Crime

Polícia já tem linha de investigação sobre morte do ex-prefeito Nenzim

A Polícia Civil do Maranhão já tem algumas linhas de investigação que buscam elucidar as causas do assassinato de Manoel Mariano de Sousa, conhecido como ‘Nenzim’, ex-prefeito de Barra do Corda, município localizado a 341 km de São Luís. Ele foi morto na manhã dessa quarta-feira (6), com um tiro no pescoço.

De acordo com a polícia, as investigações seguiram durante toda a madrugada desta quinta-feira (7). O delegado Regional de Barra do Corda, Renilton Ferreira, afirmou que algumas linhas de investigação e hipóteses sobre as causas do crime já estão sendo trabalhadas, mas elas não serão divulgadas para não atrapalhar as investigações sobre o caso.

“A polícia está conseguindo caminhar construtivamente. Estamos traçando linhas de investigações com várias equipes tanto da Policia Civil quanto da Polícia Militar e todo o sistema de segurança da região está voltado e a disposição para a elucidação desse crime. Trabalhamos com algumas hipóteses e acreditamos que em breve, estaremos com a conclusão desse caso para o esclarecimento dos fatos para a população de Barra do Corda e de todo o estado do Maranhão”, afirma o delegado.

Ainda segundo o delegado, uma equipe de médicos legistas e peritos dos municípios de São Luís e de Imperatriz estão em Barra do Corda para ajudar a elucidar o caso. Uma das filhas do ex-prefeito, Sandra Helena, afirmou que a família está desesperadas por respostas sobre o assassinato já que acredita que o pai e o irmão não tinham inimigos na cidade. “Está todo mundo desnorteado. Estamos sem a menor noção do que aconteceu”, afirmou Sandra.

Entenda o caso

Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzim, foi assassinado com um tiro no pescoço, na manhã dessa quarta-feira (6), na zona rural de Barra do Corda, a 341 km de São Luís. Ele foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Corda e em seguida, transferido para um hospital no município de Presidente Dutra, mas acabou falecendo.

As primeiras informações da Polícia Civil apontam que dois homens em uma motocicleta se aproximaram de Nenzim e do seu filho, o deputado estadual Rigo Teles (PV), que estava junto com ele, e dispararam várias vezes contra o ex-prefeito. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o crime tem características de pistolagem.

O corpo de ex-prefeito foi velado durante toda a madrugada em sua residência, em Barra do Corda e foi acompanhado de uma multidão de amigos e eleitores. O corpo do ex-prefeito deve ser enterrado no fim da tarde desta quinta-feira (7), no cemitério São Francisco, em Barra do Corda. Nenzim foi prefeito do município por três vezes.

Com informações do G1,MA


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Autoria do assassinato do ex-prefeito Nenzim ainda é desconhecida

A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do assassinato do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como “Nenzim”, o qual foi morto a tiros no início da manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Barra do Corda.

Segundo informações do delegado Dicival Gonçalves, superintendente de Polícia Civil do Interior, o crime aconteceu por volta das 6h30, quando o ex-prefeito estava com o seu lho, Mariano Júnior, dentro de um carro, na parte do carona. “Nenzim” foi alvejado com dois tiros na nuca.

Assim como a autoria, as motivações do crime ainda são desconhecidas. Ainda de acordo com o delegado Dicival Gonçalves, após tomar conhecimento do fato, a Superintendência de Polícia Civil do Interior enviou equipes de investigadores para Barra do Corda, para ajudar nas investigações. A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa também enviou uma equipe, além disso, o secretário de Segurança Pública, o delegado Jefferson Portela,
viajou ao local para dar apoio.

“Todos os esforços estão sendo realizados no intuito de esclarecer esse crime. Estamos investigando a motivação, mas não há, ainda, informações nesse sentindo. Esse foi um crime que abalou a região de Barra do Corda e nós estamos trabalhando para identificar e prender os autores”, declarou o delegado.

Do Imirante


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Ex-prefeito Nenzin é baleado em Barra do Corda

O ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzin, foi baleado no começo da manhã desta quarta-feira (6) enquanto fazia caminhada.

Ainda não há informações de quantos tiros ou a motivação para o ocorrido.

