Política

Novos servidores são empossados em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, os novos funcionários empossados por força do último concurso público começam a assumir seus postos de trabalho.

Por terem vinculo temporário, os funcionários contratados terão seus contratos rescindidos na forma prevista da Lei Municipal 08/2011 e para estrito cumprimento do que determina o Artigo 37 da Constituição Federal.

Ressalte-se que esta é a última etapa de um concurso que foi realizado, pela atual administração, obedecendo todos os critérios de lisura, transparência e compromisso com a meritocracia, não tendo sido medido esforços para que se pudesse realizar um certame sério que ao mesmo tempo atendesse as necessidades do município e concretizasse o sonho de muitas pessoas em conseguir sua independência financeira aliada a uma estabilidade profissional, evitando-se com isso que muitos saíssem do seio familiar em busca de oportunidades em outras localidades.

Por fim, a Prefeitura Municipal parabeniza os novos servidores pela conquista, ao tempo em que agradece de público aos contratados pelo compromisso e dedicação para com a administração pública pelo período em que a ela estiveram vinculados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Possíveis irregularidades faz Rigo Teles e Eric Costa travarem discussão em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

A Comissão de Obras a Barra do Corda, representada também pelos deputados Rogério Cafeteira e Júnior Verde, vistoriou obras públicas em Bacabal, Timon e Barra do Corda. Ao verificar as obras públicas conveniadas com o Governo, a Comissão da Assembleia constatou algumas irregularidades.

A Comissão seguiu para os povoados Três Lagoas do Manduca, São José do Mearim, Montevidéu e Cajazeiras BR. “Em Três Lagoas, constatamos que depois de 30 dias da inauguração do calçamento, o engenheiro da SINFRA não recebeu a obra porque está malfeita.

A situação semelhante estão as estradas vicinais, que deveriam estar prontas e servindo para escoar a produção.

Durante a audiência pública foi apresentado extratos bancários que seriam recursos dos convênios, datados dos meses de abril e maio. O prefeito disse que o governo aconselhou a não realizar as obras.

O relatório da visita será encaminhado, a pedido do governador Flávio Dino, a Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Infraestrutura e ao Ministério Público Estadual.

Na ocasião, o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, e o deputado estadual Rigo Teles, travaram uma discussão sobre possíveis irregularidades, resultando no fim da audiência pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Deputados usam comissão da Assembleia para fazer política

Comissão de Obras e Serviços Públicos  em vistoria em Barra do Corda

Comissão de Obras e Serviços Públicos em vistoria em Barra do Corda

Uma das comissões mais importantes da Assembleia Legislativa do Maranhão, a de Obras e Serviços Públicos, é usada desde o primeiro semestre deste ano para fazer política de forma imoral.

Um dos exemplos disso foi o que ocorreu em março, na cidade de Bacabal. Durante visita da comissão, composta pelos deputados Roberto Costa (PMDB), Rigo Teles (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS), acompanhados do Secretário de Estado da saúde, Marcos Pacheco, que não conseguiram definir qual seria o itinerário durante a visita.

Roberto Costa, Carlinhos Florêncio e o vereador Florêncio Neto, trocaram insultos em plena via pública, com direito ao registro da imprensa. O que tudo indica é que o vereador Florêncio Neto buscou um lugar propício para ser destaque e se lançar nas próximas eleições. Foi ele quem seguiu o deputado Roberto Costa e lhe proferiu palavras agressivas, responsabilizando-o pelos problemas da cidade.

Discussão em Bacabal entre Roberto Costa e filho de Carlinhos Florêncio

Discussão em Bacabal entre Roberto Costa e filho de Carlinhos Florêncio

Em Timon, a visita realizada em maio também tentou averiguar as possíveis irregularidades da prefeitura com as obras e conseguiu apurar os problemas conveniados com o governo, em 2013 e 2014. Entre elas, a de ampliação e reformo do Hospital Alarico Pacheco, que estava em total descaso, grande parte em atraso, e a construção da cadeia, paralisada.

Recentemente, a Comissão de Obras e Serviços Públicos esteve em Barra do Corda, para pressionar o prefeito em total uso eleitoreiro. Eric Costa apresentou relatórios das obras já concluídas e das que estão em andamento. Contudo foram encontradas irregularidades na entrega de dois, dos cinco andares de um complexo escolar construído para a instalação de uma universidade particular, com o dinheiro do estado e do município.

