Poder

Júnior Verde defende saneamento básico para municípios maranhenses

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda (12), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou as reuniões que teve na semana passada com o presidente da CAEMA, Carlos Rogério, em busca de água e saneamento básico para os municípios maranhenses, principalmente os mais carentes, e São Luís, com a duplicação da adutora.

Na ocasião, o parlamentar solicitou a recuperação do sistema de distribuição de água de Sambaíba, que já foi objeto de Indicação; a construção de um poço artesiano no bairro Bela Vista, no mesmo município; e a implantação dos kits sanitários que fazem parte do Programa Mais IDH em Afonso Cunha.

Uma das visitas aconteceu com o prefeito de Sambaíba, Benedito Macedo Coutinho, conhecido por Benerru, que descreveu como a população convive com a falta de água. “Já tem o sistema construído, mas está inoperante, e falta ampliar, além de uma bomba que permita dar vazão. Nós fomos defender mais uma vez a necessidade de implantação desse sistema no município”, disse Júnior Verde.

O deputado citou ainda os 30 municípios maranhenses que fazem parte do Programa Mais IDH. “Faço referência, acompanhado inclusive na outra reunião, do prefeito de Afonso Cunha, o Arquimedes, que tem feito um grande trabalho naquele município, ao pedido de ampliação do sistema de abastecimento de água e a implantação dos kits sanitários”, informou. No encontro também estava presente o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Maranhão, 83,6% das residências não possuem banheiros ou sanitários de uso exclusivo. O Estado fica atrás somente do Piauí, com 85.8%. “Essa iniciativa dos kits sanitários é para fortalecer o saneamento básico no Maranhão. Então, precisamos transformar essa iniciativa no sentido de poder não só implantar os kits dos banheiros, melhorando esses indicadores sociais, mas também pensando na geração de emprego e renda para a implantação desses kits”, acrescentou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Mobilidade urbana proposta por Júnior Verde será executada em São Luís

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) comemorou o anúncio feito pelo Governo do Estado nesta terça (25) informando que transformará as avenidas dos Holandeses e Litorânea em vias de mão única – cada uma em um sentido. As intervenções são uma reivindicação antiga do parlamentar, e foram objeto de Indicações apresentadas na Assembleia Legislativa, no ano passado.

O trecho que será afetado vai do retorno do Comando Geral da Polícia Militar até o Araçagi. O governador Flávio Dino já assinou o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF), destinado à execução da primeira etapa do projeto, que prevê a implantação de um BRT. A Avenida dos Holandeses fluirá no sentido Calhau/Araçagi; e a Litorânea no sentido contrário.

A mudança foi solicitada por Júnior Verde em março de 2015, em caráter de urgência. “Vivemos um verdadeiro caos no que diz respeito ao trânsito e à mobilidade urbana. Acredito que a implantação de 3 faixas de circulação no mesmo sentido nessas avenidas, sendo uma delas de uso exclusivo de ônibus, será extremamente benéfica à população, promoverá melhor fluidez e diminuição dos grandes engarrafamentos que costumam ocorrer. Fiquei feliz com a decisão do governador em realizar essas intervenções tão necessárias”, disse Júnior Verde.

Prolongamento da Litorânea – Também no mês de março do ano passado, o parlamentar apresentou Indicação solicitando o prolongamento da avenida Litorânea até a praia do Olho D’água, alteração que já fazia parte do planejamento urbano e viário para a capital desde 2012.

Para concretizar a mudança de sentido na Holandeses e Litorânea, será feita justamente a complementação da obra de extensão da avenida costeira, além da modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde entrega projeto que define limites territoriais ao prefeito de São Luís

thumbnail_img_6356

Durante visita institucional do prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, à Assembleia Legislativa na última sexta (25), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) entregou em mãos o projeto de lei de sua autoria que fixa os limites geográficos dos municípios de São José de Ribamar e São Luís. O parlamentar se colocou à disposição do chefe do executivo municipal e fez um apelo para que Edivaldo, junto ao prefeito eleito de Ribamar, Luís Fernando, adotem o mesmo marco regulatório definido no projeto.

