Poder

Júnior Verde recebe prêmio pela atuação no parlamento

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) foi uma das personalidades homenageadas na 6º edição do Prêmio Carpe Diem, realizado nesta sexta (20), no Structura Buffet. O parlamentar está no primeiro mandato e recebeu o prêmio pelos serviços prestados à sociedade maranhense.

O evento teve como foco principal o reconhecimento pela responsabilidade social, cultural e ações realizadas em prol da sociedade. Foram homenageados empresários, imprensa, advogados, médicos, socialites, artistas, políticos, personalidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento de São Luís.

“O evento chega à 6º edição e comprova sua credibilidade junto à sociedade ludovicense. A presença de pessoas que fazem a diferença, que trabalham pelo desenvolvimento, pelo social, só aumenta a nossa responsabilidade. Estamos muito lisonjeados pelo reconhecimento, pois trabalhamos incansavelmente principalmente pelos trabalhadores do nosso Estado”, agradeceu Júnior Verde.

A 6ª edição do Prêmio Carpe Diem foi apresentada pela modelo e jornalista Daniela Bandeira e pelo mestre de cerimônia Fabiano Matos. A iniciativa é do apresentador do Programa Top e Colunista Social, William Santos. Também participaram do evento os atores Cesar Boaes, Adeilson Santos e Charlles Júnior, da Companhia Teatral Pão com Ovo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde fala de avanços no assentamento das famílias da comunidade Nova Esperança

Representantes da Comunidade Nova Esperança, em Paço do Lumiar, foram levados nesta terça (17) pelo deputado estadual Júnior Verde à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIPOP), para uma reunião na qual foi discutido o Termo de Acordo que destina 7 hectares da área às famílias que lá residem. O encontro foi destaque no pronunciamento do parlamentar nesta quarta (18), na Tribuna da Assembleia Legislativa.

O Termo de Acordo foi firmado entre a Associação da Comunidade Nova Esperança, o Governo do Estado e a Fundação da Criança e do Adolescente – proprietária da área -, e encaminhado ao Judiciário, que deverá homologá-lo. Pelo Termo, 321 famílias serão beneficiadas com a garantia de um loteamento no local.

Júnior Verde começou a acompanhar a comunidade ainda no ano passado, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia. “Temos buscado intermediar o diálogo entre os moradores da comunidade e o Governo do Estado. Estamos aguardando a homologação por parte do judiciário, mas certamente o acordo que garante o loteamento representa uma grande conquista, um avanço para toda a comunidade”, observou o deputado.

O secretário de Estado da SEDIPOP, Francisco Gonçalves, recebeu a comissão e afirmou que em breve as famílias serão assentadas. “A Secretaria vai garantir a consolidação dos direitos dessas famílias”, assegurou o secretário.

Em junho deste ano, o Júnior Verde conduziu audiência pública com representantes da comunidade, que corria o risco de ser retirada da área pelo Governo do Estado. Na época, O Estado buscava na justiça a reintegração de posse para a construção de um centro sócio educativo. Agora, vai garantir a moradia para centenas de famílias.

Os moradores que não foram cadastrados serão inseridos em programas de políticas públicas de habitação no âmbito do município, do Estado e do Governo Federal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde é entrevistado na Rádio Assembleia e destaca suas ações no parlamento

Em entrevista à Rádio Assembleia do Maranhão Online, na manhã desta quinta-feira (05), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) falou sobre seus projetos, indicações, trabalhos nas comissões e sua relação com a literatura. O parlamentar foi entrevistado no programa ‘Som do Povo’, com Emanuel Jesus.

Júnior Verde destacou a sua proposta de criação da ‘Escola dos Conselhos’, que segundo ele, será um espaço permanente de formação e capacitação dos conselheiros de direitos e tutelares, além dos cidadãos, tendo como foco a participação popular na administração pública. A proposição foi aprovada pelo Executivo e encontra-se em fase de implantação por meio de reuniões técnicas.

O parlamentar também relatou suas andanças pelo Maranhão, de encontro às necessidades dos municípios, inaugurando obras com o Governo do estado colhendo demandas da população. Ele enfatizou ainda o papel fiscalizador do deputado estadual, com o recente exemplo da fiscalização que realizou para averiguar as condições de funcionamento dos ferry-boats.

“Constatamos a necessidade de um posto de saúde no local, por exemplo. Isso é extremamente importante em casos de emergência”, citou o deputado, referindo-se ao transporte aquaviário de passageiros e cargas entre São Luís e a Baixada Maranhense.

