Poder

Wellington se posiciona contra aumento do ICMS e da conta de energia em audiência pública

26b31ffc335f2c2d0afb022d93d0cd3e

O aumento de energia elétrica no Maranhão foi tema de debate em audiência pública na tarde da última quarta-feira (28), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão. A conta de energia elétrica ficará muito mais cara no mês de agosto, caso o reajuste de 21% da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) seja aprovado.

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) foi o autor do requerimento que solicitou a audiência pública e contou com os deputados Fábio Braga (SD) – que presidiu a mesa -, Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PSB) e Adriano Sarney (PV); além dos vereadores Francisco Chaguinhas (PP) e Estevão Aragão (PSB). Ainda participaram os representantes da Aneel, Cemar, Procon, Defensoria Pública, Sindicato dos Urbanitários e sociedade civil.

O vereador Francisco Chaguinhas (PP), representando a Câmara Municipal de Vereadores de São Luís, repudiou a atitude da Aneel em querer aumentar a tarifa de energia. “A Aneel e Cemar tem que entender que, se houver esse aumento na energia, haverá consequentemente um aumento de inadimplência, por não terem condições de pagar. É preciso levar em conta que um aumento de 21% na conta de energia de um pobre trabalhador é muito!”, afirmou Chaguinhas.

Não concordando com essa atitude de aumentar a energia elétrica do Maranhão, por prejudicar toda a população, o deputado Wellington mostrou ter coerência com seus posicionamentos.

“Fomos contra o aumento do ICMS por parte do Governo e somos contra esse novo aumento nas contas de energia. Caso haja esse novo aumento, o Maranhão terá uma das maiores tarifas de energia elétrica do país. O maranhense já sofre com o desemprego e com a crise financeira. Talvez, para o Governador, esse aumento não faça tanta diferença, mas para o pai de família, para a mãe desempregada certamente fará. Enquanto representante do Legislativo, o meu voto é contrário a esse aumento. É preciso ter responsabilidade sob a perspectiva econômica sim, mas não podemos esquecer o aspecto social. Aumentar as contas de energia elétrica novamente é penalizar, mais uma vez, o maranhense”, disse Wellington.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

“Nomear aprovados em concurso não é favor”, diz Wellington em Anapurus

IMG-20170517-WA0033

Enquanto presidente da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou, na última terça-feira (16), audiência pública que abordou a nomeação dos aprovados no concurso de Anapurus. A audiência aconteceu no Interclub da cidade e contou com a presença dos vereadores Anastácio Alves (PSDC), Leovana Guimarães (PSD), Rose Monteles (PSDC) e Robert Ressandro (PSDC); além dos aprovados no concurso.

De acordo com os concursados, até hoje, nenhum dos 208 aprovados foi chamado pela Prefeitura. O concurso foi realizado em outubro de 2016 para diversos cargos nos níveis fundamental, médio e superior.

“Fizemos o concurso, passamos e, até agora, não fomos nomeados. Ao invés de concursados, a Prefeitura prioriza os contratados. Já que é assim, pra que fizeram concurso? Fomos enganados pela Prefeitura de Anapurus. Isso é um desrespeito. Não estamos pedindo favor.”, disse Daniel, um dos aprovados no concurso.

Sobre o caso, o deputado Wellington destacou que enquanto deputado estadual não pode nomear aprovado algum e ressaltou o seu papel a fim de intermediar o diálogo entre Prefeitura e aprovados.

IMG-20170517-WA0034

“Enquanto deputado estadual, eu não posso nomear e nem obrigar que a Prefeitura faça isso. O que eu posso fazer é intermediar essa discussão, a fim de que tenhamos uma solução que concilie os interesses dos aprovados e da Gestão Municipal. É inadmissível que haja contratações temporárias para os cargos em que temos aprovados. Isso fere a moralidade no serviço público. Nomear aprovados em concurso público não é favor. Iremos oficializar a Prefeitura para que adote providências quanto a isso. Caso nada seja feito, iremos denunciar a situação ao Ministério Público, para que investigue tais contratações”, disse Wellington.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

A pedido de Wellington, deputados homenageiam professor morto em Paraibano

e59e7d7dd6089c500499c1ce4cff1167

Clima de comoção no plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (8). A sessão foi aberta com uma homenagem póstuma ao professor Ivanildo Pereira Costa, assassinado covardemente na última sexta-feira, na cidade de Paraibano. De pé os deputados fizeram 1 minuto de silencio, em memória do professor.

