Poder

Fábio Braga destaca estratégias de desenvolvimento sócio produtivo do Maranhão

Na sessão desta quinta-feira, 22, o deputado Fábio Braga (SD), registrou o seminário ocorrido nos dias 19 e 20, no Shopping Golden, no Calhau, em São Luís, onde foram debatidas estratégias de desenvolvimento socioprodutivo do Estado do Maranhão.

O evento – que foi patrocinado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia – contou com as presenças do secretário Simplício Araújo; do governador Flávio Dino; de representantes de empresas de outros Estados; da comitiva do Governo Chinês e de várias outras secretarias.

“A discussão básica foi justamente de incentivar ao público em geral os produtos que são feitos no Maranhão. O poder público, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, tem propiciado condições no sentido de que o governo não crie entraves para o desenvolvimento dessas empresas no Estado do Maranhão, principalmente, as empresas maranhenses”, afirmou Fábio Braga.

Ele acrescentou também que as empresas localizadas principalmente na Ilha de São Luís e em algumas regiões do Maranhão, geram emprego, renda e desenvolvem cadeias produtivas com o objetivo de superar as demandas do mercado maranhense.

“Eu vi lá várias empresas que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Ficou claro que o Maranhão precisa nos próximos anos criar uma marca própria dos produtos feitos no Estado e, para isso, foi criado um selo de produtos produzidos no Maranhão. E isso é muito interessante, principalmente, para os comerciantes do interior do Estado do Maranhão que têm nesses pequenos mercados uma larga experiência que muitas vezes não foi feito um incentivo necessário por parte do governo para que aquelas pequenas cadeias produtivas desenvolvessem no Estado do Maranhão”, acentuou o deputado.

PRODUTOS

Fábio Braga lembrou que o Estado possui diversos produtos que são hoje comercializados em vários mercados no Maranhão e fora dele, a exemplo, da Tiquira produzida em Santo Amaro, a cachaça em Vargem Grande e a produção de farinha. “O Maranhão tem suas riquezas naturais, suas riquezas turísticas, suas riquezas que vão fazendo com que o Maranhão desenvolva e tenha cada vez mais índices melhores no PIB, mas também nós temos um mercado local que tem que ser transformado cada vez mais no mercado que gere emprego e renda para as comunidades do estado do Maranhão”, finalizou Fábio Braga.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga comemora aniversário ao lado de lideranças política

IMG-20170825-WA0058

O deputado estadual Fábio Braga (SD) comemorou o seu aniversário ao lado de várias lideranças políticas do Maranhão.

Em sua data comemorativa, o parlamentar recebeu em seu residência os exs-prefeitos de São Luís e Imperatriz, Mauro Fecury e Sebastião Madeira, respectivamente; o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, e o ex-deputado Clóvis Fecury.

Também foram recebidos o ex-prefeito e a ex-primeira dama de Tasso Fragoso, Antônio Carlos e Reginalda; e a prefeita de Governador Archer, drª Jesus.

thumbnail_Screenshot_20170825-151232


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga convoca população para festejos religiosos e feira de negócios em Vargem Grande

thumbnail_Deputado Fábio Braga

A cidade de Vargem Grande, no Leste Maranhense, volta a realizar na próxima semana um dos mais antigos e consagrados festejos religiosos do estado do Maranhão, o festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, considerado o padroeiro dos vaqueiros, evento que se estenderá do dia 22 até o dia 31 deste mês.

Ainda em Vargem Grande e também no mês de agosto, ocorrerá o festejo de São Bartolomeu, no povoado do Rampa, este se encerrando no próximo dia vinte e quatro.

