Política

Rigo anuncia que Barra do Corda terá frente brigadista para Combater as queimadas

O anúncio foi feito depois que o parlamentar promoveu audiência pública com o Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Câmara e com a sociedade

Deputado Rigo Teles

Deputado Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou, nesta última segunda-feira (24), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia, que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão vai promover, a partir primeiro setembro, uma frente brigadista para combater os incêndios provocados pelas queimadas na Região Centro Sul do Maranhão.

O anúncio foi feito depois que o parlamentar promoveu, na sexta-feira (21), em Barra do Corda, uma audiência pública com o Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Câmara e com a sociedade, para buscar uma solução para o problema das queimadas, que estão destruindo a flora e a fauna e causando graves prejuízos financeiros.

A audiência pública foi pedida pelos empresários, pecuaristas e pela classe política, representada pelos vereadores Dora Nogueira, Chico do Rosário, Nilda Barbalho, Graça do Ivan e Paulinho Bandeira, no total estavam 11 vereadores, que em nome da população, alegaram que as queimadas também estão provocando sérios problemas de saúde, especialmente nas crianças.

Trabalho conjunto

Estavam presentes na audiência realizada entre as 20h e 23h30m, na Câmara Municipal de Barra do Corda, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Barra do Corda, tenente-coronel Erivelton, do delegado, Dr. Elson, da capitã, Tainá, do Corpo de Bombeiros e dos tenentes da Polícia Militar, Paulo e Souza.

Depois da audiência, o comando do Corpo de Bombeiros definiu que a frente brigadista – que atuará por tempo indeterminado em Barra do Corda e nos municípios do entorno – será formada pelo coronel Teixeira e dois oficiais, com o apoio do deputado Rigo Teles, da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Comércio e demais setores da sociedade.

Rigo Teles adiantou que para garantir o êxito do trabalho da Frente Brigadista, foi formada uma comissão de apoio composta de representantes do poder Judiciário, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura, da Câmara Municipal, dos empresários, dos pecuaristas, das associações de moradores e da sociedade civil organizada.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo Teles reúne-se com corregedor para falar sobre prefeitura de Barra do Corda

Encontro aconteceu na última quarta-feira, 20

Rigo Teles com o corregedor-geral Suvamy Meireles

Rigo Teles com o corregedor-geral Suvamy Meireles

O deputado Rigo Teles (PV) reuniu-se na última quarta-feira (20), com o corregedor-geral Suvamy Vivekananda Meireles, em busca de resultados da denúncia enviada ao Ministério Público sobre a ocupação de dois pavimentos (primeiro e segundo) do Complexo Educacional Manoel Mariano de Souza pela Universidade particular UNICENTRO, em Barra do Corda, com a autorização do atual prefeito Eric Costa.

De acordo com o parlamentar, após visita in loco ao município, o Ministério Público constatou que a Universidade fechará as portas. “O MP atendeu ao meu pedido e foi à Barra do Corda há 2 meses. Com essa visita, as autoridades concluíram que a UNICENTRO não tem condições de funcionar num prédio público conveniado com a prefeitura da cidade e o governo estadual”, explicou Rigo.

QUEIMADAS

Outro assunto tratado durante a reunião com o corregedor-geral foi sobre as queimadas que veem se alastrando pelo município de Barra do Corda.

Rigo Teles procurou não só o Ministério Público, mas outras autoridades competentes dos poderes Executivo e Judiciário em busca de uma solução para essas queimadas porque, segundo ele, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Portal de Monitoramento de Queimadas e Incêndios constataram que a Região Centro-Sul do Maranhão ocupa os primeiros lugares em números de focos de incêndio, com destaques para Barra do Corda, Grajaú e Mirador.

“Aproveitei a oportunidade para levar essa pauta, porque essa notícia de que Barra do Corda é um dos municípios maranhenses com maior foco de queimada muito me entristeceu”, disse Rigo Teles, complementando que o Ministério Público se colocou à disposição, assim como o Corpo de Bombeiros, que terá uma equipe a disposição na cidade para, pelo menos, controlar e amenizar o problema das queimadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo Teles mobiliza autoridades para acabar com os focos de queimadas em Barra do Corda

Deputado disse que vai lutar para acabar com as queimadas

Rigo Teles

Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou nesta quinta-feira (20), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que começou a mobilizar as autoridades competentes dos poderes Executivo e Judiciário, para acabar os focos de queimadas em Barra do Corda, na Região Centro-Sul do Maranhão.

