Política

Edivaldo Holanda Jr perde até para Castelo

Edivaldo Holanda Jr (Prefeito de São Luís)

Edivaldo Holanda Jr (Prefeito de São Luís)

O Instituto Exata ouviu 812 pessoas entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para saber quem seria o favorito na disputa pela prefeitura de São Luís. Encomendado pela Fiema, TV Guará e Jornal Pequeno, o questionário mostra Eleiziane Gama como a futura sucessora da capital maranhense nas intenções de voto, João Castelo em segundo lugar, a frente do atual prefeito, Edivaldo Holanda Jr, que ocupa a terceira posição. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, com nível de confiabilidade de 95 por cento.

Resultados

Na pesquisa espontânea Eliziane Gama aparece em primeiro com 10 por cento das intenções, em segundo aparece o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com 9 por cento. O ex-prefeito João Castelo aparece na terceira colocação com 6 por cento. A ex-governadora Roseana Sarney é citada somente por 2 por cento dos entrevistados, seguida de Luís Fernando Silva, Bira do Pindaré e Rose Sales com 1 por cento cada um. Outros candidatos que não constam na pesquisa tiveram 1 por cento. Nenhum 11 por cento e não sabem 56 por cento.

 

Resultado da estimulada 1º cenário

Resultado da estimulada 1º cenário


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Prefeito Edivaldo Holanda anuncia licitação para transporte e fala sobre o bilhete único

Edivaldo Holanda Júnior

Edivaldo Holanda Júnior

O Prefeito informa que nos próximos meses, transporte público da capital receberá um novo formato. Licitação vai fazer com que seja implantado, uma promessa de campanha: bilhete único

O transporte coletivo de São Luís deve ter melhorias em breve, pelo menos essa é a proposta do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) que anunciou em entrevista, que a licitação do transporte em São Luís será realizada daqui a 10 meses. A prefeitura irá contratar a Fundação Getúlio Vargas para que faça os estudos para a licitação, já que da forma como está organizado o sistema de transporte hoje na capital, não será possível licitar o sistema.

O prefeito alertou para o fato de que sem a licitação, não seria possível a implantação do Bilhete Único, em São Luís, o que ocorrerá ao longo do mandato como prometeu na campanha. “Herdamos uma prefeitura com muitos problemas. Falei durante a campanha que só a licitação resolve o problema do transporte. Assinaremos com a FGV para que seja feita a licitação para que em um prazo de 10 meses tudo esteja pronto dentro dos trâmites legais. Após a licitação do transporte teremos condições para a implantação do bilhete único”. Com informações do Imparcial.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito Edivaldo Júnior anuncia 41 projetos para São Luís

Edivaldo Holanda Júnior.

Edivaldo Holanda Júnior.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) anuncia na próxima quarta-feira (4) o Programa Avança São Luís. O pacote de ações prevê obras a curto e médio prazo que serão executadas nos próximos 15 meses. A solenidade será realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), localizada na Praça Benedito Leite, a partir das 9h. As 41 ações do Programa Avança São Luís beneficiarão toda a cidade e efetivarão a entrega de 230 produtos para a população da capital.

As iniciativas, de forte relevância estratégica, têm entregas previstas para 2013 e 2014. As ações nas diversas áreas de oferta de serviços públicos, como em educação, saúde, lazer e infraestrutura, têm foco nos principais problemas da cidade e nos maiores anseios da população.

“No primeiro momento nós tivemos a fase de organizar a casa, devido à situação que nós encontramos a Prefeitura. Ainda temos muitas dificuldades, mas Deus tem abençoado muito e dado condições para a fase de ação. Vamos lançar nosso plano de investimentos para este final de 2013 e o ano de 2014 com uma série de obras que começarão em São Luís”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As ações serão realizadas com recursos disponíveis na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013/2014 ou mobilizáveis no período. Todos os investimentos poderão ser acompanhados pela população através da divulgação de informações periódicas sobre a evolução dos projetos e das metas. As informações também serão disponibilizadas em um portal construído especificamente para o Programa Avança São Luís, com a estruturação das obras de forma detalhada, com informações sobre metas, prazos e principais etapas.

Até o final deste ano, a meta da Prefeitura é que 23% das ações sejam entregues à população. Na área da saúde, o Programa Avança São Luís contempla ações como a construção, ampliação, reforma e eficientização de unidades e serviços de saúde. Na área da educação, está prevista a expansão das escolas da rede municipal. Existem também projetos que possibilitam a geração de emprego e melhorias na estrutura de feiras e mercados.

A assistência social também está entre as prioridades do Programa, com o reforço dos centros de referência, que anualmente atendem em média cerca de 50 mil pessoas. O setor de trânsito e transportes receberá investimentos para melhorar a oferta dos serviços oferecidos à população e a mobilidade urbana. Obras de infraestrutura também compõem o Programa, com a garantia do direito à moradia, ações de pavimentação, drenagem, recuperação e limpeza das vias. O Programa Avança São Luís traz também intervenções na área ambiental, lazer, voltadas para o desenvolvimento do setor turístico, Centro Histórico e cultura.

