Poder

Polícia prende homem acusado de matar ex-esposa a facadas em Formosa da Serra Negra

Em cumprimento ao mandado de prisão preventiva, a Polícia Civil prendeu Edivan Carneiro Macedo, 42 anos, pelo assassinado as ua ex esposa Neurivanvia Barbosa dos Santos, 35 anos, em 04 de maio de 2018, em Formosa da Serra Negra.

Segundo as investigações, na noite do crime, Edivan invadiu a casa de sua ex-esposa, os quais estavam separados já há 09 meses, arrombado a janela do quarto da vítima, armado com uma faca de cozinha, onde então passou a desferir golpes de faca em Neurivania

Com os gritos de socorro da vítima, o filho de 12 anos de idade de Neurivania e Edivan, que estava dormindo no quarto ao lado, acordou e foi até o quarto de sua mãe ver o que estava acontecendo, sendo que neste momento o criminoso pulou a janela em fuga e a vítima caiu no colo de seu filho D.B.M., estando toda ensanguentada, vindo a óbito imediatamente nos braços do adolescente.

A prisão de EDIVAN se deu após longa e intensa negociação do Del Regional Renilto Ferreira, junto ao advogado de defesa e familiares do acusado, sendo que na manhã de hoje, o mesmo se entregou a Polícia Civil da 15º Del Regional de Barra do Corda.

Em seu interrogatório, Edivan alegou que matou sua ex esposa porquê ao chegar na casa da mesma, na noite do crime, flagrou essa em uma conversa ao telefone, dizendo a outro homem que o amava, alegando então que o inimigo (diabo) teria feito ele cometer esse ato bárbaro.

Após o crime, o suspeito fugiu para a região do povoado “Limpeza”, onde ficou escondido alguns dias e em seguida foi para o Distrito Federal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Colombiano é preso por agiotagem em Barra do Corda

Na quarta-feira (29), a Polícia Civil de Barra do Corda prendeu o colombiano Yesid Cristancho García por agiotagem.

O mesmo foi surpreendido no bairro Trezidela, quando fazia cobranças de empréstimos a empresários e comerciantes locais.

Na residência de Yesid foram encontrados vários cartões de crediário dos empréstimos realizados, panfletos de propaganda e o valor de quase $8.000,00 reais em espécie, que era usado para movimentar esse esquema de agiotagem a comerciantes e empresários locais.

Segundo as investigações, os empréstimos eram realizados sob o juro de 20%, sendo que as cobranças eram feitas diáriamente.

Yesid foi encaminhado para a delegacia de Barra do Corda, onde foram tomadas medidas cabíveis.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Postos de combustíveis clandestinos são alvos da polícia em Barra do Corda

Postos de combustíveis em Barra do Corda foram alvo de uma operação de combate a venda de combustíveis em postos clandestinos. Batizada de “Tanque Cheio”, a operação ocorreu nos povoados de Três Lagos do Manduca, São José e Ipiranga.

Durante a operação da polícia, foram apreendidos cerca de 1000 litros de combustível. Nos três povoados foram encontrados postos de combustíveis instalados de forma caseira. Foram apreendidos também combustíveis que eram vendidos por comerciantes locais em galões de diversos tamanhos.

Na operação um homem, que não teve a sua identidade revelada, foi preso pelo crime de venda ilegal de combustíveis. Quatro suspeitos conseguiram fugir da prisão em flagrante, mas já estão identificados e já foram intimados a prestarem esclarecimentos à polícia.

A Polícia Civil informou que vai continuar fazendo esse tipo de operação com o intuito de preservar a vida e a integridade dos moradores dessas localidades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Índio é preso suspeito de liderar assaltos na BR-226

Em uma ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil nesta última quinta-feira (18), um homem identificado como Agailton Ventura Guajajara foi preso suspeito de fazer assaltos na BR-226. Ele estava foragido da justiça.

Segundo informações da polícia, o índio Guajajaras é apontado como um dos principais líderes dos assaltos na BR-226.