O anúncio foi feito depois que o parlamentar se reuniu para tratar do assunto com os secretários de Estado Márcio Jerry (Articulação Política), Jefferson Portela (Segurança Pública), com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Célio Roberto Pinto, e com a Procuradora-Geral de Justiça, Regina Rocha.

Rigo Teles comentou que vai lutar para acabar com as queimadas, porque o instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Portal de Monitoramento de Queimadas e Incêndios, constataram que ocupamos os primeiros lugares em números de focos de incêndio, com destaques para Barra do Corda, Grajaú e Mirador.

BRIGADA E BOMBEIROS

No pronunciamento, Rigo Teles disse que recebeu reclamações dos vereadores, empresários, pecuaristas e agricultores e da população, pedindo providências para acabar com as queimadas em Barra do Corda, que estão causando sérios prejuízos financeiros e o ao meio ambiente, que está sendo destruído.

Durante a reunião com as autoridades, o deputado Rigo Teles mostrou imediata necessidade de promover uma brigada de incêndio para conter as queimadas, e colocar em prática seu antigo projeto apresentado na Assembleia Legislativa, para instalar uma unidade fixa do Corpo de Bombeiros Militar em Barra do Corda.

Ao finalizar sua fala, o deputado Rigo Teles acionou também a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Ana do Gás (PRB) e pelo deputado Léo Cunha (PSC), pois o Município de Barra do Corda precisa sair, imediatamente, da triste estatística de campeão nacional das queimadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Depósito de loja pega fogo em Barra do Corda

Fogo não pode ser controlado

Fogo não pode ser controlado

O depósito de uma loja pegou fogo no início da tarde desta terça-feira (11), em Barra do Corda. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, tudo que se sabe é que ninguém ficou ferido.

O fato aconteceu na rua Trizidela, ao lado da loja Unikasa. A loja ficou completamente destruída e os funcionários da Unikasa tiveram que retirar os produtos de dentro da loja, com medo que o fogo se alastrasse e tomasse de conta do imóvel.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo Teles pede apoio às autoridades para abrir a UPA de Barra do Corda

Deputado irá acionar o Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, para colocar a UPA em funcionamento

Deputado Rigo Teles

Deputado Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV), anunciou nesta quarta-feira (05), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, que vai acionar o Ministério da Saúde, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, para colocar em funcionamento a UPA de Barra do Corda e garantir serviços de saúde pública para a população.

O anúncio foi feito depois que Rigo Teles constatou, in loco, que depois de três meses de inauguração, a UPA de Barra do Corda ainda não está funcionando para atender a população, que reclama do descaso do prefeito Eric Costa com o setor de saúde da maior e mais importante cidade da Região Central do Maranhão.

Na ocasião, o deputado Rigo Teles revelou que os recursos para a construção da UPA foram conseguidos pelo ex-prefeito Manoel Mariano de Sousa, “Nenzim”, e deixados nos cofres da Prefeitura para construir e equipar a Unidade, projetada para atender a população com importantes serviços públicos de saúde.

Povo enganado

Para Rigo Teles, o prefeito foi um verdadeiro engodo para a população de Barra do Corda, pois depois de três anos no comando do município, nenhuma obra foi inaugurada. “Além do descaso com a saúde, o prefeito entregou dois andares de um complexo educacional público para uma faculdade particular”, denunciou.

Rigo Teles disse que o engodo do prefeito foi demonstrado porque ele prometeu entregar a UPA no dia 3 de maio de 2014, no aniversário Barra do Corda. “O prefeito enganou novamente o povo, porque inaugurou a UPA no dia 3 de maio de 2015, mas a unidade, sem equipamentos e mal acabada, ainda não funcionou”, lamenta.

Ao finalizar, Rigo revelou que o engodo do prefeito Eric Costa pode ser constatado pela própria população, que ao ser convidada para a inauguração da UPA, não tinha nem cadeira para sentar, e nem viu sequer um equipamento que deveria ter sido comprado com os recursos deixados pelo ex-prefeito “Nenzim”.

