Poder

Prefeitura de Barra do Corda lança programa educacional

thumbnail_PAE - Barra do Corda

A população de Barra do Corda, autoridades políticas locais, professores e estudantes prestigiaram, na última sexta-feira (11), o lançamento de um Programa que promete revolucionar a Educação em Barra do Corda. Trata-se do PAE, o Programa de Avanços na Educação. O principal objetivo da medida é o de melhorar a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é um parâmetro desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para aferir os resultados dos ensinos em todo o país.

Para que o planejamento do PAE dê certo, o prefeito Eric Costa disse esperar contar com a colaboração de todos, já que a aferição é feita a partir de provas aplicadas com os alunos. “Nossa missão é firmarmos um compromisso com vocês, pais, alunos, para que nós possamos colocar em prática tudo isso que nós planejamos e estamos apresentando a todos vocês. Nós temos que ser realistas e sabemos que há um caminho distante entre sonhar, planejar e realmente realizar. Para que possamos executar esse projeto, nós dependemos de cada um de vocês”, afirmou o gestor.

O prefeito também destacou vários exemplos nos quais a Educação é um agente de transformação social e de como ele planeja que ações como esta sejam intensificadas em Barra do Corda. Para ele, só uma Educação de qualidade é capaz de transformar vidas.

SOBRE O PROGRAMA

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Além do PAE, o município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Corda lançará programa no dia do Estudante

Foto PAE - Neto

Em comemoração ao Dia do Estudante, o prefeito de Barra do Corda irá lançar, na noite de hoje (11), o PAE, Programa de Avanços na Educação. Trata-se de uma iniciativa ousada, pioneira no município, que tem por objetivo melhorar ainda mais os índices educacionais de Barra do Corda.

Com o PAE, será ofertado: reforço escolar, com 12 horas semanais de aulas de Português e Matemática; cursinho preparatório para o Enem, com professores especialistas, para jovens que irão concorrer a uma vaga em uma Universidade pública; e um curso preparatório para concursos. Tudo gratuito.

Os professores também serão contemplados. Eles receberão uma formação continuada, em parceria com o IFMA de Barra do Corda, com o objetivo de capacitar e atualizar esses profissionais. E mais, ainda irão ganhar gratificações, de acordo com avanços comprovados pelo IDEB.

Mas além do PAE, os estudantes de Barra do Corda ainda têm muito a comemorar. O município já vem recebendo grandes investimentos na Educação, com a implantação de escolas de Tempo Integral, novas escolas sendo construídas, contratação de mais professores e a entrega de novos uniformes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura realiza mutirão odontológico em Barra do Corda

thumbnail_IMG-20170710-WA0093

O mutirão odontológico, iniciado pela Prefeitura de Barra do Corda nesta segunda-feira, 10, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, vai atender até o próximo dia 14, mais de 400 pessoas dos bairros Trizidela e Cerâmica.

O prefeito Eric Costa acompanhado da Primeira Dama Bruna Costa esteve presente na abertura dos primeiros atendimentos e anunciou que durante todo o ano haverá mutirões nesse formato.

Quatro Consultórios com equipes de dentistas e auxiliares atendem pela manhã e tarde no Centro de Especialidades.

Os mutirões odontológicos são realizados por meio do Programa Sorria Barra do Corda, e tem como objetivo promover a ampliação das ações de saúde bucal nos usuários que já passaram por triagem nos Postos de Saúde .

thumbnail_IMG-20170710-WA0090

“Contamos com Odontopediatra, Cirurgiões e outros especialistas para atender o maior número de pacientes e assim fazer fluir os demais serviços bucais realizados nas Unidades Básicas de Saúde, é mais uma ação que vem para dá celeridade a esse tipo de atendimento tão importante para nossa população”, enfatizou Eric Costa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Rigo Teles denuncia perseguição da FMF contra o Cordino

1 4

O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles, foi à tribuna da Casa para denunciar que a Federação Maranhense de Futebol (FMF), comandada pelo presidente Antônio Américo, está perseguindo e prejudicando o Cordino no Campeonato Maranhense de Futebol.

