Poder

Reunião desmistifica que a Câmara de São Luís seja contra o Uber

Astro de Ogum disse que Câmara nunca teve interesse em prejudicar ninguém, principalmente a classe trabalhadora.

Numa reunião realizada no fim da manhã desta terça-feira, 2, entre profissionais que atuam na utilização do aplicativo Uber e vereadores, ficou claro que a Câmara Municipal de São Luís e seu presidente, vereador Astro de Ogum (PR), não fazem qualquer movimentação contra o exercício do trabalho da categoria em São Luís.

O encontro aconteceu motivado por notícias desencontradas veiculadas no último fim de semana. O vereador Paulo Victor (Pros), que participou da reunião, disse que defende o Legislativo Ludovicense e o presidente. Ele sugeriu aos presentes no encontro que “desmistifiquem que ele, (Astro de Ogum) não é contra o Uber.

O vereador aproveitou para tratar sobre a apresentação do seu projeto que trata do funcionamento do aplicativo em São Luís, bem como sua tramitação na Câmara Municipal de São Luís. Ele destacou que para conseguir a aprovação de sua proposta necessita do apoio de seus colegas vereadores.

SEM MANIFESTAÇÃO

Fazendo uso da palavra em nome de seus companheiros, Alisson Dourado, como representante dos trabalhadores do Uber, disse que a presença dos trabalhadores na Câmara não era uma manifestação. O objetivo era se reunir com os vereadores em busca de apoio para a legalização do trabalho na capital maranhense.

“Essa reunião não tem nenhum intuito de manifestação, mas sim buscar apoio desta Câmara Municipal”, disse Dourado.

Alisson Dourado disse ainda que o aplicativo já conta com mais de 550 integrantes e que diante da crise que já deixa milhões de desempregados, o Uber é uma oportunidade de emprego e também complementação financeira.

SEM PREJUDICAR

Astro de Ogum declarou que essa era a primeira vez que integrantes do aplicativo Uber procuraram a Câmara Municipal para um diálogo. O presidente disse ainda que nunca teve o interesse de prejudicar ninguém, principalmente a classe trabalhadora.

Sobre o fato de haver promulgado a lei, que proíbe o funcionamento do Uber em São Luís, Astro de Ogum deixou claro que estava cumprindo um dever imposto pela lei.

“Se não fizesse isso [promulgasse a lei] estaria incorrendo em crime de improbidade administrativa”, afirmou. Acerca de acontecimentos futuros, ele disse que o Senado irá acabar regulamentando o Uber, e deixará as consequências desse ato para os municípios e para as Câmaras Municipais.

OUTRAS MANIFESTAÇÕES

Manifestaram-se ainda os vereadores Bárbara Soeiro (PSC) e Gutemberg Araújo (PSDB). A parlamentar chamou atenção da responsabilidade que os vereadores têm com a sociedade e a importância do debate sobre a permissão ou não do uso do aplicativo Uber na capital maranhense.

Já o vereador tucano explicitou que a Câmara Municipal nunca ficou omissa diante de situações que afligem a sociedade, destacando essa questão envolvendo o Uber, bem como outras que “sempre foram capitaneadas pelo presidente Astro de Ogum”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Vereadores de São Luís aprovam licitação do transporte público

Câmara de Vereadores de São Luís.

Câmara de Vereadores de São Luís.

Vereadores de São Luís aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 076/2014, que dispõe sobre a prestação dos serviços de transporte público de São Luís, depois de mais de 10 horas de discussões e análises na Câmara Municipal. A apreciação do projeto de licitação do sistema de transporte público começou às 10h30 de ontem e terminou depois das 21h.

O Projeto foi protocolado na Casa desde o mês de novembro, foi iniciada uma tramitação, no entanto foi adiada, pois profissionais do sistema de transporte alternativo realizaram manifestação e ocuparam o plenário.

A votação de ontem ocorreu em caráter definitivo, uma vez que foi aceito o pedido de apreciação em ‘urgência urgentíssima’, da pauta. Desta forma, a Câmara dispensou a tramitação do texto nas comissões competentes, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Transporte.

Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PV) foram os únicos a votarem contrários ao projeto encaminhado pelo Poder Executivo.

Ao todo, 11 emendas foram analisadas pelo plenário, apenas duas, contudo, foram aprovadas. O texto do projeto de lei inclui nova regulamentação das linhas de ônibus, terminais de integração, sistema de bilhetagem, controle de tráfego e modernização das frotas que atendem os usuários.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Falta de vereadores às sessões da Câmara de São Luís terá desconto no salário

Presidente da Câmara de Vereadores.

Presidente da Câmara de Vereadores.

A partir de agora, vereadores de São Luís que faltarem às sessões da Câmara de Vereadores e não justificarem de forma convincente terão um dia descontado de seus salário.

A medida foi anunciada, na última terça-feira (10), pelo presidente da Casa, o vereador Astro de Ogum (PR).

O presidente da Câmara afirmou que já existe uma lei que diz, que a falta de cada vereador custa R$ 500,00. Os descontos não serão feito somente se a justificativa não se encaixar no regimento interno da Casa. “Horário regimental ficou para ser cumprido, a começar por mim” frisou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Eric Costa apresenta projeto na Câmara de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

O Prefeito Eric Costa esteve na tarde de terça-feira (07), na Câmara de Vereadores acompanhando os trabalhos do Legislativo Municipal, ocasião em que apresentou o projeto para reforma e ampliação do Aeroporto Municipal, um dos seis do Maranhão que serão contemplados com reformas e adequações.

Eric Costa citou ainda a construção de novas mil residências que estão em fase de conclusão e que muito em breve será entregue a população com uma grande festa.

Na mesma Sessão o prefeito apresentou aos parlamentares e a população presente a maquete do Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que será construído no Bairro Altamira, Eric Costa respondeu questões sobre a Ponte do Juá e obras do Tamarindo afirmando que dentro de 45 dias entregará a Ponte à população, e em poucos dias uma grande inauguração marcará a entrega das obras no Tamarindo.

O Prefeito Eric Costa anunciou que dia 18 estará inaugurando o Sistema de Abastecimento de Água do Povoado Lagoa Grande e encerrou suas palavras agradecendo a atenção dos vereadores e convidando a todos para as comemorações pelo dia do Evangélico que será dia 11 de julho com uma grande programação e show da Cantora Bruna Karla.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.