A proposta prevê ainda o lançamento de uma nova carteira de investimentos estratégicos, com foco em novas entregas para 2014/2016, que irão manter o estoque de investimentos em curso e assegurar o cumprimento das metas de governo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Prefeito apresenta em Brasília novo projeto para implantação do VLT em São Luís

Chegada_do_VLT._Foto_A.Baeta3928Os projetos da Prefeitura de São Luís para a área de mobilidade urbana foram apresentados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior aos representantes dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã desta quarta-feira (07). A reunião ocorreu em Brasília e contou com representantes da Prefeitura e do Governo do Estado.

O prefeito Edivaldo apresentou o novo projeto para implantação do VLT e do corredor de transportes, que funcionará como um novo anel viário em São Luís. “Saímos de mais essa reunião com o governo federal muito animados, confiantes na aprovação dos projetos e liberação dos recursos para obras estruturantes que vão ajudar a mudar muito a paisagem urbana de nossa cidade”, avaliou o prefeito Edivaldo Júnior.

Também foram iniciadas as discussões sobre novas propostas apresentadas pela Prefeitura de São Luís para ampliar sete corredores de transporte no município. Os projetos que estão em fase de elaboração para serem apresentados ao governo federal beneficiam as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, São Luís Rei de França, Daniel de La Touche, Africanos, João Pessoa, Casemiro Júnior, Getúlio Vargas, Franceses, Vitorino Freire.

As propostas foram recebidas pelo secretário nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Maurício Muniz. A triagem de projetos está sendo realizada com todas as 27 unidades federativas. As obras serão viabilizadas com os recursos da ordem de R$ 50 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.

O secretário de Articulação Institucional (Semai), Márcio Jardim, lembrou que o diálogo entre Estado e Município foi fundamental para o êxito da apresentação das propostas em Brasília. O trabalho conjunto para viabilizar a parceria institucional entre as esferas do Executivo maranhense evitou a sobreposição de projetos e definiu as propostas com interseção das ações entre Prefeitura e Estado.

“A reunião desta quarta-feira teve um impacto positivo. Os recursos serão destinados com base em critérios de necessidade das obras e a Prefeitura, através do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, apresentou propostas consistentes e viáveis. São propostas realistas e que contribuirão para melhorar substancialmente as condições de mobilidade em São Luís”, destacou Márcio Jardim.

A comitiva do Executivo municipal que participou das discussões dos projetos na sede do Ministério do Planejamento foi composta pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pelos secretários Márcio Jardim (Semai), Fabíola Aguiar (Trânsito e Transportes), José Silveira (Obras e Serviços Públicos) e pelo assessor especial Carlos Rogério Araújo.

HISTÓRICO

No dia 24 de junho, após a onda de protestos realizada no país reivindicando melhorias no transporte público e demais áreas de investimento social, a presidente Dilma Rousseff se reuniu em Brasília com prefeitos e governadores dos 27 estados e capitais, e do Distrito Federal, para propor um grande pacto pelo Brasil envolvendo os três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

A presidente anunciou propostas para as áreas da saúde, educação, reforma política, responsabilidade fiscal e transporte público. Foram anunciadas várias linhas de ações, incluindo a destinação de R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana, com o objetivo de atender ao pleito para melhoria das condições de transporte.

Confira abaixo o quadro de ações:

Empreendimento

Descrição (trecho, bairros e principais intervenções)

Extensão (Km)

Faixa exclusiva de ônibus no corredor   Centro-Anil Trecho: Av. Getúlio   Vargas/Av. João Pessoa/Edson Brandão/Casemiro Júnior/São Sebastião;                                                 Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação   do corredor            13,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   Daniel de La Touche Trecho: interseção com Av.   dos Holandeses até interseção com Av. do Franceses                                                                                    Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação   do corredor              7,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   Av. dos Franceses Trecho: interseção com   Guajajaras até interseção com Getúlio Vargas                                                                                            Intervenções:   criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor              6,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   Av. dos Africanos Trecho: interseção com Vitorino   Freire (Anel Viário) até interseção com Av. dos Franceses                                                                                            Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação   do corredor              6,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   do Anel Viário (Contorno do Centro histórico) Trecho: Corredor do Anel   Viário (Contorno do Centro histórico) Intervenções: criação de faixa   exclusiva para ônibus e requalificação do corredor              7,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   do Jerônimo de Albuquerque Trecho: Av. Colares Moreira (Renascença)   até Av. dos Franceses (Tirirical)                                                                                         Intervenções : criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação   do corredor            13,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   do São Luis Rei de França Trecho: Av. Holandeses (Olho   d´água) até Av. Jerônimo de Albuquerque    (Cohab)                                                                                         Intervenções: criação de faixa exclusiva para ônibus e requalificação   do corredor              6,0
Faixa exclusiva de ônibus no corredor   da Holandeses Trecho: Limite dos Municípios   de São Luis com São José de Ribamar até Av. Ana Jansen (Ponta da Areia)                                                                                        Intervenções: criação de   faixa exclusiva para ônibus e requalificação do corredor            13,0
Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Trecho: Terminal de   Integração do Centro seguindo pela avenida dos Portugueses até Anjo da   Guarda                                                                                          Observação: necessidade de compatibilização do projeto de   requalificação da Av. do Portugueses (DNIT/Gov. do Estado) com projeto do VLT   (Prefeitura de São Luís)              6,3

Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.