A fiscalização dos deputados da Comissão de Obras e Serviços Públicos, que deveria ser uma forma de sanar as dificuldades entre governo e prefeitura, a fim de atuar a favor da comunidade, que espera respostas de seus representantes está esquecendo suas obrigações, desenvolvendo um trabalho de cunho político e partidário.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo Teles leva comissão para fiscalizar obras no Município de Barra do Corda

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa viajou na tarde desta quinta-feira (9) para o município de Barra do Corda, onde vai fiscalizar a execução de obras conveniadas entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Ao participar de reunião com o deputado Vinicius Louro (PRB) e Eduardo Braide (PMN), Rigo Teles informou que a Comissão de Obras e Serviços da Casa já visitou e fiscalizou diversas obras públicas que estão realizadas nos municípios de Bacabal e Timon.

O parlamentar adiantou que em Barra do Corda a Comissão de Obras e Serviços Públicos vai fiscalizar o andamento de diversas obras que estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, especialmente nos setores de infraestrutura, e educação.

DENÚNCIAS

Na ocasião, Rigo Teles revelou que a Comissão vai investigar denúncias da Câmara Municipal de Barra do Corda, acerca de supostas irregularidades na execução de obras que estão sendo executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com Rigo, a Comissão de Obras da Assembleia vai visitar as escolas de Barra do Corda, principalmente o Complexo Educacional Manoel Mariano de Souza, que recentemente foi entregue para uma faculdade particular de Imperatriz.

Para Rigo Teles, a ideia é beneficiar a população com ensino gratuito em todos os pavimentos do Complexo Educacional, com a instalação de faculdades públicas, como a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Justiça suspende obra em Barra do Corda

O juiz Antônio Elias de Queiroga Filho, titular da 1ª Vara de Barra do Corda, proferiu nesta quarta-feira (8) uma decisão liminar na qual suspende as obras da ponte que liga os INCRA e Juá, no município de Barra do Corda. O motivo foi, segundo o juiz, a falta de documentos que comprovem a desapropriação de moradores do local onde as obras estão sendo realizadas e, de acordo com os autos, as obras têm causado danos às pessoas que possuem casa ou terreno nas imediações da construção da ponte.

De acordo com o autor da ação, J. C. S. M., até o momento não há uma política de desapropriação e ninguém foi indenizado pela Prefeitura de Barra do Corda. O advogado do município pediu o adiamento da audiência, por ter sido publicada a intimação na terça-feira, dia 7. Em seguida, o magistrado prolatou a seguinte decisão: “Compulsando os autos, verifica-se que o despacho, que designou a presente audiência, foi publicado no dia de ontem 07 de julho de 2015, o que impossibilitou a presença do réu em banca. Evidente, pois, a impossibilidade de realização do ato, que merece a devida redesignação. Por outro lado, e analisando detidamente os autos, é de ser concedida a medida liminar”.

O magistrado expressou na decisão o seguinte: “A fumaça do bom direito está presente porque, se por um lado o interesse público da Administração deve prevalecer quanto à construção e entrega da obra – a Ponte que liga os bairros do INCRA e Juá -, por outro, há a necessidade de não causar prejuízo a terceiro, sob pena de responsabilização. É direito básico do direito administrativo que a Administração tudo pode, menos causar prejuízo”. Foi constatado nos autos que não há qualquer procedimento, trazido pelo réu, no sentido de comprovar o início ou sequer o andamento de desapropriação da(s) área(s) atingida(s), dentre as quais se encontram os imóveis do autor.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Eric Costa apresenta projeto na Câmara de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

Eric Costa, prefeito de Barra do Corda

O Prefeito Eric Costa esteve na tarde de terça-feira (07), na Câmara de Vereadores acompanhando os trabalhos do Legislativo Municipal, ocasião em que apresentou o projeto para reforma e ampliação do Aeroporto Municipal, um dos seis do Maranhão que serão contemplados com reformas e adequações.

Eric Costa citou ainda a construção de novas mil residências que estão em fase de conclusão e que muito em breve será entregue a população com uma grande festa.

Na mesma Sessão o prefeito apresentou aos parlamentares e a população presente a maquete do Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), que será construído no Bairro Altamira, Eric Costa respondeu questões sobre a Ponte do Juá e obras do Tamarindo afirmando que dentro de 45 dias entregará a Ponte à população, e em poucos dias uma grande inauguração marcará a entrega das obras no Tamarindo.