No plenário, o primeiro a usar a palavra durante o pequeno expediente foi o deputado Wellington do Curso (PP), que também é professor e foi o autor da homenagem. Ele classificou de covarde o assassinato do colega e mostrou-se indignado com a volta da pistolagem. “Não podemos permitir que o Maranhão se transforme em terra de jagunços, em terra de pistoleiros”, destacou.

O deputado Wellington ainda fez referência a uma Caminhada pela Paz e Segurança que será realizada às 16h do dia 12, na cidade de Paraibano e no final do seu pronunciamento em solicitou apoio da Assembleia Legislativa para a realização de uma Audiência Pública sobre segurança, que será realizada logo após a caminhada. Participarão da audiência delegados e policiais militares da região e as autoridades locais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Wellington toma posse como presidente da Comissão de Administração da Assembleia

9fa5794a-dea7-451a-9f69-c1a3faae7e19

O deputado estadual Wellington do Curso (PP), tomou posse da presidência da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho da Assembleia Legislativa. O ato aconteceu na sala de comissões e contou com a presença dos deputados Glalbert Cutrim e Levi Pontes, que também fazem parte da Comissão.

Durante o ato, Wellington destacou a importância de presidir a comissão e abordar temas referentes à política salarial do Estado, ao serviço público e à proteção às pessoas com deficiência, à mulher e à família.

“Temos pela frente um grande desafio e, com isso, nossa dedicação a esse trabalho só aumenta. Trabalharemos temas importantes para o desenvolvimento do nosso Maranhão. Analisar Projetos, deliberar ações e, assim, estabelecer políticas que façam diferença na vida das pessoas”, disse Wellington ao fazer referencia também as ações desenvolvidas como vice-presidente das Comissões de Educação e Direitos Humanos, em 2015, e Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, em 2016.

ENTENDA A COMISSÃO

A Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho é responsável pela análise de projetos que tratem sobre:
– Política salarial do Estado;
– Sindicalismo e organização sindical;
– Organização político-administrativa do Estado e reforma administrativa;
– Matéria relativa ao serviço público da administração estadual direta e indireta, inclusive fundacional;
– Regime jurídico dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos;
– Prestação de serviços públicos em geral;
– Organização e funcionamento do sistema de previdência social do Estado do Maranhão;
– Assuntos relativos à assistência social;
– Política de proteção à pessoa com deficiência;
– Respeito aos direitos da mulher e da família.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Wellington participa de abertura da Conferência Internacional na China

09-111

Nesta quarta-feira (9), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou da abertura da Conferência Internacional das Cidades Irmãs da China (CIFCC/2016), em Chongqing. Wellington, junto com outros 09 parlamentares de outros estados, representam o Brasil em uma Missão Internacional, numa viagem oficial que vai até o dia 21 de novembro.

A abertura da China Internacional Frienship Cities Conference (CIFCC) foi presidida pelo Vice-presidente da China Comunista, Li Yuanchao. Wellington ressaltou a importância dos temas tratados na conferência.

“É com grande alegria que tenho a honra de representar o meu país e, melhor, a população do meu estado em um evento tão importante quanto esse. Discutir temas como o desenvolvimento das cidades através da inovação, além da valoração turística e incentivo industrial é fundamental para que ampliemos nossas ideias, defendendo novos projetos e, assim, traçando meios que permitirão o avanço de nossa São Luís e, ainda, do nosso Maranhão”.