Um dos filhos da vítima confirmou que ele foi alvejado e que está sendo transferido para um hospital em Presidente Dutra.

Nenzin é pai do deputado estadual Rigo Teles (PV).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura entrega 2.500 mil títulos de propriedade aos moradores de Barra do Corda

Na sexta-feira (27), a Secretaria de Planejameto, Orçamento e Gestão, da Prefeitura de Barra do Corda entregou 2.500 títulos definitivos de propriedades aos moradores da Vila Alvorada.

Um dia de muita alegria e sonho realizado para quem esperou tanto tempo ter seu pedacinho de chão de fato e de direito.

O trabalho faz parte do programa “Lar Legal”, e tem por finalidade regularizar 15 mil propriedades em vários bairros da cidade beneficiando assim milhares de famílias barra -cordenses.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura inaugura escola indígena em Barra do Corda

Na sexta-feira(20), a Prefeitura de Barra do Corda inaugurou a primeira escola indígena.

A nova unidade fica localizada na Aldeia Três Irmãos, que possui cerca de 1.500 habitantes . A escola vai atender com satisfação crianças e jovens da comunidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de lideranças políticas do município e do estado, secretários municipais, vereadores, professores e moradores.

“E como é gratificante vê que a nossa gestão está dando mais qualidade para o ensino da rede municipal de educação. E com isso, as nossas crianças poderão ter um futuro melhor”, afirmou o prefeito Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Ex-prefeito de Barra do Corda declara apoio a Roseana Sarney

Um dos maiores líderes políticos da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, esteve reunido na terça-feira (17), com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Na ocasião, que também se fazia presente o ex-candidato a prefeito de Barra do Corda, Júnior do Nenzim, Roseana ouviu de ambos que ter apoio total da família nas eleições do próximo ano para o governo.

A ex-governadora agradeceu a parceria e disse: “eu sempre fui muito bem tratada pelo povo de Barra do Corda, sempre tive maioria esmagadora de votos naquela cidade, agradeço ao Nenzin e ao Júnior todo o carinho e apoio, como também a todo o povo dessa cidade que tanto amo”.

Nenzim já foi prefeito de Barra do Corda por dois mandatos e é pai do deputado estadual Rigo Teles (PV).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Corda lança programa educacional

thumbnail_PAE - Barra do Corda

A população de Barra do Corda, autoridades políticas locais, professores e estudantes prestigiaram, na última sexta-feira (11), o lançamento de um Programa que promete revolucionar a Educação em Barra do Corda. Trata-se do PAE, o Programa de Avanços na Educação. O principal objetivo da medida é o de melhorar a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um parâmetro desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para aferir os resultados dos ensinos em todo o país.

Para que o planejamento do PAE dê certo, o prefeito Eric Costa disse esperar contar com a colaboração de todos, já que a aferição é feita a partir de provas aplicadas com os alunos. “Nossa missão é firmarmos um compromisso com vocês, pais, alunos, para que nós possamos colocar em prática tudo isso que nós planejamos e estamos apresentando a todos vocês. Nós temos que ser realistas e sabemos que há um caminho distante entre sonhar, planejar e realmente realizar. Para que possamos executar esse projeto, nós dependemos de cada um de vocês”, afirmou o gestor.

O prefeito também destacou vários exemplos nos quais a Educação é um agente de transformação social e de como ele planeja que ações como esta sejam intensificadas em Barra do Corda. Para ele, só uma Educação de qualidade é capaz de transformar vidas.

SOBRE O PROGRAMA

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Além do PAE, o município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Corda lançará programa no dia do Estudante

Foto PAE - Neto

Em comemoração ao Dia do Estudante, o prefeito de Barra do Corda irá lançar, na noite de hoje (11), o PAE, Programa de Avanços na Educação. Trata-se de uma iniciativa ousada, pioneira no município, que tem por objetivo melhorar ainda mais os índices educacionais de Barra do Corda.

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Mas além do PAE, os estudantes de Barra do Corda ainda têm muito a comemorar. O município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura realiza mutirão odontológico em Barra do Corda

thumbnail_IMG-20170710-WA0093

O mutirão odontológico, iniciado pela Prefeitura de Barra do Corda nesta segunda-feira, 10, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, vai atender até o próximo dia 14, mais de 400 pessoas dos bairros Trizidela e Cerâmica.

