Poder

Prefeitura entrega 2.500 mil títulos de propriedade aos moradores de Barra do Corda

Na sexta-feira (27), a Secretaria de Planejameto, Orçamento e Gestão, da Prefeitura de Barra do Corda entregou 2.500 títulos definitivos de propriedades aos moradores da Vila Alvorada.

Um dia de muita alegria e sonho realizado para quem esperou tanto tempo ter seu pedacinho de chão de fato e de direito.

O trabalho faz parte do programa “Lar Legal”, e tem por finalidade regularizar 15 mil propriedades em vários bairros da cidade beneficiando assim milhares de famílias barra -cordenses.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura inaugura escola indígena em Barra do Corda

Na sexta-feira(20), a Prefeitura de Barra do Corda inaugurou a primeira escola indígena.

A nova unidade fica localizada na Aldeia Três Irmãos, que possui cerca de 1.500 habitantes . A escola vai atender com satisfação crianças e jovens da comunidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de lideranças políticas do município e do estado, secretários municipais, vereadores, professores e moradores.

“E como é gratificante vê que a nossa gestão está dando mais qualidade para o ensino da rede municipal de educação. E com isso, as nossas crianças poderão ter um futuro melhor”, afirmou o prefeito Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ex-prefeito de Barra do Corda declara apoio a Roseana Sarney

Um dos maiores líderes políticos da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, esteve reunido na terça-feira (17), com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Na ocasião, que também se fazia presente o ex-candidato a prefeito de Barra do Corda, Júnior do Nenzim, Roseana ouviu de ambos que ter apoio total da família nas eleições do próximo ano para o governo.

A ex-governadora agradeceu a parceria e disse: “eu sempre fui muito bem tratada pelo povo de Barra do Corda, sempre tive maioria esmagadora de votos naquela cidade, agradeço ao Nenzin e ao Júnior todo o carinho e apoio, como também a todo o povo dessa cidade que tanto amo”.

Nenzim já foi prefeito de Barra do Corda por dois mandatos e é pai do deputado estadual Rigo Teles (PV).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Corda lança programa educacional

thumbnail_PAE - Barra do Corda

A população de Barra do Corda, autoridades políticas locais, professores e estudantes prestigiaram, na última sexta-feira (11), o lançamento de um Programa que promete revolucionar a Educação em Barra do Corda. Trata-se do PAE, o Programa de Avanços na Educação. O principal objetivo da medida é o de melhorar a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um parâmetro desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para aferir os resultados dos ensinos em todo o país.

Para que o planejamento do PAE dê certo, o prefeito Eric Costa disse esperar contar com a colaboração de todos, já que a aferição é feita a partir de provas aplicadas com os alunos. “Nossa missão é firmarmos um compromisso com vocês, pais, alunos, para que nós possamos colocar em prática tudo isso que nós planejamos e estamos apresentando a todos vocês. Nós temos que ser realistas e sabemos que há um caminho distante entre sonhar, planejar e realmente realizar. Para que possamos executar esse projeto, nós dependemos de cada um de vocês”, afirmou o gestor.

O prefeito também destacou vários exemplos nos quais a Educação é um agente de transformação social e de como ele planeja que ações como esta sejam intensificadas em Barra do Corda. Para ele, só uma Educação de qualidade é capaz de transformar vidas.

SOBRE O PROGRAMA

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Além do PAE, o município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Corda lançará programa no dia do Estudante

Foto PAE - Neto

Em comemoração ao Dia do Estudante, o prefeito de Barra do Corda irá lançar, na noite de hoje (11), o PAE, Programa de Avanços na Educação. Trata-se de uma iniciativa ousada, pioneira no município, que tem por objetivo melhorar ainda mais os índices educacionais de Barra do Corda.

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Mas além do PAE, os estudantes de Barra do Corda ainda têm muito a comemorar. O município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura realiza mutirão odontológico em Barra do Corda

thumbnail_IMG-20170710-WA0093

O mutirão odontológico, iniciado pela Prefeitura de Barra do Corda nesta segunda-feira, 10, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, vai atender até o próximo dia 14, mais de 400 pessoas dos bairros Trizidela e Cerâmica.

O prefeito Eric Costa acompanhado da Primeira Dama Bruna Costa esteve presente na abertura dos primeiros atendimentos e anunciou que durante todo o ano haverá mutirões nesse formato.

Quatro Consultórios com equipes de dentistas e auxiliares atendem pela manhã e tarde no Centro de Especialidades.

Os mutirões odontológicos são realizados por meio do Programa Sorria Barra do Corda, e tem como objetivo promover a ampliação das ações de saúde bucal nos usuários que já passaram por triagem nos Postos de Saúde .

thumbnail_IMG-20170710-WA0090

“Contamos com Odontopediatra, Cirurgiões e outros especialistas para atender o maior número de pacientes e assim fazer fluir os demais serviços bucais realizados nas Unidades Básicas de Saúde, é mais uma ação que vem para dá celeridade a esse tipo de atendimento tão importante para nossa população”, enfatizou Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo Teles denuncia perseguição da FMF contra o Cordino

1 4

O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles, foi à tribuna da Casa para denunciar que a Federação Maranhense de Futebol (FMF), comandada pelo presidente Antônio Américo, está perseguindo e prejudicando o Cordino no Campeonato Maranhense de Futebol.

Em sua fala, Rigo Teles denunciou que com intenção de prejudicar o Cordino, a FMF marcou a segunda partida do returno entre Sampaio e Cordino para a quarta-feira (7). “Foi uma grande perseguição. No domingo (4), três dias antes, o Cordino jogou pela Série D, em Miracema do Tocantins (TO)”, afirmou.

