Crime

Trator roubado da Prefeitura de Barra do Corda é achado em Arame

O maquinário foi removido da fazenda por meio de uma prancha.

O maquinário foi encontrado nesta semana.

O maquinário foi encontrado nesta semana.

Um trator de esteira roubado da garagem da Prefeitura de Barra do Corda foi encontrado em uma fazenda no Município de Arame.

Segundo informações, o maquinário foi removido da fazenda por meio de uma prancha, por determinação do delegado regional e Barra do Corda, Dr. Alessandro, que já começou a ouvir várias pessoas suspeitas de participar do roubo do patrimônio da Prefeitura.

O delegado revelou que até segunda-feira (15) o caso será elucidado e os responsáveis pelo roubo serão indiciados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo Teles inaugura comitê central em Barra do Corda e reúne multidão

Rigo Teles

Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) inaugurou na última sexta-feira (15), em Barra do Corda, durante uma grande festa popular que reuniu cerca de cinco mil pessoas, seu comitê central de campanha para o quinto mandato, denominado “Pra Fazer Mais Pelo Maranhão”.

Na oportunidade, o deputado Rigo Teles recebeu declarações de apoio à reeleição de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e expressivas lideranças políticas e comunitárias de Barra do Corda e de outros municípios da região Central do Maranhão.

Prestigiaram a inauguração o ex-prefeito de Barra do Corda, “Nenzim” e a esposa “Santinha” (pai e mãe do Deputado Rigo), sua esposa, Abigail Cunha, o empresário Pedro Teles, os vereadores Doraci Nogueira, Rivelino Do Alin, Chico do Rosário e a vereadora Graça do Ivan Marquinhos, Dedé e Sirley.

Também foram prestigiar a inauguração do comitê central e reafirmar apoio à reeleição do deputado Rigo Teles os prefeitos Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), de Itaipava do Grajaú (Joãozinho do Dimaizão) e a ex-prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares e vereadores.

Todos os presentes reconhecem o trabalho de Rigo Teles pelo povo da Região Central e do Estado do Maranhão. Ambos querem que Rigo Teles continue a luta na Assembleia Legislativa, pois quem ganha com sua reeleição é a própria população.

Comité Central do deputado Rigo Teles em Barra do Corda funciona no Bairro Altamira. No mesmo local funciona também o comitê central do deputado federal e candidato à reeleição, Alberto Filho (PMDB), parceiro de trabalho de Rigo Teles na Região Central.

No comitê central estão afixados cartazes do deputado Rigo Teles (43.200), Alberto Filho (1522), Dilma (13), Lobão Filho (15) e Gatão Vieira (151). Todos fazem parte da coligação abraçada pelo deputado Rigo Teles na eleição do dia 5 de outubro de 2014.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Pai mata o filho com dois tiros em Barra do Corda

Foi preso Liduino Pereira dos Santos, 60 anos, suspeito de matar o próprio filho, identificado por Ednaldo Pereira dos Santos, 24. Segundo informações policiais, o crime ocorreu na residência da família, no bairro Trizidela, naquele município.

De acordo com as informações da polícia, o crime teria sido motivado por uma briga entre pai e filho, que teria iniciado por voltas das 7h da manhã desta sexta-feira (3).

Em depoimento, a mãe e a irmã da vítima contaram que o principal suspeito estava em posse de revólver calibre 38 e estava visivelmente alterado. Durante a discussão, Liduino teria quebrado vários objetos dentro de casa. Nesse momento, a vítima teria entrado em casa e tentado conter o pai.

Ainda segundo os relatos dos familiares, os dois teriam travado uma luta corporal e Liduino acabou atingindo Ednaldo com dois disparos de arma de fogo. A vítima ainda atingiu o pai com golpes de faca, mas logo depois caiu no chão e veio a óbito no local.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Rigo Teles destaca a posse do tenente coronel Porto no 5º BPM de Barra do Corda

aaaaaaaaaaaaaaa
O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (5), para destacar a posse do novo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Barra do Corda, tenente coronel Porto, que substitui major Markus, designado para comandar o 3º BPM de Imperatriz. A solenidade, animada pela Banda Municipal Maestro Moisés, aconteceu na manhã de quarta-feira (03).

