Política

Marcelo Tavares critica drástica ausência de turistas em São Luís

Deputado Marcelo Tavares.

Deputado Marcelo Tavares.

O deputado Marcelo Tavares (PSB) disse, na sessão desta quinta-feira (14), que nem o Estado do Maranhão nem a capital São Luís têm o que comemorar no caso da organização dos respectivos carnavais, por não haver atraído turistas para São Luís.

“O Carnaval tem que servir para São Luís não só como fomento a uma atividade cultural, e sobre esse ponto não se pode dizer que o município contribuiu, porque não contribuiu; só montar um palco não contribui como nós esperamos para as atividades culturais dos bairros, por exemplo, e muito menos o Estado pagando atrações que não são maranhenses, esse mesmo é que não contribui”, comparou.

O parlamentar fez referência a matérias divulgadas pelos Jornais ‘O Estado do Maranhão’ e ‘O Imparcial’ mostrando que o número de turistas em São Luís nesse período caiu drasticamente em relação ao ano anterior e que, “sob o ponto de vista econômico, o carnaval foi um fracasso para São Luís, e isso é muito ruim para a nossa cidade”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Milhares se despedem da folia em São Luís ao som de Jorge Ben Jor

Cerca de 100 mil pessoas lotaram os circuitos da folia em São Luís, na última noite de Carnaval, nesta terça-feira gorda (12), numa grande festa promovida pelo Governo do Estado, com diversidade de atrações na área de shows, no Circuito Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus, dentro do roteiro do “Carnaval 2013 – a mistura é a nossa maior riqueza”. Nem a chuva fina que insistiu em cair, aplacou a agitação do folião, disposto a se despedir do reinado de Momo com muita festa.

Show do cantor Jorge Benjor (foto: Antônio Martins).

Show do cantor Jorge Benjor (foto: Antônio Martins).

“Realizamos um carnaval de muita alegria e paz, todos brincando em ordem, com a participação das famílias e a nossa tradicional mistura de sons e ritmos”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão. Ela garantiu que a festa vai continuar sendo promovida no próximo ano pelo governo estadual. “Esperamos aperfeiçoar a festa ainda mais para que continue repetindo o sucesso que tivemos e atrair maranhenses e visitantes”, revelou.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o Carnaval maranhense não deixa nada a desejar se comparado a outros estados. “Estive em Recife (PE) e Salvador (BA) e hoje estou em São Luís, onde o carnaval é diferente, com grupos variados e brincantes nas ruas”, destacou. O ministro disse que é preciso divulgar ainda mais as brincadeiras maranhenses. “Precisamos atrair mais turistas, explorar essa festa tão maravilhosa que com certeza vai atrair muita gente interessada em aproveitar uma festa tão animada e tranquila”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Carnaval 2013 tem que ser só alegria

Por Marçal Constâncio Ribeiro

E não é que o tempo já passou de novo?… Parece ter sido mais rápido que qualquer cometa que atravessa a camada atmosférica terrestre. Eis que mais uma vez o ano começa, e com ele, suas oscilações sociais. Na terra do pau-brasil, o ano realmente só começa depois das grandes comemorações do rei momo… Pessoa que passa o ano todo esperando o momento certo para ganhar a chave de alguma cidade…  Por falar na festa mais popular deste país tropical, basta dar dois passos… É notório que nos quatro cantos deste chão só se vê alegria e muita folia, seja qual for o ritmo ou a fantasia. Mesmo tendo uns engravatados determinando as procedências do país para o real inicio do ano, a maioria só quer saber de verdade: qual vai ser a próxima atração e que horas o melhor bloco ou escola de samba vai passar…eita Brasil baronil!

Se fosse contado por um pescador, até duvidaria, mas desde quando me entendo como parte deste solo, que conheço a folia momesca por ser a festa da carne… E, diga-se de passagem, que seja na Marquês de Sapucaí ou na Praça da Saudade, o que não falta é carne para ser apreciada e muita das vezes até saboreada…

Mas a maior manifestação cultural do país também é alvo de criticas e sanções… Os religiosos fervorosos e radicais preferem se excluir das relações sociais, reunir-se e fazer de conta que nada de bom acontece atrás dos muros dos retiros. Para os que dizem não gostar da folia, resta um aconchego nas portas de suas respectivas casas para esperar os primeiros embriagados passarem ou simplesmente saber das novidades (leia-se fofoca) que acontecem nas variadas praças da cidade, que estão repletas de fantasias e alegria.

