Crime

Polícia realiza operação de combate ao tráfico de drogas no Maranhão

droga_incinerada

A polícia realizou no final de semana, na região do Alto Turi, uma operação no combate ao tráfico de drogas. Na ocasião, grandes plantações de maconha foram localizadas e destruídas pelos policiais.

A operação foi batizada de “Tarim 2” e reuniu 31 pessoas da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico, do Centro Tático Aéreo (CTA) e também da Polícia Militar. Foi realizado um levantamento prévio da área, onde foram mapeadas 13 plantações de maconha nos municípios de Centro do Guilherme, Maracaçumé, Centro Novo e Lago do Junco, situados na região do Alto Turi.

As roças ficavam escondidas no meio da mata, onde o acesso por terra muito restrito. Para chegar até os locais, os policiais que participaram da operação utilizaram dois helicópteros do CTA. Em Centro do Guilherme a 189 km de São Luís, roças com até 30 mil pés de maconha foram encontradas. Antes de iniciar o corte, os policiais fizeram uma vistoria no local.

Segundo o sargento do CTA, César Pereira, em alguns pontos foram deixadas armadilhas pelos criminosos. “É o modos operantis deles aqui e é comum nós encontrarmos armadilhas chamadas de bufetes na região que são armadilhas, são armas de fogo artesanais que eles colocam cordão de tropeço. Então, nós fazemos a segurança da área e nessa segurança inclui o vasculhamento. Então, a gente vasculha toda área para que a gente encontre estes tipos de armadilhas”, disse.

Um homem identificado como José Ribamar da Silva Ribeiro, dono de uma fazenda em Centro do Guilherme foi preso.

O delegado Danilo Veras, que participo da operação policial, afirma que José Ribamar é apontado como a pessoa que gerenciava as plantações e até contratava pessoal para trabalhar. “Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Centro do Guilherme, local em que foi preso o indivíduo José Riba. O mesmo é apontado como financiador de roça naquela região e que, na ocasião, além dos mandados de busca, foram feitas incursões em áreas em que o mesmo cultivava a maconha, foi encontrado trabalhadores”, finalizou.Durante quatro dias de operação foram destruídos cerca de 170 mil pés de maconha. De acordo com a polícia, esta foi a maior apreensão de droga ocorrida no estado do Maranhão nos últimos dez anos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Pesquisa mostra intenções de voto em Centro do Guilherme

IMG_7925

Prefeita Detinha, deputado Josimar e o sucessor Zé de Dário

Se as eleições para prefeito de Centro do Guilherme fossem realizada hoje, o sucessor da prefeita Detinha (PR), Zé de Dário (PR), seria eleito com folga com 66,3% das intenções de voto na questão espontânea contra 6,2% do segundo colocado Júnior do Chico Pedro. Os indecisos somam 27,6%. Foi o que revelou a pesquisa realizada pelo instituto IMAP (Pesquisa de Opinião Pública).

No cenário estimulada a vantagem do Republicano é ainda maior, de 78,4% contra 10,5%; os indecisos somam 11,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho de 2016. Ao todo, foram ouvidos 421 eleitores na sede e zona rural do município. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MA-08648/2016. Confira:

1

a


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura de Centro do Guilherme homenageia professores e anuncia abono

A prefeitura de Centro do Guilherme, junto com a Secretaria de Educação, realizou na noite da última quinta-feira (15), um jantar especial em homenagem aos professores da rede municipal de ensino pela passagem do Dia do Professor.

O jantar aconteceu no Ginásio Poliesportivo e contou com a presença de centenas de professores, do secretário de educação Professor Ezequiel, vereadores e demais secretários. A festa foi regada a muita comida e bebidas, além do som ao vivo do Chiquinho dos Teclados.

Além do jantar especial, que todos os anos é oferecido aos professores, a prefeita Detinha aproveitou a ocasião para anunciar o pagamento do abono salarial a classe educadora, referente ao rateio dos 60% do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.

O valor de R$ 800 reais foi creditado nas contas dos professores, concursados e contratados, nesta sexta-feira (16). Além dos professores; diretores, coordenadores e o secretariado também receberam o abono.

Para a prefeita Detinha, este abono é mais um fruto de uma série de ações administrativas, em prol da classe dos educadores do município. “A cidade tem ido pelo caminho certo, e isso é graças aos professores, que ajudam a construir o futuro das nossas crianças. Portanto, nada mais justo que comemorar o grande dia”, afirmou.

Durante o jantar, o secretário de educação Professor Ezequiel fez um levantamento de todas as ações realizadas no setor da educação no município, destacando o bom andamento da pasta no município. “Essa é mais uma ação do município, que visa valorizar cada vez mais os profissionais da Educação em nosso município”, relatou o secretário de educação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Avança pavimentação da estrada de Centro do Guilherme a Presidente Médici

Pavimentação da estrada de Centro do Guilherme a Presidente Médici está bastante adiantada.

Pavimentação da estrada de Centro do Guilherme a Presidente Médici está bastante adiantada.

O Governo do Estado já realizou mais de 70 porcento das obras de recuperação e melhoramento da rodovia MA-307, no trecho entre os municípios Centro do Guilherme, Maranhãozinho e Presidente Médici, na região oeste do estado.

Além da pavimentação, estão sendo construídas quatro pontes de concreto, em substituição às de madeira. A previsão é que a obra esteja concluída em dezembro.

Quatro pontes de madeira estão sendo substituídas por estruturas de concreto ao longo da rodovia. Duas já estão em fase de conclusão, sendo uma sobre o Rio Imbaúba e outra sobre o Rio Igarapé Grande. As pontes sobre os rios Maracaçumé e Várzea também já foram iniciadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.