Participaram da solenidade o comandante-geral da PMMA, coronel Zanoni, os coronéis Aldair e Frankalanci, os prefeitos Eric Costa (Barra do Corda), Capitão Otsuka (Grajaú), Joãozinho (Itaipava do Grajaú), o deputado Magno Bacelar, o promotor Guaraci, o delegado Felipe, o juiz Antônio Queiroga e o ex-prefeito “Nenzim”, um grande parceiro do município em prol do sucesso do trabalho do 5º BPM.

O parlamentar comentou que o novo comandante do 5º BPM foi recebido com muito carinho pela população de Barra do Corda e abençoado pelo padre Dourival, da Igreja Católica pelo pastor da Assembleia de Deus, Silvestre. Todos estavam confiantes que Porto dará continuidade ao excelente trabalho realizado em prol da segurança de Barra do Corda pelo ex-comandante, Major Markus.

Para Rigo Teles, o novo comandante do 5º BPM, tenente coronel Porto, é um militar preparado, competente e dedicado, e tem tudo para combater a criminalidade no município. O parlamentar lembrou no pronunciamento que o tenente coronel Porto já prestou relevantes serviços em benefício da sociedade, quando ocupou o cargo de sub-comandante da Polícia Militar de Barra do Corda.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Durante o pronunciamento, Rigo Teles destacou também o sucesso da audiência pública realizada, a seu pedido, na terça-feira (26), no comando do 5º Batalhão de Policia Militar de Barra do Corda, com a participação do secretário Aluísio Mendes, para discutir urgentes e necessárias medidas de segurança para o município de Barra do Corda e região Central do Maranhão.

Participaram da audiência pública o secretário de Inteligência da Segup, doutor Laércio, o delegado regional de Barra do Corda, doutor Alexandro, o delegado Felipe, o delegado Marconi, do Major Markus e os prefeitos Eric (Barra do Corda), Adailton Cavalcante (Fernando Falcão), Joãozinho do Dimaizão (Itaipava do Grajaú), vereadores e a sociedade organizada.

Durante a audiência, o próprio secretário Aluísio Mendes anunciou que a Regional de Barra do Corda vai ser contemplada com uma delegacia regional, 17 viaturas policiais e com uma delegada especializada no combate aos crimes contra as mulheres. Na oportunidade, a população aplaudiu e agradeceu à governadora, a Rigo Teles e a Aluísio Mendes pelos benefícios, que o mais rápido possível serão instalados.

No pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Rigo Teles parabenizou a governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Abreu, o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e anunciou que está marcando uma nova audiência pública para discutir a segurança pública na regional de Presidente Dutra.

ENTIDADES DESTACADAS

Rigo Teles destacou que a audiência pública foi motivada porque recebeu documentos da Associação Comercial de Barra do Corda, subscritos pela Câmara Municipal de Barra do Corda, pelas paróquias Santa Cruz e Giana Beretta, pelos Irmãos Capuchinhos, pelas igrejas evangélicas, pela Maçonaria, Academia de Letras, TV Mirante, TV Santa Clara, Rádio e TV Gitirana, TVC, Rádio e TV Difusora, a Rádio Rio Corda, Rádio Alternativa, Barra do Corda News, Barra do Corda Notícia, Folha da Barra, Jornal Turma da Barra, OAB, Copaba, CDL e Correios.

Também motivaram à audiência a Escola Cantinho do Saber, BNB, BB, CEF, Sincob, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dos Arrumadores, dos Comerciários, dos Produtores Rurais, dos Professores, INCRA, as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social, Cultura, Infraestrutura, Esporte, Meio Ambiente, Agricultura, Indígena, CIRETRAN, UEMA, Ifma, escolas Don Valentino Lázaro, Nossa Senhora de Fátima, Ebenézia, Betânia, Centro Educacional Cristão, unidades de Educação, conselho de Educação, de Saúde, Segurança, Tutelar, etnias Guajajaras, Canelas, pastoral da Juventude, da Criança, Familiar, Renovação Carismática, Junta Comercial e Grupo de Mães de Barra do Corda e outros segmentos. Rigo Agradeceu a Governadora Roseana e o Secretário Aluísio Mendes pela grandeza da audiência pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo destaca vitória do Cordino sobre Sampaio Corrêa

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (13), para destacar e parabenizar toda a equipe do Cordino, pela vitória de 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no primeiro jogo da final da Copa Cidade São Luís. A partida foi realizada no Estádio Leandrão, em Barra do Corda.