O Prefeito Eric Costa anunciou que dia 18 estará inaugurando o Sistema de Abastecimento de Água do Povoado Lagoa Grande e encerrou suas palavras agradecendo a atenção dos vereadores e convidando a todos para as comemorações pelo dia do Evangélico que será dia 11 de julho com uma grande programação e show da Cantora Bruna Karla.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Trator roubado da Prefeitura de Barra do Corda é achado em Arame

O maquinário foi removido da fazenda por meio de uma prancha.

O maquinário foi encontrado nesta semana.

O maquinário foi encontrado nesta semana.

Um trator de esteira roubado da garagem da Prefeitura de Barra do Corda foi encontrado em uma fazenda no Município de Arame.

Segundo informações, o maquinário foi removido da fazenda por meio de uma prancha, por determinação do delegado regional e Barra do Corda, Dr. Alessandro, que já começou a ouvir várias pessoas suspeitas de participar do roubo do patrimônio da Prefeitura.

O delegado revelou que até segunda-feira (15) o caso será elucidado e os responsáveis pelo roubo serão indiciados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo Teles inaugura comitê central em Barra do Corda e reúne multidão

Rigo Teles

Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) inaugurou na última sexta-feira (15), em Barra do Corda, durante uma grande festa popular que reuniu cerca de cinco mil pessoas, seu comitê central de campanha para o quinto mandato, denominado “Pra Fazer Mais Pelo Maranhão”.

Na oportunidade, o deputado Rigo Teles recebeu declarações de apoio à reeleição de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e expressivas lideranças políticas e comunitárias de Barra do Corda e de outros municípios da região Central do Maranhão.

Prestigiaram a inauguração o ex-prefeito de Barra do Corda, “Nenzim” e a esposa “Santinha” (pai e mãe do Deputado Rigo), sua esposa, Abigail Cunha, o empresário Pedro Teles, os vereadores Doraci Nogueira, Rivelino Do Alin, Chico do Rosário e a vereadora Graça do Ivan Marquinhos, Dedé e Sirley.

Também foram prestigiar a inauguração do comitê central e reafirmar apoio à reeleição do deputado Rigo Teles os prefeitos Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), de Itaipava do Grajaú (Joãozinho do Dimaizão) e a ex-prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares e vereadores.

Todos os presentes reconhecem o trabalho de Rigo Teles pelo povo da Região Central e do Estado do Maranhão. Ambos querem que Rigo Teles continue a luta na Assembleia Legislativa, pois quem ganha com sua reeleição é a própria população.

Comité Central do deputado Rigo Teles em Barra do Corda funciona no Bairro Altamira. No mesmo local funciona também o comitê central do deputado federal e candidato à reeleição, Alberto Filho (PMDB), parceiro de trabalho de Rigo Teles na Região Central.

No comitê central estão afixados cartazes do deputado Rigo Teles (43.200), Alberto Filho (1522), Dilma (13), Lobão Filho (15) e Gatão Vieira (151). Todos fazem parte da coligação abraçada pelo deputado Rigo Teles na eleição do dia 5 de outubro de 2014.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Pai mata o filho com dois tiros em Barra do Corda

Foi preso Liduino Pereira dos Santos, 60 anos, suspeito de matar o próprio filho, identificado por Ednaldo Pereira dos Santos, 24. Segundo informações policiais, o crime ocorreu na residência da família, no bairro Trizidela, naquele município.

De acordo com as informações da polícia, o crime teria sido motivado por uma briga entre pai e filho, que teria iniciado por voltas das 7h da manhã desta sexta-feira (3).

Em depoimento, a mãe e a irmã da vítima contaram que o principal suspeito estava em posse de revólver calibre 38 e estava visivelmente alterado. Durante a discussão, Liduino teria quebrado vários objetos dentro de casa. Nesse momento, a vítima teria entrado em casa e tentado conter o pai.

Ainda segundo os relatos dos familiares, os dois teriam travado uma luta corporal e Liduino acabou atingindo Ednaldo com dois disparos de arma de fogo. A vítima ainda atingiu o pai com golpes de faca, mas logo depois caiu no chão e veio a óbito no local.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Rigo Teles destaca a posse do tenente coronel Porto no 5º BPM de Barra do Corda

aaaaaaaaaaaaaaa
O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (5), para destacar a posse do novo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Barra do Corda, tenente coronel Porto, que substitui major Markus, designado para comandar o 3º BPM de Imperatriz. A solenidade, animada pela Banda Municipal Maestro Moisés, aconteceu na manhã de quarta-feira (03).

