Política

Fábio Macedo destaca investimento de quase 2 milhões para Dom Pedro

8bbd8675e810209b6bc36074f5f5f770

O deputado estadual e líder da bancada do PDT na Assembleia Legistativa, Fábio Macedo, participou, na manhã desta terça-feira (11), no Palácio dos Leões, da cerimônia de Assinatura da Ordem de serviço para a Recuperação do Sistema de Abastecimento de Água de Dom Pedro e outros municípios maranhenses.

“Hoje é um dia muito feliz e só tenho a agradecer ao Governador Flavio Dino por sempre atender as nossas solicitações, que sempre estão de acordo com as necessidades do povo. Resolver o problema de abastecimento de água de Dom Pedro, sempre foi uma das prioridades do meu mandato, um compromisso que firmei com os conterrâneos de minha cidade natal, é um sonho que se torna realidade”, reassaltou, Fábio.

A ordem de serviço, assinada pelo Governador Flávio Dino, a pedido do parlamentar pedetista, levará um investimento na ordem de quase 2 milhões de reais para a recuperação dos reservatórios elevados e semi-enterrados, aneis de distribuição, construção de uma adutora e instalação de 800 hidrometros domiciliares, resolvendo de uma vez por todas o problema crônico de falta d’agua na cidade.

Na ocasião, Fábio Macedo, ainda destacou o trabalho do ex-prefeito da cidade, Hernando Macedo, que em meio a várias dificuldades, construiu vários poços artesianos na cidade.

“A recuperação do sistema de abastecimento vai complementar os serviços já realizados pelo ex-prefeito Hernando, que muito se empenhou para resolver essa problemática na cidade, o que infelizmente não foi suficiente para suprir a demanda. Mas agora, com essa grande obra, a população de Dom Pedro terá água todos os dias em suas torneiras”, finalizou o pedetista.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

No Maranhão, duas prefeituras estão sendo governadas por vereadores

Blog do Gláucio Ericeira

rosa-nogueira

Vereadora Rosa Nogueira (PSDC)

Os municípios de Dom Pedro e Bacuri continuam respirando ares eleitorais e o clima de indefinição prevalece.

Ocorre que as duas cidades estão, desde domingo, sendo comandadas interinamente pelos presidentes de suas respectivas Câmaras Municipais.

Após ser eleita presidente do Poder Legislativo para o biênio 2017/18, a vereadora Rosa Nogueira (PSDC) foi conduzida ao cargo de prefeita de Dom Pedro e dirigirá a cidade até que seja resolvido o imbróglio envolvendo os candidatos Hernando Macedo (PC do B) – agora ex-prefeito – e Alexandre Costa (PSC).

Rosa Nogueira é esposa do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Farys Miguel, que abdicou de disputar a eleição para apoiar a mulher.

Alexandre Costa, que obteve maioria nas urnas no pleito do ano passado, teve a candidatura a prefeito indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por conta disso, seus votos foram anulados.

O mais provável é que novas eleições sejam realizadas no município até março. Hernando Macedo ainda não definiu se entrará, ou não, na disputa.

washtingo-207x300

Dr. Washington

Em Bacuri, Washington Luis Oliveira (PDT) ainda aguarda o julgamento, por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/Ma), dos embargos que irão definir se ele assumirá, ou não, o comando do município.

Enquanto isso, o vereador Mauro Rocha Mendonça, eleito ontem presidente da Câmara, governa interinamente os destinos dos bacurienses.

Dr. Washington, como é mais conhecido, obteve a maioria dos votos nas eleições de outubro. Porém, disputou o pleito com a sua candidatura indeferida.

Em contato mantido com o titular do blog, ele disse acreditar que conseguirá reverter a decisão e assumir, em definitivo, o cargo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Hernando Macedo é reeleito em Dom Pedro

thumbnail_fb_img_1475533209932-1-1

O prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo (PCdoB) se reelegeu para mais 04 anos de mandato no último domingo (02), com 100% dos votos válidos na cidade. Com trabalho consolidado e um gestão competente, o atual prefeito da cidade teve sua vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que admitiu Hernando como único candidato apto a concorrer ao pleito eleitoral.

O principal opositor de Macedo, Alexandre Costa, condenado por improbidade administrativa, teve sua candidatura indeferida em três instâncias, entre elas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde seu recurso foi julgado e indeferido no último domingo (02).

