Política

Após pressão de Escórcio, CESTE tenta esclarecer sobre impactos de Hidrelétrica

Após pronunciamento duro do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) sobre os impactos socioambientais decorrentes da implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, o consórcio manifestou-se através de carta nº 121-2013-DG (veja documento na íntegra abaixo) trazendo esclarecimentos a respeito das denúncias.

Ainda como consequência da manifestação do deputado acontecerá no dia 18 deste mês uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, com a participação do deputado Chiquinho Escórcio, dos prefeitos das cidades envolvidas, Carolina e Estreito, e os presidentes das Câmaras Municipais, além de representantes do Consórcio Estreito Energia (CESTE).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito de Carolina cobra Consórcio Estreito Energia

Uma reunião realizada entre o Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá e o Gerente Regional do Consórcio Estreito Energia, CESTE, João Rezek, cobrou do empreendimento soluções imediatas para os diversos problemas causados pela instalação da usina na região.

O encontro que contou também com a participação de vários vereadores da cidade levou uma extensa pauta de reivindicações que segundo a comitiva tem sido negligenciada pelo CESTE desde o inicio de sua operação em 2007 quando milhares de famílias tiveram que ser desalojadas.

De acordo com o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, que conduziu a reunião, amenizar os impactos sociais e ambientais causados pelo Consórcio são os principais objetivos do encontro que nesse primeiro momento está sendo feito de forma amigável.

“Carolina tem tido perdas significativas. Pelo menos 30% do território foi eliminado, comunidades inteiras desapareceram, propriedades foram inundadas sem que até hoje fossem indenizadas sem falar dos prejuízos de ordem social que enfrentamos”, explica.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.