Poder

Governo atende pleito de Léo Cunha e reforma de calçadão será executada em Imperatriz

thumbnail_Foto 2

A proposição de número 890/17 publicada no dia 2 de agosto de autoria do deputado estadual Léo Cunha (PSC) onde solicita ao governador Flávio Dino (PCdoB) a revitalização e ampliação do calçadão do Centro Comercial de Imperatriz, será atendida pelo Governo do Estado.

A indicação pede a reforma no trecho da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Simplício Moreira e Sousa Lima, e solicita a construção de uma nova área do calçadão na Rua Coriolano Milhomem, abrangendo o trecho da Rua Luís Domingues à Dorgival Pinheiro.

Na tarde de hoje (13), será realizada uma reunião a partir das 15h30, em que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto se reunirá com os dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, onde serão feitos os anúncios dessa e de mais melhorias para o município.

A indicação é uma conquista do deputado Léo Cunha que há alguns anos vinha lutando por melhorias para o calçadão. Em 2012 (294/12) e em 2015 (254/15) o parlamentar já havia encaminhado o mesmo pedido ao Governo do Estado e, este ano, finalmente, a proposição foi atendido e a obra será realizada, para satisfação de comerciantes e população, que tanto esperaram por esta benfeitoria.

“A obra vai desafogar o comércio de Imperatriz e garantir um espaço adequado para comerciantes e consumidores. Há muito tempo almejamos por essa conquista e agora, finalmente, o Governo atendeu ao nosso pleito e as obras de ampliação estão garantidas. Agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário Clayton Noleto, por atenderem ao nosso pedido”, disse o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha destaca audiência que debateu situação crítica do Rio Tocantins

thumbnail_Audiência Pública presidida pelo deputado Léo Cunha tratou sobre a degradação no Rio Tocantins em Imperatriz

Por solicitação do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa, deputado Léo Cunha (PSC), foi realizada, nesta terça-feira (5) pela manhã, uma ampla Audiência Pública, na Câmara Municipal de Imperatriz, para debater a situação crítica do Rio Tocantins. Participou também do evento o deputado Wellington do Curso (PP).

Léo Cunha disse que a audiência serviu para debater com autoridades e a população soluções para o desabastecimento que ameaça a cidade, por conta do assoreamento do rio, que prejudica, além de Imperatriz, as populações de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios. Dos debates participaram representantes do Ministério Público, Caema, Capitania dos Portos, Defesa Civil, secretários municipais de meio ambiente dos municípios prejudicados, vereadores e estudantes.

Tanto Léo Cunha como Wellington fizeram relatos da visita que fizeram ao rio no dia anterior e à estação de tratamento da Caema para coletar informações sobre a situação. Os dois deputados frisaram que esgotos in natura são jogados diretamente nos córregos que despejam no rio e presenciaram dois pontos em que há lançamento de esgoto.

Os deputados foram ainda até a principal estação de tratamento de esgoto da cidade, acompanhados do vereador Adhemar Freitas Jr., do representante da Caema, Rafael Heringer e do secretário de Governo Municipal, Marlon Moura, além de técnicos de entidades ligadas ao Meio Ambiente e ambientalistas.

O promotor de Justiça, Jadílson Cerqueira, informou que já fez dois Termos de Ajuste de Conduta (TAC), em busca de uma solução do problema, que é histórico e atinge todas as cidades brasileiras.

O diretor da Caema, Rafael Heringer, voltou a informar na audiência pública que 25 por cento dos esgotos da cidade recebem tratamento. O diretor disse que o Governo do Estado vem adotando medidas para avançar no percentual de tratamento de esgoto.

Vários vereadores falaram do problema e criticaram a retenção de água pelas hidrelétricas, principalmente a de Estreito. O superintendente do Ibama, Marcos Miranda, informou que a Agência Nacional de Água (ANA) ampliou o volume de água liberado pela hidrelétrica, garantindo o abastecimento de água para a população nesse período do ano, que é pleno verão.

O deputado Léo Cunha revelou que vai destinar mais R$ 2 milhões de recursos por meio de emenda parlamentar e mostrou que mais verbas podem vir de várias esferas governamentais, para ajudar a recuperar a degradação do Rio.