Na entrevista, Júnior Verde cumprimentou a diretoria de comunicação da ALEMA pela nova ferramenta do cidadão, que é a Rádio Online. “Esse novo canal de comunicação na internet nos aproxima muito mais do povo. O parlamentar não existe sem esse contato com o povo que o elegeu”, considerou o deputado, que na oportunidade, recitou poesias de sua autoria. Ele também é poeta, tendo publicado um livro em homenagem à cidade de São Luís.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Comissão de Assuntos Municipais fiscaliza ferry-boats por iniciativa de Júnior Verde

thumbnail_IMG_2730

Por iniciativa do deputado estadual Júnior Verde (PRB), a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, da qual o parlamentar é membro, fiscalizou nesta terça (26), as condições de funcionamento dos ferry-boats que atuam no sistema de transporte aquaviário de passageiros e cargas entre São Luís e a Baixada Maranhense.

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Wellington do Curso (PP), Cabo Campos (DEM) e Zé Inácio (PT) também estiveram no Terminal da Ponta da Espera. Eles foram detectar, in loco, as necessidades dos usuários, bem como observar os problemas mais urgentes, principalmente no que diz respeito às embarcações.

Assim que chegaram, os parlamentares foram recebidos pelo diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), José Antônio Magalhães, que os conduziu a dois ferry-boats. O tour pelas embarcações ocorreu na presença do presidente do PROCON-MA, Duarte Júnior.

Autor do requerimento solicitando a visita da Comissão, Júnior Verde enfatizou, entre outras melhorias, a necessidade da existência de um posto de saúde no local. “É extremamente importante em casos de emergência e essa foi apenas uma das necessidades que observamos aqui”, disse.

Os deputados entraram nos ferry-boats Cidade de Tutóia (operado pela empresa Serviporto) e Cidade de Alcântara (gerenciado pela Internacional Marítima) e constataram uma série de necessidades, principalmente no primeiro. Eles conversaram com passageiros e ouviram reclamações, inclusive em relação à carestia dos produtos vendidos nas lanchonetes, lentidão das embarcações e até ao sistema de venda de passagens.

Os passageiros acompanharam toda a movimentação. O funcionário público Jean Reis foi um dos que se pronunciou. “Nós queremos mais dinamismo, mais conforto nas cadeiras e mais segurança. As embarcações são lentas e o ar condicionado só funciona em alguns. Esperamos que o Governo do Estado providencie a licitação que prometeu”, reclamou.

Segundo José Roberto Francisconi, diretor administrativo da Internacional Marítima, as embarcações da empresa seguem os itens de segurança e utiliza uma quantidade de coletes superior ao exigido pela legislação. “Nossa capacidade é para 900 passageiros, mas nunca navegamos com essa quantidade, sempre menos. E recebemos a inspeção da Marinha. Além disso, temos balsas de salvamento dentro do padrão exigido”, informou.

A Comissão produzirá relatório com todos os pontos negativos elencados. O documento será encaminhado ao PROCON-MA e à Agência de Mobilidade Urbana (MOB).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

151 cidades do MA poderão ganhar kits de trabalho nos Conselhos Tutelares

thumbnail_IMG_2575

Dando continuidade à sua agenda em Brasília, o deputado estadual Júnior Verde (PRB), acompanhado do deputado federal Cleber Verde (PRB), se reuniu nesta terça (12) com a Ministra de Direitos Humanos da Presidência da República, Luislinda Valois, buscando incentivo do Governo Federal para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares do Estado. O representante da Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros do Maranhão (ACECTMA), Carlos Sérgio Sousa Araújo, também participou da reunião.

Na oportunidade, os integrantes da comissão levaram como pauta a equipagem dos Conselhos Tutelares dos municípios do Maranhão que ainda não foram contemplados com o kit composto por 01 veículo, 05 computadores, 01 geladeira e 01 impressora multifuncional. O deputado federal Cleber Verde comprometeu-se em destinar emenda individual para a aquisição dos kits.

Também foram solicitados a construção dos Conselhos Tutelares Referenciais e o fortalecimento da Escola de Conselhos Tutelares e de Direitos, que será criada na estrutura da escola de governo do Maranhão.

O deputado Júnior Verde tem desenvolvido uma forte parceria com a ACECTMA, e na ocasião, entregou a relação de municípios que ainda não possuem os kits. São 151cidades do Maranhão que poderão ser contempladas com os investimentos.