A decisão monocrática foi do ministro Herman Benjamin, que negou recurso de Alexandre Costa no TSE e manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral pelo indeferimento de sua candidatura. Com isso, Hernando Macedo teve 100% dos votos válidos em Dom Pedro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Alexandre Costa tem candidatura a prefeito de Dom Pedro impugnada

DOM

O ex-vereador e candidato a prefeito de Dom Pedro, Alexandre Costa (PSC), enganou seus eleitores e apoiadores financeiros de campanha sustentando por meses uma falsa candidatura. Com vários processos na justiça Alexandre é ficha suja e teve sua candidatura impugnada na última quarta-feira, nos processos Nº 27992 e Nº 28077 de inciativa do Ministério Público Estadual e da Coligação “Dom Pedro para todos”.

O motivo da impugnação refere-se a ações civis públicas de improbidade administrativa referentes as prestações de contas dos anos 2009, 2010 e 2013, quando Alexandre Costa ocupava o cargo de vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Dom Pedro.

Algumas lideranças que apoiavam Ribamar Filho e Alexandre saíram do grupo logo na indicação do nome do ex-vereador por não aceitar a enganação e a mentira com a falsa candidatura, para alguns a forma como a campanha política do grupo vem desrespeitando as Leis eleitorais só prova que o grupo tinha consciência que não conseguiria emplacar a candidatura de um candidato Ficha Suja.

Fica a indignação e a revolta daqueles eleitores que foram enganados por um grupo que dominou Dom Pedro por 12 anos e que de herança deixou apenas obras abandoadas, milhões desviados e vários processos que mancham o nome da família Costa em Dom Pedro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Ex-prefeita de Dom Pedro é presa por desvio de verbas e agiotagem

DP

A ex-prefeita do município de Dom Pedro, Maria Arlene Barros, foi presa, na manhã desta quinta-feira (19), durante a segunda fase da Operação Imperador, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor). Na ocasião, também foi detida a empresária Débora de Oliveira Amaral.

As duas são suspeitas de cometer crimes de agiotagem e desvios de verbas públicas na Prefeitura de Dom Pedro. Durante toda a manhã, serão cumpridos 14 mandados judiciais pelo interior do Maranhão.

Maria Arlene Barros é investigada pelo envolvimento em esquemas de agiotagem para fraudar licitações naquela cidade. De acordo com as investigações, mais de R$ 5 milhões foram desviados da prefeitura entre 2009 e 2012. O filho, Eduardo Costa Barros, conhecido como ‘Eduardo Imperador’ – apelido que deu nome à operação da Polícia Civil –, também é suspeito de fazer parte do esquema, e chegou a afirmar que o dinheiro que apareceu em sua conta bancária teria origem de um ‘erro’ da instituição.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Município de Dom Pedro completa 63 anos e promove festa em comemoração

A cidade de Dom Pedro completou 63 anos de emancipação política e os presentes foram mais que especiais. Ainda no domingo dia 6, o prefeito Hernando Macedo entregou à população três grandes obras, o Balneário Francisco Antônio de Macedo, uma obra prometida por várias gestões e só a gestão do prefeito Hernando Macedo cumpriu.

Foi entregue também a Avenida João Arruda Cordeiro, uma obra que beneficiou uma comunidade inteira, acabando com mais de 30 anos de poeira e lama, a terceira obra entregue no domingo foi a Ponte Josimar Barros dos Santos, a ponte permite o acesso ao Balneário e a vários povoados, era um sonho antigo da população e que assim como as outras obras teve recursos desviados por gestões anteriores provocando atraso e descaso por anos.

As comemorações se estenderam até o dia 9, dia do aniversário da cidade e Dom Pedro ganhou mais uma UBS, a sexta UBS em 3 anos, o prefeito Hernando Macedo inaugurou na manhã da ultima quarta a Unidade Básica de Saúde Deputado Edilson Peixoto da Silva, no bairro Vila Ribamar, a UBS irá beneficiar mais de 5.000 pessoas diretamente, com atendimento médico e odontológico.