Além da Conferência, Wellington participará também de visita técnica em parceria com o Fórum Comunitário de Representantes dos Conselhos Locais de Taiwan (TCF), na cidade de Taipei. O parlamentar participará ainda de uma Reunião sobre Gestão de Águas na sede da Prefeitura da cidade de Nova York, nos EUA.

O único parlamentar maranhense a participar na Missão Internacional, Wellington do Curso iniciou na manhã desta quinta-feira uma extensa agenda de sessões, visitas e discussões. Durante o Intercâmbio Parlamentar, Wellington participará de atividades realizadas em três países: China, Taiwan e EUA.
“Já no primeiro dia participaremos de Sessão Plenária que discutirá sobre a inovação para o desenvolvimento e a cooperação para o compartilhamento. Também, serão discutidos temas como o desenvolvimento das cidades voltadas para a inovação, além de abordar a cidade com baixo carbono e casa sustentável”, ressaltou.

Para finalizar as discussões, debateremos sobre a inovação turística e incentivo à indústria de serviços modernos. Cumpriremos uma extensa agenda em dois países do continente asiático e em um país do continente norte americano”, destacou Wellington.

Toda a programação foi co-organizada pela Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros. Entre os representantes do Brasil, estarão participando somente 10 parlamentares, ligados a direção da UNALE (União Nacional dos Legislativos Estaduais), dentre eles o Deputado Estadual Wellington do Curso, do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Wellington representará o Brasil em Missão Internacional na China, Taiwan e EUA

img-20161107-wa0021

Na manhã desta segunda-feira (07), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) desembarcou em São Paulo, de onde irá para Chongqing, importante cidade da China, que está em um fuso horário adiantando de 11 horas a mais que em São Luís. Wellington, junto com outros 09 parlamentares de outros estados, representará o Brasil em uma Missão Internacional, numa viagem oficial compreendida entre os dias 07 e 21 de novembro de 2016, durante a Conferência Internacional das Cidades Irmãs da China. Além da Conferência, Wellington participará também de visita técnica em parceria com o Fórum Comunitário de Representantes dos Conselhos Locais de Taiwan (TCF), na cidade de Taipei. O parlamentar participará ainda de uma Reunião sobre Gestão de Águas na sede da Prefeitura da cidade de Nova York, nos EUA.

“É com grande alegria que tenho a honra de representar o meu país e, melhor, a população do meu estado em um evento tão importante quanto esse. Discutir temas como o desenvolvimento das cidades através da inovação, além da valoração turística e incentivo industrial é fundamental para que ampliemos nossas ideias, defendendo novos projetos e, assim, traçando meios que permitirão o avanço de nossa São Luís e, ainda, do nosso Maranhão.”,

O deputado Wellington chegará na quarta-feira (09) à China, após uma longa viagem de 34h de duração até o Continente Asiático, e, então, iniciará uma extensa agenda de sessões, visitas e discussões. Durante o Intercâmbio Parlamentar, Wellington participará de atividades realizadas em três países: China, Taiwan e EUA.

➡QUAL A PROGRAMAÇÃO DA MISSÃO INTERNACIONAL CHINA, TAIWAN E EUA?

Já no primeiro dia do evento, Wellington participará de Sessão Plenária que discutirá sobre a inovação para o desenvolvimento e a cooperação para o compartilhamento. Também, serão discutidos temas como o desenvolvimento das cidades voltadas para a inovação, além de abordar a cidade com baixo carbono e casa sustentável.
Para finalizar as discussões, se debaterá sobre a inovação turística e incentivo à indústria de serviços modernos. Uma extensa agenda será cumprida em dois países do continente asiático e em um país do continente norte americano.

Em Chongqing – China, a delegação participará da Conferência realizada pela CIFCA – Associação Internacional das Cidades-Irmãs da China, entidade com a qual a UNALE (União Nacional dos Legislativos Estaduais),mantém acordo de cooperação.

