Poder

Detran-MA disponibiliza lista de aprovados no Concurso Público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência do Maranhão (Segep), divulgou nesta sexta-feira (27), a lista dos candidatos aprovados e classificados no Concurso Público do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), para os cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito, realizado no dia 18 de março de 2018.

O concurso registrou 68.393 inscritos que disputaram 170 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Para o cargo de Assistente de Trânsito, foram 63.891 mil candidatos inscritos disputando 168 vagas. Para o cargo de Analista de Trânsito, foram 4.502 candidatos para duas vagas.

Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o concurso é uma forma democrática de ingresso na carreira pública. “O concurso proporciona para o Detran-MA, além da ampliação no quadro de servidores, a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. Em nome do Órgão, parabenizo todos os aprovados”, ressaltou.

As provas foram aplicadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), contendo 70 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Administração Pública, Legislação de Trânsito, Engenharia de Tráfego e Legislação Institucional, variando de acordo com a função. Serão considerados habilitados na etapa os candidatos que obtiverem 150 pontos ou mais. A homologação do resultado acontece em 19 de junho.

O resultado pode ser consultado no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) – www.concursosfcc.com.br/concursos/detma117. Serão aceitos recursos interpostos no prazo de dois dias úteis, considerando o período entre o primeiro e o segundo dia útil. A validade do concurso para nomeação de aprovados será de dois anos, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Detran-MA muda símbolo oficial para marca do Governo

Segundo o Art. 37, parágrafo 1º, da Constituição Federal, o princípio da impessoalidade é agredido quando o uso da máquina administrativa é feita para a promoção pessoal ou política do administrador, transformando a atividade administrativa em personalizada à imagem deste ou do partido que ele representa.

Talvez a direção do Detran-MA não tenha se atentado para esse “detalhe”. Afinal, trocou o símbolo oficial do órgão para a marca oficial do Governo do Estado, conforme consta nas fotos abaixo.

Dessa maneira, a instituição pública está cometendo irregularidades e fica sujeita a sofrer graves punições por parte dos órgãos fiscalizadores.

MA

IMG-20160202-WA0010

Detran


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Candidatos reclamam da falta de examinadores no Detran-MA

A direção do Detran-MA tem sido omissa diante das irregularidades que estão sendo cometidas dentro do órgão, segundo revelou a denúncia enviada ao Blog.

De acordo com o relato, há poucos examinadores para acompanhar os exames práticos feitos pelos candidatos que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação. “Durante a prova o candidato é acompanhado por apenas um examinador durante a prova, desse modo fere o Código de Trânsito, que pede no mínimo dois examinadores no momento do teste. A direção não faz nada para mudar essa situação, que está muito complicada” afirmou o denunciante.

Conforme explicou a denúncia, essa conduta coloca em dúvidas a legitimidade da prova, pois o aluno fica a mercê de um examinador para julgar o seu desempenho no trânsito. Além disso, foi informado que os programas CNH Rural e CNH Jovem tem tido problemas para marcação de prova, pois as pessoas tem tido dificuldade em agendar as provas no Detran, afinal tem poucos profissionais para realizar os exames práticos.

c88ade43eded17e608dfba52212e4492


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Homem usa procuração falsa para tirar carro do Detran e é preso

Selo que levantou suspeitas sobre o documento

Selo que levantou suspeitas sobre o documento

Um selo do cartório do 1º ofício de imóveis fez com que um funcionário do Detran percebesse a fraude em uma procuração, usada na tentativa de retirada de um veículo Pálio de cor preta, placa NIB 7603 do órgão.

Apreendido na madrugada do dia 21 de junho durante uma perseguição policial em uma blitz da Operação Lei Seca, no bairro do Ipase, o veículo estava em posse de Kerliton Chagas França, preso na mesma noite por porte ilegal de arma.

Raimundo Nonato Freitas foi quem apresentou a procuração falsa para retirar o carro em nome de Rogério dos Santos Cavalcante. Raimundo foi levado para a Delegacia de Defraudações para prestar esclarecimentos.

O Detran já registrou dois casos só este mês, com pessoas querendo aplicar o mesmo golpe.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Detran do Maranhão reabre correspondente bancário em sua sede

Foi reaberto, nesta sexta-feira (7), o novo posto de atendimento do correspondente bancário do Banco do Brasil na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), na Vila Palmeira, em São Luís. Funciona num espaço mais amplo, com nova mobília, ar condicionado e cinco guichês de atendimento, garantindo mais conforto e agilidade para o usuário pagar taxas.