O momento mais especial do dia foi presenciado por um publico superior a 20.000 pessoas que fizeram a festa mais bonita e organizada da história de Dom Pedro, ao som da dupla Joel Silva e Gabriel de Dom Pedro, as Bandas Avneh Vinny com Xé Pop e Aviões do Forró. O Prefeito Hernando Macedo e sua esposa Everuzia Macedo receberam a população com organização e muita segurança, o evento realizado com recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Fábio Macedo com apoio do Governo do Estado, contou com a presença de 80 policiais militares e 30 seguranças.

O Prefeito Hernando Macedo fez um discurso emocionante e foi aplaudido por uma multidão, em sua fala o prefeito destacou os avanços da gestão e dos desafios que ainda tem pela frente.

Mais de 20.000 pessoas lotaram o Balneário Macedão em Dom Pedro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado acompanha obras do Balneário Lourenção em Dom Pedro‏

O deputado estadual, Fábio Macedo (PDT), esteve na última sexta-feira(11), no município de Dom Pedro, para acompanhar o andamento das obras do Balneário Lourenção, junto com o prefeito da cidade, Hernando Macedo.

As obras do local estão a todo vapor. O Balneário será a maior área de lazer da região contando com uma ampla estrutura que comtemplará os cidadãos de Dom Pedro com ciclovias, pistas de Cooper, skate, quadras poliesportivas, restaurantes e casas de eventos.

Fábio Macedo destacou que pela primeira vez, Dom Pedro terá uma área convivência completa, onde as pessoas terão a oportunidade de desfrutar de práticas esportivas, lazer e diversão.

Na ocasião, ele ainda destacou a gestão do prefeito Hernando. “Gostaria de parabenizar o prefeito, que superando as dificuldades, está promovendo desenvolvimento para cidade. O Balneário vai trazer conforto e qualidade de vida para os dom-pedrenses. As obras não param, como exemplo, o asfaltamento de grande parte das ruas da cidade e a instalação da nova rede de iluminação pública”, finalizou Fábio.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Polícia prende Amarok de Eduardo DP em São Luís

Empresário Eduardo DP

Empresário Eduardo DP

Investigadores da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), prenderam na segunda-feira passada (20), no Lava Jato Global, em frente ao restaurante Dona Maria, no bairro do Calhau, uma Amarok – que pertence ao empresário Eduardo DP, mas que estava em nome de outra pessoa ligada a ele.

Eduardo deixou o carro para lavar e minutos depois foi surpreendido pela polícia, que estava com um mandato de busca e apreensão e acabou levando o veículo.

Eduardo DP é filho a ex-prefeita de Dom Pedro, Alerne Barros e já foi considerado foragido da justiça. O empresário se entregou à polícia em abril deste ano, sendo detido por cinco dias para prestar esclarecimentos sobre os crimes de agiotagem.

Conhecido como “Imperador”, Eduardo DP foi acusado de desvio de verbas públicas, por fraudar licitações com outros gestores na cidade de Dom Pedro. Ele e a mãe são investigados pela polícia desde 2012.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Dom Pedro

Prefeito Hernando  Macedo abre a VII Conferência Municipal de Saúde de Dom Pedro

Prefeito Hernando Macedo abre a VII Conferência Municipal de Saúde de Dom Pedro

A Prefeitura de Dom Pedro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na ultima quinta-feira (09/07) a abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, abordando o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O prefeito Hernando Macedo fez a abertura oficial do evento, que aconteceu no salão de eventos do Monarca Pallace Hotel, que ficou lotado para ouvir do prefeito os avanços da gestão na área da saúde.

Hernando Macedo destacou a construção, ampliação e reformas realizadas nos postos de saúde do município, apresentou valores investidos em compra de equipamentos e o orgulho de ter em Dom Pedro unidades com estrutura de ponta. “nossos postos de saúde são equipados com o que existe de melhor, sabemos e vemos nos noticiários todos os dias, a situação precária da saúde em nosso País, aqui em Dom Pedro é diferente, nossos postos possuem equipe permanente de atendimento, com médicos, dentistas e enfermeiros. Algumas unidades dispõem de atendimentos especializados como tratamento de hanseníase, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outras especialidades. Nossas estruturas são modernas, com unidades climatizadas, proporcionando conforto e qualidade no atendimento”, frisou.