Toda a programação inicial foi co-organizada pela Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros. Entre os representantes do Brasil, estarão participando somente 10 parlamentares, ligados a direção da UNALE, dentre eles o Deputado Estadual Wellington do Curso, do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Wellington destaca André Fufuca como melhor deputado federal do Maranhão

177f2e9aa8e4805d698c6ffa6c69250e

O deputado Wellington do Curso (PP) destacou, na manhã de quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, a atuação do deputado federal André Fufuca, presidente estadual do Partido Progressista (PP).

Em seu pronunciamento, Wellington ressaltou o nome de André Fufuca no ranking dos melhores deputados federais. “Quero destacar a presença do presidente estadual do Partido Progressista, André Fufuca, como o melhor deputado do Maranhão e melhor deputado do nordeste nesse ranking. André Fufuca que foi deputado estadual na legislatura passada e é um jovem médico, está no seu primeiro mandato de deputado federal, configurado no ranking dos deputados de todo o Brasil na 14ª colocação como um dos melhores. No mesmo ranking consta como primeiro do Maranhão e do Nordeste ”, destacou Wellington.

Wellington concluiu seu discurso ressaltando que André Fufuca era o coordenador da bancada federal em Brasília e está licenciado temporariamente para dar maior atenção nesse período de fortalecimento do Partido Progressista em todo o Estado, onde se tem mais de 70 pré-candidatos a prefeitos no Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Wellington defende professores e cobra ao Governo reajuste de 11,36% para a categoria

fcabb197-9c05-41ab-a2ab-df09dc3f4453

Durante a sessão plenária desta terça-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu as reivindicações dos professores da rede pública estadual de ensino. Indo ao encontro dos educadores, Wellington solicitou que o Governo do Estado destinasse atenção ao reajuste e, ao menos, concedesse uma resposta aos professores, que sofrem com o silêncio, inclusive, do Sindicato da categoria.

“Trazemos aqui a solicitação dos professores da rede pública estadual de ensino. Professores que não estão pedindo ‘favor’ para ninguém. Conceder reajuste de 11,36% não é favor e, tão pouco, aumento salarial. Não é algo facultativo. No dia 14 de janeiro, o então ministro de educação anunciou esse reajuste. Mais de 05 meses já passaram e nossos educadores não receberam algo que possui previsão nacional. Pior que isso, se quer receberam uma justificativa oficial ou outra proposta. Enquanto educador, eu não poderia me abster disso… Por isso, apelo para a sensibilidade do Governador, que também foi professor, e solicito que destine atenção aos professores, quanto ao reajuste e, pelo menos, dê uma justificativa à categoria”, afirmou Wellington.

Wellington alertou ainda para a não concessão do reajuste dos professores da rede pública municipal de São Luís, que estão em greve há quase 40 dias.

“Nós fazemos essa solicitação porque é um direito dos professores e porque sabemos que quem sofre as consequências de uma greve, por exemplo, são os estudantes. Em São Luís, não foi concedido o reajuste de 11,36%. Como resultado, os professores municipais estão em greve há quase 40 dias não apenas por causa do reajuste, mas também reivindicando reformas na infraestrutura precária de escolas. Pretendendo evitar consequências negativas, no âmbito estadual, deixamos aqui a nossa solicitação… de que o Governo aprecie a possibilidade de conceder o reajuste de 11, 36% aos professores da rede pública de ensino.”, ressaltou o professor Wellington.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Wellington inaugura “Gabinete Móvel”

IMG-20160525-WA0027

A coragem para ouvir e a determinação típica do deputado estadual Wellington do Curso (PP) o fez inaugurar, na tarde desta terça-feira (24), durante durante deslocamento para participar de uma audiência que aconteceu em Bacabeira, o “Gabinete Móvel”. O objetivo é levar para junto da comunidade, nos bairros periféricos da cidade, as ações do deputado Wellington, ouvindo as principais reivindicações da comunidade.

“Ouvir a população é o que nos motiva a cobrar e a fiscalizar. Por isso, com o Gabinete Móvel queremos percorrer bairros e, assim, os municípios de nosso Maranhão. O que queremos é ouvir os anseios daqueles que não conseguem ir até à Assembleia Legislativa. Além de ouvir, pretendemos encaminhar as reivindicações da população e, assim, cobrar e fiscalizar o cumprimento de direitos.”