“São investimentos que não só irão fortalecer os conselhos, mas também garantirão a preservação de direitos. Estamos dando continuidade ao compromisso que temos com a infância e a juventude do Estado do Maranhão”, destacou Júnior Verde.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde incentiva o esporte em municípios maranhenses

thumbnail_IMG_2566

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou durante o final de semana do I Campeonato da Curva da Mata do Boi, uma competição esportiva realizada no povoado que leva o mesmo nome, localizado no município de Bela Vista. O parlamentar foi um dos apoiadores do evento, que movimentou a localidade durante dois dias. Desde o início do mandato, Júnior Verde tem investido e apoiado o Esporte como forma de incentivar a cidadania entre os jovens.

O I Campeonato da Curva da Mata do Boi entrou para o circuito esportivo de Bela Vista. Jovens do povoado e de outras localidades do município fizeram questão de participar. A final da competição contou com a presença de lideranças políticas da região.

Júnior Verde também apoiou a I Copa Verde, em Sambaíba, junto com o prefeito Dr. Santana, do presidente do PRB, Benerrur e de vereadores. O campeonato levou o nome do parlamentar em agradecimento aos investimentos feitos por Júnior no município.

Em Zé Doca, o deputado foi homenageado durante o Campeonato de Futebol que levou seu nome, a I Taça Deputado Júnior Verde. O evento movimentou a região e foi realizado no estádio municipal Florestão. Na oportunidade, foi inaugurado o poço artesiano para melhorar a qualidade do gramado do campo.

“Foi uma grata homenagem que recebi. Temos nos esforçado para apoiar o Esporte em todo o Maranhão, pois acreditamos que é um caminho para a cidadania dos jovens”, agradeceu o parlamentar, na ocasião.

Durante seu mandato, Verde tem destinado recursos de emenda própria para compra de materiais esportivos e apoio à realização de campeonatos em todo o Maranhão. Já foram beneficiados municípios como Chapadinha, Senador Alexandre Costa, Newton Belo, Turiaçu, Cidelândia e São Francisco do Brejão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde busca investimentos para o Maranhão em Brasília

thumbnail_IMG_2437

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa a viagem que fez a Brasília no último final de semana em busca de investimentos para o Maranhão. O parlamentar cumpriu uma agenda propositiva atendendo demandas do Estado, tanto do setor produtivo como de questões sociais.

“Conseguimos avançar em diversos aspectos, como a reunião que tivemos com o Secretário Nacional da Pesca e Aquicultura, o senhor Davyson Franklin de Souza, que nos recebeu no seu gabinete. Conversamos por várias horas sobre a necessidade de investimentos no Maranhão. Foi uma agenda em que pudemos falar das problemáticas pelas quais passam os nossos pescadores, os nossos aquicultores”, destacou Júnior Verde.

Na pauta da reunião, foi discutida a situação da sede representativa da Pesca no Estado, que era a antiga Superintendência Federal (SFPA), extinta por conta da desativação do Ministério da Pesca. “Hoje, os presidentes de entidades estão praticamente sendo humilhados. Os pescadores da mesma forma, porque não têm atendimento, e se submetem a um limite de processos a serem recebidos. Estima-se que 20 processos, no máximo, de cada presidente, e que são demandas de atualização de dados. E pior, os pescadores estão tendo os seus RGP’s, que é o Registro Geral de Pesca, cancelados. Então é uma problemática muito séria”, denunciou.

Júnior Verde expôs toda a problemática para o Secretário Nacional, e solicitou que pudesse intervir na antiga superintendência. O parlamentar já tem Indicação formalizada com todas as proposições para facilitar o processo de registro e melhorar o sistema, que é falho e precisa ter mais segurança.

“Aproveito para parabenizar o Secretário, que está fazendo um grande trabalho lá em Brasília e que vai revolucionar a pesca mudando o sistema, colocando o registro de pescador e aquicultor de forma online, uma revolução que vai evitar fraudes”, completou o deputado, que entrou com um Requerimento solicitando uma audiência pública para discutir o tema, a ser realizada no final de setembro.

Durante os três dias de agenda, o parlamentar acompanhou a votação da reforma política, na Câmara Federal, com destaque ao Fundo Partidário; e reuniu-se com o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Franklimberg de Freitas, na sede da Instituição, quando inteirou-se de todas as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado, reforçando a necessidade de apoio ao povo indígena.

Júnior Verde participou ainda de um encontro do Parlamento Amazônico, na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), para deliberação de pautas propositivas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde homenageia coronel do Corpo de Bombeiros e projeto Bombeiro Mirim

Homenagem Cel Izac

Por iniciativa do deputado estadual Júnior Verde (PRB), foi realizada na última quinta (10), na Assembleia Legislativa, Sessão Solene para a entrega da Medalha Manoel Beckman ao coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Izac Muniz Matos. Na ocasião também foi prestada homenagem ao Projeto de Bombeiro Mirim, composto por crianças e jovens maranhenses.