O prefeito Eric Costa acompanhado da Primeira Dama Bruna Costa esteve presente na abertura dos primeiros atendimentos e anunciou que durante todo o ano haverá mutirões nesse formato.

Quatro Consultórios com equipes de dentistas e auxiliares atendem pela manhã e tarde no Centro de Especialidades.

Os mutirões odontológicos são realizados por meio do Programa Sorria Barra do Corda, e tem como objetivo promover a ampliação das ações de saúde bucal nos usuários que já passaram por triagem nos Postos de Saúde .

thumbnail_IMG-20170710-WA0090

“Contamos com Odontopediatra, Cirurgiões e outros especialistas para atender o maior número de pacientes e assim fazer fluir os demais serviços bucais realizados nas Unidades Básicas de Saúde, é mais uma ação que vem para dá celeridade a esse tipo de atendimento tão importante para nossa população”, enfatizou Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo Teles denuncia perseguição da FMF contra o Cordino

1 4

O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles, foi à tribuna da Casa para denunciar que a Federação Maranhense de Futebol (FMF), comandada pelo presidente Antônio Américo, está perseguindo e prejudicando o Cordino no Campeonato Maranhense de Futebol.

Em sua fala, Rigo Teles denunciou que com intenção de prejudicar o Cordino, a FMF marcou a segunda partida do returno entre Sampaio e Cordino para a quarta-feira (7). “Foi uma grande perseguição. No domingo (4), três dias antes, o Cordino jogou pela Série D, em Miracema do Tocantins (TO)”, afirmou.

Na ocasião, Rigo lembrou que o Cordino saiu de Miracema segunda feira (5), chegou a São Luís terça-feira (6) e entrou em campo na quarta-feira (7), para enfrentar o Sampaio, e perdeu de 4 a 1. Com isso, o Sampaio foi campeão do segundo turno e forçou uma decisão extra contra o próprio Cordino, campeão do 1º turno.

Para Rigo, era impossível o Cordino vencer o Sampaio, porque o time estava cansado da longa viagem ao Tocantins “A população de Barra do Corda está revoltada com a perseguição da FMF, que prejudica o Cordino só porque o time é do interior. Não sou contra os outros times mas isso tem que acabar”, disse.

No pronunciamento, Rigo lamentou para completar o pacote de maldade contra o Cordino, a FMF baixou a portaria 023/2017, marcando o jogo final do campeonato maranhense para o estádio Frei Epifânio em Imperatriz, na quinta-feira (22), obrigando o time a viajar 300 km até Imperatriz para jogar longe da torcida.

IRRESPONSABILIDADE DA FMF

A portaria 016/2017 que tirou a final do estádio Leandrão foi baixada dia 5 de abril, quatro dias depois que o Cordino conquistou o primeiro turno do Maranhense, vencendo o Imperatriz por 2 a 1 no estádio Frei Epifânio. A portaria diz que o estádio para receber o jogo da final deve ter no mínimo de 2 mil lugares.

Por outro lado, Rigo soube que nenhum item do regulamento cita a obrigação da capacidade de dois mil lugares para o jogo da final. “Irresponsavelmente, a FMF mudou as regras do jogo do campeonato e jogou o Estatuto do Torcedor na lata de lixo. Só a falta a FMF entregar o título do campeonato ao Sampaio”, lamentou.

Rigo observou que o mais curioso é que o mesmo Estádio Leandrão foi palco das decisões do 1º e 2º Turno do mesmo Campeonato. Com a decisão da FMF, o primeiro jogo das finai acontece nesta quinta-feira (15), no Estádio Castelão, em São Luís. A segunda e última partida acontecerá no dia 22, em Imperatriz.

Finalizando, Rigo prometeu continuar ajudando o Cordino e tentar reverter a situação irresponsável criada pela FMF na Justiça. “A decisão e o jogo final do campeonato tem que ser realizado no Leandrão. Os torcedores não têm condições financeiras de acompanhar o jogo do Cordino em Imperatriz”, concluiu. c


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.