Léo Cunha anunciou que vai solicitar o governador Flávio Dino (PCdoB) que aumente o orçamento da Caema para investir nas obras necessárias para resolver o problema de tratamento de esgoto e fornecimento de água potável.

De acordo com o deputado Léo Cunha, a Audiência Pública foi um sucesso e contou que a Comissão de Meio Ambiente vai elaborar um relatório detalhado sobre os problemas e propostas apresentadas pelos participantes, para que seja enviado às autoridades competentes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha convida população para Audiência Pública sobre o Rio Tocantins

abeb5290-af4b-4899-9f05-d0b79d95c765

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Léo Cunha (PSC), está convidando a população de Imperatriz e região para a Audiência Pública com o tema “Rio Tocantins: a degradação e os impactos ambientais na vida da população”, que será realizada na próxima terça-feira (5), às 8h30 na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

Na programação está prevista ainda uma visita técnica no Rio Tocantins na área urbana do município e na Estação de Tratamento de Esgotos, segunda-feira, dia 4, às 15h. O objetivo é avaliar as condições atuais do rio e levar um parecer para a população e autoridades presentes na Audiência, sobre os problemas enfrentados e possíveis resoluções que garantam melhorias e a preservação do mesmo.

Em julho desse ano, o deputado Léo Cunha reuniu vereadores, secretários municipais de Imperatriz, técnicos de órgãos ambientais e ambientalistas onde fizeram uma vistoria percorrendo um grande trecho do rio. A ação foi motivada pela preocupação da diminuição do nível das águas no leito do Rio Tocantins.

Na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado Léo Cunha fez uso da tribuna para relatar sobre a vistoria e informar a realização da Audiência Pública em Imperatriz, para que juntos, vereadores, secretários, ambientalistas, Ministério Público, órgãos de defesa ambiental e a população, façam um amplo debate sobre o assunto e encontrem medidas que solucionem os inúmeros problemas que tem afetado toda a região Tocantina com relação a crise hídrica.

De acordo com o deputado, um dos problemas encontrados que impactam sobre o Rio Tocantins é a grande quantidade esgoto lançado direto da rede da cidade. A água contaminada é despejada no rio sem intervalo de tempo, provocando mau cheiro constante, principalmente no período de chuvas.

“Precisamos debater sobre este grande problema que afeta Imperatriz e demais municípios banhados pelo Rio Tocantins, a população precisa de respostas e o rio precisa ser preservado, esta audiência será um dos passos para resolução desses transtornos”, afirmou o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha propõe melhorias para o município de Paulo Ramos

thumbnail_WhatsApp Image 2017-02-16 at 14.12.34

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) encaminhou ao governador Flávio Dino (PCdoB) pedidos de indicações solicitando obras para o município de Paulo Ramos, há 323 km de São Luís. As indicações já protocolados junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão pede melhorias para a infraestrutura e saneamento básico da cidade.

Entre as reivindicações, já publicadas no Diário da Assembleia, está a construção de 2.000 metros de bloquetes destinados aos povoados Boa Vista, Pedro Lourenço, Baixa Fria e Zé Grosso. De acordo com o documento de número 246/17, as vias laterais proporcionarão maior segurança às famílias que residem ao longo das ruas, além de garantir um ganho significativo na qualidade de vida com a obra de urbanização.

“A construção dos bloquetes vai melhorar a vida dos moradores dessas comunidades, com um tráfego de qualidade e maior segurança”, garantiu o deputado Léo Cunha.

Outro pedido destinado ao governador foi a perfuração de poços artesianos para a sede e zona rural de Paulo Ramos. “A medida vai despertar nos moradores noções básicas de higiene, promovendo uma significativa melhoria de vida dos munícipes. Nosso maior objetivo é o de levar água de qualidade para a sede e zona rural, evitando o risco de doenças”, justificou o parlamentar, sobre a proposição de número 375/17.

A solicitação de recursos para a construção de uma feira livre no município de Paulo Ramos também foi encaminhada ao governador Flávio Dino. A indicação de número 557/17 solicita ao Governo a viabilização de recursos, através de convênio, para a construção da feira livre nos principais povoados da zona rural da cidade.