Na ação, quatro pessoas foram detidas também suspeitas de assalto na região.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Polícia desarticula quadrilha de assaltantes em Barra do Corda

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, está realizando uma operação que busca prender integrantes de uma quadrilha de assaltantes na BR-226. A operação ocorre desde a manhã desta quarta-feira (17), na cidade de Barra do Corda, localizado a 444 Km de São Luís.

Dois índios já foram presos, segundo a polícia, que também apreendeu armas, celulares e capuzes que eram usados nos assaltos. Os suspeitos foram identificados como Neusina Ferreira Guajajara e Hilson Ventura Guajajara. Segundo o delegado de Barra do Corda, Renilton Ferreira, os criminosos cometiam assaltos todos os dias.

“Essa operação foi elaborada pela Polícia Civil justamente pela situação insustentável que se encontrava a BR-226, entre a cidade de Barra do Corda e Grajaú, com centenas de assaltos diários, dia e noite. Ela não é única. É uma das operações que nós vamos fazer para combater esse grande número de assaltos. São vários criminosos, a maioria indígenas, com alguns brancos infiltrados no meio”, afirmou.

Existe uma grande quadrilha formada, em sua maioria, por índios que realizam assaltos na BR-226 desde o ano passado, de acordo com a Polícia Civil. A maioria dos índios é da reserva Cana Brava e utilizam arma de fogo e armas artesanais durante os assaltos.

O delegado Renilton informou que, por conta da dificuldade em coletar provas que mantenham os criminosos presos, além dessa quadrilha outros grupos menores de indígenas tem iniciado assaltos na região.

“A policia tem identificado uma grande quadrilha que já vem com mandados de prisão de diversas operações anteriores, nos anos de 2016 e 2017. A dificuldade de prender tem gerado impunidade. Essa impunidade tem incentivado outras aldeias a também se motivarem a cometer crimes. Então além dessa quadrilha, que já agia a mais de um ano na região, agora estamos com outros pequenos grupos realizando assaltos”, informou Renilton.

A polícia informou que os criminosos visam dinheiro em espécie das vítimas e também pertences de fácil venda, como celulares e relógios. Eles também abordam ônibus e saqueiam todos os passageiros. Na maioria das vezes utilizam os valores para ingerir bebida alcoólica, consumir entorpecentes e para gastos pessoais.

De acordo com o delegado de Barra do Corda, agora a Polícia busca até estabelecer parcerias para conter a onda de assaltos na região.

“Pretendemos nos reunir com o Ministério Público ou o Poder Judiciário local para tentar uma parceria de uma atuação mais rígida por essas autoridades para que, após prender, eles não sejam liberados. Semana que vem, provavelmente, vamos fazer essa reunião para buscar essa parceria e a manutenção mais longa da prisão”, afirmou.

G1,MA


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Polícia já tem linha de investigação sobre morte do ex-prefeito Nenzim

A Polícia Civil do Maranhão já tem algumas linhas de investigação que buscam elucidar as causas do assassinato de Manoel Mariano de Sousa, conhecido como ‘Nenzim’, ex-prefeito de Barra do Corda, município localizado a 341 km de São Luís. Ele foi morto na manhã dessa quarta-feira (6), com um tiro no pescoço.

De acordo com a polícia, as investigações seguiram durante toda a madrugada desta quinta-feira (7). O delegado Regional de Barra do Corda, Renilton Ferreira, afirmou que algumas linhas de investigação e hipóteses sobre as causas do crime já estão sendo trabalhadas, mas elas não serão divulgadas para não atrapalhar as investigações sobre o caso.

“A polícia está conseguindo caminhar construtivamente. Estamos traçando linhas de investigações com várias equipes tanto da Policia Civil quanto da Polícia Militar e todo o sistema de segurança da região está voltado e a disposição para a elucidação desse crime. Trabalhamos com algumas hipóteses e acreditamos que em breve, estaremos com a conclusão desse caso para o esclarecimento dos fatos para a população de Barra do Corda e de todo o estado do Maranhão”, afirma o delegado.