O parlamentar lembrou que ao contrário do que comentou o jornalista Herbeth Fontenelle, esta não á a primeira vez que o Cordino vende o Sampaio Corrêa. Na Copa União de 2012, o Cordino venceu o Sampaio de 1 a 0, em São Luís, e de 4 a 2 em Barra da Corda.

Rigo Teles destacou que com o belíssimo gol do Luan, o Cordino venceu novamente o Sampaio por 1 a 0, e já é vice-campeão do primeiro turno da Taça Cidade São Luís.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Deputado Rigo Teles entrega 30 kits de pesca em Barra do Corda

RSCN9146O deputado Rigo Teles (PV) entregou no último final de semana trinta kits de pesca para pescadores de Barra do Corda, pleiteados no mês setembro desse ano pelo presidente da Associação de Pescadores de Barra do Corda, Arnóbio, pelo ex-vereador Sargento Vieira, pelo suplente de vereador João Baladeira e pelo pescador Chagas, todos representantes da categoria.

Durante reunião no escritório de Rigo Teles, cerca de 80 pescadores confessaram que alguns já possuíam as canoas, mas que o equipamento primordial de trabalho seria o motor, o kit rabeta e isopor para transportar o pescado, conforme as normas de higiene e conservação de alimentos, estabelecida pela Aged-MA.

Na oportunidade, Rigo Teles assumiu o compromisso com os pescadores de que iria conseguir os kits de pesca com a governadora Roseana Sarney e com o secretário de Estado de Agricultura, Cláudio Azevedo. Posteriormente, a Sagrima liberou os 30 kits, que foram entregues aos pescadores na última sexta-feira, dia 1º.

Na solenidade de entrega dos kits, estavam presentes cerca de 150 pessoas, entre pescadores, esposas e filhos de pescadores. Todos elogiaram a iniciativa do deputado Rigo Teles, que, na avaliação deles, sempre se preocupou com a melhoria da qualidade de vida e produção de renda da população de Barra do Corda, bem como de outros municípios do Maranhão que ele representa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Antônio Pereira prestigia eventos em Bom Jardim e Barra do Corda

O deputado Antônio Pereira (DEM) participou nos últimos dias de dois importantes eventos, promovidos pela Prefeitura de Bom Jardim e pela Prefeitura de Barra do Corda, municípios localizados nas regiões Oeste e Centro Sul do Estado do Maranhão.

Antonio Periera, a prefeita Lidiane e Beto Rocha, em Bom Jardim.

Antonio Periera, a prefeita Lidiane e Beto Rocha, em Bom Jardim.

Em Bom Jardim, Antônio Pereira participou, acompanhado da prefeita Lidiane Rocha, do líder político Beto Rocha, de vereadores, secretariados e de funcionários públicos municipais, da inauguração da unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

A ESF foi instalada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para atender cerca de três mil pessoas dos bairros Alto do Praxedes e da Vila São Bernardo, com serviços médicos de boa qualidade, disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na oportunidade, Antônio Pereira parabenizou a prefeita Lidiane Rocha e a população pelo importante benefício no setor de saúde pública. A ESF fica localizada na Rua Nova, próxima ao Colégio Feitosa Primo, e vai desafogar o atendimento no Hospital Municipal.

Durante a solenidade, a prefeita Lidiane Rocha e o líder político Beto Rocha, destacaram a importância da ESF para a população, especialmente para o Bairro Alto do Praxedes e comunidades vizinhas. Lidiane apresentou a equipe que vai trabalhar na mais nova unidade de saúde pública do município de Bom Jardim.

BARRA DO CORDA

Em Barra do Corda, o deputado Antônio Pereira participou da festa em Comemoração ao Dia da Crianças, acompanhado do prefeito Eric Costa (PSC), da esposa Caroline Pereira, da primeira dama Bruna Costa, vereadores, secretário e milhares de crianças. “A festa foi o mais grandioso e belo evento dedicado às crianças que já presenciei”, reconheceu o deputado.

Antonio Pereira e o prefeito Erick Costa.

Antonio Pereira e o prefeito Erick Costa.

