Maranhão

Fábio Gondim é alvo de críticas sobre concurso de Delegado

O concurso público ao cargo de Delegado Civil, virou alvo de duras criticas após vários excedentes se queixarem da postura adotada pelo secretário de Estado de Administração, Fábio Gondim, que vem fechando os olhos para um suposta descumprimento no Edital. A situação foi reportada por um leitor de São Luís, que preferiu não se identificar.

O leitor que é um dos excedentes, afirmou ter entrado em contato com Gondim para que seja reparado o possível erro. “Entramos em contato com o secretário Gondim para afirmar que o edital estava sendo descumprido e que se fizesse o curso de formação com 70 pessoas (o curso demora 3 meses e meio) ao seu fim n teriam nem 60 pessoas, mas o mesmo não deu ouvidos”, relatou ao Blog do Neto Ferreira.

Confira abaixo o alerta sobre descumprimento do edital do qual apenas 70 irão fazer o curso de formação.

Faço parte da comissão de excedentes do concurso do cargo de Delegado de Policia Civil do Maranhão e venho tentar um contato, informal, tentando detalhar um pouco a situação em que se encontra a segurança pública no estado do Maranhão.

É notória a falta de policiais no estado, vou entrar em mais detalhes a respeito do cargo de Delegado, uma vez que tenho mais conhecimento e, reflexamente, significará que os os demais cargos encontram-se com a mesma carência.

Ano passado saiu o concurso para Delegado após 1 ano e meio da autorização para a realização do mesmo, o último concurso havia sido em 2006 e os números da SSP de 2009 apontavam q tínhamos 206 cargos vagos de Delegado. Inicialmente a ideia do concurso era de sair com 80 vagas, mas acabou saindo com 40 vagas, estamos em fase final do concurso e o edital é claro ao afirmar que todos os remanescentes deverão passar pelo curso de formação, no entanto, o governo está descumprindo o edital ao afirmar que apenas 70 irão fazer o curso de formação.

Hoje temos 160 remanescentes neste concurso, 80% das pessoas são de outros estados e sem exagero algum posso afirmar que em janeiro de 2014 seremos por volta de 120 – nunca teve tantos concurso de delegado como houve agora e o MA e sempre a última opção, pois paga bem, mas o estado em geral tem uma estrutura muito abaixo dos outros estados que estão tendo concursos -. Ciente da situação de que muitos abandonaram o concurso, entramos em contato com o secretário Gondim para afirmar que o edital estava sendo descumprido e que se fizesse o curso de formação com 70 pessoas (o curso demora 3 meses e meio) ao seu fim n teriam nem 60 pessoas, mas o mesmo não deu ouvidos.

Como se não bastasse existem 60 delegados que devem aposentar-se este ano! O Gondim sabe que vamos entrar com um Mandado de Segurança visando o cumprimento do edital, mas notícias fortes dão a entender que o Governo ta pressionando o judiciário a não nos conceder o direito de ver cumprido o edital!

O resumo é que os convocados ao curso de formaçao não irão nem suprir as aposentadorias, daqui que tenha outro concurso público, uma vez que o nosso tem validade de 1 ano renovavel por +1, o estado do MA estará com sua segurança pública numa situação muito pior do que a que se encontra!

O detalhe é que já tentamos diversas vezes ter acesso aos números de cargos vagos, mas a SSP descumpre a lei de transparência e não nos informa, mas fala-se em 250 cargos vagos de Delegado! Em diversos municípios o Ministério Público já entrou com Ação Civil Pública para sanar a carência! abaixo vou postar alguns links de notícias que encontrei! temos cidades como Buriticupu (70 mil hab.) sem delegado!

http://www.mp.ma.gov.br/index.php/lista-de-noticias-gerais/2763-noticia-arro-do-ministrrio-prblico-garante-nomearro-de-delegado-de-carreira-em-amarante-do-maranhro

http://www.luispablo.com.br/maranhao/2012/06/justica-determina-o-aumento-do-numero-de-policiais-em-imperatriz/

http://www.luiscardoso.com.br/maranhao/2013/05/eliziane-gama-denuncia-falta-de-delegado-e-pede-providencias-urgentes/

http://www.mp.ma.gov.br/index.php/lista-de-noticias-gerais/739-noticia-ausrncia-de-delegados-motiva-arro-civil-prblica

http://folhamisturatotal.blogspot.com.br/2011/11/falta-delegado-no-municipio.html

http://www.tribunadomaranhao.com.br/blogs/ademar-sousa


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.