O deputado Fábio Braga – SD, que costumeiramente já reverencia a cidade pela importância que ela desfruta na região Leste e por ser seu berço natal não perdeu tempo, e foi à tribuna da Assembleia nesta quinta-feira, 17, para divulgar os eventos religiosos, convidar a todos os maranhenses a participar das festas e parabenizar ao prefeito municipal e sua equipe pelos esforços desenvolvidos na realização de obras e serviços, deixando a cidade em condições de receber os visitantes, ajudando, com isso, a manter acesa a chama da tradição e fé, que estimula milhares de pessoas de dentro e fora estado, a se deslocar até Vargem Grande e se envolver inteiramente nos ritos.

Lembrou-se de agradecer ao governador Flávio Dino que também deu sua parcela de colaboração para a realização dos festejos, ao celebrar parceria com a prefeitura para a realização de obras de infraestrutura urbana, como o Programa Mais Asfalto, por exemplo, que pavimentou as principais ruas e avenidas da cidade, atendendo pedidos do próprio deputado, do prefeito municipal e dos vereadores, em visita feita recentemente ao chefe do executivo estadual.

Mas, Vargem Grande não será somente isso na próxima semana, pois, Fábio Braga também repercutiu da tribuna da Assembleia, e convidou a todos a participar da IX ExpoVargem, uma feira de negócios especializados nas áreas de agricultura, caprinocultura e ovinocultura que terá lugar na cidade entre os dias 25 e 27, evento que a cada ano ganha expressão econômica e tecnológica dentro e fora do estado, pelas inovações e arranjos agropecuários que apresenta, pelas oportunidades que oferece a produtores, compradores e vendedores e pela oferta de crédito, considerando que diversas instituições financeiras se farão presentes para assegurar as trocas comerciais.

Fábio Braga encerrou sua fala agradecendo outra vez ao prefeito Carlinhos Barros, ao vice prefeito Jorge Fortes, aos vereadores e aos secretários municipais, pela dedicação de todos na garantia da continuidade de uma exposição dessa envergadura, que traz tantas esperanças para a cidade de Vargem Grande e para a região do Leste Maranhense, porque é capaz de oferecer alternativas econômicas geradoras de emprego, renda e difusão de novas tecnologias para o desenvolvimento rural, sobretudo num momento como esse, onde é grande o nível de desemprego e a economia do estado precisa dar respostas ao trabalhador maranhense quer necessita e quer trabalhar – opinou o parlamentar com otimismo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga recebe integrantes do Projeto ABC Cerrado de Vargem Grande

phpThumb_generated_thumbnail

Vargem Grande foi palco no último sábado (03) de uma visita técnica de integrantes do Projeto ABC Cerrado, que estiveram na Fazenda Cristal, de propriedade do deputado Fábio Braga, com o objetivo de dar continuidade ao treinamento que a coordenação do Projeto realiza em várias regiões do estado, e que inclui capacitação de mão de obra, assistência técnica e realização de eventos para melhorar as práticas tecnologias tradicionais, e incorporar novas tecnologias ao setor, como a “recuperação de pastagens degradadas”, por exemplo.

A visita foi muito proveitosa porque por onde passa, o Projeto difunde a ideia de inovação tecnológica a baixo custo de produção em busca de uma agricultura sustentável. Para isso, conta com o comando do Senar Maranhão e de seus parceiros como o banco Mundial; o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; o Governo Estadual, através da Sagrima; o Instituto Federal do Maranhão – IFMA, e a Universidade Federal do Maranhão – UFMA

O deputado Fábio Braga mostrou-se satisfeito com a presença e com a iniciativa do ABC Cerrado em sua propriedade, colocou-se à disposição para colaborar com o Programa dentro ou fora da Assembleia Legislativa, e reafirmou que estava à disposição do grupo, para a realização de qualquer tipo de pesquisa, de treinamento, de melhoramento genético ou de outras práticas agropecuárias que resultassem no avanço do produtor rural, onde ele próprio se inclui, e do setor agropecuário do Estado, onde ele se considera um dos incentivadores.

