Poder

Sala-bomba de CPIs pode ser aberta

Da Coluna Esplanada

A direção da Câmara dos Deputados está preocupada com a Lei do Acesso à Informação, que dá transparência aos gastos, contratos e dados gerais. É que a Casa cuida do sigilo de 37 Comissões Parlamentares de Inquéritos realizadas desde 1999. Em salas bem trancadas, em cofres seguros, estão guardados depoimentos de testemunhas, sigilos bancários, telefônicos e fiscal de envolvidos. Entre as CPIs mais polêmicas figura a do Judiciário, de 99, que cercou magistrados e até membros das altas cortes.

Balaio do poder

A CPI dos Cartões Corporativos guarda dados sigilosos de gastos dos membros do Executivo. E a do Apagão Aéreo envolve até documentos de segurança nacional

Tranca na porta

A consultoria jurídica estuda se a lei atinge o pacotaço-bomba. A Câmara têm, desde 1993, a Comissão de Dados Sigilosos, hoje sob a tutela de Fábio Trad (PMDB-MS).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Chiquinho Escórcio e Miro Teixeira quase saem no tapa

Escórcio trava bate boca com Miro Teixeira

Escórcio trava bate boca com Miro Teixeira

Quase chegou as vias de fatos o bate boca entre a deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) e o colega de plenário Miro Teixeira (PDT-RJ) na noite da última quarta-feira (09).

Com agressões verbais de ambas as partes, dedo na cara e acusações entre os deputados, a turma do deixa disso teve que intervir no momento em que Escórcio seguia em direção de Miro, o que poderia resultar em uma quebra-pau entre os dois.

O motivo do bate boca, foi quando Chiquinho defendia a convocação do seu desafeto, o diretor da revista em Brasília, Policarpo Júnior. Miro, que é integrante da CPI do Cachoeira, ex-ministro da Comunicação e defensor da imprensa, disparou. “Não fala merda”. Alterado, Chiquinho Escórcio, partiu com tudo em direção do colega protagonizando um escândalo na Câmara Federal.

Por pouco, Brasília viraria palco de lutas de MMA…


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.