Em sua fala, Rigo Teles denunciou que com intenção de prejudicar o Cordino, a FMF marcou a segunda partida do returno entre Sampaio e Cordino para a quarta-feira (7). “Foi uma grande perseguição. No domingo (4), três dias antes, o Cordino jogou pela Série D, em Miracema do Tocantins (TO)”, afirmou.

Na ocasião, Rigo lembrou que o Cordino saiu de Miracema segunda feira (5), chegou a São Luís terça-feira (6) e entrou em campo na quarta-feira (7), para enfrentar o Sampaio, e perdeu de 4 a 1. Com isso, o Sampaio foi campeão do segundo turno e forçou uma decisão extra contra o próprio Cordino, campeão do 1º turno.

Para Rigo, era impossível o Cordino vencer o Sampaio, porque o time estava cansado da longa viagem ao Tocantins “A população de Barra do Corda está revoltada com a perseguição da FMF, que prejudica o Cordino só porque o time é do interior. Não sou contra os outros times mas isso tem que acabar”, disse.

No pronunciamento, Rigo lamentou para completar o pacote de maldade contra o Cordino, a FMF baixou a portaria 023/2017, marcando o jogo final do campeonato maranhense para o estádio Frei Epifânio em Imperatriz, na quinta-feira (22), obrigando o time a viajar 300 km até Imperatriz para jogar longe da torcida.

IRRESPONSABILIDADE DA FMF

A portaria 016/2017 que tirou a final do estádio Leandrão foi baixada dia 5 de abril, quatro dias depois que o Cordino conquistou o primeiro turno do Maranhense, vencendo o Imperatriz por 2 a 1 no estádio Frei Epifânio. A portaria diz que o estádio para receber o jogo da final deve ter no mínimo de 2 mil lugares.

Por outro lado, Rigo soube que nenhum item do regulamento cita a obrigação da capacidade de dois mil lugares para o jogo da final. “Irresponsavelmente, a FMF mudou as regras do jogo do campeonato e jogou o Estatuto do Torcedor na lata de lixo. Só a falta a FMF entregar o título do campeonato ao Sampaio”, lamentou.

Rigo observou que o mais curioso é que o mesmo Estádio Leandrão foi palco das decisões do 1º e 2º Turno do mesmo Campeonato. Com a decisão da FMF, o primeiro jogo das finai acontece nesta quinta-feira (15), no Estádio Castelão, em São Luís. A segunda e última partida acontecerá no dia 22, em Imperatriz.

Finalizando, Rigo prometeu continuar ajudando o Cordino e tentar reverter a situação irresponsável criada pela FMF na Justiça. “A decisão e o jogo final do campeonato tem que ser realizado no Leandrão. Os torcedores não têm condições financeiras de acompanhar o jogo do Cordino em Imperatriz”, concluiu. c


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Barra do Cordo faz recadastramento para o ‘Minha Casa, Minha Vida’

thumbnail_IMG-20170614-WA0130

A Prefeitura de Barra do Corda, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, deu início nesta quarta-feira (14) o cadastramento e recadastramento de interessados para o sorteio de unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Nessa etapa serão contemplados os conjuntos habitacionais Nova Barra I e II. Totalizando mil casas.

Além da forma presencial, no Centro de Convivência da Terceira Idade, há outro formato de inscrição, e o procedimento é bem simples, basta acessar o site da Prefeitura, barradocorda.ma.gov.br, onde terá um link e seguir o passo a passo. Os usuários devem preencher corretamente os dados solicitados no formulário.

As incrições que começaram neste dia 14 de junho, irão até 14 de julho.

Um sonho para quem deseja adquirir sua casa própria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Polícia prende dupla suspeita de extorsão em Barra do Corda

A Policia Civil, por intermédio da 15* Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo Del Regional Renilto Ferreira e sua equipe de captura, prenderam, na última quarta-feira (07), Raimundo Nonato Gomes da Silva, 43 anos e Fabio de Meneses Ferreira, 33 anos.

Ambos são investigados pelos crimes de extorsão e Associação criminosa, uma vez que esses escolhiam suas vítimas, em regra empresários locais e levantavam todo o seu movimento diário, patrimônio e peculiaridades de sua rotina e por fim, conseguiam o celular da vitima e passava a ligar diariamente, tecendo ameaças de morte ou se passando por pistoleiros que teriam sido contratados para matar a vítima e que se esses não pagassem certa quantia exigida seriam mortos em poucos dias.

