Poder

Polícia usa drone em operação de combate ao tráfico de drogas, em São Luís

1

Na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Militar do Maranhão fez uso pela primeira vez de um Drone (um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas) durante a mega operação deflagrada no apartamentos do Pac Rio Anil, no bairro da Camboa, em São Luís.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros também participaram da ação, que visava combater o tráfico de drogas no local.

O drone foi usado pelos policiais para coletar imagens de toda a operação, inclusive de esconderijos dos criminosos. O conteúdo está mantido sob sigilo e devem contribuir, ainda mais, no combate ao crime organizado.

O resultado da operação será apresentado nesta tarde na sede da Secretaria de Segurança Pública, em São Luís.

p4-pro-dji


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Capitã do Corpo de Bombeiros é assaltada e estuprada em casa

FotorCreated-5

Suposto agressor da capitã dos Bombeiros

Uma capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) foi vítima de um assalto seguido por estupro, na manhã dessa sexta-feira (10), em uma sua residência, na Chácara Brasil, em São Luís.

O suspeito, não identificado, estava armado com um revólver. Segundo relatos à polícia, o homem, que estava em uma bicicleta, amarrou a vítima, praticou abuso sexual e, ainda, roubou joias e dinheiro da casa dela.

A ocorrência foi registrada hoje pela vítima na Delegacia Especial da Mulher na Beira Mar. A oficial passa por exame de conjunção carnal no IML nesta manhã.

O principal suspeito do estupro foi identificado pela polícia através de imagens de videomonitoramento. O comparsa dele que também está foragido se evadiu do local em um veículo roubado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Governo promove 455 policiais militares e bombeiros

o_19f99c27u15ov1qs4p163gq19rofg

O governador Flávio Dino anunciou, nesta quarta-feira (28), 455 promoções na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Maranhão. “Esta é mais uma medida de valorização das carreiras para melhorar serviços”, reforçou Dino.

A Segurança é uma das prioridades do Governo do Maranhão e a meta é mudar a situação encontrada – de desvalorização do policial e falta de condições de trabalho. Para tanto, nestes dois primeiros anos de gestão, o Governo investiu forte no setor assegurando o aparelhamento da polícia, a modernização da estrutura policial, a aquisição de novos veículos e a promoção de medidas de valorização do efetivo.

“Esse é o reconhecimento do mérito das polícias e o cumprimento de uma palavra que empenhei quando aqui estive, um dia após a minha posse: entreguem-me resultados que eu farei o máximo para a polícia ser reconhecida”, destacou. De acordo com Flávio Dino, mesmo em um quadro de aguda crise econômica, o Governo tem se empenhado em valorizar o funcionalismo público, dentre eles a atividade policial, com promoções e investimentos em equipamentos e espaços físicos que tornem o trabalho mais eficiente e humanizado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Encontrado corpo de homem que sumiu na Lagoa da Jansen

Um homem ainda não identificado, de aproximadamente 25 anos, desapareceu no fim da manhã desta sexta-­feira (19) na Lagoa da Jansen, em São Luís.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fazia buscas pelo local. Durante a procura, o corpo do homem foi encontrado.

Segundo relatos, o jovem estava tomando banho na lagoa quando sumiu. Pescadores, ao notarem o desaparecimento, acionaram o Corpo de Bombeiros, que fizeram buscas no local.

1455894706-950975974


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Júnior Verde é homenageado pelos Bombeiros

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) recebeu nesta terça (29) a Medalha Alferes Moraes Santos, comenda máxima concedida pelo Corpo de Bombeiros às personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação no ano de 2015. A solenidade, bastante prestigiada, foi realizada no Centro de Convenções Multicenter Sebrae. Júnior Verde foi único dos parlamentares agraciados a participar da cerimônia.

“Divido essa homenagem com todos os maranhenses. Para eles, temos dedicado nosso trabalho. Em 2015, lutamos em defesa de causas legítimas e sociais, e é assim que continuaremos em 2016”, agradeceu Júnior Verde, que é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública e Privada da Assembleia e teve atuação de destaque em projetos que fortalecem a Segurança no Maranhão.

O parlamentar teve papel decisivo na aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) dos Bombeiros; lutou através de Indicações pela nomeação dos aprovados no concurso da Segurança Pública de 2012; buscou a ampliação do Corpo de Bombeiros através da construção de novas unidades em diversos municípios maranhenses; foi um dos interlocutores que buscaram as negociações entre os Policiais Civis e Governo do Estado; está regulamentando os Conselhos de Segurança nos bairros; entre outros.

Do Legislativo Estadual, também integraram a lista de agraciados o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), os deputados Rogério Cafeteira (PSC), Professor Marco Aurélio (PC do B), Vinicius Louro (PR) e Rigo Teles (PV), além dos diretores Carlos Alberto Ferreira (Comunicação), Bráulio Martins (Mesa Diretora) e Adalgisa Moraes (Recursos Humanos).