Presidida pelo deputado Levi Pontes, a Sessão concedeu a maior honraria do mérito legislativo ao coronel Izac Muniz Matos e foi bastante concorrida. Prestigiaram o deputado Roberto Costa (PMDB); o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; o coronel Luís Manoel, representando o comandante da Polícia Militar do maranhão, coronel Pereira; o primeiro tenente Antônio de Jesus Correia, representando o 24º Batalhão de Infantaria; o procurador geral do Estado, Luís Gonzaga Martins; o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão; o secretário de Estado de Trabalho, Cidadania Solidária, Julião Amin, além de amigos e familiares.

Júnior Verde saudou o homenageado e agradeceu a presença de todas as autoridades, amigos e os participantes do Projeto Bombeiro Mirim. Ele justificou a honraria a Izac Muniz Matos considerando as inúmeras ações desenvolvidas no atributo de suas funções como Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

“Prestamos essa homenagem em reconhecimento aos esforços do Coronel Izac Muniz Matos em favor do bem-estar de todo a sociedade, principalmente no setor educacional, através do Projeto Bombeiro Mirim”, enfatizou Júnior Verde durante o seu pronunciamento, destacando a experiência, dedicação e compromisso do homenageado frente àquela corporação.

Ao enfatizar a relevância, a dedicação e o compromisso que o coronel Izac Muniz Matos leva a sua corporação, Júnior Verde elogiou o projeto Bombeiro Mirim. “É um projeto que nós temos apoiado no estado, que tem uma relevância social muito grande em todos os municípios que está representado. Esse reconhecimento não é só do deputado Júnior Verde. Queremos ampliar ainda mais a capacidade de ajudar o Estado através de bons representantes, de bons gestores, e ele está incluído nessa relação, por isso que ele está recebendo hoje essa comenda”, afirmou Júnior Verde.

Agradecimentos

O coronel Izac Muniz Matos agradeceu a honraria e a presença naquela solenidade das autoridades, familiares, amigos e alunos do Projeto Bombeiro Mirim. “É uma grande honra está sendo agraciado com essa medalha e nós ficamos bastante satisfeito porque, na verdade, é um reconhecimento feito pelo trabalho dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros. Nós, como coordenador, enfrentamentos desafios e, graças a Deus, temos uma ação bastante exitosa e a gente fica satisfeito porque, na verdade, essa comenda não é só minha, mas de todos que fazem parte desse projeto”, acentuou o homenageado.

Histórico

Nascido em 14 de julho de 1967, no município de Viana, filho de Benedito da Costa Matos (in memoriam) e Maria das Mercês Muniz Matos, desde sua juventude já demonstrava admiração pela missão de proteger vidas. Admiração esta, que o motivou a ingressar na corporação. Para tanto, direcionou a sua formação acadêmica e profissional, realizando diversos cursos de aperfeiçoamento técnico e preparação para a atuação na corporação, como os cursos de Graduação em Engenharia de Incêndio, Curso de Avaliação de Danos e de Análise Criminal, de Polícia Comunitária, Segurança contra Incêndios, de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil, entre outros, reafirmando o entendimento de que são qualidades suas a competência, capacidade e idoneidade.

No Corpo de Bombeiros Militar, o Sr. Izac Muniz exerceu as funções de Chefe de Departamento de Minimização de Desastres e do Departamento de Apoio Comunitário; comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar; Chefe da 1ª Seção do Estado Maior Geral; comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar; Chefe de Gabinete do Subcomando Geral; Coordenador executivo de Defesa Civil; Ajudante-Geral do CBMM; Subdiretor de Pessoal e Finanças do CBMMA; Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, atuando atualmente como Subchefe do Estado Maior Geral do CBMMA, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Coordenador Geral de Projetos Sociais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde destaca agenda no interior do Maranhão

thumbnail_Pronunciamento Tribuna
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça (08), o deputado estadual Júnior Verde destacou as visitas que fez a diversos municípios durante o último final de semana. O parlamentar tem percorrido o interior maranhense desde o início do mandato, buscando conhecer de perto suas necessidades e ouvindo as demandas da população.