E lembrou que a atividade agropecuária poderá dar uma contribuição muito mais significativa ao desenvolvimento do Maranhão, necessitando, para isso que “haja uma maior interação dos produtores rurais com o governo do estado, com as prefeituras municipais, com os sindicatos e associações de classe, com as universidades, enfim, com todos aqueles que podem e querem contribuir para o surgimento de um novo tipo de atividade rural, onde se alcance uma maior escala de produção e um melhor aproveitamento das cadeias produtivas” – opinou.

Prometeu continuar lutando para o avanço da atividade, principalmente no que se refere à construção da infraestrutura que o setor tanto reclama, como a melhoria das estradas, por exemplo.

E finalizou suas observações sobre a visita do ABC Cerrado dizendo que está particularmente preocupado com a malha viária do Oeste Maranhense e do Baixo Parnaíba “por serem microrregiões com grande potencial de desenvolvimento, sobretudo para o agronegócio e para o turismo, mas que precisam ter um nível de estradas melhor, para que o transporte de pessoas e de mercadorias flua sem grandes atropelos e estimule mais objetivamente o aparecimento de novos negócios” – finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Fábio Braga pede asfaltamento da rodovia Urbano Santos – Barreirinhas

thumbnail_FABIOBRAGARANKING

O deputado Fábio Braga – solidariedade, vem marcando sua atuação na Assembleia Legislativa, defendendo as reivindicações e interesses de várias microrregiões e de importantes setores sociais e econômicos do estado, notadamente do Leste Maranhense e do Baixo Parnaíba, por enxergar nessas regiões um grande potencial de desenvolvimento econômico que não vem sendo inteiramente aproveitando.

Isso porque, na visão do parlamentar, são regiões que não possuem infraestrutura logística com capacidade de respaldar a dinâmica dos negócios que já se desenvolvem na área, como o agronegócio, por exemplo, o que acaba reduzindo o ânimo e as expectativas de produtores e de potenciais investidores, retardando o ritmo de crescimento justamente quando o estado mais precisa criar alternativas que lhe conduzam a um crescimento menos dependente de transferências governamentais, porém, mais sustentável do ponto de vista socioeconômico.

Dentro dessa visão, o parlamentar, que recentemente já ocupara a tribuna da Casa para pedir ao governador do estado, Flávio Dino, aceleração no processo de recuperação, recapeamento, ou asfaltamento, de alguns trechos rodoviários da área, como Chapadinha a Anapurus; Brejo Santa Quitéria, etc. Voltou “para solicitar que seja feito num curto espaço de tempo, a construção da MA-225, num trecho de cerca de 110 km que interliga os municípios de Urbano Santos e Barreirinhas, encurtando as distancia e o tempo de viagem até a microrregião do Itapecuru-Mirim; do Baixo Parnaíba e dos Lençóis Maranhenses”.

Fábio Braga apoiou seu pedido na certeza de que a rodovia “irá incrementar o turismo na chamada ‘Rota das Emoções’ que como se sabe, interliga os Lençóis Maranhenses à Região de Jericoacoara e ao Delta do Parnaíba, envolvendo 14 municípios entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, consolidando a expansão do trecho no calendário de turismo do estado” – previu.

Depois de salientar a importância do turismo na geração de emprego e renda de que tanto o Maranhão precisa, o parlamentar disse que “os turistas das diversas regiões do estado que desejam chegar a ‘Rota das Emoções’ hoje encontram muita dificuldade, devido à carência na infraestrutura de acesso e que, portanto, reformar e pavimentar aquela via, criará um roteiro rápido, seguro, econômico e confortável, principalmente partindo da região dos Cocais, do Leste Maranhense ou do Baixo Parnaíba” – ensinou.

Fábio Braga voltou lembrar que não é de agora que luta para ver esse trecho consolidado porque “todas as vezes que vou a aquela região, vou a São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos, eles pedem meu empenho; pedem que eu faça sempre a reivindicação desse trecho, dessa estrada e eu quero aqui deixar bem claro que a maioria das pessoas que frequentam a região, as que chegam do aeroporto e saem de São Luís, enfrentam um trajeto muito complicado” – opinou.