“Um vulcão que ferve de alegria”. Eis a definição dos quatro dias mais esperados do ano por mais da metade da população deste país, que respira os 365 dias do ano o ar das festas. Para esquecer as mazelas e a falta de tantas necessidades sociais, muitos festejam para espantar os males, cada um a seu modo: uns ultrapassam os limites do álcool, e só lembram dos fatos com a ajuda de terceiros, outros aproveitam a alegria causada pela bebida para perder a vergonha e buscar em cada metro quadrado um novo “fica”; os que vão além do “fica” veem o resultado carnavalesco só após os nove meses.

Durante o famoso reinado de momo, a única fantasia que conta é a alegria. Alegria que contagia os que acompanham os blocos, os que prestigiam ou desfilam nas escolas de samba, sujos ou não de maisena. O percurso quem dita são as batidas dos variados ritmos que ecoam diferentemente em todo o país. Para os “retirados” a alegria também é o único desejo onipresente, nas orações e manifestações de fé a um Deus que também acompanha os foliões da bagaceira… O religioso e o profano se unem na busca de um espírito leve e que contagie o próximo. Afinal, o que seria deste chão sem a diversidade, o perdão e a sinceridade? O que seria do Brasil sem o carnaval?


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Veja a programação do Carnaval de São Luís

A programação carnavalesca promovida pelo Governo do Estado anima São Luís a partir desta sexta-feira (18), às 17h, com Cortejo de manifestações populares pelas ruas do Centro Histórico, da Praça Deodoro à Praia Grande. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (17), no Palácio dos Leões.

O tema deste ano é “A mistura é a nossa maior riqueza” e ressaltou a relevância do evento. “É importante investir no Carnaval da capital, pois a festa é fonte de emprego e renda, atrai visitantes, além de manter viva a brincadeira, o ritmo e a tradição. Confira abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO – SHOWS

DOMINGO MAGRO, DIA 3
18h30 – Pepê Junior e Ronald Pinheiro
20h – Monobloco
22h – Bicho Terra

SÁBADO GORDO, DIA 9
18h30 – Big Band
20h – Alcione
22h – Bicho Terra

DOMINGO GORDO, DIA 10
18h30 – Máquina do Tempo
20h – Timbalada
22h – Pepê Junior e Betto Pereira

SEGUNDA-FEIRA GORDA, 11
18h30 – Pepê Junior e Erasmo Dibell
20h – Diogo Nogueira
22h – Bicho Terra

TERÇA-FEIRA GORDA, 12
18h30 – Mano Borges
20h – Jorge Benjor
22h – Pepê Junior e Gerude

CORTEJO DEODORO-PRAIA GRANDE

Sexta-feira (18) – 17h
Tribo de Índio TapiacaUhu
Bloco Tradicional Os Tremendões
Bloco Organizado Beatos do Samba
Bloco Alternativo Fuzileiros da Fuzarca
Escola Marambaia do Samba
Escola de Samba Turma da Mangueira
Bloco Tradicional Os Foliões
Banda do Galo
Bloco Tradicional La Boêmios de Fátima
Trupe Carnavalesca (Banda do Bom Menino, Irê, Gilson, Sandra e Silvana)
Bloco Organizado Os Liberais
Legião dos Fofões
Bloco Organizado Mocidade Independente Turma do Saco
Bloco Tradicional Os Apaixonados
Bloco Afro Aruanda