Participaram da solenidade o comandante-geral da PMMA, coronel Zanoni, os coronéis Aldair e Frankalanci, os prefeitos Eric Costa (Barra do Corda), Capitão Otsuka (Grajaú), Joãozinho (Itaipava do Grajaú), o deputado Magno Bacelar, o promotor Guaraci, o delegado Felipe, o juiz Antônio Queiroga e o ex-prefeito “Nenzim”, um grande parceiro do município em prol do sucesso do trabalho do 5º BPM.

O parlamentar comentou que o novo comandante do 5º BPM foi recebido com muito carinho pela população de Barra do Corda e abençoado pelo padre Dourival, da Igreja Católica pelo pastor da Assembleia de Deus, Silvestre. Todos estavam confiantes que Porto dará continuidade ao excelente trabalho realizado em prol da segurança de Barra do Corda pelo ex-comandante, Major Markus.

Para Rigo Teles, o novo comandante do 5º BPM, tenente coronel Porto, é um militar preparado, competente e dedicado, e tem tudo para combater a criminalidade no município. O parlamentar lembrou no pronunciamento que o tenente coronel Porto já prestou relevantes serviços em benefício da sociedade, quando ocupou o cargo de sub-comandante da Polícia Militar de Barra do Corda.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Durante o pronunciamento, Rigo Teles destacou também o sucesso da audiência pública realizada, a seu pedido, na terça-feira (26), no comando do 5º Batalhão de Policia Militar de Barra do Corda, com a participação do secretário Aluísio Mendes, para discutir urgentes e necessárias medidas de segurança para o município de Barra do Corda e região Central do Maranhão.

Participaram da audiência pública o secretário de Inteligência da Segup, doutor Laércio, o delegado regional de Barra do Corda, doutor Alexandro, o delegado Felipe, o delegado Marconi, do Major Markus e os prefeitos Eric (Barra do Corda), Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), Joãozinho do Dimaizão (Itaipava do Grajaú), vereadores e a sociedade organizada.

Durante a audiência, o próprio secretário Aluísio Mendes anunciou que a Regional de Barra do Corda vai ser contemplada com uma delegacia regional, 17 viaturas policiais e com uma delegada especializada no combate aos crimes contra as mulheres. Na oportunidade, a população aplaudiu e agradeceu à governadora, a Rigo Teles e a Aluísio Mendes pelos benefícios, que o mais rápido possível serão instalados.

No pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Rigo Teles parabenizou a governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Abreu, o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e anunciou que está marcando uma nova audiência pública para discutir a segurança pública na regional de Presidente Dutra.

ENTIDADES DESTACADAS

Rigo Teles destacou que a audiência pública foi motivada porque recebeu documentos da Associação Comercial de Barra do Corda, subscritos pela Câmara Municipal de Barra do Corda, pelas paróquias Santa Cruz e Giana Beretta, pelos Irmãos Capuchinhos, pelas igrejas evangélicas, pela Maçonaria, Academia de Letras, TV Mirante, TV Santa Clara, Rádio e TV Gitirana, TVC, Rádio e TV Difusora, a Rádio Rio Corda, Rádio Alternativa, Barra do Corda News, Barra do Corda Notícia, Folha da Barra, Jornal Turma da Barra, OAB, Copaba, CDL e Correios.

Também motivaram à audiência a Escola Cantinho do Saber, BNB, BB, CEF, Sincob, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dos Arrumadores, dos Comerciários, dos Produtores Rurais, dos Professores, INCRA, as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social, Cultura, Infraestrutura, Esporte, Meio Ambiente, Agricultura, Indígena, CIRETRAN, UEMA, Ifma, escolas Don Valentino Lázaro, Nossa Senhora de Fátima, Ebenézia, Betânia, Centro Educacional Cristão, unidades de Educação, conselho de Educação, de Saúde, Segurança, Tutelar, etnias Guajajaras, Canelas, pastoral da Juventude, da Criança, Familiar, Renovação Carismática, Junta Comercial e Grupo de Mães de Barra do Corda e outros segmentos. Rigo Agradeceu a Governadora Roseana e o Secretário Aluísio Mendes pela grandeza da audiência pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.