Isso porque – prosseguiu o parlamentar “a falta de duplicação do Estreito dos Mosquitos até Bacabeira, prossegue criando cada vez mais transtornos, gerando riscos e ceifando vidas preciosas de quem precisa passar por ele, sobretudo nos finais de semana e feriados como aconteceu este mês”.

Se esse trecho da MA – 225 fosse asfaltado – ponderou, “teríamos um desafogamento no transito da região, melhorando muito o fluxo de veículos e por consequência a vida das pessoas que desejam e precisam chegar ao polo turístico de Barreirinhas, mas que são desestimuladas pelas estradas ruins e perigosas” – avaliou.

E concluiu sua fala mostrando que todos esses apelos que tem feito em prol da recuperação ou do asfaltamento de rodovias estaduais “visam de alguma forma beneficiar uma região do estado, porque a gente entende que vai mexer com o comércio, vai levar desenvolvimento, vai criar emprego e por isso renovo meu apelo ao secretário de Infraestrutura e ao governador Flávio Dino, para que estrada seja feita, porque ela vai dar mais segurança e melhorar muito a vida de todos aqueles que vivem, que trabalham, que precisam passar pelo trecho, ou ainda que têm a intenção de realizar algum tipo investimento já que se trata de uma área com grande potencial de negócio, seja na indústria, na agricultura, ou no turismo” – finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Emendas de Fábio Braga garantem melhorias na Saúde de São Benedito do Rio Preto

Hospital de SBRP

No último sábado (25) o deputado Fabio Braga – Solidariedade, em visita a microrregião do leste maranhense, especialmente à cidade de São Benedito do Rio Preto, foi homenageado pelo prefeito Mauricio Fernandes e por vereadores de diversos partidos, que lhe concederam o título de cidadão sambeneditense pelos relevantes serviços prestados à comunidade, distinção que teve a iniciativa do vereador Antônio Sabão numa cerimonia muito concorrida, pois contou com a presença de diversas outras autoridades e lideranças da região, como o prefeito de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar.

Após o evento, o deputado acompanhado de outras autoridades municipais e lideranças, participaram da inauguração do Hospital Cassiana Magalhães, cujas obras e serviços de ampliação, reforma e aquisição de equipamentos, foram realizados com recursos financeiros do município e do Estado, através de uma emenda parlamentar de sua autoria.

Agradecendo ao deputado pelo apoio que tem recebido na implementação de ações de interesse do povo de São Benedito desde o primeiro mandato, o prefeito Mauricio Fernandes falou da importância de uma unidade de saúde daquele nível para o município e região, e destacou que a participação frequente do parlamentar “vinha dando bons resultados ao município”. Fez questão de lembrar, também, “outras obras que contaram com seu apoio, como o asfaltamento de ruas e avenidas; a construção de escolas do ensino fundamental e a implantação de postos de saúde”.

Ambulância de SBRP

Já os vereadores presentes, endossaram as declarações do prefeito e aproveitaram para encaminhar ao governo do Estado, através do parlamentar, outros pleitos de interesse da população.

Fábio Braga, se manifestando sobre o a inauguração de tão importante obra social disse, “num momento de dificuldades financeiras como este que enfrentamos, a Prefeitura Municipal e a Câmara Vereadores estavam de parabéns, porque não vinham medindo esforços para trabalhar juntos na realização de obras e de serviços públicos de interesse da comunidade, e isso era um exemplo que lhe encorajava cada vez mais, a buscar os recursos financeiros de que tanto o povo e a cidade de São Benedito necessitam” – avaliou.