Será que o prefeito vai reinaugurar a UPA no dia 03 de Maio de 2016 e entregar à população novamente? Aguarde!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Novos servidores são empossados em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

Prefeito Eric Costa com um dos novos servidores, Valmir Nascimento

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, os novos funcionários empossados por força do último concurso público começam a assumir seus postos de trabalho.

Por terem vinculo temporário, os funcionários contratados terão seus contratos rescindidos na forma prevista da Lei Municipal 08/2011 e para estrito cumprimento do que determina o Artigo 37 da Constituição Federal.

Ressalte-se que esta é a última etapa de um concurso que foi realizado, pela atual administração, obedecendo todos os critérios de lisura, transparência e compromisso com a meritocracia, não tendo sido medido esforços para que se pudesse realizar um certame sério que ao mesmo tempo atendesse as necessidades do município e concretizasse o sonho de muitas pessoas em conseguir sua independência financeira aliada a uma estabilidade profissional, evitando-se com isso que muitos saíssem do seio familiar em busca de oportunidades em outras localidades.

Por fim, a Prefeitura Municipal parabeniza os novos servidores pela conquista, ao tempo em que agradece de público aos contratados pelo compromisso e dedicação para com a administração pública pelo período em que a ela estiveram vinculados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Possíveis irregularidades faz Rigo Teles e Eric Costa travarem discussão em Barra do Corda

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

Prefeito Eric Costa mostrando todos os relatórios para o deputado Rigo Teles.

A Comissão de Obras a Barra do Corda, representada também pelos deputados Rogério Cafeteira e Júnior Verde, vistoriou obras públicas em Bacabal, Timon e Barra do Corda. Ao verificar as obras públicas conveniadas com o Governo, a Comissão da Assembleia constatou algumas irregularidades.

A Comissão seguiu para os povoados Três Lagoas do Manduca, São José do Mearim, Montevidéu e Cajazeiras BR. “Em Três Lagoas, constatamos que depois de 30 dias da inauguração do calçamento, o engenheiro da SINFRA não recebeu a obra porque está malfeita.

A situação semelhante estão as estradas vicinais, que deveriam estar prontas e servindo para escoar a produção.

Durante a audiência pública foi apresentado extratos bancários que seriam recursos dos convênios, datados dos meses de abril e maio. O prefeito disse que o governo aconselhou a não realizar as obras.

O relatório da visita será encaminhado, a pedido do governador Flávio Dino, a Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Infraestrutura e ao Ministério Público Estadual.

Na ocasião, o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, e o deputado estadual Rigo Teles, travaram uma discussão sobre possíveis irregularidades, resultando no fim da audiência pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Deputados usam comissão da Assembleia para fazer política

Comissão de Obras e Serviços Públicos  em vistoria em Barra do Corda

Comissão de Obras e Serviços Públicos em vistoria em Barra do Corda

Uma das comissões mais importantes da Assembleia Legislativa do Maranhão, a de Obras e Serviços Públicos, é usada desde o primeiro semestre deste ano para fazer política de forma imoral.

Um dos exemplos disso foi o que ocorreu em março, na cidade de Bacabal. Durante visita da comissão, composta pelos deputados Roberto Costa (PMDB), Rigo Teles (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS), acompanhados do Secretário de Estado da saúde, Marcos Pacheco, que não conseguiram definir qual seria o itinerário durante a visita.

Roberto Costa, Carlinhos Florêncio e o vereador Florêncio Neto, trocaram insultos em plena via pública, com direito ao registro da imprensa. O que tudo indica é que o vereador Florêncio Neto buscou um lugar propício para ser destaque e se lançar nas próximas eleições. Foi ele quem seguiu o deputado Roberto Costa e lhe proferiu palavras agressivas, responsabilizando-o pelos problemas da cidade.

Discussão em Bacabal entre Roberto Costa e filho de Carlinhos Florêncio

Discussão em Bacabal entre Roberto Costa e filho de Carlinhos Florêncio

Em Timon, a visita realizada em maio também tentou averiguar as possíveis irregularidades da prefeitura com as obras e conseguiu apurar os problemas conveniados com o governo, em 2013 e 2014. Entre elas, a de ampliação e reformo do Hospital Alarico Pacheco, que estava em total descaso, grande parte em atraso, e a construção da cadeia, paralisada.