Em Paraibano, Júnior Verde dialogou com lideranças políticas e comunitárias, e vereadores. “Estivemos mais uma vez com o prefeito Zé Hélio, de Paraibano, e colhemos diversas demandas, entre elas, o calçamento daquele município. Já tive inclusive uma oportunidade de levar essa necessidade ao governador Flávio Dino, aos secretários de Estado, no sentido de poder realmente resolver essa problemática, que é muito séria”, esclareceu.

O deputado afirmou que vai reiterar a Indicação que solicita o asfaltamento, e aguarda a liberação de emendas que chegam a R$ 300 mil, destinadas ao fortalecimento social e econômico de Paraibano. “Esperamos a liberação porque entendemos que é algo necessário para melhorar a qualidade de vida do município”, reforçou.

Júnior Verde também esteve em São Domingos do Azeitão participando do tradicional festejo da cidade. “Durante as festividades, pudemos conversar com lideranças políticas e, claro, trazer suas demandas, para que possamos defendê-las aqui nesta Casa. Vamos entrar com várias proposições em prol de São Domingos do Azeitão”, garantiu o parlamentar.

O município de Sambaíba, no Sul do Estado, também foi visitado. Acompanhado do prefeito Santana e vereadores, Verde percorreu a cidade e conheceu algumas obras realizadas pelo gestor municipal. “Um prefeito que hoje sanou as contas públicas daquele município, deixou o pagamento em dia, demonstrando responsabilidade com a boa gestão, com a questão do saneamento básico, da infraestrutura. Fez um belo trabalho para melhorar as vias urbanas, com tapa-buracos e meio-fio, enfim, organizando com o zelo o município de Sambaíba”, reconheceu.

O deputado visitou ainda a ponte que está sendo construída pelo Governo do Estado, que vai permitir o escoamento da produção e o desenvolvimento da região. “Registro aqui, que já solicitamos celeridade na construção dessa ponte, inclusive foi também objeto de diálogo com o governador, que se mostrou sensível ao pleito”, afirmou Júnior Verde, que participou e apoiou a I Copa Verde, uma iniciativa da prefeitura, e que fez parte da programação dos festejos tradicionais de Sambaíba.

“Foi um importante investimento social, uma vez que o esporte estimula sobretudo a cidadania”, concluiu o parlamentar, que encerrou a agenda em Mangabeiras, onde conversou com o prefeito e colheu mais demandas, como a que levará ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para melhoria do acesso de um importante povoado do município.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Projeto de Júnior Verde que cria Guardas Municipais é enviado aos municípios do MA

thumbnail_IMG_1788

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) assinou nesta semana as primeiras Indicações solicitando aos prefeitos de dez municípios maranhenses que encaminhem às respectivas Câmaras Municipais proposições de Lei que dispõem sobre a criação de uma Guarda Municipal nesses locais. Esses são os primeiros a receber a minuta do projeto de criação, que será encaminhada de dez em dez cidades, até que todas as que não possuem a estrutura da Guarda recebam o documento.

O art. 144 da Constituição Federal trata da questão da segurança pública como dever do Estado, definindo como órgãos de proteção da ordem pública e do patrimônio instituições como as Polícias Federal, Militar e Civil, deixando para os municípios o poder de constituir as suas Guardas Municipais. Elas são responsáveis pela proteção dos seus bens, serviços e instalações.

“Pelo fato de a Polícia Militar não estar sendo suficiente pata conter a criminalidade, precisamos do apoio irrestrito da população e da ação das Guardas Municipais na missão de proteger a sociedade”, justificou o parlamentar.

Júnior Verde tem conduzido diversas reuniões por meio da Comissão, com a realização de ciclos de debates para aprofundar o tema, sugeridos pelo deputado Levi Pontes (PCdoB). Todos os encontros contaram com a presença de representantes de entidades ligadas às Guardas Municipais e de gestores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). “Estamos totalmente à disposição para avançar nessas discussões”, declarou o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva.

“Consideramos de extrema importância que essas instituições sejam implantadas, pois contribuem muito para fortalecer a segurança pública no nosso Estado”, reforçou Júnior Verde.

As Guardas Municipais só podem ser criadas pelos municípios, e possuem poder de polícia, delegado pelo executivo municipal por meio de leis complementares. A atuação ocorre através de atividades comunitárias de segurança urbana e apoiando os órgãos policiais estaduais e federais, quando necessário.

As Indicações foram amplamente discutidas com a participação de representantes da categoria e estão sendo encaminhadas por meio da Comissão de Segurança Pública, composta pelos deputados Levi Pontes, Sousa Neto, Cabo Campos, Rogério Cafeteira, Alexandre Almeida e Sérgio Frota.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.