Poder

Prefeitura de Capinzal do Norte encerra semana do Meio Ambiente com ato simbólico

Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Capinzal do Norte, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou um abraço simbólico na orla do balneário, cantando o hino nacional, plantando árvores e colocando placas de alertas pela cidade, em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente.

A campanha da fraternidade de 2017 traz o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” o pároco da cidade Padre Airton, não poderia ficar de fora, discursou e abençoou a iniciativa.

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.

Em mensagem aos brasileiros, o Papa Francisco ressaltou que preservar o planeta e seus habitantes é um dos maiores desafios em todas as partes da terra. Isso porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais.

O Papa defendeu ainda que os povos originários ou que vivem nos biomas conseguem desenvolver uma relação de respeito e de misericórdia com o meio ambiente. Surge daí a importância de se valorizar esta relação e aprender com ela. “Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres.”

2

3


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

André Portela abre os Festejos Juninos de Capinzal do Norte

WhatsApp Image 2017-06-11 at 12.28.49 (1)

Teve início, na noite do último sábado (10), os Festejos Juninos 2017, uma realização da Prefeitura de Capinzal do Norte, que é comandada por André Portela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito abriu primeira noite dos Festejos Juninos 2017, que reuniu um gigantesco publico, que vieram para dançar e se divertir.

Durante a primeira noite o ritmo inicial do circuito ficou por conta de Almeida Santos que cantou as músicas contagiantes do seu repertório, e pra finalizar a noite com chave de ouro o fenômeno Tony Guerra e Forró Sacode, sacudiu Capinzal com uma mega estrutura e muito forró.

WhatsApp Image 2017-06-11 at 12.33.41

Do Blog do Pedro Jorge


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Capinzal do Norte oferece oferece aulas gratuitas de capoeira

WhatsApp Image 2017-06-05 at 13.10.45

A capoeira é uma luta que tem como princípios fundamentais a comunicação corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, pensando no bem estar de nossas crianças e jovens a prefeitura municipal de capinzal do norte, juntamente com as secretarias de educação, e juventude e uma parceria com o grupo CAPOEIRARTE vem a oferecer aulas gratuitas de capoeira assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo.

Através da capoeira as crianças e os jovens têm o benefício de estimular o desenvolvimento dos aspectos físicos, afetivo-sociais, cognitivos, o que inclui desenvolvimento de valores, criatividade, autocontrole, disciplina, entre outros que poderão auxiliar consideravelmente uma formação cidadã mais saudável.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Diante disso, espera-se que essa Ação Social seja estimuladora do desenvolvimento integral.
As aulas é na segunda-feira às 09:00 horas, a tarde às 16:00 horas.

Na quarta-feira pela manhã às 09:30 hrs e a tarde às 16:25 hrs.

No povoado Santa Rosa sera no sábado às 16:30 da tarde na quadra poliesportiva da juventude.

Este projeto tem o apoio da prefeitura de capinzal do Norte, e das Secretarias de Educação, Juventude e o Professor Cogumelo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Escola de Capinzal do Norte recebem alimentos da agricultura familiar

WhatsApp Image 2017-05-29 at 11.04.33

Os alunos de escolas públicas de Capinzal do Norte começaram o ano com uma nova gestão que volta os olhos para o progresso, e em parceria com a Secretaria de Agricultura vem garantindo um reforço de alimentos da agricultura familiar para as escolas do município.

“Ao mesmo tempo em que incrementa a oferta de produtos para as instituições que mais precisam, o programa fortifica as cadeias produtivas da agricultura familiar”, afirma o secretário de agricultura Cristiano Rimá. ” O convênio também colabora para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes”, acrescenta.

Se antes as crianças se alimentavam com enlatados cheios de conservantes e comidas processadas, sobretudo por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, hoje é possível ver no prato delas frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal mais bem vistas pelos agricultores e agricultoras familiares do país. Vários estudos apontam para diversos avanços no meio rural em função desta iniciativa, mas nem por isso os atores sociais envolvidos deixam de apresentar críticas visando seu aprimoramento.

Com o PNAE todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa foi implantado em 1955 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis. A partir de 2009, com a Lei nº 11.947, 30% do valor foram direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar.

WhatsApp Image 2017-05-24 at 09.30.34 (1)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura celebra dia do assistente social em Capinzal do Norte

15 de maio

15 de Maio, a data celebra os profissionais dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Gestores participam de reunião para implantar o CREAS em Capinzal do Norte

IMG-20170313-WA0021

O Secretário de Assistência Social Márcio Pedro e o Adjunto Dilson Gonçalves participaram de uma reunião com NETO EVANGELISTA para implantação ou regionalização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.

Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o Creas também faz parte do Plano Brasil Sem Miséria ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza. Atualmente, o País conta com 2.155 unidades espalhadas pelo território.

O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, alcançando, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico de Capinzal do Norte

z6

Aconteceu na manhã desta terça-feira (09) no prédio da Primeira Igreja Batista em Capinzal do Norte a primeira reunião pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município em parceria com a Prefeitura Municipal de Capinzal do Norte, Secretaria de Meio Ambiente, FUNASA (Fundação Nacional da Saúde) e UFF (Universidade Federal Fluminense – RJ).

A reunião contou com a presença da população que lotou o local, participou também lideranças Capinzalenses, Vereadores, Secretários e o Prefeito Municipal André Portela.

Na ocasião foi apresentado o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), sob coordenadoria da Secretaria de Meio Ambiente. O Plano é um instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos para melhorias no saneamento básico.

A elaboração do Plano contempla serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos entre outros.
De acordo com a secretaria de meio ambiente, o plano contempla diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para os próximos anos, com metas e objetivos estabelecidos, além da definição de programas, projetos e ações

z2

O Secretário Elcias Chagas, destacou a preocupação da gestão André Portela de debater as ações, e a população compareceu em peso para participar da apresentação do Plano. “O prefeito André tem voltado ações nesse âmbito, o que era indispensável para Capinzal. Nosso convite foi para que a população se intere, opine e participe”, citou.

No final foram distribuídas mudas de árvores para os participantes que marcaram presença no evento.

Blog do Pedro Jorge


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura de Capinzal do Norte implanta projeto educacional especializado

18341840_164290914100132_1477173206408438708_n

Lyonella Moraes (Diretora) Enderson Portela (Sec. de Educação)

A Secretaria de Educação de Capinzal do Norte já iniciou, em parceria com a Prefeitura Municipal, a restauração da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, Com essa iniciativa a Secretaria de Educação de Capinzal do Norte contempla crianças que necessitam de atendimento e aprendizado.

Projeto de Atendimento Educacional Especializado

É um serviço da educação especial que objetiva identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, oferecendo: a possibilidade de aprender a conviver em uma sociedade pluralista; maior desenvolvimento acadêmico e social para pessoas com necessidades educativas.; e a possibilidade de pessoas sem necessidades educacionais especiais aprenderem a conviver na diversidade e a exercitar o respeito, a democracia e a cidadania.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Capinzal do Norte firma parceria com o IFMA

18119564_1217860854978570_447127833658931561_n

Visando oferecer qualificação para os jovens da cidade de Capinzal do Norte, o prefeito André Portela está firmando uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A parceria será feita para que cursos técnicos possam ser levados para o município. De acordo com o secretário de educação do município, Enderson Portela, a ideia é para que os cursos de diversas áreas possam ser implantados no município no início do próximo ano.

ENCONTRO PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO.

Na manhã do último dia 27/04, o secretário de educação do município, Enderson Portela esteve reunido com a equipe do IFMA, Campus Presidente Dutra-MA. Na oportunidade, foi firmada a parceria com o Instituto Federal para implantar cursos técnicos em Capinzal. “Esses cursos irão atingir diretamente o jovem capinzalense que está ocioso! A educação cura o povo que quer ser curado. A educação transforma as pessoas e transforma para melhor. A missão do prefeito André Portela é qualificar nossos jovens” Disse o secretário.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Capinzal do Norte vai realizar o grande encontro regional de educadores

images

O município de Capinzal do Norte será sede de um grande encontro com educadores de várias cidades da região. O encontro está previsto para acontecer nesse fim de semana nos dias 27 e 28 de Abril. Ao todo serão 15 municípios que participarão do evento. O encontro será uma formação para qualificar o uso na Plataforma “Conviva Educação”.

A plataforma conta com conteúdos informativos e formativos, como marcos legais, notícias, textos e vídeos, colaborando para a formação e para tomada de decisões mais qualificadas pelas SMEs.

O encontro vai falar também sobre ferramentas de trabalho para que os usuários insiram dados de suas redes, obtenham relatórios e acompanhem atividades e tarefas, tornando os processos mais eficientes e práticos

A formação abordará toda a plataforma com suas áreas de gestão (Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica, Gestão de Alimentação, Gestão de Transporte, Gestão Democrática, Gestão de Estrutura e muitos outros assuntos relacionados à educação).

Do Blog do De Sá


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.