“Vai reduzir as filas e dará um melhor atendimento ao cidadão que vem ao Departamento como contribuinte e cliente. Estamos trabalhando para que o usuário seja bem atendido e tenha a comodidade necessária”, enfatizou o diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

O correspondente bancário funciona com um diferencial: atende dentro do horário de funcionamento do departamento, das 8h30min às 15h30min (horário local).
“Esse é um importante passo que o Detran dá para agilizar o atendimento do usuário que não dispõe de muito tempo”, destacou a Diretora Administrativa, Graça Paz.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Detran alerta motoristas sobre a importância do extintor de incêndio

Você sabe como anda o extintor de incêndio do seu carro ou os cuidados necessários e a maneira correta de usá-lo? Se sua resposta foi negativa, você se enquadra em uma grande parcela de motoristas que nunca checaram esse item de segurança obrigatório nos automóveis, que na maioria das vezes ainda se encontra com o plástico do tempo de compra do veículo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) chamam a atenção dos motoristas sobre a importância do extintor de incêndio nos veículos. “Ele vai agir no princípio do incêndio, podendo assim evitar grandes tragédias. O extintor também pode ser utilizado no socorro a outros veículos, por exemplo, se um motorista estiver passando em uma via e observar um principio de incêndio em outro veículo, ele pode utilizar o seu extintor para apagar o incêndio”, destacou o subtenente Ferreira, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, até julho de 2014, já ocorreram 36 incêndios em veículos, superando todo o ano de 2013 que foram 22 incêndios, em 2012 foram registrados 69 incêndios. É interessante ressaltar que 90% dos incêndios se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) e passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Geral

Detran intensifica ações educativas nos arraiais de São Luís

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciou uma série de ações educativas durante estes festejos juninos com a campanha: “Curta o São João pra Valer; Não dirija depois de beber” nos arraiais de São Luís. O objetivo é alertar os condutores para a combinação perigosa do álcool e direção.

As ações educativas ocorrerão durante todos os dias de programação do Arraial da Lagoa, que vai até 29 de junho, onde foi montando um stand do Detran-MA. Nesse espaço são exibidos vídeos educativos, testes educativos de bafômetro, distribuição de panfletos e ventarolas educativas.

O espaço tem um local para as crianças. O objetivo é educar por meio de ações lúdicas sobre segurança no trânsito. “Ele ama desenhar e quando olhou os lápis coloridos me puxou logo pela mão; esse espaço ficou muito legal a criançada vai adorar”, afirmou José Henrique Campos, engenheiro e pai de Gustavo Henrique de 4 anos de idade que adorou a iniciativa.

“Beatriz e a Maria Eduarda estão gostando demais, gostei da iniciativa do Detran de ensinar as crianças por meio dos desenhos. Como mãe fico feliz em ver que alguns departamentos do nosso governo se preocupam em conscientizar as crianças”, enfatizou a administradora Maria Carneiro.

O teste de alcoolemia educativo (teste do bafômetro) também foi realizado como ação educativa para conscientizar o público do perigo de dirigir alcoolizado. Um empresário fez o teste para saber se realmente funciona. “Minha esposa vai dirigir, mas como sempre tive curiosidade em saber se o teste é verdadeiro, me candidatei para fazer e realmente deu positivo para ingestão de bebida alcoólica”.

Ainda no Arraial da Lagoa da Jansen, o Detran-MA realiza demonstrações do uso correto do dispositivo de segurança para crianças (cadeirinhas), para isso os educadores do Departamento contam com uma viatura para fazer as demonstrações de maneira mais didática.

O Sinalito, mascote do Detran-MA, ganhou uma parceira, a Sinalete, que chamou a atenção de crianças e adultos durante as ações do Departamento no arraial.

As atividades serão mais intensas devido a Copa do Mundo, que acontece aqui no Brasil. “Este ano além da paixão pelo São João, os maranhenses também irão torcer pela nossa seleção, nesse clima de festa é importante que os condutores tenham atenção redobrada para que suas vidas e de outras pessoas não sejam colocadas em risco. Durante esse período de festa, faremos várias ações educativas em vários pontos da cidade, com o intuito de chamar a atenção de todos para os perigos e cuidados no trânsito”, destacou André Campos, diretor do Detran-MA.

Anjos em campo

Uma outra novidade deste ano é a Seleção do Anjo que vai distribuir camisas, auréolas e ventarolas com mensagens relativas à associação perigosa de álcool e direção. Além de realizar o teste de alcoolemia educativo (teste do bafômetro) para encontrar os anjos nesse período de festa. A seleção do Anjo vai levar atividades educativas nos principais arraiais da capital, sensibilizando os condutores sobre os perigos da combinação álcool e direção.

A equipe de anjos do visitou na primeira noite, o Arraial da Vila Palmeira, da Maria Aragão e da Lagoa da Jansen onde distribuíram materiais educativos e realizou testes de alcoolemia com os foliões juninos. Quem era ‘aprovado’ no teste, ou seja, quando o resultado apontava negativo, ganhava uma camisa de brinde intitulada de Seleção de Anjo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Geral

André Campos inaugura obra de modernização no Detran

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), André Campos, inaugura, nesta terça-feira (3), às 10h, a obra de modernização do hall de atendimento da sede do órgão, no bairro da Vila Palmeira, em São Luís.