Ao ser questionado sobre a inédita ideia referente ao Gabinete Móvel, Wellington enfatizou a participação popular que, para ele, é essencial em uma atuação política independente. Ressaltou ainda, que ir ao encontro do povo não significa somente pedir votos, mas conhecer e conviver com a realidade diária do povo, além de buscar soluções para os problemas da coletividade.

IMG-20160525-WA0028

“Para mim, a população deve ter pleno acesso aos políticos que escolheram. Sempre pensei assim. Antes mesmo de ser deputado estadual. Logo após a eleição eu retornei para agradecer a confiança e o mandato a min confiado. Como parlamentar, tenho hoje a certeza do quão importante é participação da população em nossas ações. O nosso gabinete, na Assembleia, está sempre de portas abertas, mas eu e minha equipe percebemos que é preciso fazer mais… é preciso ouvir quem também sequer consegue chegar à Assembleia. Foi assim que surgiu a ideia do Gabinete Móvel: para ouvir também aqueles que hoje estão distantes do Parlamento. Com isso, estamos aprimorando nossas ações, dando vida e voz ao nosso mandato popular.”, afirmou.

Como funciona o Gabinete Móvel

O Gabinete Móvel consiste em uma van em que o deputado Wellington e sua equipe percorrerão bairros da capital e de demais municípios do Maranhão. Nessa van, há uma espécie de “sala de atendimento” que será direcionada à população, a fim de receber denúncias, solicitações e, posteriormente, transformá-las em proposições na Assembleia Legislativa.

O Gabinete Móvel possui uma agenda que será previamente divulgada. Para solicitar a visita, qualquer cidadão pode entrar em contato com a Equipe WC através do número (98) 99911 0011 e justificar a solicitação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Projeto que visa combater o analfabetismo é aceita pelo governo

393864d3-3c6f-4985-82c3-a6b95d5e1206
Pautada na defesa incondicional da educação, mais uma proposição do deputado estadual Wellington do Curso (PP) já é realidade. Trata-se do Programa “Sim, eu posso!”, que objetiva combater o analfabetismo no Maranhão.

A proposta do deputado Wellington foi encaminhada, através da Indicação 777/2015, no dia 09 de setembro de 2015, solicitando que o Governador apreciasse a possibilidade de implantar o referido projeto. A proposta foi aceita e o Governo levará a ação alfabetizadora do “Sim, eu Posso!” para oito municípios com baixo IDH.

“É com muita alegria que vemos mais uma proposição de nossa autoria sendo implantada em nosso estado. Ao apresentarmos essa solicitação, em 2015, o nosso objetivo foi (e é) combater o analfabetismo no Maranhão, tendo em vista os inúmeros casos de jovens, adultos e idosos analfabetos. O passo inicial já foi dado. Agora, precisamos ampliar o Programa, a fim de que o número de pessoas contempladas seja cada vez maior. Acreditamos que o desenvolvimento de um estado está intimamente relacionado ao desenvolvimento de seu povo. E tal desenvolvimento só será plenamente possível quando a educação alcançar os mais humildes e o conhecimento for bem comum entre ricos e pobres. “, destacou.

O QUE É O PROGRAMA “SIM, EU POSSO!”?

O Programa “Sim, eu posso” é um dos métodos de combate ao analfabetismo mais propagados na atualidade, por ter apresentado resultados “positivos”, de acordo com parâmetros da UNESCO, em mais de 15 países, com destaque para a Venezuela, que foi declarada “território livre do analfabetismo”.
Inicialmente, o projeto será desenvolvido em oito municípios, dentre os 30 com menor IDH. A meta é atender mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, fortalecendo, assim, a parceria com o Governo Federal para o Programa Brasil Alfabetizado, que atendeu, no ciclo 2013 exercício 2014/2015, 111 municípios, beneficiando 45.014 jovens, adultos e idosos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.