Já na tarde da última terça-feira (28), em solenidade no Palácio dos Leões, o município foi contemplado com uma ambulância. O veículo – também adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado – tem capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). A entrega de ambulâncias faz parte da estratégia do Governo do Estado de integrar a rede estadual e municipal em todas as regiões do Maranhão para o transporte seguro e eficaz entre as unidades de saúde.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Fábio Braga destaca a luta da mulher no seu Dia Internacional

Fábio Braga - Homenagem Dia da Mulher

“Estou sempre ao lado das causas que dizem respeito à mulher, porque sei da sua importância no contexto social e afetivo, e sei que ela merece e precisa avançar cada vez mais, porque só assim, haveremos de construir uma nação mais forte, mais verdadeira, mais humana e mais solidária, já que a mulher sintetiza todas essas aspirações humanas.

Com esta declaração, o deputado Fábio Braga – Solidariedade/MA, marcou sua homenagem à mulher maranhense, da tribuna da Assembleia, nesta quina feira, dia 9, no Dia Internacional da Mulher, e fez uma menção toda especial a bancada feminina que representa o povo maranhense com muita competência na Casa Legislativa e não deixou de se congratular, também, com as mulheres da sua querida Vargem Grande.

O parlamentar reconheceu no oito de março “uma data que sempre nos convoca a fazer uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e na vida de cada um de nós, porque mesmo que ela seja reverenciada como de fato é por todos e em todos os momentos; mesmo que tenham sido criadas leis e outros mecanismos de proteção e de oportunidades visando seu crescimento, na prática à violência contra ela permanece, e em várias situações até aumentou – constatou.

Fábio Braga reconheceu, também, que ela “ segue menos valorizada no mercado de trabalho quando disputa espaços com o homem, e ainda está sub-representada nas casas legislativas do país, embora seja mais da metade do eleitorado nacional, e a despeito de existir até leis criando cotas mínimas de representação no processo político – aduziu.

Mas, ponderou que não concordava com aqueles que acham que nada se tinha a comemorar nesse dia, porque “seria fechar os olhos às conquistas que a mulher logrou alcançar nas últimas décadas, sempre com muita luta e perseverança, principalmente num país como o nosso, que ainda preserva fortes resquícios de preconceito e de machismo, doenças que se refletem na continuidade da violência.

E concluiu sua fala lembrando que apesar de todos os percalços; de todas as contradições e de todas as dificuldades que a mulher enfrenta na sociedade brasileira, havia tido avanço sim. Não fosse isso – constatou, “ela não representaria mais de 55% dos estudantes universitários brasileiros, para ficar só nesse exemplo. Quero deixar um grande abraço a todas as mulheres trabalhadoras, que desenvolvem o Maranhão, que fazem desse Estado, um estado cada vez mais desenvolvido – arrematou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga prestigia a cerimônia de posse do novo defensor público

Foto-2_Gilson-Teixeira_01-06-2016-Posse-do-novo-Defensor-Geral-Werther-de-Moraes-Lima-Junior-2-1024x578
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Braga (SD), prestigiou, na quarta-feira (1º), no Palácio Henrique de La Rocque, a cerimônia de posse do novo Defensor Público-Geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior. O parlamentar estava acompanhado do governador Flávio Dino; de secretários de estado; de expressivas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, como também da sociedade civil organizada.

Na condição de representante da Assembleia Legislativa, o deputado Fábio Braga disse que, certamente, Werther de Moraes Lima Júnior honrará a importante missão a ser cumprida na Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em defesa dos cidadãos, especialmente dos mais carentes que necessitam do suporte jurídico do Estado. Werther de Moraes Lima Júnior foi nomeado pelo governador Flávio Dino, no dia 25 de abril, em substituição à defensora Mariana Albano de Almeida.

Para Fábio Braga, Welther Júnior possui os requisitos necessários para alcançar os objetivos inerentes ao compromisso assumido, isto é, o dever de defender os que mais precisam da ação decisiva do poder Judiciário. O próprio governador Flávio Dino garantiu que a Defensoria Pública pode contar com o apoio do governo do Estado, no trabalho de descentralização e de democratização da Instituição, com a finalidade de atender ao maior número de comarcas, o que contribuirá para a efetivação dos direitos individuais e coletivos da população carente.