Recentemente, a Comissão de Obras e Serviços Públicos esteve em Barra do Corda, para pressionar o prefeito em total uso eleitoreiro. Eric Costa apresentou relatórios das obras já concluídas e das que estão em andamento. Contudo foram encontradas irregularidades na entrega de dois, dos cinco andares de um complexo escolar construído para a instalação de uma universidade particular, com o dinheiro do estado e do município.

A fiscalização dos deputados da Comissão de Obras e Serviços Públicos, que deveria ser uma forma de sanar as dificuldades entre governo e prefeitura, a fim de atuar a favor da comunidade, que espera respostas de seus representantes está esquecendo suas obrigações, desenvolvendo um trabalho de cunho político e partidário.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Rigo Teles leva comissão para fiscalizar obras no Município de Barra do Corda

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa viajou na tarde desta quinta-feira (9) para o município de Barra do Corda, onde vai fiscalizar a execução de obras conveniadas entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Ao participar de reunião com o deputado Vinicius Louro (PRB) e Eduardo Braide (PMN), Rigo Teles informou que a Comissão de Obras e Serviços da Casa já visitou e fiscalizou diversas obras públicas que estão realizadas nos municípios de Bacabal e Timon.

O parlamentar adiantou que em Barra do Corda a Comissão de Obras e Serviços Públicos vai fiscalizar o andamento de diversas obras que estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, especialmente nos setores de infraestrutura, e educação.

DENÚNCIAS

Na ocasião, Rigo Teles revelou que a Comissão vai investigar denúncias da Câmara Municipal de Barra do Corda, acerca de supostas irregularidades na execução de obras que estão sendo executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com Rigo, a Comissão de Obras da Assembleia vai visitar as escolas de Barra do Corda, principalmente o Complexo Educacional Manoel Mariano de Souza, que recentemente foi entregue para uma faculdade particular de Imperatriz.

Para Rigo Teles, a ideia é beneficiar a população com ensino gratuito em todos os pavimentos do Complexo Educacional, com a instalação de faculdades públicas, como a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Justiça suspende obra em Barra do Corda

O juiz Antônio Elias de Queiroga Filho, titular da 1ª Vara de Barra do Corda, proferiu nesta quarta-feira (8) uma decisão liminar na qual suspende as obras da ponte que liga os INCRA e Juá, no município de Barra do Corda. O motivo foi, segundo o juiz, a falta de documentos que comprovem a desapropriação de moradores do local onde as obras estão sendo realizadas e, de acordo com os autos, as obras têm causado danos às pessoas que possuem casa ou terreno nas imediações da construção da ponte.

De acordo com o autor da ação, J. C. S. M., até o momento não há uma política de desapropriação e ninguém foi indenizado pela Prefeitura de Barra do Corda. O advogado do município pediu o adiamento da audiência, por ter sido publicada a intimação na terça-feira, dia 7. Em seguida, o magistrado prolatou a seguinte decisão: “Compulsando os autos, verifica-se que o despacho, que designou a presente audiência, foi publicado no dia de ontem 07 de julho de 2015, o que impossibilitou a presença do réu em banca. Evidente, pois, a impossibilidade de realização do ato, que merece a devida redesignação. Por outro lado, e analisando detidamente os autos, é de ser concedida a medida liminar”.

O magistrado expressou na decisão o seguinte: “A fumaça do bom direito está presente porque, se por um lado o interesse público da Administração deve prevalecer quanto à construção e entrega da obra – a Ponte que liga os bairros do INCRA e Juá -, por outro, há a necessidade de não causar prejuízo a terceiro, sob pena de responsabilização. É direito básico do direito administrativo que a Administração tudo pode, menos causar prejuízo”. Foi constatado nos autos que não há qualquer procedimento, trazido pelo réu, no sentido de comprovar o início ou sequer o andamento de desapropriação da(s) área(s) atingida(s), dentre as quais se encontram os imóveis do autor.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.