A suspeita e que vários empresários possam ter sido vitimas dessa possível quadrilha que agia em Barra do Corda e região, sendo que dois empresários já foram identificados, um inclusive cedeu as ameaças e fez um deposito de certa quantia aos criminosos diante das ameaças constantes, cumuladas de dados precisos da rotina diária das vítimas e familiares, fato estes que as deixavam aterrorizadas.

As prisões foram fruto de uma investigação árdua, de duas semanas intensas de trabalho de policias.

Através do apoio do Cisp chegamos até mesmo no modelo do celular usado para a pratica dos crimes, facilitando a apreensão do aparelho como prova.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Jovem morre após ser atingido por Jet Ski, em Barra do Corda

18492949_1081954025282652_1851460772_n

Na tarde do último domingo, aconteceu um acidente que terminou em morte no rio Corda, localizado na cidade de Barra do Corda.

Segundo informações, um jovem identificado com Júnior Brandão de 19 anos estava no rio quando foi atingido por um Jet Ski. Com a batida, ele foi arremessado há mais de 15 metros.

Brandão ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O piloto do Jet Sky fugiu do local do acidente.

De acordo com os banhistas, o local vive cheio de veículos náuticos e colocam a vida de muitos em perigos, pois os condutores só andam em alta velocidade. Não há fiscalização no rio.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Festa e inaugurações marcaram o aniversário de Barra do Corda

thumbnail_IMG-20170505-WA0026

As festividades alusivas aos 182 anos de Barra do Corda aconteceram durante toda quarta-feira (03), por meio da Administração Municipal, com uma grande programação, que teve inicio pela manhã, com Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, em seguida houve a entrega de maquinário agrícola para secretaria de Agricultura do Município, entrega de Mil Títulos de Propriedades para moradores da Vila Alvorada, e inauguração de uma UBS no Bairro Tamarindo.

A tarde o Prefeito Eric Costa, a Primeira Dama Bruna Costa, representantes do Governo do Estado Márcio Jerry, Leocádio Cunha, Dep. Othelino Neto, Vereadores, Secr. Municipais e pessoas da comunidade, se deslocaram até o Bairro Altamira, onde participaram da entrega de 20 mil fardamentos escolares para alunos da rede municipal de ensino e inauguração de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Bairro COHAB, que beneficiará também comunidades mais próximas, como por exemplo, Vila Dantas e Vila Nair.

No fim tarde toda comitiva prestigiou a grande final da Copa Cidade, evento esportivo que integra a programação festiva com R$ 20.000,00 em premiação, e que esse ano teve como vencedor a equipe MDV (Meninos da Vila).

Para encerrar as festividades, Barra do Corda recebeu no Espaço Cultural que permaneceu lotado, a Banda Local Forró Destak e em seguida a grande atração da noite, Márcia Fellipe. Uma data especial, comemorada do jeito que o povo merece.

thumbnail_IMG-20170505-WA0024

thumbnail_IMG-20170505-WA0027


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Procon notifica postos de combustíveis em Barra do Corda

00323_foto_1_divulgacao_procon_18042016_operacao_batismo_notifica_postos_de_combustiveis_em_barra_do_corda_1683071450633285596

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) deu seqüência a “Operação Batismo”, desta vez em Barra do Corda. Um total de 29 postos foram notificados na cidade para justificar os reajustes superiores ao acréscimo de 1% de ICMS. A Operação conta com a parceria da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) e da Polícia Militar.

Apesar do reajuste da alíquota (de 25% para 26%) representar um acréscimo de menos de R$ 0,04 (quatro centavos), o Procon/MA irá apurar aumentos de até R$ 0,30 (trinta centavos) nestes postos.Se considerarmos um litro de gasolina a R$ 3,6140, uma alíquota de 25% fica com o valor de 0,9035. Por sua vez, a alíquota de 26% aprovada corresponde a 0,9396 – ou seja, um aumento menor que 4 centavos.

De acordo com o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, de 2016 até agora 188 postos já foram fiscalizados. “Com a ‘Operação Batismo’, seguiremos firmes no combate aos preços abusivos, à clandestinidade e à revenda de combustíveis adulterados em prol da melhoria do serviço em todo o Estado”, garantiu o presidente.