“O projeto da feira tem como principal finalidade agregar maior renda aos agricultores e ao mesmo tempo criar espaço para a comercialização de produtos da região”, definiu. “Todos esses pedidos para Paulo Ramos são reivindicações dos próprios moradores. As indicações já estão com o governador e esperamos atenção especial à nossa propositura”, concluiu o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha solicita melhorias para a saúde e educação de Imperatriz

thumbnail_Foto 1

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) protocolou junto a mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e encaminhou ao governador Flávio Dino (PCdoB) pedidos de melhorias para os setores da saúde e educação para o município de Imperatriz.

Na saúde, o parlamentar solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, providências emergenciais para a aquisição de uma ambulância com UTI móvel para a cidade. A indicação de número 616/17 foi publicado no Diário da Assembleia Legislativa. “O pedido visa a utilização do transporte de pacientes para centros de referência em saúde, minimizando o sofrimento dos doentes e seus familiares, viabilizando o oferecimento de um atendimento de saúde, digno para a população de Imperatriz”, pediu o deputado Léo Cunha.

No setor da educação, o parlamentar solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Felipe Costa Camarão, a inclusão da escola CE Tancredo de Almeida Neves no Programa “Escola Digna”. “Nosso principal objetivo é resgatar a nossa responsabilidade com a educação, diminuindo a evasão escolar e melhorando a qualidade de vida dos alunos, professores e demais funcionários”, ressaltou o deputado sobre o pedido de número 702/17 também publicado no Diário da Assembleia.

“Esperamos que o governador Flávio Dino novamente atenda os nossos pedidos e que a população de Imperatriz seja assistida nessas áreas tão importantes para o bem-estar da população. Iremos acompanhar os desdobramentos e lutar para que essas demandas sejam atendidas o quanto antes. A nossa cidade merece essa atenção”, concluiu o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha participa da assinatura da ordem de serviço para recuperação da MA-138

thumbnail_Deputado Léo governador Flávio Dino e prefeito Cicero Neco em Estreito

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) ao lado do prefeito de Estreito, Cicero Neco (PMDB) conseguiram viabilizar mais uma conquista para o município de Estreito. No último final semana, o município recebeu a comitiva do governador Flávio Dino (PCdoB) que acompanhou e entregou algumas obras para a cidade, entre as benfeitorias, foi assinada a ordem de serviço para a recuperação da MA-138 que liga Estreito a São Pedro dos Crentes.

A cobrança pelo asfaltamento da rodovia é uma reivindicação do deputado Léo Cunha em favor dos municípios que compõem a região. Em março deste ano, o parlamentar subiu à tribuna para solicitar ao governador imediatas providências para a recuperação da MA. Durante uma visita, o deputado se deparou com o estado de calamidade.

“A gente não viu uma MA, mas sim uma trilha de carro, de atoleiros e dificuldade de acesso. Então imagine o sofrimento que essa população passa, porque essa estrada dá acesso a São Pedro dos Crentes e são 127 quilômetros até Estreito. Trago a tribuna esse pedido para que o governador providencie e dê agilidade para que essa estrada seja feita”, disse na época.

Na sexta-feira (14) Flávio Dino ao lado do deputado Léo Cunha e do prefeito de Estreito, Cicero Neco (PMDB) autorizou a obra para que receba intervenções de recuperação do Governo do Estado, com o custo de R$ 3,8 milhões. O governador também autorizou o processo licitatório para elaboração do projeto de pavimentação de todo trecho da estrada.

No último dia 12 de julho, o deputado Léo Cunha protocolou junto a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o pedido de pavimentação asfáltica para a MA-138. “Sou grato ao governador por ter atendido o nosso pedido, apesar de ter sido uma promessa de campanha, fizemos questão de cobrar para que essa obra fosse realizada com urgência. Estou satisfeito pela população que ganhará uma nova rodovia para transitar com tranquilidade. Vamos buscar sanar outros problemas, vou continuar subindo a tribuna e cobrar do Governo ainda mais melhorias para a nossa região”, assinalou o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha indica pavimentação asfáltica para MA-125

thumbnail_Foto 2

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) protocolou junto a mesa diretora da Assembleia Legislativa pedido de indicação encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto onde solicita em caráter de urgência a viabilização de recursos para recuperação asfáltica da MA-125 que liga a BR-010 ao município de São Pedro da Água Branca.

