas o quarto colocado, com 9,3%.

A candidata do PPS, deputada estadual Eliziane Gama, tem 6,4%; Marcos Silva (PSTU) aparece com 1,3%; Haroldo Saboia (PSOL) com 0,9% e Ednaldo Neves com 0,5%. Outros 1,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados e 9,6% disseram não saber ou não responderam ao questionário.

Rejeição – O crescimento de Edivaldo Holanda Júnior é seguido de baixo índice de rejeição, segundo aponta a Escutec/O Estado. O petecista é apenas o sexto mais rejeitado, com 3,6%. O líder nesse quesito segue sendo o atual prefeito, João Castelo, com 34% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.

Tadeu Palácio foi rejeitado por 16,8% dos entrevistados e Washington Luiz, por 13,8%. A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro e ouviu 800 eleitores da capital. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 3, sob o protocolo MA-168/2012. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. (O Estado do Maranhão)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Lançada enquete sobre candidatos à prefeito de Barra do Corda

NOTA:
A enquete está de volta após problemas técnicos no blog, já resolvidos. Agora, sim, os leitores podem votar.

===

Há pouco mais de um mês para a realização do pleito eleitoral das eleições municipais em Barra do Corda, o Blog do Neto Ferreira lança uma enquete com os candidatos a prefeito do município, para saber a opinião de seus leitores.

Na enquete, contém as informações básicas (nome e partido) dos candidatos a prefeito Eric Costa, Carlito Santos e Chinês.

O blog destaca que a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no 33 da Lei número 9504/97, e sim um mero levantamento de opiniões.

A pergunta da enquete é: Quem tem o melhor perfil para ser o prefeito de Barra do Corda? Eric Costa (PSC), Carlito Santos (PTdoB) ou  Chinês (PCB)?

Participe!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Justiça defere candidatura de Wellington do Curso

Wellington do Curso garante na Justiça o direito de ser candidato

Wellington do Curso garante na Justiça o direito de ser candidato

Em primeira mão. Os advogados Américo Lobato e Carlos Eduardo Lula entraram em contato com o Blog do Neto Ferreira para informar que o professor Carlos Wellington, o Wellington do Curso (PSL), pode concorrer a uma das 31 vagas da Câmara Municipal de São Luís.

José Américo Abreu Costa, juiz da 1ª zona eleitoral, deferiu, agora há pouco, às 17h00 de hoje, o registro de candidatura do candidato a vereador.

O advogado do PSL, Rodrigo Lago, tem até três dias para recorrer pela anulação da decisão proferida.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Raimundo Louro quer candidatar a mulher e o filho

  • Comentários desativados em Deputado Raimundo Louro quer candidatar a mulher e o filho

Blog do Louremar

Raimundo Louro

Raimundo Louro

O deputado estadual Raimundo Louro (PR) quer emplacar dois membros da família como candidatos na próxima eleição.

Em trizidela do Vale, onde tem uma emissora de televisão, o parlamentar quer indicar um dos filhos como candidato a vice-prefeito de alguma das chapas.

Sem popularidade para concorrer à eleição em Pedreiras, Raimundo Louro quer lançar a esposa, a ex-deputada Fátima Lins, como candidata a vice-prefeita. A composição deve ser feita com o empresário Totonho Chicote.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Supremo vota Lei da Ficha Limpa nesta quarta-feira

A validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) para as eleições do próximo ano entrou na pauta da próxima quarta-feira, dia 9, do Supremo Tribunal Federal. A análise do caso proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Ação Direta de Constitucionalidade (ADC 30), em maio. A entrada na pauta vem um mês depois de a OAB pedir celeridade ao Supremo em discutir o caso.

De acordo com o texto da Lei Complementar, se tornam inelegíveis todos os candidatos que tiverem condenações transitadas em julgado. Como a lei foi editada no ano passado, alguns queriam sua aplicação imediata, já nas eleições daquele ano. Mas isso foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, cuja decisão foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, logo depois da chegada do ministro Luiz Fux, que proferiu o voto de desempate.

Para Fux, a aplicação imediata da lei recém-aprovada implicaria na alteração das regras eleitoras, já que muitos dos candidatos eleitos tinham condenações transitadas em julgado. Essas mudanças, pela lei eleitoral, só podem acontecer com um ano de antecedência do pleito. O ministro Fux é o relator da ADC proposta pela Conselho Federal da OAB, que será julgada na semana que vem.

Com a declaração da invalidade imediata da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010, a OAB teme que a lei seja contestada novamente na Justiça para as eleições de 2012. Por meio da ADC, a entidade dos advogados quer que o Supremo defina, de uma vez por todas, a aplicação de Ficha Limpa para o próximo pleito. O objetivo da ADC, segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, é trazer segurança jurídica às eleições de 2012.

Do Consultor Jurídico


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.