Ainda segundo o delegado, uma equipe de médicos legistas e peritos dos municípios de São Luís e de Imperatriz estão em Barra do Corda para ajudar a elucidar o caso. Uma das filhas do ex-prefeito, Sandra Helena, afirmou que a família está desesperadas por respostas sobre o assassinato já que acredita que o pai e o irmão não tinham inimigos na cidade. “Está todo mundo desnorteado. Estamos sem a menor noção do que aconteceu”, afirmou Sandra.

Entenda o caso

Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzim, foi assassinado com um tiro no pescoço, na manhã dessa quarta-feira (6), na zona rural de Barra do Corda, a 341 km de São Luís. Ele foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Corda e em seguida, transferido para um hospital no município de Presidente Dutra, mas acabou falecendo.

As primeiras informações da Polícia Civil apontam que dois homens em uma motocicleta se aproximaram de Nenzim e do seu filho, o deputado estadual Rigo Teles (PV), que estava junto com ele, e dispararam várias vezes contra o ex-prefeito. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o crime tem características de pistolagem.

O corpo de ex-prefeito foi velado durante toda a madrugada em sua residência, em Barra do Corda e foi acompanhado de uma multidão de amigos e eleitores. O corpo do ex-prefeito deve ser enterrado no fim da tarde desta quinta-feira (7), no cemitério São Francisco, em Barra do Corda. Nenzim foi prefeito do município por três vezes.

Com informações do G1,MA


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Autoria do assassinato do ex-prefeito Nenzim ainda é desconhecida

A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do assassinato do ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como “Nenzim”, o qual foi morto a tiros no início da manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Barra do Corda.

Segundo informações do delegado Dicival Gonçalves, superintendente de Polícia Civil do Interior, o crime aconteceu por volta das 6h30, quando o ex-prefeito estava com o seu lho, Mariano Júnior, dentro de um carro, na parte do carona. “Nenzim” foi alvejado com dois tiros na nuca.

Assim como a autoria, as motivações do crime ainda são desconhecidas. Ainda de acordo com o delegado Dicival Gonçalves, após tomar conhecimento do fato, a Superintendência de Polícia Civil do Interior enviou equipes de investigadores para Barra do Corda, para ajudar nas investigações. A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa também enviou uma equipe, além disso, o secretário de Segurança Pública, o delegado Jefferson Portela,
viajou ao local para dar apoio.

“Todos os esforços estão sendo realizados no intuito de esclarecer esse crime. Estamos investigando a motivação, mas não há, ainda, informações nesse sentindo. Esse foi um crime que abalou a região de Barra do Corda e nós estamos trabalhando para identificar e prender os autores”, declarou o delegado.

Do Imirante


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Ex-prefeito Nenzin é baleado em Barra do Corda

O ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzin, foi baleado no começo da manhã desta quarta-feira (6) enquanto fazia caminhada.

Ainda não há informações de quantos tiros ou a motivação para o ocorrido.

Um dos filhos da vítima confirmou que ele foi alvejado e que está sendo transferido para um hospital em Presidente Dutra.

Nenzin é pai do deputado estadual Rigo Teles (PV).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura entrega 2.500 mil títulos de propriedade aos moradores de Barra do Corda

Na sexta-feira (27), a Secretaria de Planejameto, Orçamento e Gestão, da Prefeitura de Barra do Corda entregou 2.500 títulos definitivos de propriedades aos moradores da Vila Alvorada.

Um dia de muita alegria e sonho realizado para quem esperou tanto tempo ter seu pedacinho de chão de fato e de direito.

O trabalho faz parte do programa “Lar Legal”, e tem por finalidade regularizar 15 mil propriedades em vários bairros da cidade beneficiando assim milhares de famílias barra -cordenses.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura inaugura escola indígena em Barra do Corda

Na sexta-feira(20), a Prefeitura de Barra do Corda inaugurou a primeira escola indígena.

A nova unidade fica localizada na Aldeia Três Irmãos, que possui cerca de 1.500 habitantes . A escola vai atender com satisfação crianças e jovens da comunidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de lideranças políticas do município e do estado, secretários municipais, vereadores, professores e moradores.

“E como é gratificante vê que a nossa gestão está dando mais qualidade para o ensino da rede municipal de educação. E com isso, as nossas crianças poderão ter um futuro melhor”, afirmou o prefeito Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.