Na ocasião, Rigo lembrou que o Cordino saiu de Miracema segunda feira (5), chegou a São Luís terça-feira (6) e entrou em campo na quarta-feira (7), para enfrentar o Sampaio, e perdeu de 4 a 1. Com isso, o Sampaio foi campeão do segundo turno e forçou uma decisão extra contra o próprio Cordino, campeão do 1º turno.

Para Rigo, era impossível o Cordino vencer o Sampaio, porque o time estava cansado da longa viagem ao Tocantins “A população de Barra do Corda está revoltada com a perseguição da FMF, que prejudica o Cordino só porque o time é do interior. Não sou contra os outros times mas isso tem que acabar”, disse.

No pronunciamento, Rigo lamentou para completar o pacote de maldade contra o Cordino, a FMF baixou a portaria 023/2017, marcando o jogo final do campeonato maranhense para o estádio Frei Epifânio em Imperatriz, na quinta-feira (22), obrigando o time a viajar 300 km até Imperatriz para jogar longe da torcida.

IRRESPONSABILIDADE DA FMF

A portaria 016/2017 que tirou a final do estádio Leandrão foi baixada dia 5 de abril, quatro dias depois que o Cordino conquistou o primeiro turno do Maranhense, vencendo o Imperatriz por 2 a 1 no estádio Frei Epifânio. A portaria diz que o estádio para receber o jogo da final deve ter no mínimo de 2 mil lugares.

Por outro lado, Rigo soube que nenhum item do regulamento cita a obrigação da capacidade de dois mil lugares para o jogo da final. “Irresponsavelmente, a FMF mudou as regras do jogo do campeonato e jogou o Estatuto do Torcedor na lata de lixo. Só a falta a FMF entregar o título do campeonato ao Sampaio”, lamentou.

Rigo observou que o mais curioso é que o mesmo Estádio Leandrão foi palco das decisões do 1º e 2º Turno do mesmo Campeonato. Com a decisão da FMF, o primeiro jogo das finai acontece nesta quinta-feira (15), no Estádio Castelão, em São Luís. A segunda e última partida acontecerá no dia 22, em Imperatriz.

Finalizando, Rigo prometeu continuar ajudando o Cordino e tentar reverter a situação irresponsável criada pela FMF na Justiça. “A decisão e o jogo final do campeonato tem que ser realizado no Leandrão. Os torcedores não têm condições financeiras de acompanhar o jogo do Cordino em Imperatriz”, concluiu. c


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Cordo faz recadastramento para o ‘Minha Casa, Minha Vida’

thumbnail_IMG-20170614-WA0130

A Prefeitura de Barra do Corda, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, deu início nesta quarta-feira (14) o cadastramento e recadastramento de interessados para o sorteio de unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Nessa etapa serão contemplados os conjuntos habitacionais Nova Barra I e II. Totalizando mil casas.

Além da forma presencial, no Centro de Convivência da Terceira Idade, há outro formato de inscrição, e o procedimento é bem simples, basta acessar o site da Prefeitura, barradocorda.ma.gov.br, onde terá um link e seguir o passo a passo. Os usuários devem preencher corretamente os dados solicitados no formulário.

As incrições que começaram neste dia 14 de junho, irão até 14 de julho.

Um sonho para quem deseja adquirir sua casa própria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Polícia prende dupla suspeita de extorsão em Barra do Corda

A Policia Civil, por intermédio da 15* Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo Del Regional Renilto Ferreira e sua equipe de captura, prenderam, na última quarta-feira (07), Raimundo Nonato Gomes da Silva, 43 anos e Fabio de Meneses Ferreira, 33 anos.

Ambos são investigados pelos crimes de extorsão e Associação criminosa, uma vez que esses escolhiam suas vítimas, em regra empresários locais e levantavam todo o seu movimento diário, patrimônio e peculiaridades de sua rotina e por fim, conseguiam o celular da vitima e passava a ligar diariamente, tecendo ameaças de morte ou se passando por pistoleiros que teriam sido contratados para matar a vítima e que se esses não pagassem certa quantia exigida seriam mortos em poucos dias.

A suspeita e que vários empresários possam ter sido vitimas dessa possível quadrilha que agia em Barra do Corda e região, sendo que dois empresários já foram identificados, um inclusive cedeu as ameaças e fez um deposito de certa quantia aos criminosos diante das ameaças constantes, cumuladas de dados precisos da rotina diária das vítimas e familiares, fato estes que as deixavam aterrorizadas.

As prisões foram fruto de uma investigação árdua, de duas semanas intensas de trabalho de policias.

Através do apoio do Cisp chegamos até mesmo no modelo do celular usado para a pratica dos crimes, facilitando a apreensão do aparelho como prova.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Jovem morre após ser atingido por Jet Ski, em Barra do Corda

18492949_1081954025282652_1851460772_n

Na tarde do último domingo, aconteceu um acidente que terminou em morte no rio Corda, localizado na cidade de Barra do Corda.

Segundo informações, um jovem identificado com Júnior Brandão de 19 anos estava no rio quando foi atingido por um Jet Ski. Com a batida, ele foi arremessado há mais de 15 metros.

Brandão ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O piloto do Jet Sky fugiu do local do acidente.

De acordo com os banhistas, o local vive cheio de veículos náuticos e colocam a vida de muitos em perigos, pois os condutores só andam em alta velocidade. Não há fiscalização no rio.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.