Durante sua fala o prefeito disse ainda que estão em conta R$ 2 milhões para construção do hospital municipal, a obra tem previsão para iniciar ainda este ano, a nova estrutura vai resolver um problema herdado pela gestão atual, que além de encontrar o hospital com 48 meses de aluguéis atrasados, contas de água e luz vencidas e uma estrutura totalmente inadequada para funcionamento. “Herdamos um problema, o hospital municipal não tem condições físicas para proporcionar um bom atendimento, já realizamos uma grande reforma e varias pequenas reformas para tentar proporcionar o mínimo de conforto à população, somente com a construção do novo hospital vamos garantir a qualidade que tanto desejamos. Mesmo com todas as dificuldades temos conseguido manter o sistema funcionando, com médicos diariamente. Há 30 dias estamos com um pediatra duas vezes por semana, e a população tem aprovado, nossa intenção é diminuir as filas e garantir atendimento à nossas crianças. Hoje atendemos 40 por cento de pacientes de outras cidades, isso gera custos extras, mas, como gestor e cidadão não posso deixar de atende, nossa missão é prestar um serviço de saúde cada vez melhor, a todos”, finalizou Hernando Macedo.

As conferências municipais de saúde acontecem a cada dois anos com a finalidade de discutir ideias e propostas para serem desenvolvidas no sistema público de saúde. A partir dela, serão definidas as diretrizes a serem executadas na rede municipal. O secretário Municipal de Saúde, Ribamar Filho abriu os trabalhos técnicos da conferência e espera dias produtivos de discussão em saúde pública e qualidade de vida, discutindo os oito eixos temáticos da conferencia, entre eles a participação social, financiamento do SUS, Gestão do SUS e as Reformas democráticas e populares do Estado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito Hernando Macedo vistoria obras em Dom Pedro

O Prefeito Hernando Macedo visitou na manhã da ontem quarta-feira, 08, os trabalhos de perfuração de mais um poço no município de Dom Pedro. O poço da Vila Ribamar é o terceiro construído com recursos próprios do município, o prefeito Hernando Macedo prometeu durante sua campanha que até o final do seu governo faria três poços, a promessa será cumprida bem antes, já que o poço será entregue até o final de agosto deste ano.

Prefeito Hernando Macedo, Vereador Elissandro Mota e o Secretário de Obras Lúcio Lima

Prefeito Hernando Macedo, Vereador Elissandro Mota e o Secretário de Obras Lúcio Lima

Dom Pedro sofre com problemas de abastecimento de água a mais de 30 anos e desde 2013, quando começou a perfurar o primeiro poço, na Vila Cajueiro, o prefeito Hernando Macedo tem trabalhado para sanar os problemas de falta de água na cidade. Em 2014 entregou dois poços, além da Vila Cajueiro a Vila Cordeiro também ganhou um poço, que hoje abastece uma grande parte da cidade, com água de qualidade. O Poço da Vila Ribamar está em fase de perfuração e já alcançou os 180 dos 300m necessários. A empresa responsável pelo trabalho de perfuração garantiu ao prefeito que até o próximo mês a população poderá contar com mais um importante sistema de abastecimento.

Para Hernando Macedo, resolver o problema da falta de água em Dom Pedro é mais que um compromisso, é uma realização. “tenho muitos sonhos, muitos projetos e com trabalho, compromisso e transparência estou conseguindo realizar cada sonho, cada projeto, resolver o problema do abastecimento de água é um deles, na minha ultima reunião com o Governador Flávio Dino, terça feira dia 30 de junho, apresentei à ele os problemas e as soluções e ele garantiu mais 4 poços para Dom Pedro, até o final da minha gestão serão 7 poços, mais do que o dobro do que prometi. Só vou parar quando todas as casa de Dom Pedro tiverem água de qualidade nas torneiras, água é saúde e saúde é minha prioridade.” Disse Hernando Macedo.

Para o Vereador Elissandro Mota, resolver o problema da falta de água é o compromisso mais importante da gestão atual, “a Câmara de Vereadores tem aprovado o projeto de abastecimento de água, é cada vez menor o número de reclamações, pela primeira vez nossa cidade tem um gestor que está resolvendo de vez o problema, as gestões anteriores investiam o dinheiro público de forma errada e o que mais víamos em nossa cidade eram caixas d’águas nas calçadas e uma grande procura por carro pipa, hoje, estamos orgulhosos e esperançosos de que, em breve, Dom Pedro terá 100 por cento em abastecimento.” Relatou o vereador Elissandro Mota.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.