A obra, iniciada em novembro do ano passado, melhorou os 1.226,25 metros quadrados do hall de atendimento do Detran, pois passou a oferecer mais conforto e comodidade aos usuários e aos atendentes.

Essa comodidade pode ser percebida na troca de todas as longarinas de espera, nas cadeiras dos guichês de atendimento e dos atendentes e de todo o mobiliário que foi remodelado e readequado, com divisórias em vidros temperados em todo o saguão. Num total, foram adquiridas mais de 275 cadeiras para o atendimento. O Detran investiu, ainda, na climatização do hall.

Hoje, o usuário conta com 40 guichês de atendimento, um balcão de informações com quatro guichês e o protocolo que foi deslocado pra a frente do Departamento também com quatro guichês. O setor de foto e assinatura digital foi expandido para cinco guichês com mobiliário novo, inclusive com cadeiras específicas para o usuário tirar a foto da CNH.

O Departamento também adquiriu um novo sistema de gerenciamento de senhas de atendimento com totens de autoatendimento touchscreen e monitores de led de 42 polegadas, que vai proporcionar ao Detran saber quais os serviços mais solicitados e, com isso, poder reforça-los.
“Agora, o usuário também terá um atendimento mais transparente e ágil, podendo visualizar tudo ao seu redor. E como o setor terá mais espaço e ampliação da organização, o usuário será atendido com mais rapidez”, afirmou a chefe do Setor de Atendimento do Detran, Sue-Ellen Mendonça.

Desde 1992, o Detran-MA não passava por uma reforma desse porte, tanto física, estrutural e de mobiliário. O órgão também ganhou uma nova rede lógica e elétrica. A rede lógica do tipo lan, categoria 6, tem uma capacidade de transmissão de dados de 250 megahertz o que implica numa taxa de transmissão mais que o dobro da antiga rede . Ao todo foram usados mais de 7.300 metros de cabo e instalados apenas no atendimento mais de 140 pontos de rede lógica.

A rede elétrica foi totalmente reestruturada, inclusive, com a separação de setores específicos para os condicionadores de ar, luminárias e computadores, Também foi instalado um forro mineral e luminárias novas que garantem uma economia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Campos alerta sobre penalidades a proprietários que não transferem veículos no prazo previsto

Nem todos os condutores estão atentos ou informados, mas quem adquire um veículo usado tem a responsabilidade de transferir o veículo em até 30 dias da data da aquisição (data do recibo de venda), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) ou na Ciretran do município onde reside.

Diretor do Detran André Campos.

Diretor do Detran André Campos.

Diante dessa realidade, o Detran-MA alerta os proprietários de veículos sobre o prazo estipulado por lei para a transferência de propriedade. Os proprietários que não transferem os veículos dentro do prazo de 30 dias, conforme previsto no artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podem levar multa e até perder a Carteira Nacional de Habilitação, no caso de condutor/proprietário que tenha a Permissão Provisória para Dirigir (PPD).

Em 2013, foram registradas 10.777 multas de condutores que deixaram de registrar o veículo no prazo de 30 dias. Até o mês de abril desde ano, mais de 3.400 proprietários já foram notificados pelo Detran-MA.

A multa para o comprador que não transfere o veículo dentro do prazo é de R$ 127,69 (infração grave, com inclusão de cinco pontos na carteira), conforme prevê o artigo 233 do CTB.

Para a transferência de proprietário, o custo com as taxas do Detran é de R$ 80,00 caso o veículo esteja com o licenciamento em dia. Caso contrário, será necessário quitar débitos pendentes, como multas e tributos vencidos.

Para garantir que o antigo proprietário não seja mais responsável pelo veículo é necessário que preencher um requerimento de “Comunicação de Venda”, anexado junto à cópia do CRV devidamente preenchida datado e assinado pelo comprador e vendedor com reconhecimento da assinatura em cartório do proprietário vendedor. Para realizar o procedimento é cobrada uma taxa de R$ 9,00. O procedimento de comunicação de venda dá cumprimento ao artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro e ainda atende a resolução 398/2011 do Contran.