A indicação de número 640/17 foi publicada no Diário da Assembleia Legislativa do Maranhão. De acordo com o deputado Léo Cunha, a rodovia está sem condições de trafegabilidade, principalmente na área urbana da cidade de Cidelândia.

“A recuperação facilitará o tráfego de motoristas e pedestres, aumentando a produção agrícola, permitindo diminuir o custo de fretes, proporcionando ao pequeno produtor a garantia de escoamento da safra, alcançando o valor real de mercado para seus produtos”, justificou o parlamentar.

O deputado Léo Cunha também enfatiza que a medida visa melhorar a qualidade de vida dos moradores que residem nos povoados ao longo da rodovia. “Nosso objetivo é alcançar esses povoados e também os moradores das cidades de Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca”, ressalta.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha viabiliza benefícios para Buritirana

thumbnail_677c0d10-0f9b-4488-bf6a-bbe344b6939e

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) fez uso da tribuna durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta quinta-feira (8) para registrar o encontro com o Governador Flávio Dino (PCdoB) realizado ontem (7) no Palácio dos Leões, acompanhado do prefeito de Buritirana, Vagtonio Brandão (PSDB). A reunião teve o propósito de buscar benefícios para o município.

Também participaram da audiência o vice-governador Carlos Brandão e os secretários de estado, Clayton Noleto (Infraestrutura), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos) e Marcelo Tavares (Casa Civil).

Em seu discurso, o parlamentar pontuou importantes conquistas obtidas durante a audiência e que em breve, serão aplicadas no município. “Hoje venho agradecer a grande ação que o governador Flávio Dino fez com a cidade de Buritirana ao se comprometer com o Mais Asfalto; com a entrega do hospital de 20 leitos que há mais de quatro anos foi construído e já está pronto; com o término da construção da escola de ensino médio, uma obra antiga que já vem de três governos; três poços artesianos; a patrulha agrícola mecanizada; uma ambulância e a ampliação do Balneário de Buritirana ”, listou o parlamentar.

Entre os compromissos firmados, as conclusões do hospital e da escola de ensino médio são reivindicações antigas da população e do deputado Léo Cunha. O hospital de 20 leitos está com 90% das obras concluídas e a sua entrega garantirá grandes benefícios para quem precisa. Hoje, o cidadão precisa se deslocar até Imperatriz para receber atendimento médico básico, que poderia ser realizado em Buritirana caso o hospital estivesse em funcionamento.

Quanto a escola de ensino médio que estão com as obras paradas desde 2015, o deputado Léo Cunha afirmou que os alunos da instituição atualmente assistem as aulas em um prédio cedido pela prefeitura em mais um gesto colaborativo do prefeito Vagtonio Brandão.

“Quero registrar a minha satisfação e o meu agradecimento ao governador Flávio Dino por essa grande atenção a Buritirana, uma cidade que vinha sofrendo muito, mas que agora ganhou uma nova energia e coragem. Vamos juntos nesta grande luta para que possamos melhorar a cada dia a condição de vida de um povo tão carente, onde há a necessidade de obras. Obrigado, governador, por sua grande atenção”, agradeceu o deputado Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Léo Cunha destina recursos para o 35° aniversário de Estreito

thumbnail_Deputado Léo Cunha e o prefeito Cícero Neco de Estreito. Parceria vai garantir festividades dos 35 anos da cidade..

A cidade de Estreito, localizada na Região Tocantina, prepara-se para comemorar 35 anos de sua emancipação política e o deputado estadual Léo Cunha (PSC) anunciou nesta terça-feira (10), que destinou recursos no valor de R$ 100 mil para realização da programação cultural e artística do aniversário da cidade elaborada pela Prefeitura de Estreito, que prevê shows abertos ao público com os cantores Naiara Azevedo, Mano Walter e Galego & Adriano. Além das atrações artísticas, a programação também conta com a inauguração de obras nas áreas urbana e rural.