Segundo o coordenador do Procon/MA em Barra do Corda, Salatiel dos Santos, a fiscalização é importante para informar aos consumidores sobre os preços e a qualidade dos combustíveis comercializados na cidade, aumentando o poder de escolha na hora da compra e alimentando a livre concorrência.

De acordo com o Artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor, elevar preços de produtos e serviços sem justa causa se configura como prática abusiva.Os postos deverão apresentar planilhas de custos justificando os preços praticados em até 10 dias, sob pena de incorrer no crime de desobediência, nos termos do Artigo 330, do Código Penal, ficando sujeitos às sanções administrativas e criminais cabíveis.Operação Batismo

Somente em 2017, A “Operação Batismo” já fiscalizou 87 postos de combustíveis em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Miranda do Norte, Pinheiro, Bequimão, Milagres do Maranhão, Peri Mirim e Chapadinha, entre os dias 15 e 25 de março. Nesta fase, três postos foram lacrados e dois autuados por irregularidade quanto aos materiais necessários para o teste de qualidade ou ao horário mínimo de funcionamento. A operação continuará fiscalizando postos em todas as regiões do Estado.

Direitos do consumidor

Vale lembrar que o consumidor tem direito a solicitar o teste de qualidade em qualquer posto, antes ou depois do abastecimento. Caso suspeite de qualquer desrespeito aos seus direitos, o consumidor pode realizar denúncia por meio do aplicativo, site ou em qualquer unidade física do Procon/MA.

BOX:
Postos notificados em Barra do Corda:

Posto C. T. Santos Combustíveis: localizado no bairro Trizidela;
Posto America: localizado no bairro Altamira;
Posto L. W. de Alencar Mendes & Cia LTDA: localizado no bairro Altamira;
Posto São Jorge: localizado no bairro Cajazeira;
Posto Carreteiro Alvorada: localizado no bairro Trizidela;
Posto Dizzo: localizado no bairro Trizidela;
Posto Serv Center Ayrton Alencar: localizado no bairro Altamira;
Posto Felipe: localizado no bairro Centro;
Posto Real: localizado no bairro Altamira;
Posto Felipe: localizado no bairro Centro;
Posto Auto-Posto Princesa do Sertão: localizado no bairro Altamira;
Posto Ideal Auto Posto: localizado no bairro Trizidela;
Posto Canadá Logradouro: localizado no bairro Vila Canadá;
Posto Free Center Alvorada: localizado no bairro Altamira;
Posto Free Center Alvorada: localizado no bairro Altamira;
Posto Barra do Corda: localizado no bairro Trizidela;
Posto Almeida: localizado no bairro Trizidela;
Posto Almeida: localizado no bairro Trizidela;
Posto Auto Posto Erika: localizado no bairro Trizidela;
Posto Pacheco: localizado no bairro no Setor Aeroporto;
Posto Serv Center Ayrton Alencar: localizado no bairro Centro;
Posto Almeida III: localizado no bairro Altamira II;
Posto Barra do Corda: localizado no bairro Trizidela;
Posto Santana: localizado no bairro Trizidela;
Posto Auto Posto Caneco do Barro Branco: localizado no povoado Barro Branco, na Zona Rural de Barra do Corda;
Posto DR: localizado no bairro Vila Sampaio;
Posto Nosso Posto: localizado no bairro Cohab;
Posto Santa Inez: localizado no Povoado Escondido, na Zona Rural de Barra do Corda;
Posto Andrade: localizado no bairro Cohab


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Entretenimento

Carnaval arrasta milhares de foliões em Barra do Corda

IMG-20170301-WA0034

Foram 04 dias de folia e muita alegria na cidade. A Prefeitura não mediu esforços e através de parceria com Secretarias e Órgãos de Segurança garantiu diversão e tranquilidade em mais uma temporada carnavalesca.

Nos locais de maior movimentação, Beira Rio, Praça Melo Uchôa e Espaço Cultural milhares de pessoas cairam na folia.

Desfile de blocos, som automotivo, bandas locais e atrações diversas deram o tom da brincadeira tornando esse, mais um grande Carnaval.

IMG-20170301-WA0035


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.