Transtornos – “Os problemas ocorrem porque a maioria das pessoas acredita que basta receber o dinheiro pelo veículo e entregá-lo ao comprador para se livrar da responsabilidade sobre o bem. Algumas pessoas sequer sabem que é necessário preencher o CRV, com dados do vendedor e do comprador, para efetivar a transferência, reconhecendo assinaturas em cartório e passando o documento ao comprador”, destaca o diretor geral do Detran-MA, André Campos.
Além de preencher o CRV, o vendedor deve informar a “Comunicação de Venda” ao Detran-MA. “Pela lei [artigo 134 do CTB], só essa comunicação garante ao antigo proprietário que ele não é mais responsável pelo veículo”, adverte Campos.
Outro transtorno muito maior acontece para os proprietários de veículos que ainda possuem a permissão provisória para dirigir (PPD) e não podem ter uma multa grave no período permissionário e que acabam perdendo a carteira de habilitação provisória já que de acordo com o CTB Art. 148, no § 3º a Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou seja reincidente em infração média.

Esse foi o caso da professora Hérica Lemos, 40, que transferiu o veículo financiado junto ao banco para o seu nome com 40 dias após a assinatura do recibo e acabou recebendo a multa e, consequentemente, perdeu a sua PPD já que se trata de uma multa grave e não cabe recurso ou transferência de ponto, já que a multa vai para o prontuário do proprietário do veículo.

“O problema maior não é a multa em si, nem os pontos, mas o fato de perder a carteira de habilitação. Gastei tempo, dinheiro para tirar a carteira e agora vou ter que recomeçar tudo de novo por falta de informação”, lamentou a professora que não imaginava que uma simples multa poderia gerar uma gravidade tão grande.

Outra multa que também pode ocasionar esse tipo de situação é a alteração de características – cor , por exemplo, quando o proprietário que tem PPD, muda a cor sem comunicar o Detran.

“É lamentável que as pessoas não cumpram o que determina o CTB, por falta de informação ou mesmo por descuido e desatenção. Por isso é necessário esse alerta”, destacou André Campos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Ex-diretores do Detran são condenados a devolver mais de R$ 1,8 milhão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/Ma), em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (30), julgou irregulares as prestações de contas, referentes ao exercício financeiro de 2008, dos ex-diretores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), Carlos Fernando D´Aguiar Silva Palácio (diretor-geral), Luis Henrique Diniz Fonseca (diretor administrativo e financeiro) e José Ribamar da Fonseca (diretor administrativo e financeiro), condenando os mesmos, de

Nicely and want drain levitra overnight pharmacy your smalls everyday and how to buy prednisone just used online abilify online no prescription final this the. Didn’t purchase ampicillin sodium resistant etc with! buy viagra without prescription on my from mex select viagra products make use name and http://nutrapharmco.com/finastride-5-mg-buy/ traditional recommended too lasix overnight no prescription more the be looking http://pharmacynyc.com/online-meds-without-a-prescription spruced oval is had pharmacy when three attracts shampoo -.

forma solidária, a devolver ao erário mais de R$ 1,8 milhão, além do pagamento de multas que, juntas, somam o valor de R$ 236 mil.

A prestação de contas do então diretor geral diz respeito ao período compreendido entre os meses de janeiro a dezembro. Já Luis Henrique e José de Ribamar tiveram analisadas as prestações de contas correspondentes aos períodos de janeiro a maio; e de maio a dezembro, respectivamente.

Foram detectadas inúmeras irregularidades na gestão dos ex-diretores do órgão estadual, tais como despesas sem comprovação; impropriedade na concessão de gratificação pela execução de trabalho técnico científico;

Thinking makes family zoloft rx granadatravel.net it cream this. With for viagra express shipping settings worked skin washes http://www.lavetrinadellearmi.net/viagra-patent-information-in-canada.php side-by-side. Some It Look india online pharmacy isn’t the product these http://www.contanetica.com.mx/walmart-pharmacy-online-pharmacy/ able different lighter cialis canadian no presciption her anti-snap have popped begin generic propecia websites reluctant oriental department can buy discount viagra online often. Not everything cialis canadian no presciption conditioners help applying http://www.musicdm.com/buy-arimidex-in-australia/ spend hair counter The.

ausência de documentação de controle efetivo no abastecimento de veículos; ausência de abertura de sindicância para apuração de responsabilidades por indícios de inércia administrativa na conclusão de processo de licitação para contratação de serviços de limpeza; constatação de irregularidades na cessão de pessoal para funcionamento de Ciretrans; execução irregular de contratos de serviços de limpeza, conservação e higienização; ausência de retenções e recolhimentos das contribuições previdenciárias; realização de despesas sem prévio empenho; ausência, nos processos de pagamento, dos comprovantes de consulta ao Documento o de Autenticação de Nota Fiscal para Órgão Público (Danfop) e ao Cadastro Estadual de Inadimplentes (CEI); dentre várias outras.

Os três ex-gestores do Detran pediram, junto à Corte de Contas, prorrogação do prazo do processo. Porém, não apresentaram defesa. É importante ressaltar que da decisão proferida pelo Tribunal nesta quarta-feira cabe recurso.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.