Poder

Filha de desembargador e nora de deputado é nomeada “ilegalmente” em Secretaria do Governo

Filha do desembargador é nomeada ilegalmente.

Filha do desembargador é nomeada ilegalmente.

A nora do deputado estadual Edson Araújo e filha do desembargador João Santana, Nívea Heloísa Santana de Azevedo, foi nomeada ilegalmente em cargo comissão da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, em 27 de fevereiro, conforme publicação no Diário Oficial.

Nívea Santana foi ungida ao cargo de Chefe da Assessoria Jurídica por indicação do sorgo, mas não possui inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme mostra (veja abaixo) a pesquisa no Cadastro Nacional dos Advogados.

A filha do magistrado é apenas bacharel em direito e não deveria assumir cargo juridico no Governo do Maranhão.

A irregularidade na nomeação obriga o governador Flávio Dino, que foi induzido ao erro pelo secretário de Pesca, a exonerar embasado na portaria baixada pelo secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que determina nomeações jurídicas no governo para causídicos que possuem a OAB.

Site confirma que Nívea não possui OAB.

Site confirma que Nívea não possui OAB.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereadores denunciam “máfia” da pesca em Santa Rita

Os vereadores do município de Santa Rita, denunciaram ao Blog do Neto Ferreira que está havendo um abuso de poder político de certas autoridades do estado para prejudicar presidentes de Colinas, o que anda causando grande revolta nos pescadores.

De acordo com a denúncia do vereador João Victor (PRB), o colega de parlamento Patrício Aparecido Muniz que também preside a Colônia de Pescadores de Santa Rita – teve seu mandato de presidente atropelado pelos interesses obscuros do deputado estadual Edson Araújo, em conluio com o ex-deputado federal e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Julião Amin Castro (PDT).

A intervenção das autoridades que foram denunciadas pelos vereadores, resume-se apenas em empossar no cargo de presidente de colônia e conselho deliberativo, cabos eleitorais que favoreçam suas pretensões políticas nas eleições de outubro deste ano.

Ocorre que o ato foi repudiado de imediato pelos vereadores e ocasionou uma manifestação violenta dos pescadores que por pouco não incendiaram a sede da colonia daquele município. A manifestação só não resultou em um desastre devido a forma prudente e apaziguadora do Superintendente de Pesca e Aquicultura do Governo Federal, Júnior Verde, que prontamente informou aos pescadores sobre o papel fundamental da Justiça em reparar a ilegalidade cometida.

O vereador João Victor, declarou que está preocupado com a prática de intervenções que tem sido comum em várias colônias do Estado. Os parlamentares locais cobram também providências do Ministério Público do Trabalho e do Poder Judiciário, no sentido de repreender qualquer ato que viole a democracia dentro dos sindicatos e colônias.

Em breve, o Blog do Neto Ferreira publicará a moção de repudio dos vereadores.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Vídeo mostra deputado Edson Araújo tentando agredir sindicalista

O Blog divulga acima o vídeo que mostra o deputado estadual, Edson Araújo (PSL), tentando agredir na quarta-feira (06), um sindicalista que estava expondo a inexpressiva atuação do parlamentar à frente da Federação dos Pescadores do Maranhão (FEPEMA).

A reunião ocorreu no auditório da Casa do Trabalhador, onde tudo foi registrado. Araújo esbravejou após a saída de Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e do superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado do Maranhão, Júnior Verde, irmão do deputado Cleber Verde. Confira acima a baixaria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Edson Araújo parte para ‘baixaria’ e agride diretor da CNPA

O deputado estadual, Edson Araújo (PSL), protagonizou uma verdadeira baixaria ontem, 06, ao ser discutido a inexpressiva atuação  do parlamentar à frente da Federação dos Pescadores do Maranhão (FEPEMA).

Durante reunião no auditório da Casa do Trabalhador, Araújo perdeu o controle de seus atos e, aproveitando-se da saída de Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e do superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no estado do Maranhão, Júnior Verde, agrediu os participantes da reunião com palavras de baixo calão – o que configura agressão moral – e, também, protagonizou uma triste cena de agressões físicas contra o diretor de assuntos sindicais da CNPA, Liceu Filho, necessitando ser contido por seus próprios seguranças.

Na ocasião discutia-se a resultante de atos de incompetência de Edson Araújo à frente da Federação dos Pescadores do Maranhão (FEPEMA) quando, por condenável displicência, o setor pesqueiro artesanal maranhense perdeu aproximadamente R$4.000.000,00 relativos ao Imposto Sindical, que, assim, deixaram de ingressar neste segmento de trabalhadores da pesca.