O governador ressaltou o papel relevante da Defensoria Pública na defesa de cidadãos que precisam de suporte jurídico e reiterou o apoio do Governo, sobretudo na garantia de direitos aos mais pobres. “Só é possível viabilizar a plenitude do que objetivamos por meio da ação articulada dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E no caso do Judiciário, as demandas dos mais pobres, daqueles que mais precisam, só chegam mediante a ação decisiva da Defensoria”, disse.

Em seu discurso de posse, Welther Júnior declarou que no cenário econômico não favorável, pelo qual passa o País, as maiores vítimas são os cidadãos mais pobres. “Nessa camada da população não se perde parte da renda, se perde o emprego. Aqui temos papel fundamental, sabemos que, para além da promoção dos direitos, temos papel transcendente: a promoção da igualdade econômica e social; e a distribuição de renda, segundo o equilíbrio entre fracos e poderosos”, comentou.

Na ocasião, Welther Júnior lembrou que um dos grandes desafios é a interiorização da Defensoria, haja vista só ocupar 32% das Comarcas do Maranhão.

O Defensor Público do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior, é formado em Ciências Contábeis e Direito, com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Tributário e ingressou na Defensoria maranhense em janeiro de 2011. No início da carreira, atuou na área de Execução Penal e foi o primeiro titular do núcleo de Rosário, antes de assumir, entre junho de 2014 a outubro de 2015, a Subdefensoria Geral. Antes, Werther atuava na 1ª Vara de Entorpecentes de São Luís.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga defende criar estratégias para melhorias na educação do MA

339482d02099b6bdee1414c5cc39131c
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Braga (SD), defendeu a formação de um amplo grupo de trabalho para discutir estratégias, a fim de melhorar o setor educacional do Maranhão. O deputado comprometeu-se em levar ao Secretário de Estado da Educação as sugestões debatidas para ajudar a definir as metas de trabalho em benefício da qualidade do ensino.

A defesa de Fábio Braga foi feita durante audiência pública, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para debater o currículo, a avaliação e a contratação de professores no sistema estadual de ensino, proposta por meio de requerimento do deputado César Pires, com participação de importantes segmentos da sociedade civil organizada.

Em sua fala, o deputado Fábio Braga declarou que é muito cômodo “atirar pedras” no sistema educacional do Estado do Maranhão, mas são poucos os que se dispõem a debater a problemática dessa metodologia, e apontar soluções concretas que venham ao encontro dos reais anseios e necessidades da população, especialmente a dos municípios mais carentes que cobram benefícios no setor educacional.

Para o deputado Fábio Braga, o Estado do Maranhão é mal avaliado na área da educação. “Precisamos saber como sair dessa situação. Por esse motivo, estamos aqui para discutir quais providências serão tomadas para melhorar a educação no Estado. Desde já, comunico a todos a necessidade de agendamento de novos encontros para, posteriormente, levarmos essas discussões para os municípios maranhenses”, afirmou.

Também participaram dos debates o promotor de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar, a conselheira de Educação (CEE), Régina Galeno, a Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professora Vera Lúcia Gonçalves Pires, e a Coordenadora de Gestão da Secretaria da Educação (SEDUC), professora Alexandrina Colins, representando o secretário Felipe Camarão.

CONCURSO PÚBLICO

Para César Pires, no atual sistema público de educação fica difícil mostrar que o professor falhou, pois não se conhece o currículo das escolas e, portanto, avalia-se o aluno sem nenhum parâmetro. “Esse é o âmago da problemática da educação do Maranhão. Outro grave problema é o modelo de acesso dos professores à rede pública, que tem sido mais pelo viés político e não o meritório”, disse.