A iniciativa do deputado Léo Cunha, no envio destes recursos, é uma forma de contemplar a população de Estreito e região com ações de cultura e entretenimento nas comemorações de uma data importante para a cidade: o aniversário de 35 anos do município, festejado em 12 de maio.

“Estreito é um das cidades importantes de nossa região e vai comemorar uma data especial. Estou destinando recursos para o setor de cultura e eventos como uma forma de apoiar o município na realização das festividades do aniversário, pois a população merece esse presente e tem muito a comemorar. Sempre tenho contribuído com a cidade e mais uma vez garanto este apoio”, disse o deputado Léo Cunha.

De acordo com a comissão organizadora do aniversário de Estreito, os recursos enviados pelo deputado Léo Cunha chegam em um bom momento e vão contribuir diretamente para que a prefeitura realize uma bonita festa, com toda a estrutura necessária, o que vai garantir o fomento da economia e turismo local, atraindo visitantes para cidade, movimentando o comércio formal e informal, além de favorecer a ocupação da rede hoteleira e de alimentação.

“Estamos satisfeitos com essa iniciativa do deputado Léo Cunha, grande parceiro do nosso município e que muito tem contribuído para o desenvolvimento e as transformações de Estreito. Iremos aplicar os valores na área de cultura e temos a certeza que faremos um grande evento para nossa população”, destacou o prefeito Cícero Neco (PMDB).

Pela programação elaborada pela Prefeitura de Estreito, dia 11 de maio, quinta-feira, haverá uma série de inaugurações de obras que contemplam as áreas de saúde, educação e abastecimento d´água. O ponto alto das festividades dos 35 anos de Estreito serão os shows com as atrações nacionais Naiara Azevedo e Mano Walter, e apresentação dos cantores locais Galego & Adriano. O evento está agendado para Avenida Santos Dumont, a partir das 22h.

“Estreito passa por uma grande reconstrução e a cidade tem se transformado. Fico feliz em poder colaborar com estas melhorias e vir ajudando ao prefeito Cícero Neco a realizar ações importantes em todo município. A cidade tornou-se referência e isso muito me alegra, pois a população tem melhorado sua qualidade de vida. Meu compromisso será o de sempre contribuir com o desenvolvimento desta querida cidade, portão de entrada do Maranhão”, finalizou Léo Cunha.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Léo Cunha solicita inclusão de municípios no programa “Mutirão Rua Digna”

Foto 1

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) ocupou a tribuna durante sessão plenária na manhã desta quinta-feira (23) para solicitar ao governador Flávio Dino (PCdoB) a inclusão de municípios no programa “Mutirão Rua Digna” do Governo Estadual. A ação tem o objetivo de melhorar vias urbanas com a realização de pequenos serviços e reparos, além de gerar emprego e renda nas comunidades atendidas.

A indicação pede a inclusão de bairros, povoados e ruas mais carentes dos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Montes Altos, Sítio Novo, Campestre, Porto Franco, Estreito, Lajeado Novo, Carolina, Balsas, São Pedro dos Crentes, João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Amarante, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Açailândia, Itinga, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Paulo Ramos, Pastos Bons e Grajaú para que sejam beneficiados pelo programa com recursos garantidos pelo Governo.

O projeto contempla as ruas da sede e povoados com indicadores sociais insatisfatórios, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população e redução das desigualdades sociais. Entre os serviços realizados estão a pavimentação das ruas, reparo de imperfeições, colocação de bloquetes, terraplanagem e serviços complementares de infraestrutura com drenagem superficial (meio fio, sarjeta e calçada). “Esses municípios têm muitos bairros e ruas carentes e precisam realmente deste mutirão. Deixo aqui o meu clamor ao governador Flávio Dino”, solicitou o deputado Léo Cunha.

O programa também busca estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho, para o parlamentar, esses requisitos são primordiais para a inclusão desses e de outros municípios. “Peço ao governador que expanda esse projeto para que possa atingir outras cidades do maranhão”, finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.