Crime

Disque denúncia divulga balanço anual de 2011

O serviço Disque Denúncia (3223 5800 – capital e 0300 313 5800 – interior), tem como objetivo acolher denúncias de qualquer tipo de violação. Em 2011, mais de 27.775 ligações foram totalizadas, excelentes resultados, que vão de prisões, a apreensões e ações na comunidade da capital.

Mais de 75 armas de fogo foram apreendidas, 45 veículos apreendidos, o valor de R$ 38.243 reais foram recuperados, mais de 875 resultados positivos e 503 pessoas foram presas com o auxilio do Disque Denúncia.

Segundo a coordenadora da central, Hellen Araújo, o acréscimo se deve a três fatores: empenho dos policiais civis e militares em atender as denúncias recebidas, à cobertura expressiva da imprensa e o principal o auxilio dos cidadãos anônimos que,
com suas informações relevantes sustentam as ações da polícia no combate ao crime.

“A população entendeu que o Disque Denúncia é um canal anônimo e de fácil acesso, e que a possibilidade de interromper uma ação violenta representa o maior estimulo e retorno para a sua comunidade”.

Os assuntos que mais foram denunciados:

Tráfico de Drogas
Barulho
Roubo e Furto
Localização de Foragidos
Maus Tratos
Homicídio Consumado

Os bairros que mais foram denunciados:

Cidade Operária
Anjo da Guarda
Fátima
Coroadinho

Quantitativo de Drogas Apreendidas:

Cocaína: 16 kilos
Crack: 20 Kilos
Maconha: 46 kilos
Merla: 3 Kilos

Uma das principais iniciativas deste ano foi a criação de um núcleo especifico destinado a monitorar e acompanhar as denúncias de violência intra-familiar. O Núcleo de Violência Doméstica (NVD) foi implantado com o objetivo de gerenciar todas as informações que abordam violência doméstica, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Uma equipe de profissionais acompanha desde o cadastro da denúncia até o momento que estas são difundidas aos órgãos competentes.

O trabalho em parceria com entidades engajadas no combate a violência permite a efetividade do serviço prestado pelo NVD, que mantém constantes diálogos com Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas e demais órgãos Operacionais. Do total das denúncias que chegam à central, 17,3% estão relacionados à violência física, psicológica e sexual no ambiente doméstico, tendo como vitimas crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e comunidade LGBT. “A principal contribuição do nosso trabalho é o apoio dado as vítimas, que hoje contam com o acompanhamento psicológico e jurídico”, ressaltou a gerente do núcleo, Odaíza Gadelha.

Vários resultados já foram atribuídos à central desde a criação do NVD, em agosto, uma idosa de 80 anos que se encontrava em cárcere privado e abandonada pelos familiares em uma residência no bairro da Cidade Olímpica, pôde ser salva após denúncia imediata ao Disque Denúncia. O Núcleo de Violência Doméstica acionou o CIAPVI (Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa), que ao chegar no local, encontraram a idosa em avançado estado de desnutrição, sem qualquer tipo de higiene, e presa no domicílio há mais de duas semanas, se alimentando apenas quando os vizinhos lhe forneciam alimentos e água.

A central conta com a gerência de análise, que mapeia todas as informações que chegam, contribuindo na construção de relatórios que auxiliem no trabalho da polícia. Um exemplo disto foi a operação realizada pela Polícia Civil no bairro do João Paulo, que resultou na apreensão de mais de 70 máquinas caça-níqueis. Os vários pontos da feira do João Paulo, onde estas máquinas eram utilizadas clandestinamente, foram mapeadas e analisadas através do banco de dados do Disque Denúncia.

Prêmio Gol – O Programa Gol de premiação de policiais tem por objetivo recompensar o bom desempenho das polícias e reconhecer publicamente, seus profissionais. São premiados aqueles que cumprem sua tarefa de maneira legítima, sem violar direitos e gerar vítimas. É preciso lembrar que por trás de cada resultado atribuído ao Disque Denúncia, existe uma operação policial de sucesso. Em 2011 foram 104 premiações pagas às equipes policiais. No total as equipes que mais foram premiadas estão: Denarc, 6ºDistrito Policial, POLINTER, Serviço de Inteligência da 2ª Seção PM e Decop.

O Disque Denúncia é a voz da população, que continua contribuindo para o combate a criminalidade. Continue colaborando, basta ligar: 3223 5800 (capital) e 0300 313 5800 (interior), o serviço funciona 24 horas e não precisa se identificar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.