A delimitação dos municípios que compõem a região metropolitana de São Luís é uma problemática antiga, que provoca transtornos à população de toda a região. Desde o início do mandato, Júnior Verde tem realizado reuniões com especialistas e gestores dos quatro municípios com o intuito de construir um documento fixando os referidos limites.

O Projeto de Lei foi elaborado com base no estudo do IMESC e pelo Censo 2010, realizado pelo IBGE, e que vem sendo adotado na prática como parâmetro para execução das atividade de diversos órgãos como TRE, SECID, ODEBRECHT AMBIENTAL,CEMAR, entre outros, conforme informado pelas próprias instituições.

“Uma vez aprovado, este projeto irá beneficiar toda a população, que saberá exatamente a qual município pertence, o que possibilitará exigir e buscar melhorias para as suas localidades, tendo em vista os problemas de infraestrutura, tais como saneamento básico precário, falta de pavimentação nas vias e diversos outros prejuízos causados pela indefinição dos limites”, justificou Júnior Verde.

O parlamentar acrescentou que a iniciativa afasta ainda o perigo da bitributação. “Solicitei ao prefeito que ele consolide os limites e acredito que ele será sensível a essa problemática, como é com tantas outras”, concluiu. Edivaldo Holanda Júnior comprometeu-se em programar uma agenda de trabalho para a efetivação dos limites.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde recebe mais uma visita de estudantes para conhecer a Assembleia

thumbnail_visita-estudantes-presidencia

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) recebeu nesta sexta (25), na Assembleia Legislativa, a visita de alunos do 3º ano da Escola Estadual Maria Mônica Vale, localizada no Vinhais, como parte do projeto que o parlamentar resgatou no ano passado com o objetivo de integrar os estudantes à atividade parlamentar. As visitas costumam acontecer durante as sextas.

Os alunos foram recebidos pelo próprio parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da AL. Conheceram o Salão Nobre, o Plenário Nagib Haickel e as salas das Comissões.

Durante a visitação, tiveram a oportunidade de cumprimentar e conversar com o prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que cumpria agenda em visita institucional na presidência da Casa.

O estudante Josué Pereira, 18 anos, agradeceu a oportunidade de conhecer a Assembleia e saber como funciona o trabalho dos parlamentares. “É muito importante saber como funciona o governo e as esferas políticas. Todos temos de nos envolver com a política da nossa sociedade, mesmo que não gostemos. E encontrar, conversar com o prefeito nessa oportunidade tornou a visita muito mais rica”, afirmou.

O deputado Júnior Verde também respondeu a questionamentos dos alunos sobre a atividade parlamentar e aproveitou para colher propostas e sugestões sobre assuntos que podem vir a ser temas de projetos e debates no Legislativo. “Precisamos formar cidadãos conscientes, que devem acompanhar as ações do Parlamento. A política está na sua representação e deve acontecer com a participação de todos”, ressaltou Verde.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde se reúne com representantes das operadoras de telefonia móvel do MA

img_6229

Representantes das operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro se reuniram nesta terça (22) com o deputado estadual Júnior Verde (PRB) para reforçar o compromisso de melhorar os serviços de telefonia móvel prestados no Maranhão. Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa, o parlamentar aproveitou para solicitar a expansão dos serviços das quarto empresas no Estado.

Em agosto deste ano, Júnior Verde conduziu uma reunião com representantes das quatro operadoras, da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e da Gerência de Defesa e Proteção do Consumidor (PROCON), com objetivo de cobrar mais qualidade nos serviços.

Os técnicos foram ao gabinete do parlamentar se comprometer a continuar desenvolvendo ações para aperfeiçoar as atividades. “Aproveitei a oportunidade para solicitar, mais uma vez, a expansão da telefonia para povoados de municípios maranhenses que até hoje não contam com esse serviço tão importante, como Balsas e Zé Doca”, informou Júnior Verde.

Segundo o deputado, todos os anos a Assembleia, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, realizará uma avaliação dos serviços e resultados das atividades das quarto empresas, sempre buscando melhorias, inclusive a expansão da área de cobertura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.