O promotor Paulo Avelar parabenizou a Comissão pelo debate e disse que a Promotoria luta para combater a precariedade do ensino. Avelar revelou que por intermédio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pactuou com o Governo do Estado a realização de concurso público para professor, com a oferta de 1.500 vagas, em 2015, e outro para 2017 com a mesma quantidade de vagas.

Já a Coordenadora de Gestão da Secretaria da Educação (SEDUC), professora Alexandrina Colins, destacou que o Estado do Maranhão elaborou uma proposta curricular priorizando a meta 27 do Plano Estadual de Educação (PEE), que trata da valorização do magistério, e que a elaboração da Base Nacional Curricular Comum é o anseio de 86% dos profissionais da educação maranhense.

A professora Vera Lúcia disse que a avaliação curricular chamou a atenção do País a uma reflexão sobre a grade curricular e, por essa razão, há vários especialistas debruçados na discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que contempla 60% do tronco nacional curricular, cabendo os 40% restantes para a parte diversificada, a ser elaborada por cada sistema de ensino estadual e municipal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga expressa preocupação com queda na safra de grãos no MA

thumbnail_861fd8d394854f3fa258fd9495214be1
O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na quinta-feira (19), para expressar preocupação com a delicada situação de milhares de produtores rurais do Estado do Maranhão que, em consequência do fenômeno climático “El Niño”, estão sofrendo sérios prejuízos financeiros na lavoura de grãos.

O parlamentar informou que depois de uma forte estiagem ocorrida no final de 2015 e no mês de fevereiro de 2016, os produtores rurais estão preocupados com a safra, que corre riscos de não acontecer, pois o “El Niño” teve um efeito devastador nas lavouras, atrasando o plantio em mais de 50 dias nas regiões produtoras do Sul e do Norte.

Pelos cálculos de Fábio Braga, a queda real da safra gira em torno de mais de 30%. Ademais, o custo de replantio também pesa na conta dos produtores rurais maranhenses. “Alguns têm propriedades em regiões com chuvas abundantes, e produzem em média 60 sacas por hectare, o que certamente não será alcançada nessa safra”, previu.

SAFRA PERDIDA

Em sua fala, Fábio Braga lamentou que pelo menos 30% da safra de grãos do Maranhão foi perdida em função da instabilidade climática, visto que as chuvas foram irregulares em outubro e dezembro, período de plantio dos grãos. Pequenos e grandes produtores, que investiram na safra de grãos deste ano, tiveram perdas significativas, com graves prejuízos financeiros. “Cerca de 40% da área estimada não foi cultivada dentro do período ideal”, lamentou.

Para Fábio Braga, os problemas ocasionam perdas de receitas para o Estado do Maranhão. O Porto do Itaqui terá menos grãos para exportar e os produtos da cesta básica ficaram mais caros, haja vista lavouras de arroz e feijão terem sido afetadas. “Os técnicos da Embrapa dizem que o “El Niño” foi intenso e que o solo arenoso tolera períodos mais curtos de estiagem e, por isso, é importante a cobertura e rotação das culturas. ”, alertou.

CADASTRO E RENEGOCIAÇÃO

Fábio Braga informou que o Senado aprovou, na terça-feira (17/05), uma medida provisória que amplia para 31 de dezembro de 2017 a inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico que serve como base de controle do desmatamento florestal e permite o acesso a créditos.

Em sua fala, Fábio Braga adiantou que o Senado também aprovou outra medida provisória que trata da renegociação das dívidas dos produtores rurais. “Essas dívidas, advindas da péssima safra desse ano, têm que ser renegociadas antes, para que no próximo ano tenhamos uma produção de grãos adequada”, apela o deputado.

Finalizando, Fábio Braga lamentou que a situação igualmente atingiu os produtores de arroz do Maranhão, que reclamam do clima, da burocracia dos órgãos ambientais e dos bancos para a concessão de empréstimos e favorecimentos, para que possam produzir cada vez mais e, assim, contribuir para o desenvolvimento do Estado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.