Ao agir desta forma, o deputado Edson Araújo, além de faltar com o decoro necessário a quem dispõe de um mandato eletivo, como representante do povo junto à Assembleia Legislativa do Maranhão, fugiu dos princípios básicos da ética os quais jamais deveriam faltar num integrante de uma casa parlamentar e líder sindical. O parlamentar deixou de discutir assuntos de vital importância para a consecução do processo de desenvolvimento da pesca artesanal maranhense e constrangeu dezenas de pescadores, que reprovaram o ato e sua totalidade.

Diante de tão lamentável fato e diante do não cumprimento dos quesitos legais e estatutários, a CNPA não mais reconhece a Federação dos Pescadores do Maranhão – FEPEMA e, de posse das gravações obtidas por ocasião das agressões do parlamentar, a Secretaria de Relações Sindicais procederá, imediatamente, o desligamento da FEPEMA do Sistema Confederativo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Edson Araújo enaltece a luta dos trabalhadores no setor pesqueiro do Maranhão

O deputado Edson Araújo (PSL), em pronunciamento da tribuna da Assembleia, destacou a inauguração da sede própria da Colônia de Pescadores de Vitória do Mearim e a festa organizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), ocorridas no dia 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho.

Deputado Edson Araújo

Deputado Edson Araújo

Segundo o deputado, os trabalhadores da pesca, que são os pescadores e as pescadoras, constituem uma categoria importante e responsável pelo crescimento e desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Junto com a prefeita Dóris, de Vitória do Mearim, e seu esposo Reginaldo, homenageamos todos os pescadores e pescadoras”, afirmou.

De acordo com Edson Araújo, nos tempos atuais, vivenciamos que a luta dos trabalhadores não é mais apenas pela manutenção do mínimo, mas principalmente por novas conquistas. Ele acrescentou que, nesse sentido, a UGT tem se organizado e ampliado seu trabalho no Maranhão.

“É fundamental o papel da UGT na ampliação da capacidade de ação das organizações de classe. A luta constante da UGT é encontrar transformações que sirvam de instrumento organizativo e que contribuam para a unidade de ação desses movimentos”, observou.

Edson Araújo defendeu que, no meio de tantas ideias neoliberais, é necessário que as entidades representativas dos trabalhadores se unam para defender os direitos de todos.

“Os sindicatos e os movimentos sociais devem pensar no núcleo diferente juntos, unificados e organizados, trabalhadores urbanos e rurais, empregados e desempregados, estudantes, mulheres, índios, negros, sem terra e sem teto, enfim todos os trabalhadores precarizados e excluídos da sociedade. Assim, eles farão de sua debilidade uma força transformadora que poderá recriar o mundo”, argumentou.

O deputado parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras que, diariamente, empregam seu suor para a melhoria e crescimento do Maranhão e congratulou-se com os dirigentes da UGT do Maranhão e, ao mesmo tempo, incentivo-os a continuarem sendo pessoas aguerridas e combativas na busca de um Estado mais igual, mais digno aos trabalhadores homens e mulheres.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Edson Araújo toma posse na Vice-Presidência da UGT, em Brasília

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão foi prestigiada na manhã desta segunda-feira (3), na Câmara Federal, com a posse do deputado Edson Araújo (PSL) como um dos vice-presidentes da  UGT( União Geral dos Trabalhadores), durante Sessão Solene em homenagem aos quatro anos de fundação da entidade, proposta  pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP).

Deputado estadual Edson Araújo (PSL)

Deputado estadual Edson Araújo (PSL)

O parlamentar maranhense foi um dos convidados para fazer parte da Mesa durante a Sessão Solene. O deputado disse se sentir honrado e muito satisfeito em ter recebido o convite da diretoria nacional da UGT para tomar posse como um dos vice-presidentes de um movimento sindical da dimensão da UGT, que em apenas quatro anos já é o terceiro maior movimento sindical do país.

Edson Araújo afirmou que dará sua contribuição e que não medirá esforços para fortalecer a UGT e a classe trabalhadora no estado do Maranhão, e em particular dos pescadores.

Acompanharam o deputado, o presidente interino das colônias de pescadores do Maranhão, Francisco Oliveira; e o presidente da UGT no Maranhão, Weber Henrique Marques.

O deputado Roberto de Lucena destacou o deputado Edson Araújo como uma liderança importante no Estado do Maranhão e que tem um trabalho reconhecido em todo o Brasil através sua luta em favor das mais de 100 colônias de pescadores espalhadas pelo Maranhão.

Para o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, a chegada do deputado Edson Araújo representa um ganho duplo para a entidade. “A atividade que o deputado representa é uma das mais importantes do ponto de vista de perspectivas da UGT, numa atividade bíblica daquelas pessoas que nos dão o alimento e que enfrentam uma serie de dificuldades”.

A UGT – A União Geral dos trabalhadores, Hoje com mais de mil sindicatos filiados e com cerca de 4 milhões de trabalhadores sindicalizados,  a UGT é o movimento sindical que mais cresce e já ocupa o posto de 3ª maior central sindical do país.

(Da Agência Assembleia)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.