A medalha Alferes Moraes Santos foi instituída por meio do Decreto Estadual nº 18.430, de 03 de dezembro de 2001, com o objetivo de reconhecer dos relevantes serviços prestados por pessoas e/ou entidades ao CBMA. A comenda constitui-se numa reverência ao Alferes Aníbal de Moraes Santos, primeiro Comandante da então Seção de Bombeiros, criada pelo Decreto Estadual nº 32, de 10 de Dezembro de 1903, encarregada dos serviços de Extinção de Incêndios, que foi a instituição precursora do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Governo convoca mais de 2 mil aprovados do concurso da Polícia Militar e Bombeiros

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), convocou ontem quinta-feira (25) mais 2.294 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público para soldado da Polícia Militar e soldado bombeiro Militar. Os convocados agora farão o teste de aptidão física (TAF).

Do total de convocados, 1.884 são candidatos àsoldado da Polícia Militar e 410 a soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Após o TAF, para garantir a aprovação final, eles ainda passarão por teste psicotécnico, exames médico e odontológico, investigação social e curso de formação.

Para conferir o edital de convocação, a respectiva relação de convocados e o cronograma de execução das demais etapas do concurso, os candidatos deverão acessar o site da Fundação Sousândrade www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.

O TAF para os novos convocados será realizado em São Luís, no período de 15 a 27 de Julho, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.

432 já estão no curso de formação

A convocação dos candidatos à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros faz parte da política fortalecimento e ampliação do Sistema de Segurança Pública do Governo do Maranhão. Por determinação do governador Flávio Dino, logo no início deste ano, mil candidatos do mesmo concurso foram convocados. Destes, 432 já estão na fase do curso de formação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Flávio Dino promove 807 oficiais e praças do Corpo de Bombeiros

 Governador Flávio Dino promove 807 oficiais e praças do CBMMA.

Governador Flávio Dino promove 807 oficiais e praças do CBMMA.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, realizou, nesta segunda-feira (22), a maior promoção de militares dos 111 anos da história do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA). Na solenidade, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o governador assegurou novos postos na carreira, a 807 militares,fortalecendo a política de valorização dos servidores públicos estaduais.

“Essas promoções têm o intuito de reafirmar nosso compromisso com o Corpo de Bombeiros que presta um relevantíssimo serviço à comunidade, não só no combate a incêndios, quando eles infelizmente ocorrem, mas nas atividades cotidianas de Defesa Civil, de proteção à vida. Sublinhar o nosso apoio à Corporação é um passo importante para que tenhamos serviços de maior qualidade”, disse o governador durante a solenidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Júnior Verde destaca a entrega do projeto da LOB dos Bombeiros

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a importância da recente conquista do Corpo de Bombeiros, que recebeu nesta quarta (08), do Governo do Estado, o Projeto de Lei de Organização Básica (LOB) da categoria. A solicitação foi encaminhada no mês passado, durante reunião da Comissão de Segurança Pública, da qual o parlamentar é vice-presidente.

“Quem muito espera cansa. Alcança quem persevera, não descansando na espera. Os bombeiros esperam há mais de 20 anos essa Lei, que é a certidão de nascimento da Corporação. É sem dúvida um dia histórico, uma grande conquista para o Maranhão, o que já demonstra a preocupação do governo do Estado com a segurança pública”, comemorou Júnior Verde, acrescentando que o Legislativo Estadual apreciará a Lei com a maior celeridade possível.

O documenro foi entregue pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. A cerimônia contou com a presença maciça dos parlamentares, dentre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT).

Após a entrega, oficiais e praças do Corpo de Bomeiros que estavam presentes aplaudiram a iniciativa. “Aproveito a presença aqui deste grande número de deputados para lhes pedir que amanhã (quinta-feira, dia 9) nós façamos a aprovação deste projeto, em sessão extraordinária”, anunciou o deputado Humberto Coutinho.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, agradeceu o apoio dos parlamentares. “Esse momento é ímpar para a nossa instituição. A LOB prevê toda a regulamentação das atividades e atribuições do Corpo de Bombeiros, e estamos muito gratos aos parlamentares e também o apoio manifesto do governador Flávio Dino”, destacou o comandante.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Geral

Casal de médicos promovem barraco no condomínio Grand Park

O clima de páscoa não foi suficiente para evitar uma briga entre um casal de médicos que moram no condomínio Grand Park, em São Luís.

O médico juntamente com a esposa teriam protagonizado uma forte discussão que estremeceu as estruturas do Grand Park e preocupou vizinhos.

Segundo informações, ela tentou colocar fogo no colchão, em roupas e também no marido. Mas, não se sabe o motivo que levou a tentativa de incêndio.

Moradores do Parque das Árvores foram obrigados a chamar o Corpo de Bombeiros no caso de um possível incêndio no apartamento do casal.

A Polícia Militar foi acionada e teve que conduzir um dos médicos até a delegacia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.