PRAÇA NAURO MACHADO (Praia Grande)
Sexta-feira (18) – Das 18h às 1h

Tambor de Crioula de Simei
Tambor de Crioula Catarina Mina
Bloco Tradicional Os Feras
Bloco OfficinaAffro
Escola Flor do Samba
Banda Sabyhá
Bloco Organizado Os Gorjeadores
Bloco Alternativo Tribal
Bloco Tradicional Os Brasinhas
Tribo de Índio Guarany
Bloco Tradicional Príncipe de Roma
Escola Favela do Samba
Bloco Tradicional Os Indomáveis
Bloco do Samba
Show da Banda do Bicho

CANTO DA CULTURA (Praia Grande)
Sexta-feira (18) – Das 18h às 1h

Tambor de Crioula de Maria Bárbara
Tambor de Crioula da Feira da Praia Grande
Escola Flor do Samba
Banda Sabyhá
Bloco Tradicional Os Feras
Bloco OfficinaAffro
Bloco Tradicional Os Brasinhas
Tribo de Índio Guarany
Bloco Organizado Os Gorjeadores
Bloco Alternativo Tribal
Bloco Tradicional Os Indomáveis
Bloco do Samba
Bloco Tradicional Príncipe de Roma
Escola Favela do Samba
Show da Banda do Jegue

PRAÇA DA FAUSTINA (Praia Grande)
Sexta-feira (18) – Das 18h às 24h

Tambor de Crioula de Rosa Barbosa
Tambor de Crioula de Nilza
Tambor de Crioula de Apolônio
Tambor de Crioula Geralda Clemência
Tambor de Crioula de Zé Olhinho
Tambor de Crioula de Raimundo Mendes
Tambor de Hilda


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Caminhões com estruturas da passarela do samba chegam em São Luís

caminhoões na passarela do samba

caminhoões na passarela do samba

Chegou hoje pela manhã em São Luís, os caminhões alugados pela empresa CONSTRUMAC LTDA. Vindos de Belém do Pará, caminhoneiros trouxeram a bordo toda a estrutura metálica para montagem da passarela do samba.

Os caminhões encontram-se estacionados na passarela do samba, no anel viário.

Após a medida do cancelamento dos desfiles, ser anunciada pela prefeitura de São Luís, por meio da Func, a estrutura não será mais montada.

O empresário e proprietário Felipe, dono da Construmac encontra-se em São Luís com seus caminhoneiros, que até o momento não sabem o que de fato está acontecendo.

Ainda hoje, os caminhoneiros devem retornar a Belém com toda estrutura, o que não se sabe é quemirá arcar com os prejuízos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeitura investirá dinheiro da passarela do samba na Saúde

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, determinou que 50% do valor destinado ao Carnaval de 2013 sejam transferidos para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o que corresponde a uma injeção de R$ 1 milhão para a pasta. A decisão foi tomada após as entidades que representam as escolas de samba da capital informarem que não participariam do desfile na Passarela do Samba.

Como o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, já havia garantido na semana passada, o Carnaval 2013 será realizado. Os eventos carnavalescos estão assegurados com recursos na ordem de R$ 1 milhão que será utilizado para custeio dos gastos com palco, som, iluminação, banheiros químicos e atrações artísticas de bailes e eventos comunitários.

Prefeito Edivaldo Holanda investe na saúde

Prefeito Edivaldo Holanda investe na saúde

De acordo com o regulamento do Carnaval de Passarela compete à Prefeitura de São Luís, através da Func, adotar medidas relativas ao funcionamento da avenida do desfile, bem como higienização, segurança, sonorização, cachê dos jurados e iluminação dentro da passarela e na extensão da concentração. O custeio dos gastos foi assegurado pela Func com o anúncio do investimento de R$ 2 milhões para a festa deste ano.

O valor, entretanto, não era suficiente para o pagamento de cachê solicitado pela maior parte das agremiações carnavalescas e por isso a União das Escolas de Samba do Estado do Maranhão (UESMA), a Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e a Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA) decidiram não participar do desfile na Passarela do Samba.

Carnaval garantido

A temporada carnavalesca em São Luís será iniciada amanhã (17) com o Baile da Corte onde serão eleitos o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval 2013. Com o tema “São Luís, Capital Brasileira da Alegria”, a festa está marcada para às 21h na casa de eventos Patrimônio Show, na Praia Grande, e a entrada é gratuita.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.