Durante a festa, o prefeito Eric Costa e a primeira dama Bruna Costa receberam abraços carinhosos das crianças que lotaram o Espaço Cultural da Trezidela. A recepção aos pais e filhos foi feita por equipes das secretarias. Todos foram orientados acerca do acesso aos brinquedos infláveis e às camas elásticas. A Polícia Militar calculou que cerca de 60 mil pessoas participaram da festa.

As crianças e acompanhantes receberam credenciais que garantiram a participação nas brincadeiras e ganharam brinquedos, pipocas, refrigerantes, cachorros quentes e picolés. Oito crianças que fazem parte do pioneiro projeto Reforço Nota 10, promovido pela Prefeitura de Barra do Corda, foram premiadas com tablets, por que se destacarem em suas atividades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Luis Fernando confirma a prefeito de Barra do Corda ordem de serviço da MA 012

Secretário Luis Fernando.

Secretário Luis Fernando.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, confirmou por telefone ao prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PSC), a ordem de serviço da obra de pavimentação asfáltica da MA 012.

Segundo Luis Fernando, de 30 a 40 dias fará presente em Barra do Corda para que seja iniciado a execução das obras de pavimentação do trecho de Barra do Corda à cidade de São Raimundo do Doca Bezerra e também o trecho que liga Barra do Corda a cidade de Fernando Falcão, o que levará benefícios na região do sertão.

O prefeito Eric Costa ressaltou a parceria com Governo do Estado. “Quero agradecer por essa obra que o povo de Barra do Corda irá recebe e estou muito feliz porque todos os meus pedidos são atendidos pelo Governo do Estado, isso é motivo de muita alegria para mim e para a população de Barra do Corda e região, e representa desenvolvimento para cidade”, observou.

São aproximadamente 160 quilômetros de asfalto que beneficiará os povoados Centro dos Ramos, Barro Branco, Monte Vidéu, Cacau, Lagoa do Socorro, Capim e Sumaúma da Mata.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Barra do Corda: Câmara aprova criação do SAAE

O dilema enfrentando pela população barra-cordense com a deficiência do fornecimento de água para a cidade deverá estar com os dias contados. Aprovado na sessão da última quinta-feira, o projeto de Lei 028/2013 aprovou a implantação na cidade do SAAE – Sistema Municipal de Abastecimento promete não tão somente a municipalização dos serviços em Barra do Corda, mas também a garantia, segundo o prefeito Eric Costa, do fornecimento deles com total qualidade.

“Durante muitos anos sofremos com esse problema da falta de água em nossa cidade e sempre sonhávamos com esse momento em que o município assumiria com responsabilidade essa questão da distribuição de água em Barra do Corda, que tanto sofrimento já causou, com a aprovação da Lei e o apoio de todos haveremos de superar esse problema tão traumático que queremos enfrentar e resolver”. Declarou Eric Costa após a sessão histórica.

O projeto, que teve apenas o voto contrário da vereadora Nilda Barbalho, revoga a Lei 020 de 2001 que regulamentava o setor e permitia exclusividade dos serviços de distribuição de água na cidade para a CAEMA. O projeto define o modelo de atuação da autarquia que será responsável por todo o processo de distribuição de água e esgoto no município. Nos próximos 30 dias o prefeito expedirá os atos necessários para a regulamentação da Lei com a criação do regulamento do SAAE, além do Regimento Interno da Autarquia.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Vereadora de Barra do Corda é denunciada na Polícia Federal

Os indígenas receberam ordem para matar Licinio Brites e dá uma surra em dr Antônio.

Vereadora de Barra do Corda.

Vereadora de Barra do Corda.

A vereadora de Barra do Corda, Rita de Cássia Carneiro Pompeu (PP), foi denunciada na Polícia Federal pelo Ministério da Saúde através do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indigena, Licinio Brites Carmona, por atos nada republicanos.

Kassi como é conhecida politicamente, teria arquitetado para que índios atacassem membros do Ministério da Saúde quando passavam pela tribo ‘Pé de Galinha’.

De acordo com a denúncia protocolada em Boletim de Ocorrência na PF, os indígenas receberam ordem para matar Licinio Brites e dá uma surra em dr Antônio.

“Indígenas da Colônia, no dia anterior à visita da comitiva oficial, no período da tarde, a Rita de Cássia incitavam os indígenas a matar e aprisionar”, diz o BO.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.